XI Seminário Regional da ANPAE Nordeste


XI Encontro de Política e Administração da Educação - ANPAE/RN


7 a 9 de outubro de 2020 - Mossoró-RN


Apresentação | Programação | Submissão | Comitê Científico | Informações

Hotéis    Restaurantes

APRESENTAÇÃO

Política, gestão e financiamento da educação:
desafios atuais

O XI Seminário de Política e Administração da Educação da Anpae - Nordeste – e o XI Encontro Estadual de Política e Administração da Educação (ANPAE/RN) têm como finalidades contribuir para o fortalecimento da produção científica da área da educação; consolidar as discussões e debates construídos nas edições anteriores, priorizando a socialização de pesquisas colaborando com a articulação dos profissionais da educação e pesquisadores, na defesa da educação pública como direito social e dever do Estado; fortalecer o intercâmbio entre pesquisadores, docentes e estudantes da região Nordeste e do país, debatendo as políticas públicas de educação e apresentando caminhos para a construção de uma concepção qualidade de ensino socialmente referenciada; promover articulações entre a ANPAE e instituições públicas de ensino superior (IES) do estado do Rio Grande do Norte (UERN, UFRN, UFERSA, IFRN); envolver os Programas de Pós-graduação das IES promotoras; envolver profissionais da educação básica, em grupos de trabalhos, minicursos e oficinas.

O XI Seminário de Política e Administração da Educação da Anpae - Nordeste - conta com um histórico, desde 1998, ocorrendo em diferentes locais, sediados nas capitais dos estados dessa região, conforme demonstrativo de edições, temas,  e datas, a    partir de 2006: Edição IV - Natal/RN - Políticas de formação e gestão educacional - 8 a 10 de  novembro/2006 Edição V - Natal/RN - Política educacional: gestão e qualidade do ensino - 17 a 19 de novembro/2008 Edição VI - João Pessoa/PB - Gestão da educação e qualidade do ensino - 27 a 29 de setembro/2010 Edição VII - Recife/PE - Política, prática e gestão da educação - 20 a 22 de agosto/2012; Edição VIII - Salvador/BA - Política e gestão da educação no Nordeste: desafios e perspectivas 06 a 08 de dezembro/2014 Edição IX - Natal/RN - Políticas e gestão da educação 1 a 3 de junho/2016 Edição X - Recife/PE - Políticas educacionais e conjuntura nacional: impactos, tensões e perspectivas - 30 de outubro a 01 de novembro/2018. O décimo primeiro encontro da Anpae Potiguar, será realizado pela primeira vez fora da capital do estado do Rio Grande do Norte, cumprindo com uma agenda política de interiorização ampliando o raio de atuação e os espaços de socialização e produção do conhecimento em educação.

No âmbito institucional, conta com acentuado apoio da comunidade acadêmica e da administração central de instituições nacionais, como a própria Anpae, de instituições de ensino superior do estado do Rio Grande do Norte, UERN, UFRN, IFRN e Ufersa, e de outros estados do país, principalmente por se tratar de evento de intercâmbio científico. O evento mesmo atendendo demandas da região Nordeste, aglutina pesquisadores e estudantes de outros estados do país, considerando sua consolidação no calendário acadêmico nacional. O apoio da UERN para a realização deste importante seminário se dará pelo apoio institucional mediante a disponibilização de profissionais, estrutura física e logística. O Seminário contará, também, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação/RN, e da Fundação de Amparo a Pesquisa no Rio Grande do Norte/FAPERN, por meio da liberalização de docentes, gestores, para integrar as atividades acadêmicas do evento, assegurando inscrições de seus profissionais e ajuda financeira para organização logística do evento.

EIXOS DOS TRABALHOS

Eixo 01 – Política, gestão e financiamento da educação;

Eixo 02 – Currículos, práticas pedagógicas e diversidade;

Eixo 03 – Trabalho, formação e valorização docente.


PÚBLICO-ALVO

O público esperado consiste em estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais das redes de ensino municipais e estadual, professores e pesquisadores da educação básica e superior do estado do Rio Grande do Norte, da região Nordeste e do país, bem como profissionais de outras áreas interessados nas reflexões proporcionadas pelo evento. Considerando-se o número de inscritos nas últimas edições do Seminário Regional da ANPAE, a expectativa é a de que o evento conte com aproximadamente 450 inscritos. Considerando que este é um espaço que visa propiciar o debate acadêmico em torno das políticas educacionais e da sua gestão e avaliação, propõe-se um profícuo e importante momento de produção de conhecimento. Espera-se que as contribuições sejam:

1. Fortalecer o debate acadêmico e a articulação entre pesquisadores profissionais e iniciantes com foco na análise e proposição de alternativas para a melhoria da qualidade do ensino público brasileiro;

2. Viabilizar a articulação de gestores dos sistemas de ensino da educação básica, escolas, professores universitários, pesquisadores, discentes dos cursos de graduação e pós-graduação, construindo interlocuções que contribuam para refletir e se posicionar sobre a qualidade do ensino;

3. Produzir e publicar trabalhos em anais e e-book, de professores e alunos, apresentados em forma de comunicação oral ou relatos de experiências discutidos nos grupos de trabalhos, e em revistas, acadêmicas.

4. Aproximar os programas de pós-graduação da UERN com outros programas já consolidados, da Região Nordeste, e do país, em torno de estudos e pesquisas sobre políticas e administração educacional.



ENTIDADES PARCEIRAS


top