Associação Nacional de Política e Administração da Educação

Informativo de abril de 2023



Feira demonstra potência dos assentamentos do MST na produção de alimentos saudáveis


4ª Feira Nacional da Reforma Agrária reuniu mais de 1700 produtores de todo o país, com 560 toneladas de produtos, cerca de 320 mil participantes e destinou 38 toneladas de alimentos para solidariedade





img

ATLAS DO ESPAÇO RURAL BRASILEIRO - IBGE

Traçar o perfil demográfico e socioeconômico do produtor agropecuário brasileiro não é tarefa fácil, dada a enorme complexidade, as diferenças e as desigualdades regionais que contextualizam e são subjacentes a essa questão.


1 - Perfil Demográfico e pocioeconômico do produtor

2 - Estrutura fundiária

3 - Utilização de terras e fluxos agropecuários

4 - Agroindustria rural no Brasil

5 - Tecnologia, informação e conhecimento

6 - Dimensões eegionais da modernização do espaço rural brasileiro

7 - Agricultura e meio ambiente

8 - Logística da agropecuária

9 - Estrutura de receitas e financimanto

10 - Despesas

11 - Agricultura familiar

O IBGE apresenta o Atlas do espaço rural brasileiro traçando o perfil demográfico e socioeconômico e tudo que envolve o trabalho no campo.

img

A batalha pelo petróleo e o entreguismo da mídia


Há muito, especialistas como Gilberto Bercovici, professor de Direito Econômico e Tributário da USP, denunciam os ataques dos governos golpistas contra a Petrobras.


Um dos motivos do golpe de 2016, foi a destruição da Petrobras, seu fatiamento e a sua entrega às multinacionais. Foi visível a guerra hibrida provocada por forças externas (norte-americanas) com o seu desenho já bastante conhecido das “revoluções coloridas” Na definição de André Korybko, “As Guerras Híbridas são conflitos identitários provocados por agentes externos, que exploram diferenças históricas, étnicas, religiosas, socioeconômicas e geográficas em países de importância geopolítica por meio da transição gradual das revoluções coloridas para a guerra não convencional, a fim de desestabilizar, controlar ou influenciar projetos de infraestrutura multipolares por meio de enfraquecimento do regime, troca do regime ou reorganização do regime.” Pois é, a conjugação da agitação social no governo de Dilma que fizeram um aumento de vinte centavos nas passagens do Rio de Janeiro incendiar o país, as escultas colocadas no telefone de Dilma por fontes do governo norte-americano, o golpe de Temer, conhecido entreguista que entregou nosso petróleo, a lava a jato, suprasumo do lawfaire para tirar Lula da eleição e apear o Brasil transformando-o num vassalo americano. Tudo isso são faces de um mesmo movimento e a mídia cooporativa foi aliada incondicional desse processo.


Leia Mais

Agentes externos provocaram uma "guerra híbrida" no Brasil, diz escritor

“Há uma Guerra Híbrida muito intensa sendo travada no Brasil neste momento e afeta todas os aspectos da vida de cada cidadão. Ao longo dos últimos dois anos, agentes externos vêm tentando muito sutilmente condicionar a população para voltá-la contra o Partido dos Trabalhadores, usando instrumentos como a Operação Lava Jato, apoiada pela NSA [agência norte-americana de inteligência]”, afirma o analista político norte-americano Andre Korybko, autor de "Guerras Híbridas – Das Revoluções Coloridas aos Golpes", recém-lançado no Brasil pela Expressão Popular.


O Brasil está na ponta da espada. Dificilmente consiguirá sua soberania absoluta mesmo com o PT no governo. A casa já está bichada. Os agentes já estão não só infiltrados como ocupam cargos importantes na república. Não existe uma burguesia nacional. Ela foi destruída e o que existe ainda não tem forças para lançar suas bandeiras. Quem reina é a burguesia entreguista, associada aos interesses do Império. As mudanças estão acontecendo com enorme rapidez e o Imperialismo Americano com seu complexo militar industrial e suas corporações não vão deixar o Brasil livre para seguir seu caminho. Vai dar o abraço do afogado e tentar nos levar com eles para o buraco que os aguardam. O Brasil está sob ataque constante e permanente e a democracia como instituição sempre deixa uma aba para o Imperialismo penetrar e segurar e corromper os nacionais. (Daí os americanos gostarem tanto da democracia representativa pois fica fácil cooptar os representantes políticos para seus propósitos geopolíticos. Andre Korybko, pesquisador sobre o tema expõe seu pensamento nu e cru.

