
PROGRAMAÇÃO
Clique aqui para imprimir a programação.Apresentação dos trabalhos aprovados
Dia 03/11/2022
8h00 - 10h00
Apresentações de trabalhos
GTs (Coordenações dos estados)
Sala 4 – Eixo 1: https://meet.google.com/fgo-kaad-van
Sala 5 – Eixo 1: https://meet.google.com/dzb-qdka-zjc
Sala 6 – Eixo 1: https://meet.google.com/pdv-ueak-ace
Sala 8 – Eixo 2: https://meet.google.com/xvv-ubtc-vsn
Sala 11 – Eixo 4: https://meet.google.com/sme-mhay-igk
Sala 13 – Eixo 5: https://meet.google.com/niq-ibwk-drx
10h20 - 12h00
Círculo virtual 01
TEMA: Gestão dos Sistemas Educacionais em contexto pandêmico
Profa. Dra. Ana Lúcia Borba de Arruda (UFPE, diretora ANPAE/PE)
Profa. Me. Nunes Estrela (SEDUC/CE)
Profa. Dra. Gilneide Maria de Oliveira Lobo (SME/Mossoró)
Prof. Dra. Lanara Guimarães de Souza (UFBA)
Mediação: Profa. Me.Maria Goretti da Silva (UFERSA/Vice-diretora ANPAE/RN)
https://meet.google.com/pdh-vqvn-bxg
14h30-15h10
Mesa oficial de abertura
APRESENTAÇÃO CULTURAL (PET Música UFCA)
Presidente da ANPAE: Prof. Dr. Romualdo Portela (USP)
Profa. Me. Eliana Nunes Estrela (SEDUC/CE)
Coordenadora da comissão organizadora da ANPAE Regional:
Profa. Dra. Iasmin da Costa Marinho (UERN/ANPAE/CE)
Vice-presidente ANPAE/Nordeste: Profa. Dra. Andréia Ferreira da Silva (vice-presidente ANPAE/NE)
Diretora e vice-diretora da ANPAE/CE: Profa. Dra. Clarice Zientarski (UFC)
e Profa. Me. Arlane Markely dos Santos Freire
Diretores estaduais nordeste
Coordenação: Profa. Dra. Andréia Ferreira da Silva (vice-presidente ANPAE/NE)
https://www.youtube.com/watch?v=IYCQMLXMNmo
15h10 - 17h00
Conferência de abertura
TEMA: Política, gestão, desigualdades e direito à educação
Conferencista: Profa. Dra. Sofia Lerche Vieira (UECE)
Mediação: Profa. Dra. Clarice Zientarski (UFC, diretora ANPAE/CE)
https://www.youtube.com/watch?v=IYCQMLXMNmo
19h00 - 21h00
Mesa 01:
TEMA: Direito e desigualdades na educação básica
Profa. Dra. Adelaide Alves Dias (UFPB)
Prof. Dr. Carlos André Souza Dublante (UFMA)
Profa. Dra. Iasmin da Costa Marinho (UERN/ANPAE/CE)
Mediação: Profa. Dra. Samara de Oliveira Silva (UESPI, diretora ANPAE/PI)
https://www.youtube.com/watch?v=XnqYvbUYyhI
19h00 - 21h00
Mesa 02
TEMA: O desmonte da universidade pública em tempos de negacionismo
Profa. Dra. Alda Maria Duarte Araújo Castro (UFRN)
Prof. Dr. Cláudio Nunes (UNEB, diretor da ANPEd Nordeste)
Prof. Dr. Ruy de Deus e Mello Neto (UFC)
Mediação: Profa Dra. Maria das Graças Correia Gomes (UNEAL, vice-diretora ANPAE/AL)
https://www.youtube.com/watch?v=F7NPOdETVmo
Dia 04/11/2022
8h00 - 10h00
APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS
GTs (Coordenações dos estados)
10h20 - 12h00
Círculo virtual 02
TEMA: Gestão escolar no contexto do ensino remoto: entre o digital e o real
Profa. Dra. Gabriela Sousa Rêgo Pimentel (UNEB, diretora ANPAE/BA)
Prof. Dr. João Batista Carvalho Nunes (UECE)
Profa. Me. Ronilda Rodrigues da Silva Oliveira (SME/Vitória da Conquista/BA)
Prof.Me. Salatiel Braga Trajano Júnior (SEMED/ Rio Largo/ AL)
Mediação: Profa. Me. Arlane Markely dos Santos Freire (SME/Crato, vice-diretora ANPAE/CE)
https://meet.google.com/fch-ucsd-bfn
14h30 - 16h30
Mesa 03
TEMA: BNCC e formação de professores: contradições e possibilidades
Profa. Dra. Ângela Cristina Alves Albino (UFPB/Diretora da ANPAE/PB)
Profa. Dra. Isabel Maria Sabino de Farias (UECE)
Profa. Dra. Rute Régis de Oliveira da Silva (UFRN)
Mediação: Profa.Dra. Maria da Salete Barboza de Farias (UFPB/Vice diretora ANPAE/PB)
https://www.youtube.com/watch?v=PeA_6AtP6YU
14h30 - 16h30
Mesa 04
TEMA: Políticas de avaliação externa, responsabilização e direito à educação
Profa. Dra. Karlane Holanda Araújo (IFCE)
Profa.Dra. Ana Lúcia Félix dos Santos (UFPE)
Profa. Dr. Givanildo da Silva (UFAL)
