Apresentação | Inscrição | Submissão | Programação | Comissões

    

PROGRAMAÇÃO

Clique aqui para imprimir a programação.

Apresentação dos trabalhos aprovados


Dia 03/11/2022

8h00 - 10h00
Apresentações de trabalhos

GTs (Coordenações dos estados)
Sala 4 – Eixo 1: https://meet.google.com/fgo-kaad-van
Sala 5 – Eixo 1: https://meet.google.com/dzb-qdka-zjc
Sala 6 – Eixo 1: https://meet.google.com/pdv-ueak-ace
Sala 8 – Eixo 2: https://meet.google.com/xvv-ubtc-vsn
Sala 11 – Eixo 4: https://meet.google.com/sme-mhay-igk
Sala 13 – Eixo 5: https://meet.google.com/niq-ibwk-drx

10h20 - 12h00
Círculo virtual 01

TEMA: Gestão dos Sistemas Educacionais em contexto pandêmico

Profa. Dra. Ana Lúcia Borba de Arruda (UFPE, diretora ANPAE/PE)
Profa. Me. Nunes Estrela (SEDUC/CE)
Profa. Dra. Gilneide Maria de Oliveira Lobo (SME/Mossoró)
Prof. Dra. Lanara Guimarães de Souza (UFBA)
Mediação: Profa. Me.Maria Goretti da Silva (UFERSA/Vice-diretora ANPAE/RN)
https://meet.google.com/pdh-vqvn-bxg

14h30-15h10
Mesa oficial de abertura

APRESENTAÇÃO CULTURAL (PET Música UFCA)
Presidente da ANPAE: Prof. Dr. Romualdo Portela (USP)
Profa. Me. Eliana Nunes Estrela (SEDUC/CE)
Coordenadora da comissão organizadora da ANPAE Regional:
Profa. Dra. Iasmin da Costa Marinho (UERN/ANPAE/CE)
Vice-presidente ANPAE/Nordeste: Profa. Dra. Andréia Ferreira da Silva (vice-presidente ANPAE/NE)
Diretora e vice-diretora da ANPAE/CE: Profa. Dra. Clarice Zientarski (UFC)
e Profa. Me. Arlane Markely dos Santos Freire
Diretores estaduais nordeste
Coordenação: Profa. Dra. Andréia Ferreira da Silva (vice-presidente ANPAE/NE)
https://www.youtube.com/watch?v=IYCQMLXMNmo

15h10 - 17h00
Conferência de abertura

TEMA: Política, gestão, desigualdades e direito à educação
Conferencista: Profa. Dra. Sofia Lerche Vieira (UECE)
Mediação: Profa. Dra. Clarice Zientarski (UFC, diretora ANPAE/CE)
https://www.youtube.com/watch?v=IYCQMLXMNmo

19h00 - 21h00
Mesa 01:

TEMA: Direito e desigualdades na educação básica
Profa. Dra. Adelaide Alves Dias (UFPB)
Prof. Dr. Carlos André Souza Dublante (UFMA)
Profa. Dra. Iasmin da Costa Marinho (UERN/ANPAE/CE)
Mediação: Profa. Dra. Samara de Oliveira Silva (UESPI, diretora ANPAE/PI)
https://www.youtube.com/watch?v=XnqYvbUYyhI

19h00 - 21h00
Mesa 02

TEMA: O desmonte da universidade pública em tempos de negacionismo
Profa. Dra. Alda Maria Duarte Araújo Castro (UFRN)
Prof. Dr. Cláudio Nunes (UNEB, diretor da ANPEd Nordeste)
Prof. Dr. Ruy de Deus e Mello Neto (UFC)
Mediação: Profa Dra. Maria das Graças Correia Gomes (UNEAL, vice-diretora ANPAE/AL)
https://www.youtube.com/watch?v=F7NPOdETVmo

Dia 04/11/2022
8h00 - 10h00

APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS
GTs (Coordenações dos estados)