Leia Mais

'Novo pré-sal': sem estudo amplo, Petrobras põe em risco foz do Amazonas

Estatal é cobrada a respeitar protocolo de consulta indígena enquanto aguarda análise de impacto mais abrangente


Mais uma batalha se forma no horizonte, a exploração de petróleo na foz do rio Amazonas. Nada detém a ganância humana. Essa ganância está levando a destruição do planeta. No caso da Petrobrás, os sócios minoritários estão com seus olhos só vendo a cor do dinheiro entrando nos seus bolsos e o meio ambiente, e a Amazônia que se dane. São predadores histéricos que só pensam no lucro e dividendos. As consequências são muitas e segundo essa reportagem de Murilo Pajolla já apontam perigos: derramamento de óleo, inchaço populacional, energia mais cara, aumento das emissões de carbono. A lista é longa e inclui risco ao setor pesqueiro e a um sistema de recifes de corais pouco estudado. A mera expectativa econômica das perfurações já resulta no aumento de invasões a terras indígenas. O conflito se estende para dentro do governo com a negativa de Marina Silva se chocando com os interesses do ministro de Minas e Energia. A luta promete.


Leia Mais

O absoluto ocidental e o relativo da realidade

Somos tão presunçosos que gostaríamos de ser conhecidos por toda a terra e até mesmo por pessoas que virão quando já não mais existirmos.



Um interessante olhar de Pedro Augusto Pinho da preponderância da cultura ocidental e como foi imposta pelos países coloniais. Países como França, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Itália, Portugal, Espanha tem suas mãos sujas de sangue. Sangue dos inocentes dominados, dos genocídios perpetrados, como os povos da América pré-colombiana, das sociedades tribais da América do Norte, dos indígenas do Brasil, das levas e levas de escravos que inundaram a América, inúmeros povos da Ásia como os hindus, chineses, vietnamitas, indochineses em geral, árabes, maoris e tantos povos que foram massacrados, roubados, estuprados, oprimidos pelas nações que hipocritamente tenta nos enganar com nações democratas. Segundo o autor, o pensamento ocidental defende verdades e absolutas e eternas, contrapondo-se ao pensamento oriental, especificamente o pensamento chinês que se fundamenta no confucionismo e o taoísmo, mais tarde unidos pelo budismo. O artigo de Pedro Augusto prenuncia um choque cultural futuro.



Leia Mais

NATO e nazismo, uma irmandade

Que haverá de comum entre um grupo armado formado por membros das Waffen SS em Estados bálticos designado Irmãos da Floresta, o regimento Azov da Guarda Nacional ucraniana, o emir do Daesh no Magrebe, de seu nome Abdelhakim Belhadj, e o mistério do armamento sofisticado descoberto recentemente num santuário neonazi em Turim, Itália?


Já não é segredo a aliança dos grupos nazistas da Europa Oriental com a OTAN (NATO) e os EUA. Desde 2014 que os EUA construíram uma aliança com essas forças saudosistas da Alemanha da década de trinta. O resultado foi esse que estamos assistindo, uma guerra entre a Ucrânia, estado claramente nazista com suas milícias encorporadas ao exército e a Rússia, país que sentiu a política genocida nazista, combateu e saiu vitoriosa. Portanto é o país mais odiado pelos suprematistas brancos da Europa do Leste. Parece coisa de louco mas não é. Tudo tem uma lógica e motivações. Essa aliança com os grupos nazistas ucranianos tem três objetivos, enfraquecer a Rússia, único país que pode confrontar os EUA e destruí-lo. transformar os estados europeus em vassalos explícitos e clientes do império americano com a sua submissão econômica, principalmente colocando um freio no desenvolvimento alemão.


Leia Mais

O imperialismo e a crescente severidade dos ataques capitalistas bárbaros

Durante dois séculos, os capitalistas acumularam riquezas sobre os ombros dos trabalhadores e dos povos oprimidos, e sempre que sua participação nos lucros diminui, eles travam guerras nas quais o homem e a natureza morrem. Lembremo-nos do que fizeram a Primeira e a Segunda Guerra Mundial para toda a Europa. - *Heba Ayyad autora desse artigo é Jornalista Palestina/Brasilira, escritora e poeta"


