Seminários Regionais da ANPAE

  • Com o objetivo de contribuir, analisar e refletir sobre os desafios e as experiências da gestão educacional durante a pandemia o encontro teve como tema central “Política, gestão, desigualdades e direito à educação”.

SUMÁRIO

Apresentação

  • O XII Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) da Região Nordeste e o XXII Encontro Estadual da Anpae do Ceará, realizado nos dias 3 e 4 de novembro de 2022, no formato remoto, manteve a tradição dos eventos da Anpae como momentos privilegiados de intercâmbio acadêmico e político entre professores e gestores da educação básica e superior, pesquisadores e estudantes da graduação e da pós-graduação da área da educação.
    Realizado no formato virtual, o evento teve por objetivos:

    • contribuir para o fortalecimento da produção científica da área da educação;

    • consolidar discussões e debates construídos nas edições anteriores, priorizando a socialização de pesquisas e de experiências de gestão educacional e escolar;

    • colaborar com a articulação dos profissionais da educação e pesquisadores na defesa da educação pública como direito social e dever do Estado;

    • fortalecer o intercâmbio entre pesquisadores, gestores, docentes e estudantes da região Nordeste e do país no debate das políticas públicas da educação e de caminhos para a construção de uma educação com qualidade socialmente referenciada;

    • promover articulações entre a Anpae e instituições públicas de ensino superior do estado do Ceará, promotor do evento: Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com vistas ao fortalecimento da entidade no estado.

    O Seminário da Anpae da Região Nordeste conta com um histórico de 12 edições, desde 1998, sediados, em sua maioria, nas capitais de diferentes estados dessa região, conforme demonstrativo de edições, temas e datas, a partir de 2006:

    - Edição IV - Natal/RN - Políticas de formação e gestão educacional - 8 a 10 de novembro/2006;
    - Edição V - Natal/RN - Política educacional: gestão e qualidade do ensino - 17 a 19 de novembro/2008;
    - Edição VI - João Pessoa/PB - Gestão da educação e qualidade do ensino - 27 a 29 de setembro/2010;
    - Edição VII - Recife/PE - Política, prática e gestão da educação - 20 a 22 de agosto/2012;
    - Edição VIII - Salvador/BA - Política e gestão da educação no Nordeste: desafios e perspectivas 06 a 08 de dezembro/2014;
    - Edição IX - Natal/RN - Políticas e gestão da educação 1 a 3 de junho/2016;
    - Edição X - Recife/PE - Políticas educacionais e conjuntura nacional: impactos, tensões e perspectivas - 30 de outubro a 01 de novembro/2018;
    - Edição XI - Mossoró/RN - Política, gestão e financiamento da educação: desafios atuais - 5 a 7 de maio de 2021 no formato virtual.

    No estado do Ceará, a realização dos encontros estaduais havia sido descontinuada em 2011, ano em que ocorreu o XXI Encontro de Política e Administração da Educação, em alusão ao 30º aniversário da seção estadual, com o tema “Educação emocional: a complementaridade entre razão e afetividade”. A retomada das atividades da Anpae em no estado, nos últimos quatro anos, resultou de iniciativas de sua Presidência que, desde 2017, vem mobilizando professores universitários e da educação básica com o objetivo de reativação da seção cearense, sob a coordenação de associados das universidades e redes de ensino. Como fruto desse esforço coletivo, em 2020, a Anpae Ceará, em articulação com Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE-CE), realizou o I Seminário Estadual Articulado ANPAE-ANFOPE-CE, com o tema “Formação e gestão educacional em tempos de pandemia”.

    Em 2022, a Seção Ceará da Anpae prosseguiu sua trajetória histórica dos encontros estaduais por ocasião da realização do XXII Encontro Estadual da Anpae, momento em que também foi celebrado o quadragésimo primeiro aniversário da seção da Anpae cearense (1981-2022). Neste marco tão importante, a Anpae Ceará assumiu o desafio da realização, de modo conjunto, do XII Seminário da Anpae da Região Nordeste, em que recebeu virtualmente anpaeanos dos estados nordestinos e do país, em um grande momento político-acadêmico de socialização do conhecimento e de defesa de uma escola pública democrática e a serviço das necessidades da maioria da população.
    O evento contou com 189 inscritos, 91 trabalhos submetidos e 86 trabalhos aprovados nos cinco Eixos Temáticos que o constituíram:
    Eixo Temático 1. Política e gestão da Educação Básica
    Eixo Temático 2. Política e gestão da Educação Superior
    Eixo Temático 3. Financiamento da educação e mecanismos de controle social
    Eixo Temático 4. Currículos, práticas pedagógicas e diversidade
    Eixo Temático 5. Trabalho, formação e valorização docente

    O Seminário Regional Nordeste e o Encontro Estadual Ceará da Anpae aconteceram em meio ao processo de retorno das atividades presenciais da educação. A adoção do regime remoto, desde março de 2020, decorreu da crise sanitária mundial derivada da pandemia de Covid 19. Neste cenário, foram agravadas as desigualdades sociais e educacionais no país, afetando grande parte da população, sobretudo os setores mais pobres. Considerando a importância de reflexões acerca desse contexto, o evento definiu como tema central “Política, gestão, desigualdades e direito à educação”, tendo como foco as políticas para a garantia do direito à educação, as desigualdades educativas, as experiências e desafios da gestão educacional durante a pandemia, bem como o desmonte da universidade pública em tempos de negacionismo.

    No âmbito institucional, o evento contou com relevante apoio da comunidade acadêmica e da administração central de instituições de ensino superior do estado do Ceará, da própria Anpae, de instituições de ensino superior da região Nordeste e de outros estados do país, principalmente por se tratar de evento de intercâmbio científico. Mesmo atendendo demandas da região Nordeste, aglutinou pesquisadores e estudantes de outros estados do país, considerando sua consolidação no calendário acadêmico nacional. O apoio das IES do estado do Ceará para a realização deste importante Seminário se deu mediante a disponibilização de profissionais, recursos digitais e logística.

    Os Anais do XII Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) da Região Nordeste e o XXII Encontro Estadual da Anpae do Ceará - Política, gestão, desigualdades e direito à educação – contém os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico do evento, formado por professores e pesquisadores da área associados à Anpae, apresentados no formato comunicação oral, nas sessões remotas, realizadas no Google Meet. Os trabalhos, formatados como resumo expandido, abordam diversas das temáticas que constituíram os Eixos do evento e consistem em material acadêmico fundamentado e atual que contribuirá para os estudos, pesquisas e intervenções na área da política e da gestão escolar e educacional na região e no país.

    Os organizadores dos Anais convidam os anpaeanos do Nordeste e do Brasil e os demais interessados nas temáticas abordadas para a aproximação e leitura atenta do rico acerco colocado agora à disposição na Biblioteca do Anpae.

    Boa leitura!