Associação Nacional de Política e Administração da Educação



Informativo de outubro de 2021

Comemorando 60 anos de luta pela educação pública








A EDITORA ANPAE COMEMORA 5 ANOS DE EXISTÊNCIA NO SEU NOVO FORMATO.


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A Anpae ao longo de seus 60 anos sempre teve destaque na publicação de livros na área de educação. A primeira publicação foi feita em 1964 por Anízio Teixeira com o título NATUREZA E FUNÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (Salvador: ANPAE, Caderno de Administração Escolar I, 1964, 16 p). Esta série de Cadernos de Administração ainda teve outras 7 publicações com vários autores como José Querino Ribeiro, Carlos Corrêa Mascaro, José Augusto Dias, José Carlos Melchior e Benno Sander. Estas publicações finalizaram no ano de 1982. Em 2000, já na administração de Benno Sander, foi iniciadoa a série COLEÇÃO BIBLIOTECA ANPAE – SÉRIE LIVROS. A séria iniciou com uma coletânea organizado por Lauro Carlos Wittmann com o título “O ESTADO DA ARTE EM POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1991 A 1997”. Brasília: ANPAE; Campinas: Editora Autores Associados, 2001, 272p). Concomitante foi criado também por Benno Sander em 2002, a COLEÇÃO BIBLIOTECA ANPAE – SÉRIE CADERNOS. Tendo como o primeiro livro publicado organizado por Lúcia Helena Teixeira com o título “LDB E PNE: DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA” (São Bernardo do Campo: UMESP, Coleção Biblioteca Anpae, Série Cadernos Anpae, n. 1, 2002, 144p). Tal série com ISSN 1677.3802 tinha a característica de periódicos e durou até 2017. Ao longo das gestões de Benno Sander e Marcia Angela Aguiar a Anpae continua publicando intensamente, então já na administração de João Ferreira foi criada a Editora Anpae no seu atual formato e a Biblioteca Virtual da Anpae. A Editora Anpae iniciou suas publicações de livros, anais e coletâneas em 2016 Todos com registro no ISBN ou anais de eventos através de séries. Na atual administração o presidente Romualdo Portela tem dado todo apoio a Editora Anpae tendo sido lançados 22 livros e anais. Novas perspectivas encorajadoras ensejam 2022, está no forno 4 volumes para serem lançados já em janeiro. Nessa edição do nosso informativo, teremos uma degustação dos últimos livros produzidos. Já contamos com uma página do Instragam divulgando os lançamentos e novidades da Editora Anpae.



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Políticas educacionais democráticas em tempos de resistência.


Discussão sobre as políticas educacionais, envolvendo questões atinentes às formas de organização, gestão, regulação e avaliação tem sido objeto de análises e pesquisas no campo educacional envolvendo entidades científicas, acadêmicas, sindicais, dentre outras.

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Políticas, práticas, gestão e planejamento educacional


Refletir e analisar “políticas, práticas, gestão e planejamento educacional” é um desafio amplo e complexo, dado o modo como se desenvolveu e vem se desenvolvendo a educação brasileira, marcada por avanços, retrocessos e resistências em diferentes contextos e conjunturas.

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Avaliações estaduais: nascimento, vida e protagonismo


Profissionais que atuam em diferentes espaços educativos e regiões do Brasil e que, cotidianamente, refletem sobre as práticas pedagógicas, a Educação Básica, a universidade, vivenciam os desafios da docência e da gestão, pesquisam e se dedicam a compreender os processos educativos ao qual toda a educação está atrelada.

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Políticas e gestão educacional no estado do Amazonas


O Livro abarca debates centrais das políticas públicas educacionais que foram objeto de estudos e debates no Encontro Estadual da ANPAE/Amazonas em 2020, um debate acadêmico sério e comprometido que demarca a importância deste livro, em que os autores se baseando em referências regionais, nacionais e internacionais.


