Publicações Diversas

PNE, politicas e gestão da educação: novas formas de organização e privatização


A Coletânia PNE, POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO E PRIVATIZAÇÃO”, organizada pelo Professor Dr. Luiz Fernandes Dourado, é resultado de pesquisas articuladas a temáticas que abordam a avaliação do PNE, com especial desdobramento no que concerne ao processo de materialização ou não deste plano e conta com a participação de pesquisadores nacionais da UFG, UFPE, UFPR, UFSC, UnB, PUCGO e Fundaj e estudantes do PPGE UFG.

Este e-book envolveu esforço político-pedagógico por meio da introdução de novos aportes para a formação de pesquisadores a partir de duas frentes articuladas: a consolidação de atividades de pós-doutorado e oferta de curso sobre o PNE no PPGE da UFG e a consolidação de grupo de pesquisadores das várias instituições mencionadas, bem como a oferta de seminários nacionais e webinários que permitiram a estruturação da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas de Educação (REPPE) e de seu canal de comunicação, diz a Professora Naura Syria Ferreira na sua Apresentação.

Trata-se de esforço teórico instigante cuja coesão analítica contribui, efetivamente, para o debate sobre as políticas públicas de educação, seus contornos, potencialidades, simulacros e retrocessos.

A obra está sob registro do ISBN 978-65-87561-05-9 no formato e-book com 435 páginas, Brasília, 2020.

Baixe aqui »


Educação básica e o novo Fundeb em tempos de pandemia


Este e-book reúne as falas dos participantes da live FUNDEB em tempos de pandemia, das professoras do Centro de Educação da UFPE, Márcia Angela Aguiar e Alice Botler, bem como do professor e presidente da CNTE Heleno Araújo. Nos anexos, são apresentados vários documentos relativos ao debate sobre o Fundeb..

O professor Heleno Araújo foi o principal especialista no tema central da live, tendo em vista a sua destacada atuação em instâncias diretamente envolvidas com o tema do financiamento da educação como a CNTE e o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE)

Organizado pela professora Márcia Angela da S. Aguiar, a Editora Anpae lança pela primeira vez uma obra fruto de uma live, de um debate, ao mesmo tempo, que o Congresso Nacional vota a permanência do Fundeb. A obra está sob registro do ISBN 978-65-87561-04-2 no formato e-book com 56 páginas, Brasília, 2020.

Baixe aqui »


Políticas e gestão da educação brasileira em cenário alagoano


Oferecemos a todos uma obra coletiva, fruto da sistematização de discussões oriundas de pesquisadores, autores e coautores associados da ANPAE seção Alagoas, ocorrido em tempos da Pandemia do COVID-19, o qual nos impediu a realização presencial do IV Encontro Estadual da ANPAE-AL em 2020. Assim sendo, a seção ANPAE Alagoas publica o livro, no formato e-book, tendo como tema central “Políticas e Gestão da Educação Brasileira em Cenário Alagoano”.

O e-book reúne 16 (dezesseis) textos produzidos por anpaeanos de Alagoas, que tratam em suas pesquisas e estudos, acerca das Políticas e Gestão da Educação Brasileira nas práticas dos Sistemas Educacionais, dos Órgãos Colegiados, das Redes de Ensino, das Unidades Escolares, entre outros correlatos contextos da Educação em Alagoas.

Organizado pelos professores Javan Santos e Salatiel Trajano Junior, a Editora Anpae lança uma obra de qualidade aumentando seu portfólio, sob registro do ISBN: 978-65-87561-02-8, no formato e-book com 282 páginas, Brasília, 2020.

Baixe aqui »


Políticas e gestão da educação brasileira em tempos de retrocessos


Esta obra coletiva é fruto da sistematização de discussões provenientes do X Encontro Estadual da Anpae-RN, ocorrido em Natal, em setembro de 2018, tendo como tema central “A conjuntura atual e a política educacional brasileira: perspectivas e desafios”. Uma vez que a Anpae tem como finalidade social o engajamento na reflexão crítica acerca do pensamento pedagógico-administrativo da educação brasileira, a seção estadual do Rio Grande do Norte convocou seus associados para analisar o momento histórico da educação vivenciado tanto no âmbito nacional quanto local.

Organizado por Rute Regis de Oliveira da Silva e Luciane Terra dos Santos Garcia com autores potiguares, pesquisadores, estudantes e gestores escolares refletiram sobre as políticas educacionais em tempos de hegemonia das forças conservadoras que assumiram o poder no país, particularmente, após o golpe de 2016. Desde então, exacerbaram-se os movimentos de desmonte do Estado brasileiro, marcados pela privatização do patrimônio público e por alterações constitucionais que restringem direitos sociais conforme a concepção do Estado mínimo. .

Mais uma vez, a Editora Anpae lança uma obra de qualidade aumentando seu portfólio, sob registro do ISBN: 978-65-87561-00-4, no formato e-book com 184 páginas. Boa Leitura.