Mediação: Prof. Dr. Allan Solano Souza (UERN)
https://www.youtube.com/watch?v=uNnucIHWN20
18h30 às 20h30
Conferência de encerramento
TEMA: Política e Gestão Educacional: temas emergentes
Conferencista 1: Prof. Dr. Romualdo Portela de Oliveira (USP/Presidente ANPAE)
Conferencista 2: Janete Maria Lins de Azevedo (UFPE)
Mediação: Profa. Dra. Maria do Socorro Soares (UFPI)
https://www.youtube.com/watch?v=_KzeGbvivEk
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS
Eixo Temático 1. Política e gestão da Educação Básica
Sala 1 – Dia 3 de novembro – 5ª feira - 8h às 10h
Coordenadores: Allan Solano Souza (UERN) e José Mawison Cândido de Lima (UFPE)
Link: https://meet.google.com/wue-ofyj-ikb
|
Título |
Autor/a/es/as |
1 |
Accountability educacional "à venda" na formação continuada de gestores escolares em Pernambuco |
Anderson Gonçalves Costa, Ana Lúcia |
2 |
A formação continuada da equipe gestora na realidade de Messias - Alagoas |
Givanildo da Silva Alex Vieira da Silva |
3 |
Redes municipais de ensino da Paraíba nos questionários contextuais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) |
Andréia Ferreira da Silva Elayne Beatriz de Farias Pereira |
4 |
Implicações das políticas educacionais inclusivas durante a escolarização de estudantes surdos: uma revisão da literatura |
Adriana Patrícia da Silva |
5 |
Inclusão digital na Educação de Jovens e Adultos: um desafio da contemporaneidade |
Vitalina Silva, Luzinete Barbosa Lyrio |
6 |
EMITec: trajetória do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica na Bahia |
José Francisco Barretto Neto |
7 |
Bônus de desempenho educacional: dispositivos de accountability educacional em Pernambuco |
Maria Angela Alves de Oliveira Rosangela Cely |
Sala 2 – Dia 3 de novembro – 5ª – 8h às 10h
Coordenadoras: Arilene Maria Soares de Medeiros (UERN) e Fernanda Karina Souto Maior de Melo (UFAL)
Link: https://meet.google.com/jni-bivb-ipr
|
Título |
Autor/a/es/a |
1 |
Democracia e educação: perspectivas e desafios para a |
Etiane Maciel de Oliveira Paes |
2 |
Gestão democrática da educação: participação, transparência e controle social |
Danielle Fabiola do Nascimento, Suzana Rebeca da Silva Lima, Paulo Bruno José Ferreira de Brito, Sérgio João da Silva |
3 |
A presença do setor privado na educação pública e a gestão democrática nas escolas municipais de Manaus |
Maria Daise da Cunha Matos |
4 |
Conselhos escolares no município de Mossoró-RN: da regulamentação à escolha dos conselheiros |
Luzitana Saraiva de Oliveira Almeida, Selma Mendonça Bezerra, Arilene Maria Soares de Medeiros |
5 |
A atuação do conselho escolar na escola pública: caminhos a desvelar |
Mayara Ferreira Alves, Fernanda Karina Souto Maior de Melo |
6 |
Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço: contradições no processo de provimento à direção escolar na rede estadual da Bahia |
Bárbara Jennifer Nascimento Silva, Bruna Gomes de Oliveira, Rodrigo da Silva Pereira |
7 |
O gestor escolar e sua atuação na escola pública |
Fernanda Karina Souto Maior de Melo, Mayara Ferreira Alves, Givanildo da Silva |
Sala 4 – Dia 4 de novembro – 6ª feira – 8h às 10h
Coordenadoras: Ana de Fatima de Sousa Abranches (FUNDAJ/PE) e Célia Tanajura Machado (UNEB)
Link: https://meet.google.com/fgo-kaad-van
|
Título |
Autor/a/es/a |
1 |
Qualidade do ensino: do bem-estar à pandemia |
Kleiton Fagner Azevedo de Oliveira Arilene Maria Soares de Medeiros |
2 |
O lugar da creche na política de Educação Infantil: desafios na equidade e no direito ao atendimento antes e pós pandemia |
Elaine Suane Florêncio dos Santos |
3 |
A regulamentação do ensino híbrido na rede estadual paraibana durante a pandemia de covid-19 |
Liana Bastos Bezerra |
4 |
