Memória

2021

2019

2011

XXI Encontro de Política e Administração da Educação, no Ceará-30º Aniversário da ANPAE-SEÇÃO CEARÁ 1981 a 2011.

Destinado aos Representantes dos Pais, dos Alunos, das CREDE, Professores,Técnicos, Diretores de Escola, Coordenadores Regionais de Diretores de Turma,  Professores Diretores de Turma. Articuladores dos PDT (Professores Diretores de Turma), Secretários Escolares, UNDIME, C0DEA, COPEM, membros do Conselho de Educação, Estudantes Universitários e outros profissionais.

Educação Emocional: A Complementaridade entre  Razão e Afetividade

Data: 17 e 18 de novembro de 2011, 5ª e 6ª feira

Local: Passaré, Banco do Nordeste.

Dia  17 de novembro de 2011, Quinta Feira

09h00min às 10h00min – Inscrições e Recebimento de Material.

10h00min - Solenidade de Abertura pela Diretora da ANPAE, Seção Ceará, Professora Ana Maria Nogueira Moreira, Membro do Conselho de Educação do Ceará
10h15min - Momento Musical, oferecido pelo CAIC Maria Felício Lopes, Fortaleza.
10h30min - Conferência Inaugural: O Desenvolvimento das Competências Emocionais - A Empatia na Comunicação – Professor Dr. Juan Casassus, Analista da Educação-Orealc/UNESCO Chile, última publicação: “Fundamentos da Educação Emocional”, tradução em português, 2009.
Presidente da Mesa – Professora Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, Secretária de Educação Básica do Ceará.
1h30min –  Cafezinho

11h45min - Painel - Jovens Adolescentes e seus Conflitos: Como buscar Estratégias para encaminhar Soluções.. Relatos da Prática de Professores Diretores de Turma no Acompanhamento pessoalizado do Aluno (desmassificação) e na Comunicação entre a Escola, a Família e a Comunidade

Coordenadora da Mesa: Professora Dra. Márcia Ângela da Silva Aguiar, UFPe, Presidente da ANPAE.  

Painelistas: Prof. Orozimbo Leão de Carvalho Neto, Mestre em Psicologia, PUC.
                      . Coordenadores Regionais do Projeto Diretor de Turma:
                      . Professor Gilmar Dantas  da Silva (10ª CREDE - Russas)
                      . Professor Jeferson Chrystian Almeida Nunes (19ª CREDE- Juazeiro do Norte)
                      . Professora Vanessa Bonfim (SEFOR).

13h30m Almoço

14h15min Palestra: A Liderança Pedagógica do Diretor da Escola em Contextos de Diversidade e Mudança.
Palestrante:  Dra. Lídia Grave ,Coordenadora do Mestrado em Administração e Gestão Educacional, Universidade Aberta , Portugal.
Coordenadora da mesa: Professor Rogers Vasconcelos Mendes, SEDUC
Debatedores: Professor Ênio Silveira, Diretor Geral do Colégio Antares
Professora Elizabete Araújo, Coordenadora da CREDE 11- Jaguaribe

15h30min Palestra: Os Cuidados e a Educação na Educação Infantil - Políticas Públicas.
Palestrante: Dra. Sílvia Helena Vieira Cruz, UFC
Coordenadora da Mesa: Professora Dra. Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca, Diretora da Faculdade de Educação da UFC.
Debatedoras: Professora Raquel MelloFiúza, M.S, Universidade de Victoria, Canadá, Diretora   da Escola Maple Bear
Professora Dra. Ieda Maria Maia Pires, Assessora Técnica da UNILAB
16: 45h Workshop- A Escola Emocional e A Escola Anti emocional - Vigiar e Castigar, Dr. Juan Casassus                    (Inscrição especial-restrita 30 vagas).

18: h Encerramento.

Dia 18 de novembro- Sexta feira

8 h - Mesa Redonda- A Prática do Estudo Orientado, Monitoria e Reforço escolar nas Escolas Públicas
Coordenadora da Mesa: Professora Genira Fonseca de Oliveira, Assessora Técnica, CODEA / SEDUC
Coordenadora Regional PPDT- Profa.Carmen Solange Gomes de Holanda Rosal -Iguatu CREDE 16 
Aluno líder da turma:

Coordenador Escolar Prof. Francisco Sales-
Escola de Ensino Médio Gov. Adauto Bezerra-  Jardim CREDE 19
Aluna : Líder e Monitora Milana de Souza Oliveira,
Escola de EM Gov. Adauto Bezerra- Turno da Tarde 2ª Série C.

