Seminários Regionais da ANPAE

  • Este evento foi realizado excepcionalmente no formato on line devido a pandemia que tomou conta do Brasil impedindo os deslocamentos das pessoas para o estado sede Vitória do Espírito Santo.

SUMÁRIO

Apresentação

  • O XII Seminário Regional Sudeste da ANPAE e o IV Seminário do Grupo de Pesquisa “Federalismo e Políticas Educacionais”, teve como tema central “A EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: Dilemas da Democracia e o Direito à Educação”. O evento realizou-se pelo esforço conjunto de uma equipe composta por representantes da Anpae dos quatro estados da região sudeste e do Grupo de estudos e pesquisas Federalismo e Políticas Públicas, apoiados ainda pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE – e Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação – PPGMPE. Devido aos reflexos da pandemia da Covid-19, o evento que originalmente fora programado para ser presencial e sediado em Vitória/ES, foi realizado no formato não presencial – on line. O que demandou iniciativa, criatividade e coragem para formular novas configurações logísticas que ofertassem alternativas para a sua realização. A necessidade de pautar e discutir as implicações da pandemia para o setor educacional e as repercussões da suspensão das atividades pedagógicas presenciais no presente e nos anos que se seguirão, nos constrangeram e mobilizaram coletivamente para a realização do evento em um inovador formato.
    Nessa nova proposta, o evento teve sua abrangência ampliada e contou com a participação de conferencistas, mediadores/as, colaboradores/as, coordenadores/as participantes e ouvintes que puderam acessar às atividades de seus locais de origem, mesmo os mais distantes, tanto no Brasil quanto no exterior. As atividades virtuais foram organizadas com mesas redondas e painéis de apresentação de trabalhos. Nessas, puderam participar professores/as, pesquisadores/as, técnicos de escolas, secretarias de educação, universidades, centros de pesquisa e interessados em geral.
    O incremento na participação e abrangência impactou positivamente no sucesso do evento e no alcance dos objetivos propostos: constituir espaços de discussões, análises e proposições acerca das políticas públicas em educação na pandemia e no pós-pandemia, especialmente, no que se refere à gestão escolar, ao financiamento e à formação de professores, além das questões federativas que impactam a educação brasileira. O período de realização foi uma das inovações destacadas no evento posto que as edições anteriores eram realizadas de maneira condensada e intensa em 2 ou 3 dias seguidos com atividades em três períodos: manhã, tarde e noite. Esta edição se deu de forma alongada temporalmente com atividades virtuais, dispostas entre os meses de setembro a dezembro de 2020. Foram realizadas 6 conferências/mesas de debates; 23 salas virtuais e simultâneas de apresentações de trabalhos distribuídas em 5 momentos diferentes; 2 encontros com programações interativas organizadas pelas seções estaduais da Anpae Rio de Janeiro e Espírito Santo em que ocorreram lançamento de livros produzidos por associados e debates sobre pesquisas em desenvolvimento. Para a realização do evento foram utilizadas as estruturas de Educação a Distância da Universidade Federal do Espírito Santo que conta com salas de web conferência disponibilizadas pela Rede Nacional de Pesquisa – RNP - e canal no You Tube para transmissão ao vivo das mesas e painéis que compuseram a programação.
    As discussões realizadas durante o evento permitiram ampliar a interlocução acadêmica e fomentar discussões e análises das políticas educacionais, criando espaços propositivos de debate e reflexões sobre a qualidade da educação e os desafios do contexto na pandemia que tem se alongado e, ainda, não se vislumbra seu final.
    O documento de registro deste processo que entregamos à leitura e análise de vocês foi organizado em formato de e-book, com a sistematização de todas as produções aprovadas e apresentadas ao longo das cinco sessões realizadas durante o evento que foram divididas em oito eixos temáticos, quais sejam:

    • EIXO 1 – Democracia e participação social, contendo reflexões sobre os modelos de democracia representativa, os processos da crise democrática e ascensão de governos de extrema direita, democracia direta e os movimentos sociais de educação;

    • EIXO 2 – Gestão e avaliação educacional. Este eixo com abordagens sobre os modelos de avaliação, suas concepções e os impactos na gestão educacional na educação básica e superior

    • EIXO 3 Federalismo e relações intergovernamentais, apresentando a discussão sobre o federalismo, as políticas públicas e as relações intergovernamentais para a oferta dos serviços públicos e os desafios para a definição do Sistema Nacional de Educação, o regime de colaboração e o pacto federativo;

    • EIXO 4 Formação, valorização e condições de trabalho dos profissionais da educação o foco deste eixo se concentrou no debate sobre as políticas de formação inicial e continuada, a análise das concepções, programas e políticas de valorização do trabalho docente;

    • EIXO 5Educação e trabalho, educação profissional e ensino superior teve como foco a discussão das relações do trabalho e a educação, o ensino técnico a educação profissional/tecnológica e o ensino superior;

    • EIXO 6 Políticas educacionais e os processos de privatização da educação, neste eixo foram abordadas questões relacionadas ao financiamento da educação básica e superior, a atuação do setor privado e os as diferentes formas de privatização nas políticas educacionais, bem como a redefinição do papel do Estado e as relações público e privado;

    • EIXO 7Educação e inclusão, abordando de forma ampliada os aspectos que envolvem a inclusão, com reflexões sobre gênero, sexualidade, educação étnico-racial, educação especial, educação do campo, educação indígena, educação quilombola, Educação Ambiental, educação de jovens e adultos, educação e pobreza e por fim;

    • EIXO 8Reformas educacionais, políticas e práticas curriculares, com reflexões acerca das políticas curriculares e os impactos na educação básica e no ensino superior, aprofundado questões relacionadas as práticas curriculares em contextos de mudanças.

    Esperamos que esta publicação possa fomentar novos debates e apresentar profícuas discussões a partir das produções aqui apresentadas no formato de resumo expandido. Que a finalização do evento e a sistematização desses anais possam se tornar ponto de partida para a ampliação de estudos e pesquisas de estudantes, professores/as, pesquisadores/as e profissionais da educação. Também, se prestem ao aprofundamento do debate sobre as políticas educacionais, bem como a construção de propostas que logrem êxito no empreendimento de lutas em defesa pela qualidade da escola pública e a democratização do ensino, especialmente neste contexto de pandemia.

    Boa leitura!