Associação Nacional de Política e Administração da Educação



Informativo de fevereiro de 2022


'Querida, encolhi os dados': Inep distorce LGPD e prejudica a educação



A decisão por limitar os microdados da educação impacta significativamente o trabalho de pesquisadores e de gestores educacionais, diz Carlos Affonso de Souza em seu artigo.



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Apagamento do Direito a Educação


Entidades reagem à exclusão de dados do Censo Escolar.

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Rússia reagiu contra Ucrânia com atraso de oito anos’, diz Miguel Borba

Professor considera que Moscou violou direito internacional, mas em resposta à escalada militar ocidental desde o golpe de 2014

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Donbass: ayer, hoy y mañana

Vídeo da RT sobre a sobrevivência e a tentativa de genocídio dos ucranianos russos étnicos pelos nazistas ucranianos (Em espanhol)

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Defesa russa diz ter provas de programa de criação de armas biológicas na Ucrânia.

Defesa russa diz ter provas de programa de criação de armas biológicas na Ucrânia financiado por EUA

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Primeiro lançamento da Editora Anpae de 2022

"Dimensões da privatização da Educação Básica no Brasil: um diálogo com a produção acadêmica a partir de 1990". Autora: Theresa Adrião, 297 páginas,


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Indústria de armas vê o conflito na Ucrânia como uma oportunidade, não uma crise

Publicado por Jonathan Ng, noTruthout com original em inglês e traduzido por César Locatelli em março de 2022. CLIQUE AQUI para ler a tradução.

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A (dupla) ofensiva do agro nas escolas

Além de interferir na alimentação que é servida nas escolas públicas, o agro quer influenciar o currículo da educação básica e o conteúdo dos livros didáticos das escolas públicas e privadas

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Pepe Escobar explica a nova ordem mundial

O jornalista Leonardo Attuch entrevista o analista geopolítico Pepe Escobar a ordem internacional anuncia por China e Rússia.

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Formação de professoras e de professores em tempos de desmontes das políticas públicas


A BNC-Formação expressa uma opção política e um projeto de sociedade, cujo objetivo é regular os currículos e a formação dos(as) professores(as) de forma compatível com esse projeto. As análises realizadas por diferentes pesquisadores(as) da área da educação reafirmam e denunciam que nos últimos tempos é crescente o retorno de concepções de formação e de gestão educacional afinadas à lógica neoliberal, que defendem a educação como serviço e não como direito de todos, articuladas portanto, à ideia de maximização do lucro e à perpetuação das desigualdades nos mais variados âmbitos. Essa é a temática do nº 4 da Revista Educação Básica em Foco.




Estes textos não refletem necessariamente a opinião da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE.


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