Bem-vindo a página da Anpae Espírito Santo





Sobre a Anpae...

A Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) é uma associação civil de utilidade pública, com 58 anos de existência e uma ampla trajetória de lutas pela defesa da escola pública, gratuita, estatal, laica e de qualidade socialmente referenciada em todos os níveis, etapas e modalidades. Desde sua fundação, em 1961, a Anpae se caracteriza como espaço de debate, pesquisas, difusão de conhecimentos e experiências. Agrega profissionais da educação básica e superior: professores (as), gestores (as), pesquisadores (as), técnicos (as) e dirigentes de sistemas de ensino, diretores (as) de escolas. Também estudantes do ensino superior podem compor a Anpae.
Afirma a educação como direito humano e o princípio democrático como elemento fundamental da gestão da educação. E, em sua trajetória tem atuado no acompanhamento das políticas educacionais e no exercício crítico das práticas instituídas pelos governos no âmbito federal, estadual e municipal.

A Anpae do Espírito Santo


A Anpae existe no Espírito Santo desde 1982 com uma trajetória de mobilização e lutas em defesa de uma educação pública de qualidade socialmente referenciada. Nesse movimento de luta se entrelaçam as histórias de seus associados(as), aqueles(as) que  fazem a Anpae presente em escolas e redes, especialmente as públicas, de sul a norte do Espírito Santo. É da perseverança e força de trabalho, sempre voluntário, de sócios e sócias que vem a força da organização para a luta e a manutenção da esperança militante por uma sociedade com equidade e justiça social.
A diversidade de saberes e a multiplicidade de experiências, de sentidos e de significados da Anpae-ES podem ser percebidas nas falas dos(as) associados (as):


“A ANPAE coaduna com o meu desejo enquanto pesquisadora de associar-me a uma associação da qual me orgulho de ser membro desde 2006. Sobretudo pelo compromisso que esta empenha pela educação brasileira, pelo espaço para o debate a respeito das políticas públicas educacionais, da participação social no comprometimento e ações em prol de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todos (Simone Smirdele, mestranda em educação UFES)”;

"A Associação tem relação com a minha história acadêmica e profissional. Me associei logo que iniciei o mestrado em 2010 e pude vivenciar nos eventos e produção sistematizada o profícuo trabalho de pesquisa e o comprometimento dessa associação com a escola pública. A Anpae representa um espaço potente de diálogo e reflexão sobre os grandes desafios que compõe a Educação básica e o engajamento nas principais bandeiras de luta pela gestão democrática e por uma educação de qualidade, enriquecida pelas experiências, estudos e pesquisas dos professores (as) e trabalhadores (as) da educação, o que nos mobiliza a seguir em frente e a continuar lutando.” (Rosenery Pimentel Vice- diretora da ANPAE 2019-2020);

“Me associei à Anpae/ES assim que comecei a participar do Grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais, vinculado ao PPGE/UFES. Na ocasião muitos dos colegas estavam preparando textos para submeter ao VI Congresso Ibero-Americano que aconteceria na Espanha em 2018. Aos poucos fui tomando ciência da enorme contribuição desta associação para com a defesa da educação pública no Brasil, com especial destaque nas discussões sobre a elaboração das políticas educacionais. A participação no XXIX SIMPÓSIO 2019 em Curitiba/PR me aproximou ainda mais da atual Diretoria da Seção ES - biênio 2019/2021, onde tenho experimentado ricos momentos de construção de conhecimento.” (Lilian Freguete Doutoranda em educação UFES);

“Embora tenha participado de vários encontros promovidos pela ANPAE, destaco alguns de efetivo significado em função de ter podido contribuir com os meus textos na apresentação de trabalhos, dentre eles destaco 9º Seminário da ANPAE em São Paulo, no ano de 2005; I Congresso Ibero-Brasileiro e o VI Congresso Luso-Brasileiro, realizados na Espanha e em Portugal, em 2010; O IV Congresso Ibero-Americano / VII Congresso Luso Brasileiro, no Porto, Portugal, em 2014. Textos esses, construídos/produzidos pelos estudos e pela prática no cotidiano da educação pública ao longo da trajetória como educadora e pesquisadora. O empenho em descobrir, desvelar e, sobretudo, interrogar e manifestar dúvidas, me aproximaram cada vez mais da ANPAE. Penso que juntos nos fortalecemos e nos encorajamos mais no enfrentamento das situações e adversidades da educação pública em nosso País”. (Eliana Doutora em Educação).

“Minha experiência com a ANPAE, tem início quando estava no mestrado do PPGE-UFES. Apresentei comunicação no Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação –Direitos Humanos e Cidadania – desafios para as políticas públicas e a gestão democrática da educação (2009 Vitória). Entre outros eventos como o XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2013, Recife PE, o IV Congresso Ibero-Americano Política e Administração da Educação, 2014, Porto Portugal. Foram eventos que me possibilitaram uma compreensão mais ampla e aprofundada das questões relacionadas às políticas educacionais e gestão da educação.”  (Marluce, professora).

Filiei-me a seção paulista da Anpae em 2005, quando diretor de escola básica na rede municipal de São Bernardo do Campo e professor no ensino superior. Desde então participo dos eventos e ações desenvolvidas e, principalmente, me referenciado nos posicionamentos da entidade sobre política educacional. Desde 2011 integro a seção Espírito Santo e a partir de 2017 participo da diretoria estadual, primeiramente como vice-diretor e atualmente com a honra e responsabilidade de liderar, como diretor, a Anpae-ES.” (Itamar Mendes, professor).

top