Educação do ensino médio em Pernambuco no contexto da covid-19: normativas e os protocolos instituídos |
Gabriella Soares do Nascimento |
5 |
Reflexões acerca das desigualdades escolares |
Eusilene da Rocha Ferreira |
6 |
Impactos da pandemia do covid-19 na gestão escolar e no trabalho pedagógico dos professores |
Célia Tanajura Machado Elane Oliveira de Souza |
7 |
Gestão pedagógica dos programas de ampliação da jornada escolar para |
Darlan Lima Paiva |
Sala 5 – Dia 4 de novembro – 6ª feira – 8h às 10h
Coordenador(a): Kildo Adevair dos Santos (UFRN) e Alex Vieira da Silva (UFAL)
Link: https://meet.google.com/dzb-qdka-zjc
|
Título |
Autor/a/es/as |
1 |
A pobreza da aprendizagem na concepção do Banco Mundial |
Lívian de Almeida Queiroz Jociene Araújo Lima |
2 |
A política educacional da Reforma educativa peruana (1968-1975): participação e contribuições de Paulo Freire |
Kildo Adevair dos Santos |
3 |
O sentido da qualidade da educação no discurso da política educacional pós-1990 |
Alex Vieira da Silva Givanildo da Silva |
7 |
Educação domiciliar: retrospectiva da política legislativa brasileira |
Ivana Bittencourt Lima Jamine Barros Oliveira Araújo |
4 |
Redes municipais de ensino paraibanas: políticas e (re)configurações (2015-2021) |
Rute Pereira A. de Araújo, Andréia Ferreira |
5 |
A nova gestão pública e as políticas de educação em municípios da Região Metropolitana do Recife |
Dalila Marina Oliveira Maia Emanuelle Santana da Silva Janete Maria Lins de Azevedo |
6 |
A autonomia regulada: a intensificação do trabalho do diretor escolar sob a Nova Gestão Pública |
Catarina Cerqueira de Freitas Santos Igor Mendes Macedo |
Sala 6 – Dia 4 de novembro – 6ª feira – 8h às 10h Coordenador(a): Eloísa Vidal (UECE) e Bruno Leão (UFRN) Link: https://meet.google.com/pdv-ueak-ace
|
Título |
Autor/a/es/as |
1 |
Avaliação educacional como tática de governamento neoliberal: que resultados importam? |
Maria Beatriz Fernandes, Mie Nakayama Dantas da Silva, Allan Solano Souza |
2 |
Avaliação em larga escala e as contribuições para gestão escolar |
Maíra Moreira Prudêncio, Eloisa Maia Vidal |
3 |
Políticas de avaliação externa da educação básica e de accountability nos estados da região Nordeste: um estudo em rede |
Alexandre Viana Araújo, Ana Lúcia Felix dos Santos, Andréia Ferreira da Silva, Eloisa Maia Vidal |
4 |
Políticas de responsabilização no ensino médio dos estados do Ceará e Pernambuco |
Arlane Markely dos Santos Freire, Anderson Gonçalves Costa, José Mawison Cândido de Lima |
5 |
IDEB e a busca por resultados: o que dizem as produções científicas entre os anos de 2011-2021? |
Karina Pessoa de Queiroz, Ciclene Alves da Silva |
6 |
A subserviência da política avaliativa Cearense as diretrizes do movimento Todos Pela Educação |
Jociene Araujo Lima |
7 |
Relação público-privado na educação municipal de Maceió: indícios de uma política de regulação centrada no Ideb |
Edva Emanuelle Gomes da Silva |
8 |
O PAIC e sua influência no SPAECE |
Rosana da Silva Varelo Maria Edgleuma de Andrade |
Eixo Temático 2. Política e gestão da Educação Superior
Sala 7 – Dia 3 de novembro – 5ª feira – 8h às 10h
Coordenadores: Severino Vilar de Albuquerque (UFMA) e Matheus Lucas Silva de Souza (UFRN)
Link: https://meet.google.com/gdu-pvjp-jhb
|
Título |
Autor/a/es/as |
1 |
O desmonte do ensino superior no plano dos governos ultraliberais brasileiros |
Rayanne Karolayne Silvestre da Rocha |
2 |
A “Transformação Digital” da Cogna Educação e a digitalização do ensino superior |
Emanuelle Lourenço do Nascimento, Andreia da Silva Quintanilha Sousa |
3 |
Acesso e permanência ao ensino superior no Brasil: reflexões insubmissas |
Willame Anderson Simões Rebouças Iasmin da Costa Marinho |
4 |
