Submissão

1 – NORMAS GERAIS PARA COMUNICAÇÕES ORAIS E PÔSTERES

NORMAS GERAIS PARA COMUNICAÇÕES ORAIS

Condições, inscrições e selação de trabalhos

Os participantes poderão inscrever-se unicamente por meio da ANPAE, via página web, a partir de 1º de setembro de 2018.

  • Os trabalhos inscritos via ANPAE serão avaliados pelo Comitê Científico da Associação.
  • Será exigida a inscrição de Resumo Ampliado para inscrição dos autores e coautores, assim como o pagamento da inscrição dos autores e coautores.
Serão tidas em consideração pelo Comitê Científico comunicações ou pôsteres que se apresentem seguindo as normas de redação e com as seguintes condições gerais:

1. Cada pessoa poderá submeter até 3 trabalhos (comunicação ou pôster), sendo:

  • a) 1 como autor(a) principal e 2 como coautor(a)

2. Cada comunicação ou pôster poderá ter um máximo de quatro autores.

3. Não será possível corrigir ou modificar as comunicações ou pôsteres depois de serem aceitas pela Organização do Congresso.

4. Não serão considerados os trabalhos em que:

  • a) submeter autores no sistema diferenciados dos autores inseridos no arquivo do trabalho

  • b) o autor ou coautor(es) não estejam inscritos no Simpósio.


Formato e apresentação das comunicações

1. O envio das comunicações requerem a apresentação de um Resumo Ampliado de 5 a 9 mil caracteres (com espaço).

2. As comunicações podem incluir estudos, trabalhos acadêmicos e relatos de experiência.

3. O Resumo Ampliado deverá ser enviado em formato de editor de textos Word 1997 ou posterior, com as seguintes descrições:

  • Papel A4 (29,7cm x 21 cm)
  • Margens de 03 cm
  • Fonte Times New Roman tamanho 12
  • Espaço entrelinhas de 1,5
  • Alinhamento justificado
  • As páginas não deverão estar numeradas. .

4. O título deve estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento central.

5. Os nomes dos autores/autoras devem aparecer debaixo do título da obra, alinhado à esquerda, seguido a identificação da instituição e com o e-mail dos autores/autoras.

6. Resumo Ampliadodeve conter: Introdução do problema, desenvolvimento, conclusões e referências, observando-se as normas habituais para a publicação de artigos científicos.

7. O Resumo Ampliado deve ser anexado, conforme normas previstas no Sistema de Submissão da ANPAE.

Formato e apresentação dos pôsteres

1. O envio dos pôsteres requer a apresentação de um Resumo Ampliado de 3 a 5 mil caracteres (com espaço). Todos os Pôsteres devem ser enviados em formato de editor de textos Word 1997 ou posterior, com as seguintes diretrizes:

  • Papel A4 (29,7cm x 21 cm)
  • Margens de 03 cm
  • Fonte Times New Roman tamanho 12
  • Espaço entrelinhas de 1,5
  • Alinhamento justificado
  • As páginas não deverão estar numeradas.

2. O título deve estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento central.

3. Os nomes dos autores/autoras devem aparecer debaixo do título da obra, alinhado à esquerda, seguido a identificação da instituição e com o e-mail dos autores/autoras.

4. Resumo Ampliado deve conter: Introdução do problema, desenvolvimento, conclusões e referências, observando-se as normas habituais para a publicação de artigos científicos. 

5. O Resumo Ampliado deve ser anexado, conforme normas previstas no Sistema de Submissão da ANPAE.

6. Conteúdo do pôster: O pôster deve fazer referência ao Simpósio e ao respectivo Eixo Temático. O conteúdo propriamente dito deve cobrir o título e o desenvolvimento do trabalho, a discussão dos resultados e as conclusões.

7. Apresentação do pôster. Os autores são pessoalmente responsáveis pela entrega de seus pôsteres no local e dia da sessão de apresentação de pôsteres em Curitiba/PR e pela sua retirada após a sessão. Durante a sessão de apresentação dos pôsteres é necessária a presença de, no mínimo, um dos autores junto ao pôster para atender ao público interessado e fazer sua integração com o conjunto dos autores que participam da sessão de pôsteres, além de ter sua presença registrada pela ANPAE.

8. Estrutura e dimensões do pôster: Largura mínima 50 cm e máxima 90 cm. Altura mínima 80 cm e máxima 120 cm. É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar.

OBSERVAÇÃO: Os trabalhos enviados no formato PDF serão desconsiderados.

Resultados da avaliação do Comitê Científico e a publicação dos trabalhos e pôsteres

1. A avaliação dos trabalhos (comunicações orais) e pôsteres pelo Comitê Científico é conclusiva e, como tal, não está sujeita a revisão. Em consequência, reiteramos a importância da qualidade dos trabalhos e pôsteres e o estrito cumprimento das condições de apresentação, o formato das normas e critérios de avaliação.

2. O resultado da avaliação dos trabalhos será publicado no Portal da ANPAE.


Critérios de avaliação dos trabalhos por parte do Comitê Científico

• Clareza na formulação e desenvolvimento do tema
• Relevância da contribuição para a política e a gestão da educação
• A consistência e a precisão no tratamento teórico e metodológico
• Correção na linguagem do texto e cumprimento das normas da ABNT
• O cumprimento das condições de apresentação e as regras de formato.


NOTA:
Todos os textos aqui apresentados são de inteira responsabilidade dos autores e coautores, e pré-autorizados para publicação pelas regras que se submeteram ao XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. Os artigos assinados refletem as opiniões dos seus autores e não as da Anpae, do seu Conselho Editorial ou de sua Direção.

PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS, TECNOLÓGICAS OU DE INOVAÇÃO DO EVENTO

Trata-se de evento nacional com forte tradição na área de Políticas e Administração da Educação. Este Simpósio, além de discutir temáticas significativas de pesquisa na área de educação, bem como temáticas contemporâneas e emergentes, tem contribuído fortemente para a produção da pós-graduação e da pesquisa na área de educação no Brasil, sobretudo no âmbito das políticas e administração da educação. Também trará contribuições significativas para o campo da gestão escolar e discussão dos projetos pedagógicos escolares. Os associados da Anpae são, em geral, professores da educação superior, especialmente dos programas de pós-graduação, e da educação básica, estudantes de p ós-graduação, gestores e técnicos dos sistemas de ensino. Há, pois, uma grande expectativa quanto à participação do público alvo, que incluirá professores das redes de ensino de Curitiba e Região Metropolitana, além de outros municípios e instituições, por meio de parceria, além de estudantes dos cursos de licenciatura da UFPR, da UEPG, de Instituto Federal etc. Esperamos que todas as atividades previstas possam contribuir com o crescimento quantitativo e qualitativo de nossa área, bem como à diversificação que tal crescimento apresenta. Confiamos também que o Simpósio contribua para o intercâmbio da comunidade científica nacional, com efetiva afirmação da pesquisa e da pós-graduação em educação nos estados, regiões e instituições envolvidas. Os simposistas terão acesso livre aos trabalhos apresentados no Congresso, bem como receberão o Livro da programação científica. Também terão acesso ao e-book específico com a íntegra dos trabalhos e pôsteres e aprovados.