ANPAE NOTÍCIAS

Os caminhos da educação no governo de Bolsonaro

Artigo do professor e pesquisador Luciano Cerqueira no Brasil247 focando na redução de recursos para investimentos aprovada pela Proposta de EmendaConstitucional 55, que congela as verbas para a Educação por 20 anos. Demonstra que as condições de trabalho nas universidades públicas irão se agravar, ano após ano.

Clique aqui para ler o artigo completo

XII SIMPLAGE

Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional
Objetivos: Analisar as políticas educacionais no âmbito dos sistemas de ensino e criar espaços para relatos de pesquisas e práticas na política e gestão da educação.

Faculdade de Educação - UNICAMP, 05 de Outubro de 2019

CLIQUE AQUI para mais informações sobre o Simpósio

Estudiantes brasileños marchan contra políticas de Bolsonaro

Los más de 10 mil estudiantes que han participado en el Congreso 57 de la Unión Nacional de Estudiantes (UNE), realizado en Brasilia desde el miércoles, se movilizan este viernes desde las 10H00 (hora local) en contra de las políticas y reformas del presidente de Brasil, Jair Bolsonaro.

CLIQUE AQUIpara ler a matéria completa da TELESUR.

Banalização do Mal

Convicente resenha do jornalista e historiador Marino Boeira sobre o livro Zona de Interesse (Zone of Interest) de um livro do americano Martin Amis, que a Companhia das Letras, lançou no Brasil. O nome era uma ironia macabra dos nazistas. Zona de Interesse, em Auschwitz, era o local onde os judeus que chegavam ao campo, passavam por uma triagem na estação ferroviária.

CLIQUE AQUI para ler a matéria completa no PRAVDA.

Educação: Países estão fora dos trilhos

Unesco apresenta projeções indicando que apenas 4% dos 20% mais pobres concluíram o ensino médio nos países menos desenvolvidos, em comparação com 36% dos mais ricos; diferença é ainda maior em países de baixa e média renda.

CLIQUE AQUI para ler a matéria completa da ONU NEWS.

protestsAs mentiras da reforma da previdência

Aumento da desigualdade, risco às aposentadorias atuais e mentiras sobre o déficit da Previdência num primoroso escrito por Thomas Piketty, Marc Morgan, Amory Gethin e Pedro Paulo Zahluth Bastos demonstra examina as mentiras sobre o propalado déficit da previdência e combate aos privilégios.

CLIQUE AQUI para ler a matéria completa na Carta Maior.

O que está em jogo com o fim do FUNDEB

Um artigo escrito por Ana Luíza Basílio na Carta Capital discute as consequências relativas ao fim do FUNDEB previsto para o ano de 2020. Com a educação brasileira sob ataque das posições mais extremadas do espectro político brasileiro, Ana Luíza levanta diversos interrogações sobre as decisões que virá e que afetará todo sistema abrangido pelo FUNDEB.

CLIQUE AQUI para ler a matéria completa na Carta Capital.

Continua a greve dos professores chilenos

Os professores das escolas da rede pública do Chile decidiram nesta quinta-feira (11/07) manter a greve que já dura mais de 30 dias e reivindica melhorias na educação do país. 50,36% dos votos aceitaram dar continuidade à paralisação, enquanto a opção que determinava dar fim à greve e lutar por pontos inconclusos, obteve 49,64%.

CLIQUE AQUI para ler a matéria completa no Opera Mundi.