10h20 - 12h00
Círculo virtual 02

TEMA: Gestão escolar no contexto do ensino remoto: entre o digital e o real
Profa. Dra. Gabriela Sousa Rêgo Pimentel (UNEB, diretora ANPAE/BA)
Prof. Dr. João Batista Carvalho Nunes (UECE)
Profa. Me. Ronilda Rodrigues da Silva Oliveira (SME/Vitória da Conquista/BA)
Prof.Me. Salatiel Braga Trajano Júnior (SEMED/ Rio Largo/ AL)
Mediação: Profa. Me. Arlane Markely dos Santos Freire (SME/Crato, vice-diretora ANPAE/CE)
https://meet.google.com/fch-ucsd-bfn

14h30 - 16h30
Mesa 03

TEMA: BNCC e formação de professores: contradições e possibilidades
Profa. Dra. Ângela Cristina Alves Albino (UFPB/Diretora da ANPAE/PB)
Profa. Dra. Isabel Maria Sabino de Farias (UECE)
Profa. Dra. Rute Régis de Oliveira da Silva (UFRN)
Mediação: Profa.Dra. Maria da Salete Barboza de Farias (UFPB/Vice diretora ANPAE/PB)
https://www.youtube.com/watch?v=PeA_6AtP6YU

14h30 - 16h30
Mesa 04

TEMA: Políticas de avaliação externa, responsabilização e direito à educação
Profa. Dra. Karlane Holanda Araújo (IFCE)
Profa.Dra. Ana Lúcia Félix dos Santos (UFPE)
Profa. Dr. Givanildo da Silva (UFAL)
Mediação: Prof. Dr. Allan Solano Souza (UERN)
https://www.youtube.com/watch?v=uNnucIHWN20

18h30 às 20h30
Conferência de encerramento

TEMA: Política e Gestão Educacional: temas emergentes
Conferencista 1: Prof. Dr. Romualdo Portela de Oliveira (USP/Presidente ANPAE)
Conferencista 2: Janete Maria Lins de Azevedo (UFPE)
Mediação: Profa. Dra. Maria do Socorro Soares (UFPI)
https://www.youtube.com/watch?v=_KzeGbvivEk



APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS

Eixo Temático 1. Política e gestão da Educação Básica
Sala 1 – Dia 3 de novembro – 5ª feira - 8h às 10h

Coordenadores: Allan Solano Souza (UERN) e José Mawison Cândido de Lima (UFPE)
Link: https://meet.google.com/wue-ofyj-ikb


 

Título

Autor/a/es/as

1

Accountability educacional "à venda" na formação continuada de gestores escolares em Pernambuco

Anderson Gonçalves Costa, Ana Lúcia
Félix dos Santos, Paulo Bruno José Ferreira de Brito

2

A formação continuada da equipe gestora na realidade de Messias - Alagoas

Givanildo da Silva Alex Vieira da Silva

3

Redes municipais de ensino da Paraíba nos questionários contextuais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)

Andréia Ferreira da Silva Elayne Beatriz de Farias Pereira

4

Implicações das políticas educacionais inclusivas durante a escolarização de estudantes surdos: uma revisão da literatura

Adriana Patrícia da Silva

5

Inclusão digital na Educação de Jovens e Adultos: um desafio da contemporaneidade

Vitalina  Silva, Luzinete Barbosa Lyrio

6

EMITec: trajetória do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica na Bahia

José Francisco Barretto Neto
Clarice dos Santos Silva Flávia Barbosa de Carvalho

7

Bônus de desempenho educacional: dispositivos de accountability educacional em Pernambuco

Maria Angela Alves de Oliveira Rosangela Cely

Sala 2 – Dia 3 de novembro – 5ª – 8h às 10h
Coordenadoras: Arilene Maria Soares de Medeiros (UERN) e Fernanda Karina Souto Maior de Melo (UFAL)
Link: https://meet.google.com/jni-bivb-ipr


 

Título

Autor/a/es/a

1

Democracia e educação: perspectivas e desafios para a
construção de uma cultura de participação no espaço escolar