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Formação e gestão educacional em tempos de pandemia: política, gestão e financiamento da educação

Não bastasse a crise sanitária, o Brasil vive uma escalada fascista sob os auspícios de um grupo de extrema direita, onde o descaso à saúde, à educação e ao trabalhador têm imperado. Os desafios, portanto, não são apenas sanitários, mas morais e éticos.


Volume 1 - Volume 2

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Educação a distância e tecnologias: políticas públicas, qualidade e inovação - 2 volumes


Coletânea intitulada Educação a Distância e tecnologias: políticas públicas, qualidade e inovação organizada pelas professoras doutoras Daniela da Costa Britto Pereira Lima da Universidade Federal de Goiás e Catarina de Almeida Santos da Universidade de Brasília analisa temáticas da maior relevância no campo das políticas educacionais.
Volume 1 - Volume 2

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Políticas educacionais no Estado do Rio de Janeiro: provocações sobre democracia e gestão da escola pública


Este livro, apresentamos o resultado do debate que vem sendo desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais (GESED), da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ), coordenado pela professora Daniela Patti do Amaral. Os textos trazem como objeto de análise a gestão democrática da escola pública contextualizada na contemporaneidade e apresentam as ferramentas analíticas conceituais que vimos utilizando.

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Parcerias em educação: o caso do Ginásio Pernambuco


São vários os estudos que abordam a relação entre o público e o privado no contexto da gestão da educação no Brasil, em especial, aqueles que têm como foco iniciativas de governos subnacionais em decorrência da agenda de reformas do Ministério da Administração e Reforma do Estado (Mare) no período de governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.

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PNE, politicas e gestão da educação: novas formas de organização e privatização


A Coletânia PNE, POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO E PRIVATIZAÇÃO”, organizada pelo Professor Dr. Luiz Fernandes Dourado, é resultado de pesquisas articuladas a temáticas que abordam a avaliação do PNE, com especial desdobramento no que concerne ao processo de materialização ou não deste plano e conta com a participação de pesquisadores nacionais da UFG, UFPE, UFPR, UFSC, UnB, PUCGO e Fundaj e estudantes do PPGE UFG.

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Educação básica e o novo Fundeb em tempos de pandemia


Este e-book reúne as falas dos participantes da live FUNDEB em tempos de pandemia, das professoras do Centro de Educação da UFPE, Márcia Angela Aguiar e Alice Botler, bem como do professor e presidente da CNTE Heleno Araújo. Nos anexos, são apresentados vários documentos relativos ao debate sobre o Fundeb.

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Políticas educacionais e gestão da educação, 3 v. / Formação de professores e trabalho docente, currículo e práticas pedagógicas, 3 v.


Anais do III Encontro Estadual da ANPAE - MA (*) / I Seminário Política e Gestão da Educação, Formação de Professores, Profissionalização e Trabalho Docente: discursos, práticas e dilemas em tempos sombrios.(**)

(*)Volume 1 - Volumw 2 - Volumw 3
(**)Volume 1 - Volume 2 - Volume 3


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Políticas e gestão da educação brasileira em cenário alagoano


Oferecemos a todos uma obra coletiva, fruto da sistematização de discussões oriundas de pesquisadores, autores e coautores associados da ANPAE seção Alagoas, ocorrido em tempos da Pandemia do COVID-19, o qual nos impediu a realização presencial do IV Encontro Estadual da ANPAE-AL em 2020. Assim sendo, a seção ANPAE Alagoas publica o livro, no formato e-book, tendo como tema central “Políticas e Gestão da Educação Brasileira em Cenário Alagoano”.

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Coleção Políticas Educacionais no Ceará


Volume 1 - Políticas de Ensino Médio e Educação Profissional: contextos, saberes e protagonismo no espaço escolar.

Volume 2 - Responsabilização educacional no Ceará: trajetórias e evidências.

Volume 3 - Política educacional, gestão e aprendizagem: achados de pesquisas.




Estes textos não refletem necessariamente a opinião da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE.




JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO | DEZEMBRO - (2020)

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