VII Seminário Regional da ANPAE - Região Sul

13 a 14 de abril de 2023, Londrina, Paraná

Submissão

Início | Submissão | Inscrição | Programação | Cronograma | Comissões | Hotéis

Template p/ apresentação (POWER POINT)

Template p/ resumo expandido ( DOCX)




PÚBLICO ALVO:

a) Docentes e pós-graduandos de instituições educacionais;
b) Membros dos grupos de pesquisa;
c) Docentes e estudantes de cursos de graduação em educação e áreas afins;
d) Gestores e docentes da educação básica e superior.
e) Integrantes de movimentos sociais populares


TEMA:
POLÍTICAS EDUCACIONAIS: POR UMA GESTÃO PÚBLICA E DEMOCRÁTICA


A realização do evento, em formato presencial, contará com a utilização dos espaços físicos da Universidade Estadual de Londrina - PR (UEL), a qual será sede das conferências, mesas de discussão e apresentações de trabalhos.
As submissões dos trabalhos poderão ser realizadas a partir dos seguintes eixos:


Eixo 1 – Políticas e gestão da educação básica em suas etapas e modalidades.
Gestão democrática e os desafios para a educação básica; Gestão e qualidade social na educação; Concepções de gestão nas políticas para a educação básica; Modelos de democracia representativa na educação básica: conselhos, grêmios, fóruns e associações; Participação dos movimentos sociais na educação: Fóruns Nacional, Estaduais, Municipais e Populares de Educação.

Eixo 2 – Políticas e gestão da educação superior
Gestão democrática e os desafios para a educação superior; Concepções de gestão nas políticas para a educação superior; Modelos de democracia representativa: conselhos, Centros Acadêmicos, DCEs; Crise da democracia e ascensão do gerencialismo nas universidades; Movimentos sociais de educação, Fóruns Nacional, Estaduais, Municipais e Populares de Educação.

Eixo 3 – Políticas de avaliação educacional
Avaliações em larga escala: impactos na educação; Concepções de avaliação nas políticas educacionais; Estudos sobre índices e rankings; Estudos sobre avaliação no Brasil: origem, trajetórias e tendências atuais; Estudos comparados em avaliação educacional; Análise crítica dos modelos de avaliação de ensino e da aprendizagem escolar. Planejamento e análise de estratégias de avaliação adequadas à realidade educacional brasileira.

Eixo 4 – Políticas de formação, valorização e condições de trabalho dos profissionais da educação
Políticas educacionais de formação inicial e continuada dos profissionais da educação; Análises de concepções de formação nas políticas educacionais; Políticas de valorização e condições trabalho dos profissionais da educação; Carreira e remuneração; Piso Salarial Profissional Nacional; Impactos das políticas educacionais na saúde dos profissionais da educação.

Eixo 5 – Políticas educacionais e os processos de empresariamento da educação pública.
As formas contemporâneas de subsunção da educação ao capital sob a gestão gerencialista das frações burguesas empresariais. A atuação dos conglomerados empresariais (fundações, instituições e organizações sociais) na definição, planejamento e implementação de políticas de plataformizacão, financiamento, formação docente, currículo, dos níveis, etapas e modalidades da educação pública.

Eixo 6 – Financiamento da educação e mecanismos de controle social
Financiamento da educação básica e superior; Atuação do setor privado na disputa pelo financiamento da educação; Intervenções dos organismos multilaterais sobre as formas de financiamento da educação; Atuação dos conselhos no acompanhamento da aplicação dos recursos na educação pública; O novo Fundeb.

Eixo 7 – Políticas e práticas curriculares
Políticas curriculares e os impactos na educação básica; BNCC e seus reflexos na educação básica e superior; Práticas curriculares em contexto de mudanças; Métodos e didáticas no currículo da educação básica; Teorias e práticas no ensino. Intervenções do setor privado no currículo da educação básica e superior.

Eixo 8 – Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social
Desigualdade de classes e diferenças no contexto educacional; Interseccionalidade nas políticas educacionais; Processos de inclusão na educação básica e superior: avanços e desafios; Gênero, sexualidades, educação étnico-racial; Educação especial; Educação do campo; Educação indígena; Educação quilombola; Educação de jovens e adultos; Educação e pobreza.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