Expansão privado-mercantil da Educação Superior no Brasil: um estudo do FIES |
Fernanda Cristina Oliveira de Lima Matheus Lucas Silva de Souza Alda Maria Duarte Araújo Castro |
5 |
Educação a distância: ensino democrático ou excludente? |
Chandrélin de Paula C. dos Reis Cantelle Delyana Santana de Britto Marinho |
6 |
A expansão dos mestrados profissionais: a diversificação da pós- graduação no Brasil |
Ana Paula de Araújo Tavares |
7 |
Desafios da permanência no ensino superior público em contexto pandêmico: ações de assistência estudantil da UERN |
Maria Natália D. dos Santos Filgueira, Iasmin da Costa Marinho, Juana Terumi H. |
8 |
Prestígio do curso universitário e desigualdade de ganhos no mercado de trabalho entre egressos do ensino superior público brasileiro |
José Roberto Abreu de Carvalho Junior |
Sala 8 – Dia 4 de novembro – 6ª feira – 8h às 10h
Coordenadoras: Rosana Evangelista da Cruz (UFPI) e Juliana Cavalcanti Macedo (UFRPE)
Link: https://meet.google.com/xvv-ubtc-vsn
|
Título |
Autor/a/es/as |
1 |
A internacionalização da pós-graduação e as estratégias da Meta 14 do PNE (2014-2024) |
Maria Luíza Shiiki de França Amorim |
2 |
Inserção social e avaliação da pós-graduação em educação: estado do conhecimento em teses e dissertações |
Talita da Silva, Allan Solano Souza |
3 |
A política educacional no estado do Piauí: inventário das teses e dissertações produzidas no âmbito dos programas de pós-graduação da UFPI |
Juliana da Silva Melo Rosana Evangelista da Cruz |
4 |
O perfil dos alunos do curso de Direito da UERN no ano de 2019 |
Tayná da Silva Sales |
5 |
Produção do conhecimento sobre assistência estudantil em programas de pós- graduação de universidades federais da região Norte |
Regina Celi Alvarenga de M. Castro Alda Maria Duarte Araújo Castro |
6 |
Um estudo sobre as produções acadêmicas em assistência estudantil no ensino superior |
Juliana Cavalcanti Macedo |
7 |
Expansão e interiorização das licenciaturas no âmbito do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
Alian Paiva de Arruda do Nascimento |
Eixo Temático 3. Financiamento da educação e mecanismos de controle social
Sala 9 – Dia 3 de novembro – 5ª feira – 8h às 10hCoordenador(a): Joedson Brito dos Santos (UFCG) e Clarice dos Santos Silva (SEC-BA)
Link: https://meet.google.com/ubi-xkgt-evh
|
Título |
Autor/a/es/as |
1 |
As características teórico-metodológicas das produções acadêmicas sobre financiamento da educação no Nordeste brasileiro |
Maria de Jesus Rodrigues Duarte Rosana Evangelista da Cruz |
2 |
Os estudos e pesquisas sobre Financiamento da Educação Infantil na Revista Fineduca |
Maria Vitoria Oliveira dos Santos |
3 |
Conselhos escolares da educação e as dinâmicas da participação sociopolítica e controle social em Pernambuco: um estudo comparativo entre dois municípios da Região Metropolitana do Recife no Contexto da Pandemia do Covid-19 |
Ana de Fatima Pereira de Sousa Abranches Henrique Guimaraes Coutinho |
4 |
O Fundo de Assistência Educacional (FAED) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos profissionais da educação (Fundeb): possíveis aproximações |
Clarice dos Santos Silva |
5 |
A ampliação no atendimento da educação infantil através da parceria público- privada |
Claudia Dias Silva |
6 |
Participação e controle social no diagnóstico do Plano de Ações Articuladas: um passo para a gestão democrática da educação? |
Queiza Larissa Gomes de Oliveira Rosana Evangelista da Cruz |
7 |
Um olhar sobre o financiamento destinado às ações extensionistas |
Luciana dos Santos Machado Baldoino Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita |
Eixo Temático 4. Currículos, práticas pedagógicas e diversidade
Sala 10 – Dia 3 de novembro – 5ª feira – 8h às 10h
