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V SEMINÁRIO NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL
V ENCONTRO ESTADUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO EM EDUCAÇÃO – ANPAE-PI
XII SEMANA DA EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DE PARNAÍBA

Apresentação | Programação | Submissão | Inscriçao | Comissões


TEMA: A educação pela qual lutamos: desafios (re)colocados pelo novo PNE

Data: De 16 a 18 de novembro de 2023
Local: Universidade Estadual do Piauí – Campus Parnaíba/PI

APRESENTAÇÃO

O V Seminário Nacional de Administração Educacional, evento articulado com o V Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE-PI) e XII Semana de Educação e Sustentabilidade Ambiental do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí – Campus de Parnaíba, pretende promover o debate sobre a vigência do PNE 2014–2024 em defesa da educação pública, valorizando as experiências de gestão educacional democrática no âmbito dos sistemas de ensino e da produção científica.
A educação pela qual lutamos: desafios (re)colocados pelo novo PNE é o tema central do evento, que ocorrerá de 16 a 18 de novembro de 2023, na Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Campus de Parnaíba, envolvendo conferências, mesas redondas, comunicação de trabalhos científicos, socialização de experiências no âmbito educacional e dos movimentos sociais em defesa da educação.

FINALIDADES

  1. Discutir as perspectivas e os desafios colocados para os sistemas educacionais no contexto de implementação do novo Plano Nacional de Educação, Lei 13.005/2014;
  2. Analisar os desafios para a construção do Sistema Nacional de Educação pautado no regime de colaboração e na garantia do direito à educação de qualidade a todos os brasileiros;
  3. Contribuir para a capacitação de dirigentes da educação com vistas ao fortalecimento, à qualidade da sua gestão e ao exercício de seu papel estratégico na implementação de políticas educacionais que garantam o desenvolvimento de uma Educação Básica com qualidade social nas diferentes esferas governamentais;
  4. Promover o debate sobre política e administração educacional, fomentando o fortalecimento deste campo de conhecimento, dos núcleos de pesquisa dedicados à temática e da Regional da ANPAE no Piauí, além de promover a abertura de espaço para a troca de experiências sobre gestão educacional;
  5. Promover um diálogo no âmbito dos desafios enfrentados pela sustentabilidade ambiental, garantindo local de fala nas instituições educacionais;
  6. Divulgar resultados de pesquisas realizadas por estudantes e professores da graduação e da pós-graduação, assim como experiências de gestão no âmbito da educação pública.

PÚBLICO A QUE SE DESTINA:

  • Profissionais da Educação Básica. Gestores da Educação Básica.
  • Pesquisadores, docentes e discentes do Ensino Superior.
  • Público estimado: 300 participantes.

GRUPOS DE TRABALHO (GTs)

GT1. Política e gestão da Educação Básica
GT2. Política e gestão da Educação Superior
GT3. Financiamento da educação e mecanismos de controle social
GT4. Currículos, práticas pedagógicas, diversidade e tecnologias educacionais
GT5. Trabalho, formação e valorização docente
GT6. Planejamento da Educação, cooperação federativa e regime de colaboração entre sistemas na educação
GT7. Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade

EMENTAS DOS GRUPOS DE TRABALHO


GT1. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
EMENTA: A evolução histórica da educação escolar no Brasil: Política e Organização; Legislação educacional: Constituição Federal (CF/88) e LDBEN (Lei nº 9394/96); Plano Nacional de Educação; Diretrizes e políticas para a educação básica; Concepções e paradigmas curriculares para a educação básica; A gestão democrática da educação e suas implicações para a democratização da educação básica; A estrutura e os elementos constitutivos do processo organizacional da escola; Gestão participativa; O Conselho Escolar e o planejamento no âmbito da gestão escolar.

GT2. POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

EMENTA: Política e gestão da Educação superior – Trata dos estudos sobra a função social da Universidade no Brasil; Sobre as políticas de expansão, acesso, permanência e avaliação no Ensino Superior; Gestão e financiamento da universidade brasileira; Universidade e formação de trabalhadores; Ensino Superior e Formação de Professores.

