Coletâneas
    
     
     Com a participação de pesquisadores de várias universidades, foram organizados, sob a coordenação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),  com a colaboração da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), um conjunto de Coletâneas e Cadernos Temáticos, congregando resultados de estudos e pesquisas sobre os seguintes temas: relações federativas e Sistema Nacional de Educação, planos de educação, qualidade social da educação básica, política nacional de formação e 
valorização dos profissionais da educação, regime de colaboração, gestão democrática da educação e financiamento da educação. Essas temáticas foram discutidas no âmbito da colaboração estabelecida entre a UFPE e a Sase/MEC . Os Cadernos e Coletâneas produzidos no âmbito da colaboração estabelecida entre a UFPE e a SASE/MEC desenham um mosaico dos temas que têm mobilizado educadores e sociedade no debate sobre a educação brasileira no contexto de construção do Sistema Nacional de Educação e implementação do Plano nacional de Educação (2014-2024).
     Os temas abordados, certamente suscitarão novas questões que serão debatidas pelos educadores comprometidos com o aperfeiçoamento permanente da educação nacional e com a qualidade social da educação.
       
       Boa leitura!
       Márcia Angela da S. Aguiar (UFPE)
       Coordenadora Geral 
     João Ferreira de Oliveira (UFG)
    Presidente da ANPAE 
    
    
    
    
      Relações Federativas e  Sistema Nacional de Educação
    
 
   |   Organizadores: Luiz Fernandes Dourado e Janete Maria Lins de Azevedo  Federalismo, PNE e SNELuiz Fernandes Dourado e Janete Maria Lins de Azevedo
 A democracia brasileira e as políticas de estado
 Carlos Roberto Jamil Cury
 Federalismo, SNE e os obstáculos ao direito à educação básica
 Luiz Fernandes Dourado
 O Sistema Nacional de Educação, relações federativas e cooperação
 Carlos Augusto Abicalil
 Gestão e autonomia dos sistemas educacionais
 Edson Francisco de Andrade
 Regime de colaboração: cooperação e colaboração federativa e intergovernamental
 Flávia Obino Corrêa Werle
 Avaliação da educação: por um Sistema Nacional
 Lúcia Maria de Assis e Nelson Cardoso Amaral
 
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      Coletânea 1
     
    
      
    
    
      Qualidade Social da Educação Básica
     
 
   |    Organizadores: Janete Maria Lins de Azevedo e Márcia Angela da S. Aguiar 
 Qualidade da educação: um debate que se atualiza Silke Weber
 Apontamentos sobre a questão da qualidade do ensino e da gestão da educação
 Janete Maria Lins de Azevedo, Luciana Rosa Marques e Márcia Angela da S. Aguiar
 Gestão democrática da escola e da educação: da teoria à prática
 Ângelo Ricardo de Souza e Taís Moura Tavares
 Participação e controle social: contribuições ao planejamento educacional
 Luciana Rosa Marques
 Qualidade da educação socialmente referenciada na construção do Sistema Nacional de Educação
 Luiz Fernandes Dourado,  João Ferreira de Oliveira,  Catarina de Almeida Santos  e Janete Maria Lins de Azevedo
 
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      Coletânea 2
     
      
    
       Planos de Educação e Ações Articuladas
     
  |   Organizadores: João Ferreira e Marcia Angela da Silva Aguiar.
 Os Planos de Educação: Estadual e Municipal
 Walderês Nunes Loureiro
 Plano Nacional de Educação – Intenção e Realidade
 Marlene de Oliveira Lobo Faleiro
 Análise do Diagnóstico do Plano de Ações com vistas à  Cooperação Federativa para a Consecução das Metas do PNE
 Luciana Teófilo Santana e Theresa  Maria de Freitas Adrião
 Contribuições e limites do Plano de Ações Articuladas (PAR)  para a Efetivação da Colaboração Federativa
 Elisangela Alves da Silva Scaff  e Marília Fonseca
 Educação Integral e Planejamento Participativo: Uma  Articulação Necessária
 Célia Maria Rodrigues da Costa Pereira
 A Educação de Jovens e Adultos e os Desafios diante das  Interpretações do Direito à Educação
 Maria Margarida Machado
 Conselhos municipais da educação e a participação social em  municípios do nordeste brasileiro
 Henrique Guimarães Coutinho e Ana de  Fátima P. de Sousa Abranches
 Gestão democrática da educação: participação social e  escolha de diretores de escola
 Antônio Roberto Lambertucci
 
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      Coletânea 3
     
    
    
   
       Valorização dos Profissionais da Educação: formação e condições de trabalho
     
 |   Organizadores: Márcia Angela da S. Aguiar e João Ferreira de Oliveira  Valorização dos profissionais de educação: a formação como foco Leda Scheibe UFSC/UNOESC
 Contribuição para construção de Diretrizes 
de uma Política de Formação e Valorização
dos Profissionais da Educação
 Helena Costa Lopes de Freitas
 Valorização Profissional: 
um diálogo com as metas do PNE
 Juçara Dutra Vieira
 Políticas curriculares para a formação de professores: uma análise a partir dos marcos regulatórios para formação docente no Brasil
 Marcelo Soares Pereira da Silva e Elenita Pinheiro Queiroz Silva
 Professores da educação profissional e tecnológica: alguns aspectos de sua profissionalização e formação
 Ana Paula Furtado Soares Pontes
 Valorização do Magistério: relações e condições de trabalho dos docentes em foco
 Maria Vieira Silva
 Burnout docente: desafio ao PNE 
na construção de condições que favoreçam 
sua superação
 Roberta Gurgel Azzi,
Luiza Cristina Ferreira Mauad e
Daniela Couto Guerreiro-Casanova
 
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      Coletânea 4
       
      
 
    
   
       Financiamento da Educação
     
 |   Organizadores: Nelson Cardoso Amaral e Márcia Angela da S. Aguiar  A  construção do Sistema Nacional de Educação: a cooperação federativa e os  desafios para o financiamento da educaçãoPaulo de Sena Martins
 Os  efeitos da política de fundos em contextos metropolitanos: elementos para refletir  sobre o modelo de colaboração entre os entes federados no Brasil
 Andréa Barbosa Gouveia
 Por  uma análise histórica e contextual do
 Custo  aluno-qualidade
 Luiz Araújo
 O  FUNDEB e a remuneração dos profissionais da educação
 José Marcelino de Rezende Pinto
 A  lei de responsabilidade fiscal impede a implementação do PSPN?
 Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito
 Os  desafios do financiamento da Educação brasileira até 2050: o Brasil possui condições  para um salto educacional?
 Nelson Cardoso Amaral
 
 
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      Volume 5