Seminários Regionais da ANPAE

  • O evento recebeu o total de 462 inscrições, sendo CE com 35 inscritos; MA - 11; PB - 40; PE - 59; PI - 14; AL - 13; RN - 128; BA - 57. Além de inscritos de outros estados do Brasil: MT, TO, RJ, MG, PA, SP, MS, SC, DF e GO. Foram submetidos ao evento 242 trabalhos, no formato resumo expandido, 211 trabalhos aceitos e 31 trabalhos não aceitos.

SUMÁRIO

Apresentação

O XI Seminário de Política e Administração da Educação da Anpae/Nordeste e o XI Encontro Estadual de Política e Administração da Educação (Anpae/RN), com o tema “POLÍTICA, GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS ATUAIS”, têm como finalidades contribuir para o fortalecimento da produção científica da área da educação; consolidar as discussões e debates construídos nas edições anteriores, priorizando a socialização de pesquisas, a articulação dos profissionais da educação e pesquisadores na defesa da educação pública como direito social e dever do Estado; fortalecer o intercâmbio entre pesquisadores, docentes e estudantes da região Nordeste e do país, debatendo as políticas públicas de educação e apresentando caminhos para a construção de uma concepção de qualidade de ensino socialmente referenciada; promover articulações entre a Anpae e instituições públicas de ensino superior (IES) do estado do Rio Grande do Norte (UERN, UFRN, UFERSA, IFRN); envolver os Programas de Pós-graduação das IES promotoras; envolver profissionais da educação básica em grupos de trabalhos, minicursos e oficinas.

O XI Seminário de Política e Administração da Educação da Anpae-Nordeste conta com um histórico desde 1998, ocorrendo em diferentes locais, sediados nas capitais dos estados dessa região, conforme demonstrativo de edições, temas e datas, a partir de 2006: Edição IV - Natal/RN - Políticas de formação e gestão educacional - 8 a 10 de novembro/2006; Edição V - Natal/RN - Política educacional: gestão e qualidade do ensino - 17 a 19 de novembro/2008; Edição VI - João Pessoa/PB - Gestão da educação e qualidade do ensino - 27 a 29 de setembro/2010; Edição VII - Recife/PE - Política, prática e gestão da educação - 20 a 22 de agosto/2012; Edição VIII - Salvador/BA - Política e gestão da educação no Nordeste: desafios e perspectivas - 06 a 08 de dezembro/2014; Edição IX - Natal/RN - Políticas e gestão da educação - 1 a 3 de junho/2016; Edição X - Recife/PE - Políticas educacionais e conjuntura nacional: impactos, tensões e perspectivas - 30 de outubro a 01 de novembro/2018. O décimo primeiro encontro da Anpae Potiguar, foi realizado pela primeira vez fora da capital do estado do Rio Grande do Norte, cumprindo com uma agenda política de interiorização ampliando o raio de atuação e os espaços de socialização e produção do conhecimento em educação.

No âmbito institucional, contou com acentuado apoio da comunidade acadêmica e da administração central de instituições nacionais (como a própria Anpae), de instituições de ensino superior do estado do Rio Grande do Norte (UERN, UFRN, IFRN e Ufersa), e de outros estados do país, principalmente por se tratar de evento de intercâmbio científico. O evento, mesmo atendendo demandas da região Nordeste, aglutinou pesquisadores e estudantes de outros estados do país, considerando sua consolidação no calendário acadêmico nacional. O apoio da UERN para a realização deste importante seminário se deu pelo apoio institucional mediante a disponibilização de profissionais, estrutura física e logística. O Seminário contou com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

EIXOS TEMÁTICOS

Eixo Temático 1. Política e gestão da educação
Eixo Temático 2. Financiamento da educação e mecanismos de controle social
Eixo Temático 3. Currículos, práticas pedagógicas e diversidade
Eixo Temático 4. Trabalho, formação e valorização docente

PÚBLICO-ALVO

O público esperado consistiu em estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais das redes de ensino municipais e estadual, professores e pesquisadores da educação básica e superior do estado do Rio Grande do Norte, da região Nordeste e do país, bem como profissionais de outras áreas, interessados nas reflexões proporcionadas pelo evento. Considerando-se o número de inscritos nas últimas edições do Seminário Regional da Anpae, a expectativa era de que o evento contasse com aproximadamente 450 inscritos. Considerando que este é um espaço que visa propiciar o debate acadêmico em torno das políticas educacionais e da sua gestão e avaliação, propõe-se um profícuo e importante momento de produção de conhecimento. Esperava-se que as contribuições fossem:

  • 1. Fortalecer o debate acadêmico e a articulação entre pesquisadores profissionais e iniciantes com foco na análise e proposição de alternativas para a melhoria da qualidade do ensino público brasileiro;

  • 2. Viabilizar a articulação de gestores dos sistemas de ensino da educação básica, escolas, professores universitários, pesquisadores, discentes dos cursos de graduação e pós- graduação, construindo interlocuções que contribuam para uma reflexão e um posicionamento sobre a qualidade do ensinoo;

  • 3. Produzir e publicar trabalhos de professores e alunos – apresentados em forma de comunicação oral ou relatos de experiências, discutidos nos grupos de trabalhos e em revistas, acadêmicas – em anais e e-book.

  • 4. Aproximar os programas de pós-graduação da UERN com outros programas já consolidados, da Região Nordeste e do país, em torno de estudos e pesquisas sobre políticas e administração educacional.

  • A organização deste evento começou, ainda em 2019, no Simpósio Brasileiro da Anpae, em maio, em Curitiba, quando foi indicada a possibilidade da realização do Regional no estado do RN. Em outubro, na Reunião da ANPEd, mais uma rodada de conversas. Depois, uma reunião na UFRN, quando se confirmou que o evento ocorreria em junho de 2020, em Mossoró. Momento privilegiado para conhecermos a UERN e, também, as festividades juninas da cidade.
    No entanto, em 2020, a pandemia explodiu e adiamos o evento duas vezes, na esperança de que o vírus fosse controlado e pudéssemos realizar o evento presencialmente. Finalizamos 2020 com a proposta de fazermos o evento presencialmente em 2021. No entanto, a ampliação da pandemia, seu descontrole no país desde janeiro de 2021 e a falta de vacinas exigiram a mudança de estratégia e a realização do evento no formato remoto.
    Com a mudança no formato do evento, tivemos que mudar a programação organizada inicialmente com muitas mesas e atividades, para o seu enxugamento e a redução dos convidados! Uma necessidade, diante das exigências do formato on-line.
    Daí, mãos à obra. Muito trabalho para colocar o evento na praça e na rede. E deu certo!!!
    O Seminário ficou constituído por duas conferências, uma de abertura e a de encerramento; quatro mesas redondas com simultaneidade; e duas reuniões organizativas – uma da própria Anpae, que ocorreu com a participação de nosso presidente, diretores estaduais, associados e simpatizantes da Região Nordeste, e uma do GT 5 do EPEN/Anped, coordenada pelos professores Rodrigo da S. Pereira (UFBA) e Luciana Marques (UFPE).

  • Recebemos o total de 462 inscrições, sendo CE com 35 inscritos; MA - 11; PB - 40; PE - 59; PI - 14; AL - 13; RN - 128; BA - 57. Além de inscritos de outros estados do Brasil: MT, TO, RJ, MG, PA, SP, MS, SC, DF e GO. Foram submetidos ao evento 242 trabalhos, no formato resumo expandido, 211 trabalhos aceitos e 31 trabalhos não aceitos.

  • Agradecimentos

    Agradecimentos aos membros da Comissão Organizadora: Magna, Allan, Edgleuma, Rute, Luciane, colegas da UERN e da UFRN.
    Agradecimentos às coordenadoras do Comitê Científico e dos quatro Eixos Temáticos:

  • Eixo Temático 1. Política e gestão da educação - Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Borba de Arruda (UFPE) e Profª. Drª. Andréia F. Silva (UFCG)
    Eixo Temático 2. Financiamento da educação e mecanismos de controle social - Prof.ª Dr.ª Samara de Oliveira Silva (UESPI)
    Eixo Temático 3. Currículos, práticas pedagógicas e diversidade - Prof.ª Dr.ª Ângela Cristina Alves Albino (UFPB)
    Eixo Temático 4. Trabalho, formação e valorização docente - Prof.ª Dr.ª Luciane Terra dos Santos Garcia (UFRN).

