Seminários Regionais da ANPAE

  • A educação, quando apreendida no plano das determinações e relações sociais e, portanto, ela mesma constituída e constituinte destas relações, apresenta-se historicamente como um campo de disputa hegemônica. Esta disputa dá-se na perspectiva de articular concepções, a organização dos processos e dos conteúdos educativos na escola e, mais amplamente, nos diferentes esferas da vida social, aos interesses de classe (GAUDÊNCIO FRIGOTTO, EDUCAÇÃO E A CRISE DO CAPITALISMO REAL, 1995, p. 25).

SUMÁRIO

Apresentação

Não é bom que nós nos agarremos a utopias, sobre “como resolver”, “é bom [...] que nós nos agarremos a utopísticas, ou seja, às ideias, aos caminhos concretos que se nos apresentam que nós podemos construir com uma luta coletiva” (L. C. Freitas - 2020).


  • Essa publicação contêm os resumos expandidos submetidos e apresentados no XI Seminário Regional da ANPAE Centro-Oeste – Políticas Educacionais Democráticas em Tempos de Resistência realizado, de forma remota, no período de 09 a 10 de dezembro de 2020, sob a coordenação geral da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e Universidade Federal de Goiás (UFG). O Seminário foi promovido pelas Diretorias Estaduais de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, contando com apoio dos Programas de Pós-graduação em Educação das instituições de ensino superior que compõem estas diretorias.  Como constitutivo da bandeira de luta política e acadêmica da Anpae, o evento demarcou a defesa e a resistência em prol do direito à educação de qualidade para todos e todas, nos diferentes níveis, etapas e modalidades da educação nacional.

    Ao longo de dois dias de intensas atividades acadêmicas (conferência, mesas redondas, painéis, comunicações orais) discutiu-se temáticas centrais de pesquisas na área da educação, tais como: finalidades da educação e da escola; currículo e regulação da educação básica e superior; militarização da escola pública; inclusão, pobreza e educação; educação a distância no Brasil; educação profissional e desemprego; formação docente em tempos de BNCC; gestão da educação básica e superior, entre outras. Portanto, foram apresentadas e discutidas temáticas que afetam diretamente a realidade da escola, da universidade, do trabalho docente, da gestão e organização do trabalho pedagógico. /p>

    Num contexto político e educacional marcado por ataques e retrocessos nas pautas e nas políticas democráticas e progressistas para educação brasileira, o evento, cujo título evoca democracia e resistência, teve como objetivo central contribuir com reflexões críticas sobre os múltiplos desafios que se fazem presente na proposição e materialização das políticas educacionais na atual conjuntura brasileira. Neste sentido, congregou em torno do debate acadêmico e científico pesquisadores, docentes e dirigentes de educação superior; dirigentes e técnicos dos sistemas educacionais; professores e diretores de educação básica e de instituições congêneres; estudantes de cursos de graduação e pós-graduação; profissionais de outras áreas do conhecimento que tenham interfaces com as políticas intersetoriais da educação.

    Em decorrência do distanciamento social proveniente da pandemia da Covid 19, o Seminário foi realizado remotamente com auxílio das tecnologias (ferramentas e plataformas) digitais de comunicação. A despeito desse fato, o evento contou com um número expressivo de participantes, sendo mais de 500 inscritos e 101 trabalhos submetidos em formato de resumos expandidos, os quais são objetos desta publicação.  Os trabalhos que compõem esses Anais, com base em diferentes olhares, temáticas e abordagens teóricas e metodológicas, evidenciam que essa luta é coletiva e encontra ressonância e militância nas diferentes regiões do pais. Os trabalhos foram avaliados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados às instituições organizadores do evento, e tanto para submissão como para publicação foram distribuídos em oito eixos temáticos:

    1. Política e gestão da educação básica.
    2. Política e gestão da educação superior.
    3. Políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares.
    4. Planejamento da Educação, cooperação federativa e regime de colaboração entre sistemas na educação.
    5. Políticas Públicas e Financiamento da Educação.
    6. Gestão pedagógica, organização curricular e qualidade da educação.
    7. Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social.
    8. Regulação, avaliação e qualidade da educação: agendas e realidades locais.

    Esperamos que os estudos aqui publicados, síntese da produção acadêmica não só da região centro-oeste, na área de Política e Gestão da Educação no Brasil, contribuam com o debate e com as ações em torno da defesa da democracia e da educação pública brasileira em tempos de retrocessos no campo democrático e progressista. Por isso, convidamos a todos e todas a lerem os trabalhos como exercício de resistência e, sobretudo, de esperança em tempos melhores para o Brasil e para educação!!

    Marcilene Pelegrine Gomes
    Romilson Martins Siqueira
    (Organizadores)

    Boa leitura!




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