Etiane Maciel de Oliveira Paes
Beatriz Carneiro Alencar Antonio Sousa Alves

2

Gestão democrática da educação: participação, transparência e controle social

Danielle Fabiola do Nascimento, Suzana Rebeca da Silva Lima, Paulo Bruno José Ferreira de Brito, Sérgio João da Silva

3

A presença do setor privado na educação pública e a gestão democrática nas escolas municipais de Manaus

Maria Daise da Cunha Matos

4

Conselhos escolares no município de Mossoró-RN: da regulamentação à escolha dos conselheiros

Luzitana Saraiva de Oliveira Almeida, Selma Mendonça Bezerra, Arilene Maria Soares de Medeiros

5

A atuação do conselho escolar na escola pública: caminhos a desvelar

Mayara Ferreira Alves, Fernanda Karina Souto Maior de Melo

6

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço: contradições no processo de provimento à direção escolar na rede estadual da Bahia

Bárbara Jennifer Nascimento Silva, Bruna Gomes de Oliveira, Rodrigo da Silva Pereira

7

O gestor escolar e sua atuação na escola pública

Fernanda Karina Souto Maior de Melo, Mayara Ferreira Alves, Givanildo da Silva

Sala 4 – Dia 4 de novembro – 6ª feira – 8h às 10h
Coordenadoras: Ana de Fatima de Sousa Abranches (FUNDAJ/PE) e Célia Tanajura Machado (UNEB)
Link: https://meet.google.com/fgo-kaad-van

 

Título

Autor/a/es/a

1

Qualidade do ensino: do bem-estar à pandemia

Kleiton Fagner Azevedo de Oliveira Arilene Maria Soares de Medeiros

2

O lugar da creche na política de Educação Infantil: desafios na equidade e no direito ao atendimento antes e pós pandemia

Elaine Suane Florêncio dos Santos

3

A regulamentação do ensino híbrido na rede estadual paraibana durante a pandemia de covid-19

Liana Bastos Bezerra

4

Educação do ensino médio em Pernambuco no contexto da covid-19: normativas e os protocolos instituídos

Gabriella Soares do Nascimento
Ana de Fatima P. de Sousa Abranches

5

Reflexões acerca das desigualdades escolares

Eusilene da Rocha Ferreira

6

Impactos da pandemia do covid-19 na gestão escolar e no trabalho pedagógico dos professores

Célia Tanajura Machado Elane Oliveira de Souza
Catia Sueli Cerqueira dos Santos

7

Gestão pedagógica dos programas de ampliação da jornada escolar para
estudantes do 9º ano em contexto pandêmico na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza - SME

Darlan Lima Paiva

Sala 5 – Dia 4 de novembro – 6ª feira – 8h às 10h
Coordenador(a): Kildo Adevair dos Santos (UFRN) e Alex Vieira da Silva (UFAL)
Link: https://meet.google.com/dzb-qdka-zjc

 

Título

Autor/a/es/as

1

A pobreza da aprendizagem na concepção do Banco Mundial

Lívian de Almeida Queiroz Jociene Araújo Lima
Emanuela Rútila Monteiro Chaves

2

A política educacional da Reforma educativa peruana (1968-1975): participação e contribuições de Paulo Freire

Kildo Adevair dos Santos

3

O sentido da qualidade da educação no discurso da política educacional pós-1990

Alex Vieira da Silva Givanildo da Silva

7

Educação domiciliar: retrospectiva da política legislativa brasileira

Ivana Bittencourt Lima Jamine Barros Oliveira Araújo

4

Redes municipais de ensino paraibanas: políticas e (re)configurações (2015-2021)

Rute Pereira A. de Araújo, Andréia Ferreira
da Silva, Luciana Leandro da Silva, Joedson Brito dos Santos

5

A nova gestão pública e as políticas de educação em municípios da Região Metropolitana do Recife

Dalila Marina Oliveira Maia Emanuelle Santana da Silva Janete Maria Lins de Azevedo

6

A autonomia regulada: a intensificação do trabalho do diretor escolar sob a Nova Gestão Pública

Catarina Cerqueira de Freitas Santos Igor Mendes Macedo
Rodrigo da Silva Pereira

Sala 6 – Dia 4 de novembro – 6ª feira – 8h às 10h Coordenador(a): Eloísa Vidal (UECE) e Bruno Leão (UFRN) Link: https://meet.google.com/pdv-ueak-ace

 

Título

Autor/a/es/as

1

Avaliação educacional como tática de governamento neoliberal: que resultados importam?