Coordenador Regional PPDT Daniel de Almeida Higino-
Jaguaribe CREDE 11
Aluna Líder da Turma:Sofia Samara Rodrigues da Silva e Monitora da
Escola Estadual de Ensino Profissional, Maria Célia Pinheiro Falcão, 1º Ano do Curso Técnico-Agronegócio - Pereiro

09h30min - Cafezinho

10 h Palestra - “Coaching” Educacional: os bloqueios no aprendizado, Professora Ângela Graciela, Especialista Rio de Janeiro
Coordenadora da Mesa - Conceição Ávila de Misquita Viñas, Coordenadora de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem/Gestão Escolar- SEDUC
Debatedores:         Haidé Eunice Gonçalves Ferreira Leite, Consultora da SEDUC.
Psicólogo Antônio de Pádua Campos Filho                                                           Professor  Manoel Andrade , UFC

13h30min - Almoço

14h30minh - Palestra:Mediação Escolar: Educar para a Amizade.
Palestrante: Dra Jussara Maria Rosin Delphino – Procuradora do Estado e Consultora da Assessoria |Jurídica da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Coordenação da Mesa: Professor Francisco Elício Cavalcante de Abreu-Secretário de Educação de Itapiúna e Presidente da UNDIME-CE

15h30min - Cafezinho

16h00min – Colóquio de Conclusão do XXI Encontro com a Platéia sobre : A Compreensão Emocional na Sala de Aula
Conferencista: Professor Dr.Juan Casassus.
Coordenadora da Mesa: Professora Dra. Maria Luiza Barbosa Chaves, Vice Diretora da ANPAE-CE
Debatedora: Professora Psicóloga Sônia Barbosa de Campos, M. Ed, UFC..

18 h. Encerramento

Proposta

XXI ENCONTRO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO
NO CEARÁ

 

Introdução

            Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE, Seção Ceará, estará realizando seu XXI Encontro Estadual de Política e Administração da Educação, nos dias 17 e 18 de novembro de 2011, no Auditório do Passaré, BNB, já se constituindo, este evento, uma tradição dessa entidade no Ceará. O evento marcará  os trinta anos de criação da ANPAE - Seção Ceará.

Importância do tema

            A temática escolhida será “Educação Emocional: A Complementaridade entre a Razão e Afetividade”, desdobrado em vários subtemas com abordagens diversificadas, procurando abranger os interesses dos participantes, constituídos de pesquisadores, professores, técnicos, planejadores, e, principalmente, gestores da educação. Haverá espaço para a divulgação de experiências exitosas que têm contribuído para o sucesso da escola. Estão sendo convidadas autoridades relacionadas à temática, pesquisadores brasileiros e de outros países que deverão expor as novas políticas e trabalhos em que os desafios recorrentes e emergentes da educação brasileira possam ser apresentados e debatidos entre os vários protagonistas
O conferencista convidado, Casassus, menciona os resultados de uma ampla investigação realizada em 1994 sobre os fatores que incidem na aprendizagem e que demonstrou que a variável que mais explicava as diferenças na aprendizagem era o clima emocional na classe, resultado, por sua vez, das relações dos estudantes entre si e com os professores e coloca algo sobre a ajuda que os pais podem dar aos filhos, e que recentemente foi demonstrado: “Nada importa mais para o desenvolvimento das crianças do que os professores tomarem consciência de si mesmos”. Finalmente, Casassus destaca que as necessidades de aprendizagem, não são as únicas necessidades que os alunos têm nas escolas, pois precisam também “ser reconhecidos na sua legitimidade, querem ser escutados, necessitam ser respeitados, necessitam pertencer a uma comunidade de pares, necessitam brincar, necessitam autonomia, concluindo que a insatisfação das necessidades básicas dos educandos é fonte de violência. Necessita-se da transformação da sociedade e a superação de uma crise que nos ameaça com um naufrágio universal. E, não poderemos chegar à plenitude que a natureza para nós reservou enquanto a razão não atingir a sabedoria de reconhecer suas limitações.

A Clientela
 
O foco principal é a Escola Pública, portanto, o Encontro é destinado aos Representantes dos Pais, às CREDE´s, Professores, Núcleos Gestores, Coordenadores Regionais de Diretores de Turma, Professores Diretores de Turma, Articuladores de PDT (professores diretores de turma), Diretores de Escola, Técnicos, Secretários Escolares, UNDIME, CODEA, COPEM, membros do Conselho de Educação, tendo em vista, as transformações contextuais das gerações nos últimos cinqüenta anos.

Estratégias Metodológicas

A temática - “Educação Emocional: A Complementaridade entre a Razão e Afetividade” terá diversos formatos, tais como: uma conferência, um painel, quatro palestras, um workshop, a apresentação de relatos de experiência, uma mesa redonda e um Colóquio com a Platéia.

Benefícios disponíveis aos participantes

 

  1. Material impresso do XXI Encontro;
  2.  Publicação do livro de Juan Casassus Fundamentos da Educação Emocional,                  UNESCO Brasília  Líber Editora Livro tradução, 2009;
  3.  Certificado de participação;
  4. Dois almoços;
  5. Quatro cafezinhos.

Preço das Inscrições

Associados, Instituições e Alunos R$ 200,00;

Não associados R$250,00;

Estes preços serão mantidos até 30 de setembro.

Número de vagas ofertadas à Secretaria de Educação do Ceará

Em face do grande número de CREDE’s, e das unidades escolares públicas, distribuídas no âmbito de todo Ceará, além do interesse dos vários setores técnicos da SEDUC, a ANPAE-Seção Ceará, através de sua Diretoria, propõe à SEDUC a aquisição de, no mínimo, duzentos e cinqüenta inscrições.Fortaleza, 03 de setembro de 2011




top