Seminários Regionais da ANPAE

  • Concebeu-se uma Programação multifacetada capaz de abranger tanto as reflexões acadêmico-científicas, quanto assegurar espaço as outras manifestações. Assim, tivemos Conferências, Mesas Redondas, Comunicações Orais, Lançamento de Livros. As reflexões propostas para a Conferência e Mesas Redondas contarão com a participação de pesquisadores atuantes no campo da Pós-Graduação em Educação e docentes da educação básica, assegurando-se a participação de docentes das universidades da região Norte.

SUMÁRIO

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Apresentação

  • Ao longo de três dias estivemos reunidos na Universidade Federal do Pará, no período de 28 a 30.08.2018, nas dependências do Instituto de Ciências da Educação, onde discutimosa “Gestão democrática, o financiamento, os direitos sociais e encolhimento do Estado brasileiro” em Mesas-Redondas, Painéis e Grupos de Trabalho. Compartilhamos nossas pesquisas, experiências e vitórias nas Sessões realizadas nas Salas, nas quais pudemos fazer novas interações com pesquisadores, professores, diretores, alunos de graduação e pós-graduação da região Norte, como oportunidade singular de encontro pela educação, por acreditarmos no seu poderpara proporcionar uma humanização maior e assim ajudar a diminuir as desigualdades sociais e em especial a regional, na crença de uma sociedade mais justa e mais equânime.e, propiciar novas interlocuções, pela possibilidade de novos encontros interacionais. Conseguimos aprofundar a temática proposta, com bastante discussão sobre a conjuntura atual de incertezas, indecisões e retrocesso conservador, em que estamos vivendo no Brasil.Os representantes dos estados da Amazônia traçaram um perfil da situação educacional de cada Estado, aqui, representados (Pará, Amapá, Amazonas e Tocantins). Não poupamos esforços para fazer o nosso melhor para partilhar nossas ideias com o apoio dos fazem a educação acontecer nessa região, sem o que seria impossível realizarmos o evento.

    Agradecemos a ANPAE-nacional,a Universidade Federal do Pará, a Fundação de Administração e Desenvolvimento SP- Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa - FADESP,ao Instituto de Ciências da Educação, ao Núcleo Transdisciplinar de Estudos sobre a Educação Básica – NEB, ao Programa dePós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Educação Básica - PPEB e Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED da UFPA, aos coordenadores dos Grupos de Estudos e Pesquisas Observe, Grupo de estudos e pesquisas em estado e educação na Amazônia – Gestamazon, Grupo de estudos e pesquisas sobre gestão, trabalho e educação no cárcere – Gepgtec, Grupo de estudos e pesquisas e políticas públicas para a educação básica- Geppeb, Grupo de estudos e pesquisas em trabalho e educação – GEPTE, Grupo de estudos e pesquisas em educação e direitos humanos – GEEDH, aos professores e alunos, aos bolsistas de iniciação científica e de extensão, aos alunos da graduação e pós-graduação e demais pessoas que muito contribuíram para a realização e sucesso do evento.

    Contamos com a participação de um grande contingente significativo deprofessores, técnicos e diretores da rede básica de ensino, administradores e/ou gestores da educação, professores da educação básica e superior, técnicos educacionais e outros profissionais interessados nas ações e políticas educacionais que se desenvolvem na Região Norte e no Brasil, perfazendo um total de mais de cento e vinte pessoas, variando nos dias. Tivemos 100 trabalhos submetidos e 67 (sessenta e sete)aprovados como comunicação oral, que foram apresentados nos três dias do evento em horário, após as Mesas-Redondas, nas Salas do Instituto de Ciências da Educação, com a coordenação de professores, mestrandos e doutorandos do NEB, PPEB, PPGED e ICED. Para uma região com tantas dificuldades como a Norte o número de trabalhos foi grande. Nosso evento foi elogiado pelos participantes, mesmo com tantas dificuldades conseguimos fazer com qualidade. Tivemos uma abertura com audição cultural com músicos da UFPA; uma Conferência de abertura realizada pelo Presidente Prof. Dr. João Ferreira de Oliveira; com lançamento de seis livros de autores do Norte, que foram apresentados por seus autores para a plateia, 4 Mesas-Redondas. Todas as Sessões contaram com grande quantidade de participantes, excetuando a dos trabalhos que envolviam menos gente, daí serem realizadas em salas menores.

    Nossos objetivosdeestabelecer intercâmbios interinstitucionais e científicos entre entidades e movimentos sociais ligados à política e à administração da educação, na relação com seu caráter público;Socializar a produção científica ou de experiências exitosas na educação básica concernente aos projetos desenvolvidos por profissionais e administradores da educação, bem como discentes de pós-graduação e de graduação e Ampliar a discussão a respeito do caráter público das políticas e da administração da educação básica e superior, foram inteiramente cumpridos.