XIII Seminário Regional Sudeste da Anpae
XV Encontro Estadual da Anpae-SP
TEMA: “Democracia, Políticas e Gestão da Educação: Perspectivas de Reconstrução”.
7 a 10 de novembro de 2022, em formato virtual (webinário)
APRESENTAÇÃO | INSCRIÇÃO | SUBMISSÃO | PROGRAMAÇÃO | COMISSÕES
PROGRAMAÇÃO / SALA DE COMUNICAÇÕES
Data |
Horário |
Atividade |
07/11/2022 |
19h00 às 21h00 |
Mesa de abertura:Romualdo Portela de Oliveira (USP / Anpae), Itamar Mendes da Silva (UFES/Anpae-ES), Cristiane Machado (Unicamp/Anpae-SP), Maria Simone Ferras Pereira (UFU/Anpae-MG), Fábio Araújo de Souza (UFRJ/Anpae-RJ) |
08/11/2022
|
14h00 às 18h00 18hs às 19hs
19h00 às 21h00
|
Apresentação de trabalhos LANÇAMENTO DA COLEÇÃO POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO Educação escolar no Brasil - análises críticas e perspectivas de democratização. Mesa Redonda (de Debate): Conape e Planos de Educação: estratégias de fortalecimento da democracia? |
09/11/2022 |
14h00 às 18h00 17h00 às 19h00
19h00 às 21h00 |
Apresentação de trabalhos Mesa: Apresentação e debate do documentário Rosa do Quilombo Objetivo: Problematizar e debater as políticas de educação e a escolarização quilombola Participantes: Dados do filme: Mesa Redonda (de Debate): Gestão educacional e Qualidade na/da educação |
10/11/2022 |
14h00 às 18h00 |
Encerramento: Homenagem à Profa. Lisete Arelaro |
Salas de Comunicações |
Para imprimir CLIQUE AQUI (Tabela em Excel) | |||
Dia 08/11 - das 14h às 16 h e das 16h às 18h | ||||
Dia 09/11 - das 14h às 16h | ||||
Salas | Eixo | Coordenação da Sala | Título | Autor |
Sala 1 Dia 08/11 Período das 14h às 16h. | Eixo 1 Democracia e paticipação social | Coordenação Augusto Costa e Silva (FE/UNICAMP) | CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO LITORAL NORTE E AGRESTE BAIANO: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NA GESTÃO ESCOLAR | JOSÉ FRANCISCO BARRETTO NETO / SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA |
CONSELHOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS: possibilidades e limites da gestão democrática | Augusto Costa e Silva / FE-Unicamp / Prefeitura Municipal de Atibaia | |||
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E O TRABALHO DOCENTE COLETIVO | Rodrigo Capparelli Fonsêca e Mara Regina de Sordi / FE - Unicamp | |||
Gestão Democrática e Participação na Educação Infantil na Cidade de São Paulo | Aline Paes de Barros / FE-Unicamp | |||
O PROTAGONISMO JUVENIL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL | ADRIANA DA SILVA LISBOA TOMAZ / Colégio Cruzeiro Jacarepaguá | |||
TERRITÓRIO EDUCATIVO E INTERSETORIALIDADE: DAS CAMPINAS AO NOROESTE | Dejanira Fontebasso Marquesim / FE-Unicamp | |||
Sala 2 Dia 08/11 Período das 14h às 16h | Eixo 2 - Gestão e avaliação educacional | Coordenação Lívia Cuartero Gimenes / Prefeitura Municipal de Valinhos | O PLANO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO – PME COMO OBJETO DE ESTUDO NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA | DARLUCE ANDRADE DE QUEIROZ MUNIZ / UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
O PROGRAMA PROINFÂNCIA COMO POLÍTICA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO RIO GRANDE DO SUL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE IMPLEMENTAÇÃO | Débora Teixeira de Mello / UFSM | |||
OS BUROCRATAS DO NÍVEL DE RUA FRENTE ÀS AÇÕES INTERSETORIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CAMPINAS | Aline Bernardineli Olini / Unicamp | |||
Qualidade e gestão: Debate conceitual e aproximações | Lívia Cuartero Gimenes / Prefeitura Municipal de Valinhos | |||
RANKINGS INTERNACIONAIS QUE CONTRIBUEM PARA A AVALIAÇÃO ACADÊMICA DAS UNIVERSIDADES NOS PRLP | Maynara de Oliveira Ribeiro / Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | |||