Maria Beatriz Fernandes, Mie Nakayama Dantas da Silva, Allan Solano Souza

2

Avaliação em larga escala e as contribuições para gestão escolar

Maíra Moreira Prudêncio, Eloisa Maia Vidal

3

Políticas de avaliação externa da educação básica e de accountability nos estados da região Nordeste: um estudo em rede

Alexandre Viana Araújo, Ana Lúcia Felix dos Santos, Andréia Ferreira da Silva, Eloisa Maia Vidal

4

Políticas de responsabilização no ensino médio dos estados do Ceará e Pernambuco

Arlane Markely dos Santos Freire, Anderson Gonçalves Costa, José Mawison Cândido de Lima

5

IDEB e a busca por resultados: o que dizem as produções científicas entre os anos de 2011-2021?

Karina Pessoa de Queiroz, Ciclene Alves da Silva

6

A subserviência da política avaliativa Cearense as diretrizes do movimento Todos Pela Educação

Jociene Araujo Lima
Maria de Fatima Oliveira Santos

7

Relação público-privado na educação municipal de Maceió: indícios de uma política de regulação centrada no Ideb

Edva Emanuelle Gomes da Silva

8

O PAIC e sua influência no SPAECE

Rosana da Silva Varelo Maria Edgleuma de Andrade

Eixo Temático 2. Política e gestão da Educação Superior

Sala 7 – Dia 3 de novembro – 5ª feira – 8h às 10h
Coordenadores: Severino Vilar de Albuquerque (UFMA) e Matheus Lucas Silva de Souza (UFRN)
Link: https://meet.google.com/gdu-pvjp-jhb

 

Título

Autor/a/es/as

1

O desmonte do ensino superior no plano dos governos ultraliberais brasileiros

Rayanne Karolayne Silvestre da Rocha

2

A “Transformação Digital” da Cogna Educação e a digitalização do ensino superior

Emanuelle Lourenço do Nascimento, Andreia da Silva Quintanilha Sousa

3

Acesso e permanência ao ensino superior no Brasil: reflexões insubmissas

Willame Anderson Simões Rebouças Iasmin da Costa Marinho
Mirthis Yammilit da Conceição Almeida

4

Expansão privado-mercantil da Educação Superior no Brasil: um estudo do FIES

Fernanda Cristina Oliveira de Lima Matheus Lucas Silva de Souza Alda Maria Duarte Araújo Castro

5

Educação a distância: ensino democrático ou excludente?

Chandrélin de Paula C. dos Reis Cantelle Delyana Santana de Britto Marinho

6

A expansão dos mestrados profissionais: a diversificação da pós- graduação no Brasil

Ana Paula de Araújo Tavares

7

Desafios da permanência no ensino superior público em contexto pandêmico: ações de assistência estudantil da UERN

Maria Natália D. dos Santos Filgueira, Iasmin da Costa Marinho, Juana Terumi H.
Tatsukawa, Willame Anderson S.Rebouças

8

Prestígio do curso universitário e desigualdade de ganhos no mercado de trabalho entre egressos do ensino superior público brasileiro

José Roberto Abreu de Carvalho Junior

Sala 8 – Dia 4 de novembro – 6ª feira – 8h às 10h
Coordenadoras: Rosana Evangelista da Cruz (UFPI) e Juliana Cavalcanti Macedo (UFRPE)
Link: https://meet.google.com/xvv-ubtc-vsn

 

Título

Autor/a/es/as

1

A internacionalização da pós-graduação e as estratégias da Meta 14 do PNE (2014-2024)