Baixe aqui »


Rankings acadêmicos e governança universitária no espaço do ensino superior de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Portugal e Brasil


A presente coletânea tem como objetivo reunir um conjunto de ensaios produzidos com o intuito de realizar uma aproximação à questão dos rankings acadêmicos e suas implicações na governança universitária a partir da realidade nacional de seis países: Angola, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Portugal e Brasil. Dentro desse escopo, objetiva-se refletir sobre os rankings acadêmicos à luz dos sistemas nacionais de avaliação da educação superior e dos rankings acadêmicos ou índices de qualidade existentes (nacionais, regionais e/ou mundiais) que acabam influindo nas realidades de cada um dos países mencionados.

Organizado por Adolfo Ignacio Calderón, Marco Wandercil e Edivaldo Camarotti Martins com autores brasileiros, portugueses e africanos, este livro faz uma leitura atenta e crítica dos rankings acadêmicos, instrumentos de avaliação da qualidade da educação superior que, em meio a críticas radicais e defesas ardorosas, com suas fragilidades e potencialidades, cada vez mais vem ganhando espaço e legitimidade, como ferramentas de regulação transnacional e nacional no mundo que cada vez mais se globaliza.

Mais uma vez, a Editora Anpae lança uma obra de qualidade aumentando seu portfólio, sob registro do ISBN 978-85-87987-26-6, no formato e-book com 185 páginas. Boa Leitura.


Baixe aqui »





 

Políticas e prioridades para educação básica dos governos estaduais eleitos em 2018: para onde os sistemas estaduais caminham?


Educação - para quê? Aprendemos com os grandes pensadores e referências históricas do campo da educação que devemos sempre nos questionar sobre os fins da educação, sobre a educação que temos e sobre a educação que queremos. Questões como essas já apareciam no Manifesto dos Pioneiros da Educação de 1932 e até hoje precisam ser discutidas, sobretudo porque nossa história é de pouco apreço à democracia, dados os momentos de ruptura e de ditatura, especialmente no século XX. Organizado pelas professoras Theresa Adrião, Luciana Marques e Márcia Angela Aguiar, este livro pretende discutir as novas políticas dos governos estaduais eleitos em 2018 fornecendo um panorama de todas as regiões brasileiras. O livro conta com 314 páginas e está registrado no ISBN: 978-85-87987-25-9


Baixe aqui »
 





Gestão municipal da educação e as parcerias com o Instituto Ayrton Senna


O campo da gestão da educação, no Brasil, tem se constituído, atualmente, e com mais intensidade, em um espaço de disputa de projetos educacionais e, por que não dizer, de projetos de sociedade. São difundidas neste campo ideias que circulam na sociedade em defesa da educação e da escola pública, de responsabilidade estatal, bem como visões que as vinculam às necessidades do mercado e aos grupos privados. Prefaciado por Márcia Angela Aguiar e organizado por Theresa Adrião e Vera Peroni, este livro discute e aprofunda a discussão sobre as disputas entre aqueles que defendem a escola pública e os grupos privados que incansavelmente tentam desmontá-la e transformá-la em produto de um mercado cada vez mais ávido por lucros. Para quem estuda o público e o privado na educação não pode deixar de ler esse livro que está disponível gratuitamente só o registro do ISBN: 978.85.87987.24-2 e contém 140 páginas.


Baixe aqui »
 





A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas




Em primeiro lugar, destacar que a BNCC foi proposta pelo Ministério da Educação (MEC) no contexto que se configura como uma contrarreforma da Educação Básica conduzida pelo atual governo em sua ação de desmonte das conquistas democráticas e populares, sobretudo no que diz respeito aos avanços efetivados nas últimas décadas quanto ao direito à educação e às políticas educacionais. Autores como Márcia Angela Aguiar, Alice Casimiro Lopes, Elizabeth Macedo, Erasto Fortes Mendonça, Luiz Fernandes Dourado, João Ferreira de Oliveira, Nilda Alves, Theresa Adrião, Vera Peroni e Inês Barbosa de Oliveira dissecam o processo de construção da BNCC.
ISBN 978-85-87987-13-6

Baixe aqui»
 





Caderno de avaliação das metas do Plano Nacional de Educação: PNE 2014-2024


Publicação organizada pelos professores João Ferreira de Oliveira (Anpae) Andrea Barbosa Gouveia (Anped) e Heleno Araújo (CNTE) com 20 autores avaliando as 20 metas do PNE 2014-2024 de maneira suscinta e objetiva. Leitura obrigatória para estudiosos do Plano Nacional de Educação de 2014 a 2024 e sua consequência para a Educação Brasileira nesse momento de crise e de retrocessos.
Mais uma publicação editorial da ANPAE. 2018


Baixe aqui »
 










Coletânea SASE


Publicação de uma Coletânea de 5 livros encomendados pela SASE - MEC com a participação de diversos sócios da ANPAE em 2014.






Baixe aqui »
 





Políticas e práxis educativas


Publicação organizada pelos professores Magna França ( UFRN) e Walter Pinheiro Barbosa Junior ( UFRN) dividido nas seguintes partes:1. Para uma compreensão das políticas da educação no Brasil; 2. Conflitos e veredas para o Plano Nacional de Educação; 3. Valorização dos profissionais da educação básica: os casos do Brasil e Portugal; 4. Gestão democrática e coordenação pedagógica em instituições educativas; 5. Ensino médio, educação profissional e o planejamento educacional. ISBN 978-85-92622-30-5, Natal, 2017.

Baixe aqui »