Formação e gestão educacional em tempos de pandemia: curículo, trabalho e
formação docente


APRESENTAÇÃO

Em 2020, fomos surpreendidos com a pandemia do Covid-19, acontecimento sem precedentes na história recente. Nossas vidas foram impactadas sobremaneira. Redes públicas e privadas de ensino e as universidades interromperam suas aulas. Passado 1 ano do anúncio da pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o país somam-se mais de 270.000 mortes.  
 
Não bastasse a crise sanitária, o Brasil vive uma escalada fascista sob os auspícios de um grupo de extrema direita, onde o descaso à saúde, à educação e ao trabalhador têm imperado. Os desafios, portanto, não são apenas sanitários, mas morais e éticos. A negação à gravidade da doença agravou ainda mais a situação. E a escola, como se viu, tornou-se tema de debate: por que fechar? Quando abrir novamente?
 
Nesses tempos difíceis, a resistência, o cuidado consigo e com o outro têm marcado nosso cotidiano, e a luta por uma educação pública e de qualidade, para todos e todas, não cessou, demandando maiores esforços frente aos desafios impostos.
 
Nesse cenário, as seções estaduais da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) no Ceará promoveram o I Seminário Estadual Articulado ANPAE-ANFOPE - Ceará, com o tema “Formação e gestão educacional em tempos de pandemia”, realizado em formato online, nos dias 30 de setembro e 01 de outubro de 2020.
 
Articulando duas importantes associações, marcadas pela defesa da escola e dos professores, o evento teve como foco as disputas em torno da educação pública no Brasil e no Ceará. Foram promovidos debates em torno do financiamento da educação, da gestão educacional, da formação e precarização do trabalho dos professores, contando com a participação de centenas de inscritos, dos mais diversos locais do Brasil.
 
O evento só foi possível pela articulação entre sujeitos e instituições que tomaram frente de todo o processo organizados em diversas comissões. Associadas e associados da Anpae e da Anfope. Professoras(es), pesquisadoras(es) e estudantes. Este esforço encontrou apoio nas instituições dos envolvidos na organização, a quem agradecemos: a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e a Universidade Regional do Cariri (URCA).
 
Os anais eletrônicos ora publicados reúnem os resumos apresentados no Grupo de Trabalho Políticas, Gestão e Financiamento da Educação. A diversidade de assuntos abordados revela a importância do campo da Educação para pensar os desafios que marcam a sociedade brasileira, desde aqueles situados na esfera da escola aos que envolvem a formulação de políticas em âmbito nacional.
 
Como é sabido, a política educacional é a materialização da ação do Estado, refletindo as características da sociedade que lhe é contemporânea. Essa concepção atravessa os trabalhos aqui reunidos, pois reconhecem que nas últimas décadas a influência neoliberal sobre as políticas educacionais ocasionou efeitos perversos. Destacam-se, no conjunto de temáticas aqui apresentadas, as pesquisas que investigaram a implementação e os efeitos das políticas de avaliação e responsabilização, revelando ser um objeto de estudo com lacunas ainda a serem identificadas. A gestão educacional e escolar também é objeto de estudo, com destaque para os desafios cotidianos nas escolas e redes de ensino até a agenda nacional da instituição do Sistema Nacional de Educação.
 
Cabe enfatizar que muitos dos trabalhos apresentados investigaram os efeitos da pandemia no cotidiano da educação escolar, revelando implicações que, certamente, continuarão sendo objeto de estudos nos mais diversos espaços onde se faz ciência.
 
Desejamos uma boa leitura e acreditamos que esses tempos difíceis deixarão ensinamentos – embora marcados na dor e no luto, cabendo a nós, sociedade brasileira, irmos à luta em defesa do direito à educação de qualidade, gratuita, laica e socialmente referenciada.
 
Pela memória de todas e todos que foram vítimas da negligência, do negacionismo e do pouco caso governamental.

As(os) organizadoras(es)

 

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

GT2 - CURRÍCULOS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MOVIMENTOS SOCIAIS

RESUMO I
ANÁLISES E PERCEPÇÕES ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES DE DOM AQUINO-MT NAS DISCUSSÕES E CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.
Mário Alves dos Santos

RESUMO II
ESCOLA SEM PARTIDO: QUEM GANHA COM A APOLITIZAÇÃO DE UMA ESCOLA ACRÍTICA
Francisco Samuel de Sousa e Silva
Francisca Valéria Aguiar Ramos
Paula Trajano de Araújo Alves

GT 3 - TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE

RESUMO I
A FORMAÇÃO DOS FORMADORES NO PROCESSO DO ENSINO NÃO PRESENCIAL: EXPERIÊNCIAS DE WEBINÁRIOS NA UFMA DURANTE A PANDEMIA 
Francimar Oliveira M. Carvalho
Naiacy de Souza Lima Costa

RESUMO II
ENSINO REMOTO, DILEMAS E IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE DIANTE DOS DESAFIOS NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Arnóbio Rodrigues de Sousa Júnior
Felippe Gonçalves Valdevino

RESUMO III
UMA OLHADA NA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: OS RESPONSÁVEIS E OS RESPONSABILIZADOS/AS
Francisca Clara de Paula Oliveira 

RESUMO IV
ENTRE CAFÉS, BOLOS E CHIRINGA: MEMÓRIAS DE PROFESSORAS DO ALTO SERTÃO BAIANO
Maria Cláudia Meira Santos Barros 

RESUMO V
ANFOPE: CONTRIBUIÇÕES AOS FÓRUNS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Celi Nelza Zulke Taffarel
Fernando José de Paula Cunha 

RESUMO VI
AVANÇOS E RETROCESSOS: A FORMAÇÃO DOCENTE E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA(PPDT) NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE CARIRIAÇU-CE
Edilio Quintino de Oliveira 

RESUMO VII
ARTICULAÇÕES ENTRE A ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PROJETO DE ESCOLARIZAÇÃO E PROJETO HISTÓRICO
Joelma de Oliveira Albuquerque
Celi Nelza Zulke Taffarel 

RESUMO VIII
ENSINO REMOTO E PRECARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO DA UBERIZAÇÃO DOCENTE?
Francisca Valéria Aguiar Ramos
Francisca Valéria de Sales Peixoto
Kelly Maria Gomes Menezes

RESUMO IX
DESAFIOS DOCENTE NO APRENDER A FAZER COM AS TICs.
Marly dos Santos Alves

RESUMO X
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA:
ASPECTOS DA PRECARIZAÇÃO E FRAGILIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE

Paula Trajano de Araújo Alves
Francisca Valéria de Sales Peixoto
Francisco Samuel de Sousa e Silva

RESUMO XI
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PROBLEMÁTICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES          
Perla Almeida Rodrigues Freire
Francisco Carlos Alves de Lima
José Ricardo Paula Castro

RESUMO XII
A INVISIBILIDADE DAS CIENTISTAS
NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA

Maria Lucimar Alencar de Sousa Silveira
Flomar Ambrosina Oliveira Chagas

SOBRE OS ORGANIZAORES