A busca pela maximização do lucro explica a expansão capitalista na sua forma mais bárbara. Guerras, invasões, golpes de estado, guerras híbridas, neo-colonização, tudo é válido para sustentar as altas taxas de lucro do capitalismo. O grande alvo são países que tem a sorte de ter recursos naturais em grande quantidade, como petróleo, gás, lítio, ferro, bauxita e tantos outro minerais tão necessário para a produção industrial especialmente relativas a industria armamentista. As guerras da Africa, no Oriente Médio, e principalmente a guerra da Ucrânia faz parte desta lógica de destruição de países e nações (Líbia, Iraque, Síria, Iugoslávia, Sérvia, etc. Entretanto diversos países de rebelam contra o predomínio do Império Estadunidense formado após a segunda guerra mundial. Os EUA transformaram a Europa em serviçais, os fêz dependentes de seu petróleo e gás caros e aumentou os custos de fabricação em seu território e mais, chamou as industrias europeias para se instalarem nos EUA. É incrível a subserviencia dos países europeus, antes grandes potência coloniais, hoje verdadeiros gatinhos de estimação de Washigton. A reflexão de Heba conduz a uma pergunta, qual a força capaz de parar a barbárie?

Leia Mais

Descumprimento do atual PNE constrange envio do projeto do próximo plano


Na forma do artigo 12 [1] da Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, até o final deste semestre deve ser enviado o projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE) relativo a 2025/2035. Aludido projeto deverá incluir diagnóstico, diretrizes, metas e estratégias para o próximo decênio.


Élida Graziane Pinto é livre-docente em Direito Financeiro (USP), doutora em Direito Administrativo (UFMG), com estudos pós-doutorais em administração (FGV-RJ), procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo e professora (FGV-SP).


O último relatório sobre o PNE consta que as amarras impostas pela austeridade fiscal marcaram toda a vigência do PNE. A meta 20, que trata do financiamento da educação, foi duramente afetada. Sem contar os cortes seguidos e também a queda na execução dos recursos nos últimos 10 anos. Tudo isso tem impacto nas demais metas do Plano atualmente em vigor. Só 5 metas foram cumpridas das 20 metas do Plano. Ainda assim de maneira parcial.
As metas de universalização da educação, alfabetização, elevação da escolaridade, de política nacional de formação dos profissionais de educação, de implementação do Sistema Nacional de Educação, entre outras não foram cumpridas lamentou Heleno Araújo, que preside a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

 

Leia Mais
img

Governo Lula – uma administração errática

O futuro do governo está na balança, ameaçado pelas forças do agronegócio, do tráfico, do setor financeiro, dos interesses dos congressistas e pela ação deletéria da milícia virtual da ultradireita


ean Marc von der Weid é ex-presidente da UNE (1969-71). Fundador da organização não governamental Agricultura Familiar e Agroecologia (ASTA).


A análise de Jean Marc tem um enorme senso de realidade e faz uma demonstração dos problemas que o governo se depara, novos problemas e velhos problemas. As relações com o Congresso é velho e repetitivo. Os ávidos deputados estão mal acostumados com as delícias do governo anterior que criou uma parceria para governar. Parceria com o mesmo presidente da Câmara da gestão anterior. As sinucas que o governo está se metendo como é o caso da exploração do petróleo na bacia do rio Amazonas, as relações com o agronegócio, fonte explicita do fascismo brasileiro, a questão dos BRICS, onde acho que houve uma perca de espaço por conta da posição dúbia de Lula. Bom o governo apenas está começando mas já se vislumbra as grandes batalhas políticas que serão ativadas além da guerra híbrida promovida pelos EUA que precisa de um Brasil submisso, batendo continência para a bandeira america e limpando o quintal que eles jugam deles. Grandes apostas serão feitas principalmente se Lula garante a nossa soberania diante da pressão imperial americana.


Leia Mais




Jean-Paul Sartre e a transformação da filosofia


“Sou filósofo? Ou sou literato? Penso que o que fiz desde minhas primeiras obras é algo que mescla os dois: tudo o que escrevi é ao mesmo tempo filosofia e literatura, não justapostas, mas cada elemento dado é ao mesmo tempo literário e filosófico”. Assim Jean-Paul Sartre diagnostica, no final dos anos 1970, o resultado de sua vastíssima obra.


Cristina Diniz Mendonça é doutora em filosofia pela USP.




Estes textos não refletem necessariamente a opinião da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE.





JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO | DEZEMBRO - (2020)

JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGÔSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO | DEZEMBRO - (2021)

JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO | DEZEMBRO - (2022)

JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO - (2023)



Webmaster: Carlos Alexandre Lapa de Aguiar
carlosaguiar48@gmail.com

contador de acesso grátis