  • Agradecimentos aos 60 pareceristas ad hoc de diferentes instituições de ensino superior e educação básica de estados da região Nordeste, mas, também, do estado de Goiás e do DF. Trabalho fundamental para o sucesso de nosso evento. A relação dos pareceristas consta no site do evento.
    Agradecimentos aos 29 monitores, alunos de cursos de pedagogia e mestrandos do POSEDUC da UERN, que colaboraram na organização e na realização do evento, e às professoras Iasmim e Emanuela Rutila.
    Agradecimentos às/aos diretoras(es), vice-diretoras(es) da Anpae e aos ex-diretores dos estados da região Nordeste, que colaboraram na divulgação das informações relativas ao evento em seus estados, na indicação de nomes para integrar o Comitê Científico e como pareceristas ad hoc, na mobilização de seus colegas docentes e alunos para a inscrição e submissão de trabalhos, muitos participando de mesas e na coordenação das sessões de apresentação de trabalho, entre outras tarefas tão importantes.
    Agradecimentos ao apoio da nossa Associação, ao presidente e a Samara (secretária), Gabriel e Alexandre, responsáveis pelo Sistema de inscrição e pelo Site da associação.

  • Agradecimento ao CNPq e à Reitoria e Centro de Educação da UERN.

Cumprimentos às autoridades acadêmicas e dos poderes executivos do estado do Rio Grande do Norte e do município de Mossoró-RN.
A realização do evento estava prevista para ocorrer em 2020 e sonhávamos com a chegada de todos os participantes, conferencistas e autoridades convidadas, de forma presencial, para podermos recepcioná-los de forma calorosa e alegre com a exposição dos nossos valores culturais: festejos juninos, religiosos, artísticos. Entretanto, momentaneamente, o sonho foi interrompido para dar lugar a um novo formato de atividades acadêmicas. Em decorrência da pandemia provocada pelo SARS-COV2, o evento passou por todo um processo de reprogramação das atividades com adaptação (das conferências, mesas redondas, grupos de trabalho, reuniões de pesquisadores) às plataformas virtuais, tanto na sua transmissão via YouTube. Quanto às inscrições, recorremos ao sistema de inscrições on-line da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Anpae.
Os nossos agradecimentos ficam registrados para todas as instituições que apoiaram ou foram parceiras na concretização do XI Seminário de Política e Administração da Educação

  1. Anpae/Nordeste.

O XI Seminário de Política e Administração da Educação da Anpae/Nordeste conta com um histórico desde 1998 em diferentes locais, todavia foi a primeira vez que o evento aconteceu de forma remota e coordenado por uma instituição do interior do Rio Grande do Norte, cumprindo com uma agenda política de interiorização da associação científica, ampliando o raio de atuação e os espaços de socialização e produção do conhecimento em política e administração da educação.
O histórico do evento vem sendo marcado pelo fortalecimento do intercâmbio entre pesquisadores, docentes e estudantes nacionais, debatendo as políticas públicas de educação e apresentando caminhos para a construção da qualidade de ensino, assim como, promovendo articulações entre a Anpae, instituições públicas de ensino superior (IES) do estado do Rio Grande do Norte (UERN, UFRN, UFERSA, IFRN), a Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte, e a Secretaria Municipal de Educação de Mossoró-RN. O evento foi contemplado com recursos do Edital nº 25/2019, do Programa de Apoio a Eventos Científicos PAEP no país, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior - CAPES, e a essa instituição ressaltamos nossos sinceros agradecimentos, uma vez que, mesmo diante dos desafios financeiros que enfrenta, viabilizou o financiamento do evento.

Agradecemos a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte pela prontidão para aceitar e assumir juntamente com a Faculdade de Educação (FE), o Departamento de Educação DE e o Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) a realização dos eventos, viabilizando recursos humanos e a estrutura necessária às atividades. Nesse sentido, reconhecemos o fundamental trabalho realizado pelas monitoras e monitores que auxiliaram na organização dos eventos.

Nossos extensivos agradecimentos a Secretaria de Estado da Educação do RN, ao Fórum Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, a Secretaria Municipal de Educação de Mossoró-RN por terem contribuído com a divulgação nas mídias sociais e a mobilização dos profissionais da educação com suas inscrições.
Ressaltamos nossa gratidão ao artista plástico mossoroense, “Careca”, por ter nos presenteado com o uso de imagem de uma das suas telas, que retratam monumentos históricos, espaços de convivência e lugares de memória coletiva da terra da resistência, Mossoró-RN.
É com imensa satisfação que agradecemos a todas as pessoas que se inscreveram, trabalharam, participaram e apresentaram suas pesquisas nos grupos de trabalhos dos eixos temáticos.

Comissão Organizadora