XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação
O Simpósio tem por objetivo reunir professores, pesquisadores, dirigentes educacionais e professores da educação superior e da educação básica para um exercício de socialização e análise de estudos e experiências em matéria de políticas, gestão e práticas de administração e avaliação da educação nos diferentes níveis e modalidades de educação. O Simpósio é concebido como espaço público de convivência nacional de educadores, pesquisadores e gestores interessados na construção e avaliação do conhecimento no campo da educação. O XXIX Simpósio terá apresentação de trabalhos e pôsteres, contando com comissão científica nacional de diferentes universidades brasileiras, de todas as regiões do país. Os trabalhos (comunicações orais) e pôsteres serão agrupados em 8 (oito) eixos temáticos:
POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA I
Esta publicação, POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA I, contém parte dos resumos expandidos submetidos ao XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, que ocorreu no período de 16 a 18/04/2019, na cidade de Curitiba/PR, nas dependências da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O Simpósio foi promovido pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) em parceria com o Setor de Educação da UFPR, contando com apoio dos Programas de Pós-graduação em Educação da UFPR e da UEPG. Também contamos com apoio financeiro da Capes e do CNPq para a realização do simpósio. O livro com 564 páginas e foi organizado por João Ferreira de Oliveira e Daniela da Costa Britto Pereira Lima e recebeu o ISBN: 978-85-87987-14-3
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Série 1
POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
Esta publicação, POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II, contém a segunda parte dos resumos expandidos do eixo I submetidos ao XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, que ocorreu no período de 16 a 18/04/2019, na cidade de Curitiba/PR, nas dependências da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O Simpósio foi promovido pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) em parceria com o Setor de Educação da UFPR, contando com apoio dos Programas de Pós-graduação em Educação da UFPR e da UEPG. Também contamos com apoio financeiro da Capes e do CNPq para a realização do simpósio. O livro com 512 páginas foi organizado por João Ferreira de Oliveira e Daniela da Costa Britto Pereira Lima e recebeu o número de ISBN: 978-85-87987-15-0 |
Série 2
POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
O terceiro volume da Série intitulado POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, reune 86 trabalhos do Eixo 2,submetidos ao XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, que ocorreu no período de 16 a 18/04/2019, na cidade de Curitiba/PR, nas dependências da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O Simpósio foi promovido pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) em parceria com o Setor de Educação da UFPR, contando com apoio dos Programas de Pós-graduação em Educação da UFPR e da UEPG. e foi organizados pelos professores João Ferreira de Oliveira, e Daniela da Costa Britto Pereira Lima. ambos professores titulares da UFG e doutores em Educação. A obra tem 422 páginas no formato PDF e recebeu o número de ISBN: 978-85-87987-16-7
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Série 3
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POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES E DIRIGENTES ESCOLARES
O quarto volume da Série intitulado POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES E DIRIGENTES ESCOLARES, reune 86 trabalhos do Eixo 3, submetidos ao XXIX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, que ocorreu no período de 16 a 18/04/2019, na cidade de Curitiba/PR, nas dependências da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O Simpósio foi promovido pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) em parceria com o Setor de Educação da UFPR, contando com apoio dos Programas de Pós-graduação em Educação da UFPR e da UEPG. e foi organizados pelos professores João Ferreira de Oliveira, e Lúcia Maria de Assis, ambos professores da UFG e doutores em Educação. A obra tem 457 páginas no formato PDF. A obra ganhou o registro do ISBN 978-85-87987-17-4 |
Série 4
POLÍTICAS PÚBLICAS, FINANCIAMENTO, PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO: COOPERAÇÃO FEDERATIVA E REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE SISTEMAS NA EDUCAÇÃO
O quinto volume da Série reune 78 trabalhos dos Eixos 4 e 5 com o título:
POLÍTICAS PÚBLICAS, FINANCIAMENTO, PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO: COOPERAÇÃO FEDERATIVA E REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE SISTEMAS NA EDUCAÇÃO.
O financiamento da educação tem sido um desafio desde o processo de redemocratização do país, considerando os grandes desafios da educação brasileira em termos de acesso, permanência e qualidade nos diferentes níveis e modalidades de educação. Trata-se de pensar e estabelecer políticas de estado em matéria de planejamento e financiamento da educação brasileira, considerando o atual regime de colaboração estabelecido na constituição federal de 1988. Organizado pelos professores João Ferreira de Oliveira, e Lúcia Maria de Assis, a obra com 386 páginas tem o número de registro no ISBN 978-85-87987-19-8. |
Série 5
GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E QUALIDADE DE VIDA
O sexto volume da Série reune 39 trabalhos com o título "GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E QUALIDADE DE VIDA" e de modo geral, este volume procura trazer elementos para refletir sobre as políticas e práticas educacionais recentes no âmbito do currículo escolar, assim como dos fatores extra e intra-escolares que afetam a qualidade da educação e que precisam ser considerados na elaboração de programas e ações voltados à educação básica. Oganizado pelos professores João Ferreira de Oliveira e Ângelo Ricardo de Souza, ambos doutores em Educação, a obra com 186 páginas recebeu o registro ISBN: 978-85-87987-20-4
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Série 6
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL
O sétimo volume da Série reune 63 trabalhos e tem o título EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL.Este livro editado e publicado pela ANPAE traz estudos e pesquisas em uma área fundamental para a ampliação do direito à educação desde a redemocratização do país e buscando ampliar os debates no âmbito das políticas e gestão da educação, de modo a incluir a questão dos direitos humanos, da diversidade cultural e da inclusão social como um dos eixos estruturantes de sua produção.
Oganizado pelos professores doutores em Educação, João Ferreira de Oliveira e Ângelo Ricardo de Souza, recebeu o registro do ISBN: 978-85-87987-21-1 e tem 322 páginas no formato PDF. |
Série 7
REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: AGENDA E REALIDADES LOCAIS
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O oitavo volume da Série tem como título "REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: AGENDA E REALIDADES LOCAIS" trata da democratização do acesso e permanência nas instituições educativas, lutas pela gestão democrática da educação, qualidade da educação, pela avaliação diagnóstica e emancipatória e por políticas qualificadas de descentralização da educação, o que inclui processos de colaboração na definição e implementação das políticas públicas nas diferentes esferas administrativas e nos diferentes níveis e modalidades de educação. O livro no formato de e-book foi organizado pelos doutores em educação João Ferreira de Oliveira e Elisângela Alves da Silva Scaff, tem 286 páginas com 59 trabalhos e recebeu o registro de ISBN: 978-85-87987-22-8.
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Série 8