Coordenadoras: Adelina Maria Salles Bizarro (UPE) e Mirthis Yammilit da Conceição Almeida (UERN)
Link: https://meet.google.com/oqq-ectd-hrf
|
Título |
Autor/a/es/as |
1 |
A inclusão escolar de estudantes com TEA: um estudo bibliográfico |
Lucilla Peres Lins |
2 |
O brinquedo nas práticas pedagógicas inclusivas para crianças com deficiência visual |
Brena Kesia da Silva Braga |
3 |
Políticas públicas e formação do currículo para o ensino da literatura |
Enia dos Santos Costa, Célia Tanajura Machado |
4 |
Desobediência epistêmica em “o que dói mais”, de Patativa do Assaré |
Maria Cleide Soares Cavalcante |
5 |
Formação continuada a partir da voz docente: uma experiência extensionista |
Tailson Hugo Felix de Oliveira Angela Cristina Alves Albino |
Sala 11 – Dia 4 de novembro – 6ª feira – 8h às 10h
Coordenadoras: Sawana Araujo Lopes de Souza (UFPB) e Samara de Oliveira Silva (UESPI)
Link: https://meet.google.com/sme-mhay-igk
|
Título |
Autor/a/es/as |
1 |
MST e a luta pela terra: o fazer educativo e político no sentido da coletividade |
Juana Terumi Herculano Tatsukawa Iasmin da Costa Marinho |
2 |
O empoderamento sob o olhar dos coordenadores de curso das licenciaturas x o processo de implementação do diálogo intercultural e as relações étnico-raciais nas políticas educacionais |
Sawana Araujo Lopes de Souza Wilson Honorato Aragão Maraiane Pinto de Sousa |
3 |
Oficinas e expedições ambientais como estratégias de educação ambiental formal em Unidades de Conservação |
Paulo Bruno José Ferreira de Brito |
4 |
7 de setembro: uma data, uma nova forma de trabalho pedagógico |
Alan José Alcântara de Figueiredo Célia Tanajura Machado |
5 |
Para que serve a escola: percepções de estudantes dos anos finais do ensino fundamental |
Nailde Almeida de Santana dos Santos Simone Leal Souza Coite |
Eixo Temático 5. Trabalho, formação e valorização docente
Sala 12 – Dia 3 de novembro – 5ª feira – 8h às 10h
Coordenador(a): Ildo Salvino de Lira (UFPB) e Marnie de Albuquerque Cordeiro (UFPE)
Link: https://meet.google.com/uis-hghd-pao
|
Título |
Autor/a/es/as |
1 |
Estágio curricular no contexto da pandemia: quais as impressões de estudantes de Pedagogia? |
Ildo Salvino de Lira |
2 |
Formação continuada de professores na pandemia: experiência de uma EMEI de Campo Grande - MS |
Mariana Sayd Bellé |
3 |
O que revela uma professora sobre os reflexos da pandemia no processo de alfabetização das crianças? |
Annalyne Felipe Lopes, Ildo Salvino |
4 |
Trabalho remoto no ensino superior: uma necessidade ou realidade que veio para ficar? |
Marnie de Albuquerque Cordeiro, Laurecy Dias dos Santos |
5 |
BNC-Formação: abordagem por competências na formação de professores |
Marden Cristian Ferreira Cruz |
6 |
Escola da Terra Ceará: Formação continuada de professores do campo, indígenas e quilombolas |
Clarice Zientarski, Perla Almeida Rodrigues Freire, |
Sala 13 – Dia 4 de novembro – 6ª feira – 8h às 10h
Coordenadoras: Clarice Zientarski (UFC) e Priscilla Novaes Nogueira (IFMA)
Link: https://meet.google.com/niq-ibwk-drx
|
Título |
Autor/a/es/as |
1 |
Mecanismos de accountability: mal-estar e adoecimento docente |
Sandy Naédia Lucas de Oliveira, Clarice Zientarski, |
2 |
Reforma do Ensino Médio e trabalho docente: desafios da implementação durante a pandemia de COVID-19 |
Micaela Balsamo de Mello, |
3 |
A criação e expansão da Rede Federal de Educação e o plano de carreira do profissional docente da instituição. |
Priscilla Novaes Nogueira |
4 |
A visão e prática dos professores de empreendedorismo nas escolas de ensino médio da rede estadual de Pernambuco |
Marília Taya Amorim Moura |
5 |
A relação entre a cultura escolar e a constituição da identidade do coordenador pedagógico |
Taciana Vanessa Santana Rios, Simone Leal Souza Coite, |