RELATO DE EXPERIÊNCIA: COORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO FLUXO MIGRATÓRIO VENEZUELANO | Adriane Peixoto Câmara / Universidade Federal de Minas Gerais | |||
Sala 3 Dia 08/11 Período das 14h às 16h | Eixo 3 - Federalismo e relações intergovernamentais | Coordenação Ana Clara Fossaluza Vidal Mina / Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação | A POLÍTICA MIGRATÓRIA NO ESTADO FEDERATIVO: A EFETIVIDADE DO DIREITO À EDUCAÇÃO AOS IMIGRANTES | Ana Clara Fossaluza Vidal Mina / Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação |
EDUCA JUNTOS: UM PROGRAMA DE COLABORAÇÃO OU REGULAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NO ESTADO DO PARANÁ. | MARIA LUIZA LOURENZINI SOTELO, JULIANA FATIMA SERRAGLIO PASINI, VALDECIR SOLIGO / UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ,Pedagoga do Estado do Paraná - Nre Foz do Iguaçu,Escola Municipal Papa João Paulo I | |||
PNE (2014-2024) META 18: PRODUÇÃO ACADÊMICA (2014-2021) SOBRE PLANOS SUBNACIONAIS | MARLUCE SILVA VALENTE, Silvio Cesar Nunes Militão / UNESP - FCT/ PRESIDENTE PRUDENTE/SP,UNESP - Campus de Marilia | |||
RECUPERAÇÃO OU RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS: REFLEXÕES SOBRE O DECRETO FEDERAL Nº 11.079/22 | Luiz Dalmacir da Silveira, SANDRA LUCIA FERREIRA / UNICID Universidade Cidade de São Paulo | |||
TRANSIÇÃO DE GOVERNO E GESTÃO NA COLABORAÇÃO INTERMUNICIPAL: BREVE PANORAMA | Thamara Caroline Strelec, Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, Pedro Murgel Hsia / Pós Graduação da Escola do Parlamento,Associação Nova Escola,Faculdade Real de Brasília | |||
Sala 4 Dia 08/11 Período das 14h às 16h | Eiso 4 - Formçaõ, valorização e considições de trabalho dos profissionais de educação | Coordenação Ana Paula R Coutinho / UCP | A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS CEIS COMO PONTO DE ENCONTRO DAS MEMÓRIAS DAS ORIENTADORAS ESCOLARES: PRODUZINDO DIÁLOGOS, TECENDO NARRATIVAS PARA REGISTRAR EXPERIÊNCIAS | Sandra Cristina Motta Bortolotti / Centro de Referência de Educação Inclusiva João Pedro de Souza Rosa |
A PRESENÇA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE/MS | Mariana Sayd Bellé / UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul | |||
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E GESTORES DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO PROJETO GESTÃO DEMOCRÁTICA “A ESCOLA É SUA”. | Sabrina Carolina Massarotti, Ana Paula Oliveira Rescia / UNESP - Presidente Prudente, FCT-UNESP | |||
GESTÃO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM DA ESCASSEZ DE PROFESSORES EM PREJUÍZO DA APRENDIZAGEM | Heloisa Helena Barreira Carvalho Melo / Faculdade de Inhumas FACMAIS | |||
O CICLO DE VIDA PROFISSIONAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA ETEJLN – FAETEC | Ana Paula R Coutinho / UCP | |||
Sala 5 Dia 08/11 Período das 16h às 18h | Eixo 5 - Educação e Trabalho , educação profissional e ensino superior | Coordenação VANESSA DOS SANTOS TAVARES / Universidade Cidade de São Paulo | CONCEITOS DE EVASÃO ESTUDANTIL UTILIZADOS POR PESQUISADORES NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR | VANESSA DOS SANTOS TAVARES, Eric Passone / Universidade Cidade de São Paulo |
CURRICULARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EXTENSIONISTAS: GESTÃO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A PARTIR DA RESOLUÇÃO CNE/CES NO 7/2018 | MARCELO SIQUEIRA MAIA VINAGRE MOCARZEL, Mariana Marun / UNILASALLE-RJ,UCP | |||
EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: LIMITES DA POLÍTICA DE DEMOCRATIZAÇÃO | Olívia Chaves de Oliveira, MAXIMO AUGUSTO CAMPOS MASSON / UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO,Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | |||
O SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA E OS CURSOS DE MAIOR E MENOR PRESTÍGIO SOCIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA | Raquel Silva Borges, Maria Célia Borges / UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU,Universidade Federal de Uberlândia | |||
Sala 6 Dia 08/11 Período das 16h as 18h | Eixo 5 - Educação e Trabalho , educação profissional e ensino superior | Coordenação SILVINA JULIA FERNÁNDEZ Universidade Federal do Rio de Janeiro | OS GRUPOS DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO DISPOSITIVOS DE FILIAÇAO UNIVERSITÁRIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID 19 | SILVINA JULIA FERNÁNDEZ, SABRINA MOEHLECKE, Adriana Patricio Delgado / UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO,UFRJ,Universidade Federal do Rio de Janeiro |
PROGRAMA JOVEM APRENDIZ: OS DESAFIOS PARA O PERÍODO PANDÊMICO | Bruno Pereira Batista de Lima, SANDRA LUCIA FERREIRA / UNICID,Universidade Cidade de São Paulo - UNICID | |||
UM OLHAR PARA A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA DOS INSTITUTOS FEDERAIS | Fabíula Tatiane Pires, SUZANA DOS SANTOS GOMES / UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG,UFMG | |||
Sala 7 Dia 08/11 Período das 16h às 18h | Eixo 6 - Políticas educacionais e os processos de privatização da educação | Coordenação Graziela Roberta Dorigan de Angeli FE/UNICAMP | A REGULAMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR NO BRASIL POR MEIO DE LEIS ORDINÁRIAS: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA | Giulia Maria Bumba, Isabela Fernandes Paim Teles, Luciane Muniz Ribeiro Barbosa / FACULDADE DE EDUCAÇÃO,Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
A relação público e privado: implicações na efetivação do direito à educação | Graziela Roberta Dorigan de Angeli / FE-Unicamp | |||
CONSERVADORISMO, ATAQUES À EDUCAÇÃO PÚBLICA E A REGULAMENTAÇÃO DO HOMESCHOOLING NO BRASIL | ELIANE CRISTINA PRUDENCIO SILVA, Isabela Mallis Martinho de Araujo, Luciane Muniz Ribeiro Barbosa / FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP,Prefeitura Municipal de Jaguariúna,Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | |||
Educação domiciliar: quem ganha, quem perde | Mardeli Maria da Mata, LUCIA DE FATIMA VALENTE / UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA,CENTRO UNIVERSITÁRIO MÁRIO PALMÉRIO - UNIFUCAMP | |||
EDUCAÇÃO ESPECIAL PAULISTA: PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS | Marcia Maurilio Souza, ROSANGELA GAVIOLI PRIETO / FE-USP,Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo | |||
Sala 8 Dia 08/11 Período das 16h às 18h | Eixo 6 - Políticas educacionais e os processos de privatização da educação | Coordenação VANESSA DIAS BUENO DE CASTRO Rede de Pesquisadoras/es sobre o Financiamento da Educação Especial (Rede Fineesp) | GIDE: UMA METODOLOGIA DE GESTÃO EMPRESARIAL COM FOCO NA QUALIDADE DE ENSINO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS | Maria Daise da Cunha Matos, JOYCE MARY ADAM / UNESP- CAMPUS RIO CLARO,Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho |
O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL EM UBERLANDIA: AVANÇOS, LIMITES E PERSPECTIVAS | Laís Hilário Alves, LUCIA DE FATIMA VALENTE / UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA,Universidade Federal de Uberlândia | |||
O ENSINA BRASIL E A PRIVATIZAÇÃO ENDÓGENA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA/ES | ELIETE BRITO DA SILVA, LIUDIMILA KATRINI PROXIMOZER, EDUARDO AUGUSTO MOSCON OLIVEIRA / UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO,Prefeitura Municipal de Vitória,Cmei Lídia rocha Feitosa e Umei Casulo Vovô | |||
O SERVIÇO TERCEIRIZADO DE CUIDADORAS(ES) NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS-SP | VANESSA DIAS BUENO DE CASTRO, MARILEIDE GONÇALVES FRANÇA / Rede de Pesquisadoras/es sobre o Financiamento da Educação Especial (Rede Fineesp), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | |||