Maria Luíza Shiiki de França Amorim
Nadine Alves de Oliveira e Silva Alda Maria Duarte Araújo Castro

2

Inserção social e avaliação da pós-graduação em educação: estado do conhecimento em teses e dissertações

Talita da Silva, Allan Solano Souza

3

A política educacional no estado do Piauí: inventário das teses e dissertações produzidas no âmbito dos programas de pós-graduação da UFPI

Juliana da Silva Melo Rosana Evangelista da Cruz

4

O perfil dos alunos do curso de Direito da UERN no ano de 2019

Tayná da Silva Sales
Maria Edgleuma de Andrade

5

Produção do conhecimento sobre assistência estudantil em programas de pós- graduação de universidades federais da região Norte

Regina Celi Alvarenga de M. Castro Alda Maria Duarte Araújo Castro

6

Um estudo sobre as produções acadêmicas em assistência estudantil no ensino superior

Juliana Cavalcanti Macedo

7

Expansão e interiorização das licenciaturas no âmbito do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Alian Paiva de Arruda do Nascimento

Eixo Temático 3. Financiamento da educação e mecanismos de controle social

Sala 9 – Dia 3 de novembro – 5ª feira – 8h às 10h

Coordenador(a): Joedson Brito dos Santos (UFCG) e Clarice dos Santos Silva (SEC-BA)

Link: https://meet.google.com/ubi-xkgt-evh



 

Título

Autor/a/es/as

1

As características teórico-metodológicas das produções acadêmicas sobre financiamento da educação no Nordeste brasileiro

Maria de Jesus Rodrigues Duarte Rosana Evangelista da Cruz

2

Os estudos e pesquisas sobre Financiamento da Educação Infantil na Revista Fineduca

Maria Vitoria Oliveira dos Santos
Emanuela Celi da Silva Ferreira Joedson Brito dos Santos

3

Conselhos escolares da educação e as dinâmicas da participação sociopolítica e controle social em Pernambuco: um estudo comparativo entre dois municípios da Região Metropolitana do Recife no Contexto da Pandemia do Covid-19

Ana de Fatima Pereira de Sousa Abranches Henrique Guimaraes Coutinho

4

O Fundo de Assistência Educacional (FAED) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos profissionais da educação (Fundeb): possíveis aproximações

Clarice dos Santos Silva

5

A ampliação no atendimento da educação infantil através da parceria público- privada

Claudia Dias Silva
Gabriela Sousa Rego Pimentel

6

Participação e controle social no diagnóstico do Plano de Ações Articuladas: um passo para a gestão democrática da educação?

Queiza Larissa Gomes de Oliveira Rosana Evangelista da Cruz

7

Um olhar sobre o financiamento destinado às ações extensionistas

Luciana dos Santos Machado Baldoino Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita

Eixo Temático 4. Currículos, práticas pedagógicas e diversidade

Sala 10 – Dia 3 de novembro – 5ª feira – 8h às 10h
Coordenadoras: Adelina Maria Salles Bizarro (UPE) e Mirthis Yammilit da Conceição Almeida (UERN)
Link: https://meet.google.com/oqq-ectd-hrf

 

Título

Autor/a/es/as

1

A inclusão escolar de estudantes com TEA: um estudo bibliográfico

Lucilla Peres Lins

2

O brinquedo nas práticas pedagógicas inclusivas para crianças com deficiência visual

Brena Kesia da Silva Braga
Mirthis Yammilit da Conceição Almeida Willame Anderson Simões Rebouças Taisa do Carmo Oliveira

3

Políticas públicas e formação do currículo para o ensino da literatura

Enia dos Santos Costa, Célia Tanajura Machado

4

Desobediência epistêmica em “o que dói mais”, de Patativa do Assaré

Maria Cleide Soares Cavalcante

5

Formação continuada a partir da voz docente: uma experiência extensionista

Tailson Hugo Felix de Oliveira Angela Cristina Alves Albino

Sala 11 – Dia 4 de novembro – 6ª feira – 8h às 10h
Coordenadoras: Sawana Araujo Lopes de Souza (UFPB) e Samara de Oliveira Silva (UESPI)
Link: https://meet.google.com/sme-mhay-igk

