Bem-vindo a página da Anpae Tocantins

I  Seminário Políticas Públicas, Gestão e Direito à Educação



ABERTURA | MESA 1 | MESA 2 | PROGRAMAÇÃO | LANÇAMENTO DE LIVRO



Em uma conjuntura cuja “agenda é demarcada pelo ethos capitalista por meio de dinâmicas da sociedade que se intercruzam, envolvendo políticas de ajuste fiscal, privatização, minimização do papel do Estado no tocante às políticas públicas, novas formas de governança e gestão, tendo por eixo o estado avaliador, o quase mercado e, de maneira mais complexa, permeado por um intenso e desigual processo de financeirização em todas as arenas, inclusive na educação” (DOURADO, 2020, p. 2§¹), é premente a análise do campo educacional nacional e suas repercussões no estado do Tocantins.

Com essa perspectiva, a Associação Nacional de Política e Administração da Educação-Seção Tocantins (Anpae-TO) e os coletivos: Comitê Tocantins da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal e Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (GepeEM/ObSPE/UFT); Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento (GEPPD/UFT); Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Prática Educacional (GEPPPE/UFT); e Grupo História, Historiografia, Fontes de Pesquisa (HHFPE/UFT); o Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia da UFT (PET Pedagogia/UFT); e a Rede ColaborAção Tocantins – realizarão Seminário abordando o tema ‘Políticas Públicas, Gestão e Direito à Educação’, no dia 24 de novembro de 2020, no período das 9 horas às 18 horas, com transmissão pelo YouTube canal oficial da UFT.

No evento, no período matutino, na abertura, a partir das 9 horas, a Profa. Dra. Ney Cristina Monteiro de Oliveira (UFPA) – Vice-Presidente Anpae Região Norte, tratará da ‘Natureza, objetivos e importância de organização da Anpae na Região Amazônica’.

Em seguida, na primeira mesa, a partir das 9h30, os professores Dr. Luiz Fernandes Dourado (UFG) – Diretor de Intercâmbio Institucional da Anpae; Dr. Roberto Francisco Carvalho (UFT) – associado da Anpae Tocantins; e Mestrando Paulo Vinícius Santos Sulli Luduvice (UFT) – associado da Anpae Tocantins e do Comitê Tocantins Campanha Nacional pelo Direito à Educação; debaterão sobre “Políticas, gestão e direito à educação em tempos de pandemia”, com a mediação da Profa. Dra. Rosilene Lagares (UFT) – Diretora da Anpae Tocantins.

No período vespertino, a partir das 16 horas, na segunda mesa, os professores Dr. João Ferreira Oliveira (UFG), ex-presidente da Anpae Nacional e seu associado; e Dr. Afrânio Mendes Catani (USP), analisarão o ‘Campo da educação superior e a produção do conhecimento, com suas tensões, dilemas e desafios”, com a mediação da Profa. Dra. Mônica Aparecida da Rocha Silva (UFT) – Vice-Diretora da Anpae Tocantins.

Para finalizar o Seminário, por volta das 18h, acontecerá o lançamento do e-book: ‘Políticas públicas de educação superior e desenvolvimento: desafios e dimensões contemporâneas no Brasil e no México’, organizado pelos pesquisadores Mônica Aparecida da Rocha (UFT) e Armando Alcântara Santuário (Universidad Nacional Autónoma de México – UNAM).

O livro poderá ser acessado no seguinte link: https://docs.uft.edu.br/share/s/tnwrnmTwSgaXnvk9rZ4U9w

Obs.: Os participantes receberão certificados mediante assinatura da frequência durante o evento.


1. DOURADO, Luiz Fernandes. Dossiê. Estado, educação e democracia no Brasil: retrocessos e resistências. Educ. Soc., Campinas, v.40, e0224639, 2019.
top