GT3. FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL

EMENTA: Os trabalhos do GT 03 – Financiamento da Educação e Mecanismos de Controle Social versarão sobre o financiamento da educação básica e superior; políticas de fundos para o financiamento da educação; programas de financiamento da educação básica e superior; descentralização de recursos federais, estaduais e municipais para as escolas; controle social sobre os recursos da educação nos sistemas e unidades escolares; receitas e despesas com a educação básica e superior; gasto e custo-aluno.

GT4. CURRÍCULOS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DIVERSIDADE E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

EMENTA: O eixo propõe discutir questões relacionadas a conceitos, fundamentos, planejamento e processos de organização curricular, cultura escolar em suas diferentes abordagens pedagógicas, uso de tecnologias e ferramentas digitais para enriquecer a prática pedagógica nas diferentes etapas do ensino da educação Básica.

GT5. TRABALHO, FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOCENTE

EMENTA: Natureza e especificidade do trabalho docente na sociedade contemporânea. Trabalho docente na Educação básica. Trabalho docente e produção do conhecimento escolar. Organização do trabalho docente. Formação inicial e contínua docente. Perspectivas de formação docente. Programas de formação desenvolvidos no Brasil. Políticas de formação e valorização de professores. Concepções de valorização do magistério e seus desdobramentos na profissionalização docente.

GT6. PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO, COOPERAÇÃO FEDERATIVA E REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE SISTEMAS NA EDUCAÇÃO

EMENTA: Estudos e pesquisas sobre os planos educacionais (nacional, estaduais ou municipais): concepções, materialização, cumprimento de metas, monitoramento e avaliação. Questões federativas, relações intergovernamentais e suas implicações na política, no planejamento e na gestão educacional. Cooperação federativa e regime de colaboração entre sistemas de ensino (federal, estaduais, distrital e municipais). Sistema Nacional de Educação. Formas de colaboração intergovernamental na educação pública.

GT7. EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

EMENTA: Estudos, pesquisas, discussões e reflexões sobre temas como conservação ambiental, consumo consciente, educação ambiental e sustentabilidade. Através dessa iniciativa, buscar fortalecer a conexão entre educação e sustentabilidade ambiental, estimulando o desenvolvimento de uma consciência ambiental coletiva e incentivando a adoção de práticas sustentáveis no contexto educacional.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – CAMPUS PARNAÍBA
Av. Nossa Sra. de Fátima, s/n - Nossa Sra. de Fátima, Parnaíba - PI, 64202-220 Telefone(86) 3321-1800

Localização

Local

Hospedagens e Transportes
Como chegar em Parnaíba
A cidade de Parnaíba fica localizada à 340 km de distância em relação a capital Teresina. É possível chegar em Parnaíba das seguintes formas:
Via aérea: Por via aérea, a empresa Azul Linhas Aéreas dispõe de voos diretos às quintas e aos domingos.
Via aérea e terrestre: É possível fazer o percurso aéreo até a capital Teresina pelas empresas GOL, LATAM e AZUL. O restante do trajeto, com duração de cerca de 5h, pode ser feito por via terrestre através da Expresso Guanabara que possui vários horários diários.
Aplicativos de transporte
UBER - UBIZCAR – 99 – INDRIVE – TREM BALA
Sugestões de hospedagem
HOTEL POUSADA DOS VENTOS - (86) 99906 2222 / @hotelpousadadosventos
CITI EXECUTIVO HOTEL
NAUTILLUS HOTEL - (86) 99930 5979 / @nautillushotel
ARREY HOTEL BEACH
HOTEL POUSADA DOS VENTOS
HOTEL POUSADA DO SOL - (86) 99485 4065 / @pousadadosolphb
HOTEL CÍVICO - (86) 3222 2470 / @hotelcivico_
POUSADA BARBACOAR - (86) 9 8839-0127 / @barbacoarphb
Sugestões de restaurante
Restaurante O Mirante - @restaurantemirantephb
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Restaurante Mangata - @restaurantemangata

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