Programação
geral | científica | comunicação 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS
Eixo 6 – Gestão pedagógica, organização curricular e qualidade da educação
Data: 16/04/2019
Eixo 6 – 16/04 – 16h30 às 18h30 |
|
Sala: 230 (2º pavimento) |
|
Cassiana Gardini Franco, Renata Maria Moschen Nascente |
CONTRIBUIÇÕES PARA UMA POSSÍVEL TEORIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E CURRÍCULO |
Edvaldo dos Reis Oliveira Filho |
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO MAGISTÉRIO GUARULHENSE PARA O TEMA |
Flavia Gonçalves da Silva, Elisangela da Silva Bernado |
ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL: PRESSUPOSTOS DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO OU PREPARO DOS JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO? |
Jorge Nassim Vieira Najjar, Karine Vichiett Morgan, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel |
OS REFORMADORES EMPRESARIAIS, REDES SOCIAIS E COALIZAÇÃO ADVOCATÓRIA: A DISPUTA PELA IDEIA DE QUALIDADE EDUCACIONAL NO BRASIL |
Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Roberta da Trindade Pantoja Hage, Kezya Helga de Souza Rodrigues da Silva |
A EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL NA ESCOLA BOSQUE: A QUESTÃO DA QUALIDADE SOCIAL E OS DESAFIOS PARA ESCOLA PUBLICA BRASILEIRA |
Patrícia Alves da Silva |
A RELAÇÃO FORMAÇÃO DOS PROFESSORES / DISCIPLINA LECIONADA: UM ESTUDO DA ADEQUAÇÃO DA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS |
Vivian de Lima Cabral, Emina Márcia Nery dos Santos |
A QUALIDADE EM EDUCAÇÃO COMO DIREITO HUMANO UNIVERSAL |
Eixo 6 – 16/04 – 16h30 às 18h30 |
|
Sala: 239 (2º pavimento) |
|
Alisson Lima Damião, Adão Rogério Xavier Silva |
O PROBLEMA GESTÃO COMPARTILHADA E DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO REALIZADO EM CRUZEIRO DO SUL – ACRE |
Ana Laura Poveda Cassiano, Renata Maria Moschen Nascente |
INDISCIPLINAS E ESCOLARIZAÇÃO EM ANÁLISE |
João Carlos de Souza Anhaia Gino |
GESTÃO, LIDERANÇA E CLIMA ESCOLAR: O CASO DE UMA ESCOLA EFICAZ COM ALUNOS DE BAIXO NÍVEL SOCIOECONÔMICO |
Jorge Antonio Lima de Jesus, José Carlos Martins Cardoso |
O PERFIL DO GESTOR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM DO PARÁ: OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA. |
Maria Aparecida Rodrigues da Rocha |
O PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE: A RELAÇÃO COM AS FAMÍLIAS |
Sandra Regina T. de Freitas Silva, Enéas Machado, Ubirajara da Silva Caetano |
O TRABALHO COM PROJETOS NA SALA DE AULA À LUZ DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA |
Data: 17/04/2019
Eixo 6 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 228 (2º pavimento) |
|
Anderson Cristian Barreto, Nádia da Silva Tessaro, Juliana Macedo Balthazar Jorge, Vania de Fátima Matias de Souza |
A QUALIDADE EDUCACIONAL E SUAS RELAÇÕES COM O CURRÍCULO ESCOLAR: INTERLOCUÇÕES DOCENTES |
Clarice Monteiro Escott |
REFLEXÕES ACERCA DA ORGANIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS NO BRASIL E EM PORTUGAL: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS A PARTIR DA LEGISLAÇÃO VIGENTE |
Dyenifer Martins Barbosa, Julia Hélio Lino Clasen |
O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM QUÍMICA |
Fábio Junio da Silva Santos, Letícia Paloma de Freitas Pereira Silva |
CURRÍCULO COMO INDICADOR DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA |
Gerson Luiz Buczenko |
CURRÍCULO, ESPAÇO FÍSCO E GESTÃO: DIMENSÕES PARA UMA AMBIENTALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO. |
Kleber William Alves da Silva, Maria Cristina Rodrigues |
CARTOGRAFIAS DO CONHECIMENTO NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: A ETNOMATEMÁTICA COMO FONTE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DA DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO |
Samuel dos Santos Junio |
O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL COMO DESENVOLVIMENTO HUMANO |
Eixo 6 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 230 (2º pavimento) |
|
Clovis Nicanor Kassick, Araci Hack Catapan |
A GESTÃO DE CURSOS NA MODALIDADE EAD DA REDE E-TEC BRASIL |
Ivanilda de Almeida Meira Novais, Marta Lucia Croce, Adriana Paula Cheron Zanin |
ENSINO HÍBRIDO E GESTÃO DA SALA DE AULA: PRÁTICAS INDISSOCIÁVEIS |
Karla Wanessa Carvalho de Almeida |
AS LÓGICAS ESTRUTURANTES DOS DISCURSOS DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS |
Kelly Cristina da Silva Ruas, Ligia Bruna Goncalves Vargas |
O LETRAMENTO INFORMACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO APREDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Michel Franklin de Oliveira |
AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS: A GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM DESTAQUE |
Renata Peres Barbosa |
O MOVIMENTO “ESCOLA SEM PARTIDO” SOB O PRISMA FRANKFURTIANO |
Eixo 6 – 17/04 – 14h às 16h |
|
Sala: 223 (2º pavimento) |
|
Dilma Antunes Silva, Antonio Carlos Caruso Ronca |
NOVOS VELHOS DESAFIOS DA CRECHE: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL |
Elaniese do Socorro Lima da Silva, Eliene Brito Passos |
ENTRE O PARCIAL E O INTEGRAL: A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL |
Fernanda da Silva, Eliana Maria Magnani |
(RE) IMPLANTAÇÃO DE BRINQUEDOTECAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE CASCAVEL |
Juliana Macedo Balthazar Jorge, Lucas de Paula Rodrigues, Anderson Cristian Barreto |
DA CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO EXPRESSA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL AS PROPOSITIVAS DO REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: CUIDAR OU EDUCAR? |
Roberta Guimarães Teixeira |
A BONITEZA E O ABRAÇO, DOS SABERES & SONHOS, DAS PRÁTICAS & PARTILHAS DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA REDE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE NILÓPOLIS/RJ |
Vanessa Santana dos Santos |
REFORMA CURRICULAR E POLÍTICAS EM ALFABETIZAÇÃO: O DISCURSO DA QUALIDADE NA VOZ DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO |
Data: 18/04/2019
Eixo 6 – 18/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 224 (2º pavimento) |
|
Ângela Cristina Alves Albino |
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DOCENTES NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO |
Deysi Maia Clair Kosvoski |
A FRAGMENTAÇÃO CURRICULAR (INTER)FERINDO NA CONSTITUIÇÃO DO HUMANO |
Jocélia Barbosa Nogueira, Maria Rita Santos da Silva, Elenize Cristina Oliveira da Silva |
TRABALHO DOCENTE E A BNCC: DESAFIOS PARA A GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E A FORMAÇÃO HUMANA E EMANCIPATÓRIA |
Luci Frare Kira |
ANÁLISE DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO. |
Luzia de Marilac Pereira de Castro, Cymone Martins Cotrim Teixeira |
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO |
Roberta Freire Bastos |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DOS PROJETOS DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR (PRC) NO ÂMBITO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) |
Vinicius Silva Rodrigues dos Santos |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM E OS DESAFIOS PARA O CURRÍCULO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS |
Publicação Final