X Encontro Estadual de Política e Administração
da Educação da Paraíba

APRESENTAÇÃO | SUBMISSÃO | INSCRIÇÃO | PROGRAMAÇÃO




O X Encontro Estadual de Política e Administração da Educação da Paraíba ocorrerá no período de 26 a 27 de outubro de 2022, nas dependências do CCHSA campus III da Universidade Federal da Paraíba, na cidade de Bananeiras/PB. Será promovido pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação – Anpae, seção estadual da Paraíba (site: www@anpae.org.br /  Portal: www.anpae.org). Contará com apoio dos Programas de Pós-graduação em Educação da UFPB, UFCG, UEPB bem como da direção de Centro do CCHSA, Fórum Estadual de Educação -FEPPB, Anfope/PB.

O evento tem como tema: POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: (in)dependência, morte ou vida?  A ideia é recompormos também a nossa memória histórica sobre os significados políticos da Independência do Brasil, a partir do contexto de proposição política para a educação brasileira. Ainda enlutados pelo número expressivo de pessoas mortas em decorrência da Covid 19 e da ausência de políticas de combate ao vírus, vivenciamos políticas regressivas e autoritárias em torno do trabalho educativo capitaneadas por uma representação estatal que combina responsabilização, meritocracia e privatização.   Que projetos de nação se encontram em disputa? Como podemos pensar outras formas de independência, ante o cenário que cede o direito à educação às entidades privadas?

O Encontro tem por objetivo reunir professores , dirigentes educacionais e professores da educação superior e educação básica para um exercício de socialização e análise de estudos e experiências em matéria de políticas e práticas internacionais, nacional, regional e local  de administração e avaliação da educação nos diferentes níveis e modalidades de educação.

O evento contará com conferência de abertura e encerramento, mesas redondas, sessões de apresentação de trabalhos (on-line), bem como lançamento de livros. Os debates, comunicações orais, serão mediados em ambiente virtual e estarão agrupados em 4 eixos:

Eixo Temático 1 - Política e gestão da educação
Eixo Temático 2 - Financiamento da educação e mecanismos de controle social
Eixo Temático 3 - Currículos, práticas pedagógicas, diversidade e inclusão
Eixo Temático 4 -  Trabalho, formação e valorização docente

OBJETIVO GERAL: Refletir sobre as políticas educacionais no âmbito geopolítico paraibano e as perspectivas locais-globais sobre a Educação pública, laica e democrática.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 26 e 27 de outubro de 2022
Conferências e mesas-redondas – Presenciais – CCSHA/Bananeiras

  • Comunicações orais: salas Google Meet

REALIZAÇÃO DO EVENTO: Anpae – Seção Paraíba
APOIO: UFCG, UFPB, (APOIO ADUFPB, Fórum, FEI/PB, FAPEI)
Coordenação: Ângela Albino (diretora Estadual da Anpae-PB) Salete Barboza(vice-diretora Anpae-PB)

Venham fortalecer o debate conosco em Bananeiras!

top
.sooperfish(); $('.top').click(function() {$('html, body').animate({scrollTop:0}, 'fast'); return false;}); }); tml>