1. A submissão de trabalhos(s) será feita por Eixo Temático, a ser indicado no Sistema da ANPAE (https://sistema.anpae.org.br/).
2. Todos(as) os(as) autores(as) professores(as) coautores(as) do ensino superior deverão estar quite com a associação da ANPAE referente ao ano de 2023.
3. A inscrição deverá ser paga com antecedência de, pelo menos, 48 horas da realização da submissão do trabalho, para assegurar o processamento do pagamento.
4. Estudantes, professores e integrantes de movimentos sociais que não são professores(as) de ensino superior terão a sua inscrição gratuita.
5. Cada inscrito(a) poderá submeter até dois trabalhos como autor(a) principal e, no máximo, três na condição de coautor(a).
6. A comissão científica excluirá os trabalhos que excedam o quantitativo de submissão por autor(a)/coautor(a).
7. Cada trabalho poderá ter, no máximo, quatro autores(a), sendo o primeiro considerado como autor(a) e os demais coautores(as).
8. A revisão ortográfica, de acordo com as normas da Nova Ortografia Brasileira, é de responsabilidade dos(as) autores(as) e deve, obrigatoriamente, preceder à submissão, não sendo possível efetuar ou solicitar correções ou modificações nos trabalhos submetidos.
9. Os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico integrarão os anais do evento, que serão publicados e disponibilizados no site da ANPAE.
10. Não haverá devolução do valor da anuidade em nenhuma situação, mesmo em caso de desistência ou não aprovação pelo Comitê Científico.
11. A submissão de trabalho(s) no Sistema da ANPAE expressa a aceitação das regras aqui definidas.

FORMATO E APRESENTAÇÃO

1. O envio das comunicações requer a apresentação de um resumo ampliado de 5 a 9 mil caracteres (com espaços).
2. As comunicações podem incluir pesquisas, trabalhos acadêmicos e relatos de experiência.
3. O resumo ampliado deverá ser enviado em formato de editor de textos Word 1997 ou posterior, com as seguintes descrições: Papel A4 (29,7cm x 21 cm) Margens de 03 cm Fonte Times New Roman, tamanho 12. Espaço entrelinhas de 1,5 Alinhamento justificado.
4. As páginas não deverão estar numeradas.
5. O título do trabalho deverá ser escrito em fonte 12, Times New Roman, somente a primeira letra maiúscula (com exceção de nomes próprios) e centralizado, seguido de espaço de uma linha. Dessa forma, o título deverá ser registrado no Sistema da Anpae.
6. Os nomes dos(as)autores(as) deverão ser inseridos abaixo do título do trabalho, alinhado à direita, seguido da sigla da instituição a qual está vinculado, entre parênteses, e dos respectivos e-mails na linha abaixo;
7. Em caso de financiamento da pesquisa a instituição financiadora deverá ser mencionada em nota de rodapé;
8. Os títulos das seções deverão ser escritos em fonte 12, Time New Roman, somente a primeira letra maiúscula e alinhado à esquerda;
9. Citações diretas deverão ser escritas em fonte 10pts, espaçamento entre linhas de 1pt. e recuo de 4cm.
10. Notas de rodapé deverão ser escritas em fonte 10, Time New Roman, espaçamento entre linhas de 1pt
11. O resumo ampliado deve conter: introdução do tema, desenvolvimento, conclusões e referências, observando-se as normas da ABNT;
12. As referências devem ser alinhadas à esquerda;
13. O resumo ampliado deve ser anexado, conforme normas previstas, no Sistema de Submissão da ANPAE.
14. Não será considerado para avaliação:

  • a) o trabalho que não cumprir o número máximo de submissões por autor(a) ou o número máximo de autores(a) e coautores(a) por trabalho.
  • b) submeter nomes de autores(a) no sistema diferenciados dos(as) autores(as) que constem no arquivo do trabalho.
  • c) os(a) autores(a) ou coautores(as) que não estejam inscritos no Seminário.
  • d) trabalho submetido em formato PDF.

NORMAS PARA NOMINAR ARQUIVOS DAS COMUNICAÇÕES ORAIS

1. Os arquivos serão nominados pelo número do eixo temático seguido pelo nome do (a) primeiro(a) autor(a). EXEMPLO: E4-MariaEliteSantos.docx
2. O nome do arquivo no formato DOCX não deverá ter sinais, caracteres ou espaço em branco.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS


1. Cumprimento das normas de formatação e apresentação dos trabalhos, definidas pelo evento.
2. Relevância e pertinência do tema em relação ao eixo escolhido.
3. Correção gramatical e das normas técnicas da ABNT para apresentação de trabalhos acadêmicos.
4. Clareza na apresentação, na formulação e no desenvolvimento do tema.
5. Clareza na formulação dos objetivos do trabalho.
6. Consistência na argumentação e na abordagem teórica.
7. Diálogo com a produção acadêmica da área
8. Adequação da metodologia do trabalho ao(s) objetivo(s) proposto(s).
9. Conexão dos resultados do estudo em relação à questão que gerou o trabalho.

OBSERVAÇÕES FINAIS

  • 1. Os trabalhos inscritos via Sistema da ANPAE serão avaliados pelo Comitê Científico do evento.
    2. A avaliação dos trabalhos (comunicações orais) pelo Comitê Científico é conclusiva e, como tal, não está sujeita a revisão.
    3. Após a avaliação e aprovação pelo Comitê Científico os resultados serão divulgados no site do evento.

top