Seminários Regionais da ANPAE

  • Este siminário regional da Anpae aconteceu em Recife, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco em 20 a 22 de agosto de 2012

SUMÁRIO

Apresentação

  • O X Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste/X Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/PE/ III Simpósio de Políticas Públicas e Gestão da Educação do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional (DAEPE/UFPE), ocorreu no período de 30 de outubro a 01 de novembro de 2018, nas dependências do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. O evento foi promovido, em regime de coparticipação, pela ANPAE Nacional, ANPAE Nordeste, ANPAE-Seção Pernambuco, DAEPE-UFPE e Programa de Pós-Graduação em Educação da  UFPE.

    O objetivo do evento foi refletir sobre as políticas educacionais e de gestão da educação na perspectiva da construção da qualidade do ensino, por meio do debate e da socialização de pesquisas científicas e experiências educacionais.

    O evento, que aconteceu no campus da UFPE, reuniu pesquisadores, professores da educação superior (especialmente docentes vinculados a  programas de pós-graduação),  professores da educação básica, estudantes de pós-graduação, gestores, analistas em gestão da educação, técnicos dos sistemas de ensino e  comunidade em geral, que debateram e trocaram experiências no campo da gestão escolar e educacional.

    Os debates em torno do tema central  do evento - Políticas Educacionais e Conjuntura Nacional: impactos, tensões e perspectivas  - enfatizaram a formulação, execução e avaliação das políticas educacionais, o exercício da gestão escolar, as práticas pedagógicas inovadoras e a formação dos profissionais da educação, tendo como principal eixo de análise o Plano Nacional de Educação (2014-2024).

    O evento constituiu-se como um fértil espaço para a discussão de ideias e a proposição de princípios e práticas de gestão que se coadunam com o fortalecimento da democracia e com a formação cidadã dos educadores.

    Compartilhamos neste documento, sistematizado em forma de e-book, todas as produções aprovadas, apresentadas e debatidas ao longo das sessões de trabalho realizadas durante o evento. Trata-se de um diversificado material que certamente oferece contribuição para crescimento qualitativo da área de políticas e gestão educacional.

    Os textos apresentados neste  e-book estão distribuídos de acordo com os três eixos temáticos do evento, a saber: Eixo 01 – Políticas e gestão da educação; Eixo 02 – Currículos e práticas pedagógicas e Eixo 03 – Trabalho e formação docente.

    Os trabalhos reunidos no eixo 01 - Políticas e gestão da educação, com enfoques variados, divulgam uma produção atualizada e, ao mesmo tempo, proporcionam leituras relevantes sobre o tema destacando concepções, ações e perspectivas para a qualidade e gestão democrática da educação pública. Ressaltamos que a produção organizada nesse eixo não desconsidera os embates e conjunção de forças, que perpassam o debate em torno das políticas e gestão da educação na sociedade brasileira.
    Em articulação direta com a temática geral do evento, os trabalhos vinculados ao Eixo 2 - Currículos e práticas pedagógicas - abordam questões políticas e ideológicas relacionadas ao currículo como um artefato cultural, instrumento de poder e elemento norteador do trabalho da escola. Os trabalhos do referido eixo problematizam o currículo em suas interfaces com as políticas educacionais, prática pedagógica e atuação do professor no cenário atual.
    Os trabalhos relacionados ao eixo 3 – Trabalho e formação docente – apresentam reflexões críticas sobre os modelos teóricos do trabalho de professores, a questão da profissionalização, suas funções e competências, a formação continuada suas concepções e tendências. As produções exibidas neste eixo assinalam a importância de acompanhar o papel da formação continuada nas políticas  de profissionalização docente.

    Desejamos que os trabalhos reunidos nessa publicação possam despertar o interesse de estudantes e profissionais que têm tomado as politicas e gestão educacional como objetos de estudo e pesquisa.

    Boa leitura!