 

Título

Autor/a/es/as

1

MST e a luta pela terra: o fazer educativo e político no sentido da coletividade

Juana Terumi Herculano Tatsukawa Iasmin da Costa Marinho
Emanuela Rútila Monteiro Chaves

2

O empoderamento sob o olhar dos coordenadores de curso das licenciaturas x o processo de implementação do diálogo intercultural e as relações étnico-raciais nas políticas educacionais

Sawana Araujo Lopes de Souza Wilson Honorato Aragão Maraiane Pinto de Sousa
Jose Felix dos Santos Neto

3

Oficinas e expedições ambientais como estratégias de educação ambiental formal em Unidades de Conservação

Paulo Bruno José Ferreira de Brito

4

7 de setembro: uma data, uma nova forma de trabalho pedagógico

Alan José Alcântara de Figueiredo Célia Tanajura Machado

5

Para que serve a escola: percepções de estudantes dos anos finais do ensino fundamental

Nailde Almeida de Santana dos Santos Simone Leal Souza Coite
Taciana Vanessa Santana Rios

Eixo Temático 5. Trabalho, formação e valorização docente

Sala 12 – Dia 3 de novembro – 5ª feira – 8h às 10h
Coordenador(a): Ildo Salvino de Lira (UFPB) e Marnie de Albuquerque Cordeiro (UFPE)
Link: https://meet.google.com/uis-hghd-pao

 

Título

Autor/a/es/as

1

Estágio curricular no contexto da pandemia: quais as impressões de estudantes de Pedagogia?

Ildo Salvino de Lira

2

Formação continuada de professores na pandemia: experiência de uma EMEI de Campo Grande - MS

Mariana Sayd Bellé

3

O que revela uma professora sobre os reflexos da pandemia no processo de alfabetização das crianças?

Annalyne Felipe Lopes, Ildo Salvino
De Lira, Francisca Francinalva Vieira Nobre, Rosângela Soares Xavier

4

Trabalho remoto no ensino superior: uma necessidade ou realidade que veio para ficar?

Marnie de Albuquerque Cordeiro, Laurecy Dias dos Santos

5

BNC-Formação: abordagem por competências na formação de professores

Marden Cristian Ferreira Cruz

6

Escola da Terra Ceará: Formação continuada de professores do campo, indígenas e quilombolas

Clarice Zientarski, Perla Almeida Rodrigues Freire,
João Marcelo Scarcella da Silva

Sala 13 – Dia 4 de novembro – 6ª feira – 8h às 10h
Coordenadoras: Clarice Zientarski (UFC) e Priscilla Novaes Nogueira (IFMA)
Link: https://meet.google.com/niq-ibwk-drx

 

Título

Autor/a/es/as

1

Mecanismos de accountability: mal-estar e adoecimento docente

Sandy Naédia Lucas de Oliveira, Clarice Zientarski,
Valdísia Vieira dos Santos Silva

2

Reforma do Ensino Médio e trabalho docente: desafios da implementação durante a pandemia de COVID-19

Micaela Balsamo de Mello,
Heder Amaro Velasques de Souza, Catarina Cerqueira de Freitas Santos, Rodrigo da Silva Pereira

3

A criação e expansão da Rede Federal de Educação e o plano de carreira do profissional docente da instituição.

Priscilla Novaes Nogueira

4

A visão e prática dos professores de empreendedorismo nas escolas de ensino médio da rede estadual de Pernambuco

Marília Taya Amorim Moura

5

A relação entre a cultura escolar e a constituição da identidade do coordenador pedagógico

Taciana Vanessa Santana Rios, Simone Leal Souza Coite,
Nailde Almeida de Santana dos Santos


top
ticias.html">Notícias | Documentos | Memória | Contato

Associação Nacional de Política e Administração