Sala 9 Dia 09/11 Período das 14h às 16h | Eixo 7 - Educação e Inclusão | Coordenação Aylla Monise Ferreira da Silva, Faculdades Integradas Maria Thereza | A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO PRISIONAL: DESAFIOS E ÓBICES DA EDUCAÇÃO EM PRISÕES | HERCULES GUIMARÃES HONORATO / ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA - RIO DE JANEIRO |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ | Aylla Monise Ferreira da Silva, KARINE VICHIETT MORGAN / Faculdades Integradas Maria Thereza,Universidade Estácio de Sá | |||
EXPERIÊNCIA DE VIVER A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A SALA DE MULTIMEIOS COMO POTÊNCIA | Gláucia Aparecida Teixeira Leão, GISELE COELHO DE OLIVEIRA / Fundação Municipal de Educação de Niterói | |||
O PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS NEGRAS NA LITERATURA INFANTIL | Fernanda Lopes Braga, Luciana Jacintho Pereira, Nilda da Silva Nogueira / Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME),Fundação Municipal de Educação de Niterói,Fundação Municipal de Niterói | |||
Sala 10 Dia 09/10 Período das 14h às 16 h | Eixo 8 - Reformas educacionais, políticas e práticas curriculares | Coordenação Andreza Barbosa / Pontifícia Universidade Católica de Campinas | DIREITOS HUMANOS COMO TEMA TRANSVERSAL: ANÁLISES A PARTIR DA CARTA DA TERRA | Elisabete F Esteves Campos / Universidade Católica de Santos |
Educação Infantil e os desafios do ensino remoto | Cintia Cristina Escudeiro Biazan, Viviane Juliani / Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP | |||
O CONTEXTO DE INFLUÊNCIA DA FORMULAÇÃO DA POLÍTICA CURRICULAR PAULISTA PARA O ENSINO MÉDIO | Daiani Vieira Ortega, Silvio Cesar Nunes Militão / UNESP - Campus de Marilia | |||
OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO NOVO ENSINO MÉDIO NAS REDES ESTADUAIS DE ENSINO E NO DISTRITO FEDERAL | Andreza Barbosa / Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |||
OS REFLEXOS DA PANDEMIA NO APRENDIZADO DOS ALUNOS: OS DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR | JULIANA DE LIMA LAPERA BATISTA, SANDRA LUCIA FERREIRA / UNICID,UNICID | |||
Sala 11 Dia 09/11 Período das 14h às 16h | Eixo 2 Gestão e avaliação educacional | Coordenação Ricardo Alexandre Marangoni / E.E. Profa. Glória Azedia Bonetti | A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO RECURSO PARA O PLANEJAMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE CARAGUATATUBA-SP | Márcio Augusto Andrade de Pinho / IFSP |
Consequências do período pandêmico: o desempenho escolar em questão | Martha Marques Teixeira Pereira, MARCO AURELIO DA CRUZ GOUVEIA, SANDRA LUCIA FERREIRA / UNICID,Centro Paula Souza - ETEC Adolpho Berezin,UNICID - Universidade Cidade de São Paulo | |||
DESIGUALDADES NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOBRE ACESSO, RENDIMENTO E DESEMPENHO NO BRASIL E NO RIO DE JANEIRO | DIANA GOMES DA SILVA CERDEIRA, Luiz Carlos de Souza / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO),UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ) | |||
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: O QUE DIZEM OS PARTICIPANTES DO PROJETO DA REDE ESTADUAL PAULISTA | RICARDO ALEXANDRE MARANGONI / E.E. Profa. Glória Azedia Bonetti | |||
GESTÃO INTEGRADA DA EDUCAÇÃO AVANÇADA (GIDE) NO ÂMBITO DO PROGRAMA GESTÃO PELA APRENDIZAGEM EM MINAS GERAIS: CONTRADIÇÕES ENTRE EFICIÊNCIA E QUALIDADE | JAQUELINE BARROS VIDIGAL, MARIA SIMONE FERRAZ PEREIRA / UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA,UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA | |||
INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DA UNIVERSIDADE SOBRE OS GANHOS DE EGRESSOS NO MERCADO DE TRABALHO | José Roberto Abreu de Carvalho Junior / Universidade Federal de Viçosa (UFV) |