XIII Seminário Regional Sudeste da Anpae
XV Encontro Estadual da Anpae-SP


Democracia, Políticas e Gestão da Educação: Perspectivas de Reconstrução
7 a 10 de novembro de 2022
em formato virtual (webinário)




APRESENTAÇÃO | INSCRIÇÃO | SUBMISSÃO | PROGRAMAÇÃO | COMISSÕES



APRESENTAÇÃO

Decorridos dois anos dos primeiros casos da COVID-19, o ano de 2022 iniciou-se com a retomada das atividades presenciais nas redes públicas e privadas de ensino, tanto na educação básica quanto no ensino superior, impondo aos gestores educacionais, docentes e discentes desafios diversos para a superação dos limites impostos pela pandemia, em todo o planeta.

Neste momento de transição, entre a suspensão das atividades educacionais presenciais e a retomada deste processo, somos desafiados a promover a produção e a divulgação de conhecimentos em um contexto com profundas desigualdades sociais e escolares.

Diante dessa situação, a comissão organizadora do evento, composta por representantes da Anpae Sudeste e da Seção São Paulo, optou pela realização em formato virtual. Tal decisão ancora-se no fato de que o período ainda é de incertezas quanto à retomada das atividades presenciais, entretanto, o inusitado da pandemia impõe à Associação a necessidade de pautar e discutir o momento em que vivemos, suas repercussões para a educação no presente e nos anos que seguirão 2022.

Assim, a realização do XIII Seminário de Política e Administração da Educação da Região Sudeste e o XV Encontro Estadual da ANPAE-SP ocorrerá no mês de novembro de 2022, nas dependências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com a colaboração das seções estaduais da Anpae Sudeste, quais sejam, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Os debates em torno do tema central “Democracia, Políticas e Gestão da Educação: Perspectivas de Reconstrução” terão como foco a formulação, execução e avaliação das políticas educacionais, o exercício da gestão educacional, práticas pedagógicas e formação dos profissionais da educação.

O evento pretende propiciar um espaço que fomente o debate de ideias, troca de experiências e a construção de proposições de práticas de gestão e de formação do pessoal da educação visando o fortalecimento da democracia e da construção de um ensino de qualidade em todo o país.

OBJETIVOS

Geral:
Criar condições para a constituição de espaços participativos de discussão, análises, reflexões e proposições acerca das políticas públicas de educação, com ênfase nas temáticas democracia e gestão educacional, ressaltando as especificidades do período de transição para o contexto pós-pandemia.

Específicos:
➢ Debater sobre as políticas educacionais e de gestão da educação na perspectiva da reconstrução da democracia e da efetiva participação nos processos decisórios da/na educação;
➢ Promover intercâmbio entre estudantes, professores (as) e pesquisadores (as) da educação superior com profissionais de redes públicas de ensino, especialmente da região sudeste e do estado de São Paulo;
➢ Examinar a implementação de políticas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino e da educação e suas implicações para as relações democráticas no cotidiano educacional;

ESTRUTURA E FORMATO
A realização do evento, em formato de webinário, contará com a utilização das salas de webconferência da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) a qual sediará a realização das conferências, mesas de discussão, minicursos e apresentações de trabalhos. O evento será transmitido pelos canais do Youtube da Faculdade de Educação da Unicamp.
As inscrições serão realizadas por meio da plataforma da Anpae: www.anpae.org.br

OBS: As sessões de apresentações de trabalhos serão disponibilizadas em links privados e serão informadas por e-mail aos inscritos no evento.

OS EIXOS

  • EIXO 1 – DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
    Modelos de democracia representativa: conselhos, grêmios, fóruns e associações; Crise da democracia e ascensão da governança conservadora: guerra híbrida e outras estratégias de desmobilização social; Democracia direta; Movimentos sociais de educação, Fóruns Nacional, Estaduais e Municipais de Popular de Educação.

  • EIXO 2 - GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
    Avaliações em larga escala: impactos na gestão educacional; Concepções de gestão na educação básica e ensino superior; Propostas de avaliação e seus paradigmas de educação; Gestão democrática e os desafios no cenário atual e futuro; Gestão e qualidade na educação; Estudos sobre índices e rankings.

  • EIXO 3 – FEDERALISMO E RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS
    Federalismo e Políticas públicas; Relações intergovernamentais para a garantia de serviços públicos: Desafios para a consolidação do Sistema Nacional de Educação: coordenação, cooperação e colaboração federativa; Consórcios e associativismo territorial; Pacto Federativo. Planos de Educação (Nacional, Estaduais, Distrital e Municipais).

  • EIXO 4 - FORMAÇÃO, VALORIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
    Políticas educacionais de formação inicial e continuada: análises concepções e programas; políticas de valorização e trabalho docente: análises, concepções e programas de formação; reflexos das políticas educacionais na formação e atuação docente; impactos da avaliação na formação e atuação docente.

  • EIXO 5 – EDUCAÇÃO E TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR
    Trabalho e educação; ensino técnico; educação profissional/tecnológica e ensino superior no conjunto da política educacional brasileira e gestão da educação.

  • EIXO 6 – POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
    Financiamento da educação básica e superior; atuação do setor privado na educação pública; diferentes formas de privatização nas políticas educacionais; intervenção dos organismos multilaterais: gestão, currículo, serviços e infraestrutura; Ação do empresariado nos sistemas educativos; redefinição do papel do estado e as relações público privado.

  • EIXO 7 - EDUCAÇÃO E INCLUSÃO
    Inclusão, gênero, sexualidades, educação étnico-racial, educação especial, educação do campo, educação indígena, Educação Ambiental, educação quilombola, educação de jovens e adultos, educação e pobreza.

  • EIXO    8 – REFORMAS EDUCACIONAIS, POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES
    Políticas curriculares e os impactos na educação básica; atores e vozes nas políticas de currículo; BNCC e seus reflexos na educação básica e ensino superior; práticas curriculares em contexto de mudanças; métodos e didáticas no currículo da educação básica; teorias e práticas no ensino.

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