Livros

Produção científica de vários anpaeanos sob a forma de coletâneas.

Políticas e gestão educacional no estado do Amazonas

Os trabalhos publicados neste e-book, editado pela ANPAE-AMAZONAS, são frutos de pesquisas efetivadas nas Universidades da Região Norte. Ressaltamos sua importância, pois permitiu que divulgássemos os conhecimentos construídos com muita seriedade e rigor científico.

Educação a distância e tecnologias: políticas públicas, qualidade e inovação - 1º Volume

A coletânea intitulada Educação a Distância e tecnologias: políticas públicas, qualidade e inovação organizada pelas professoras doutoras Daniela da Costa Britto Pereira Lima da Universidade Federal de Goiás e Catarina de Almeida Santos da Universidade de Brasília analisa temáticas da maior relevância no campo das políticas educacionais, em particular, abordam questões atinentes a educação a distância na educação superior.

Educação a distância e tecnologias: políticas públicas, qualidade e inovação 2º Volume

A trajetória da educação a distância no Brasil, a partir dos anos 1990, vai se desenvolver no contexto da reforma do Estado, da reforma do sistema educativo, em articulação com os processos transnacionais, sobretudo articulados as recomendações dos organismos multilaterais, cujas proposições e recomendações encontravam espaço nas formulações nacionais e eram apreendidas no cenário educacional.

Políticas educacionais no Estado do Rio de Janeiro: provocações sobre democracia
e gestão da escola pública

este livro, apresentamos o resultado do debate que vem sendo desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais (GESED), da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ), coordenado pela professora Daniela Patti do Amaral. Os textos trazem como objeto de análise a gestão democrática da escola pública contextualizada na contemporaneidade e apresentam as ferramentas analíticas conceituais que vimos utilizando.

Parcerias em educação: o caso do Ginásio Pernambuco

São vários os estudos que abordam a relação entre o público e o privado no contexto da gestão da educação no Brasil, em especial, aqueles que têm como foco iniciativas de governos subnacionais em decorrência da agenda de reformas do Ministério da Administração e Reforma do Estado (Mare) no período de governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Este livro de João Carlos Zirpoli Leite, originário de uma dissertação defendida no Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco em 2009, aborda o modo como se materializou a reforma de um tradicional educandário situado no município de Recife, estado de Pernambuco – o Ginásio Pernambucano (GP) – em decorrência do processo de parcerias estabelecido entre o governo estadual e empresas privadas no período compreendido entre 1998 e 2006.

Políticas, práticas, gestão e planejamento educacional

Refletir e analisar “políticas, práticas, gestão e planejamento educacional” é um desafio amplo e complexo, dado o modo como se desenvolveu e vem se desenvolvendo a educação brasileira, marcada por avanços, retrocessos e resistências em diferentes contextos e conjunturas. O Estado, que tem o poder de regular os diferentes campos sociais, tendo o monopólio dos instrumentos de gestão e administração dos bens públicos – dentre eles a educação –, o faz, quase sempre, em direção ao atendimento das demandas econômicas e produtivas das classes dominantes, corroborando para a reprodução da estrutura de poder social existente, em detrimento das demandas sociais progressistas que concebem a educação como um direito social, em articulação com a democracia, o estado de direito e a educação pública para todos e todas, e, nessa direção, defendem democratização do acesso à educação...

Políticas educacionais democráticas em tempos de resistência.

discussão sobre as políticas educacionais, envolvendo questões atinentes às formas de organização, gestão, regulação e avaliação tem sido objeto de análises e pesquisas no campo educacional envolvendo entidades científicas, acadêmicas, sindicais, dentre outras. A Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), associação civil de utilidade pública e natureza acadêmica, tem sua atuação pautada por efetiva inserção na discussão, investigação, avaliação, monitoramento e proposição no campo das políticas e da gestão da educação. Dentre as múltiplas atividades, desenvolvidas pela Anpae, destacam-se a realização de seminários internacionais, nacionais, regionais e estaduais.

Palavras do Editor

A Editora Anpae tem sido um canal importante para a publicação de trabalhos científicos de seus sócios. Várias direções estaduais tem-se mobilizado para reunir grupos e pesquisadores para produzir coletâneas de diversos assuntos da ordem do dia da Educação Brasileira. As publicações são produzidas em todas as regiões geográficas e em vários estados da federação.
É importante enfatizar que todos tem a disponibilidade de ler, baixar e enviar os e-books para quem quiser e no momento que quiserem gratuitamente pois estão todos disponíveis na Bibloteca Virtual da Anpae.
Essa é uma amostra do que produzimos só no ano de 2021, vários projetos estão em curso para os próximos meses.

rollex.min.js">