Programação
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CONFERÊNCIAS E MESAS REDONDAS
Dia 16/04/2019 - Terça
10h-12h mesas redondas simultâneas
- Apresentação Cultural  eAbertura Oficial (9h)
        - Conferencia Inaugural (10h)      
ESTADO, POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: resistência ativa para uma agenda democrática com justiça social.
Conferencista: Almerindo Janela Gonçalves Afonso
      (Universidade do Minho)
      Coordenador(a): Ângelo  Ricardo de Souza (UFPR)
14h-16h
Política e gestão da educação básica: Gestão democrática e o  gerencialismo em questão 
        Theresa Maria de Freitas  Adrião (Unicamp)
        Luciana Rosa Marques  (UFPE)
        Terezinha  Fatima Andrade Monteiro dos Santos Lima (UFPA)
      Coordenadora: Lucia de  Fátima Valente (UFU)
Políticas de Formação Docente: Tensões e mudanças em curso 
        Lucília Augusta Lino  (Anfope)
        Ivany Rodrigues Pino  (CEDES)
  Dirce Djanira Pacheco e Zan  (ForumDir)
Coordenadora:  Leda Scheibe (UNOESC/UFSC)
Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão  social; 
        Erasto Fortes Mendonça  (UnB)
        Aida Maria Monteiro Silva  (UFPE)
        Maria Aparecida Zanetti  (UFPR)
        Coordenadora: Catarina de  Almeida Santos (UnB)
Dia 17/04/2019 - Quarta
10:30h-12:30h
Políticas públicas e financiamento da educação: contextos, tensões  e perspectivas
        Jose Marcelino Rezende  Pinto (USP)
        Juca Gil (UFRGS)
        Rubens Barbosa de Camargo  (USP)
        Coordenadora: Regina  Tereza Cestari de Oliveira (UCDB)
Estado e mecanismos de regulação da educação em discussão 
        Maria Dilnéia Espíndola  Fernandes (UFMS)
        Maria Vieira da Silva  (UFU)
        Janete Maria Lins de  Azevedo (UFPE)
      Coordenadora:  Emilia Peixoto Vieira (UESC)
Políticas de avaliação e impactos na educação básica 
        Lucia Maria de Assis (UFG)
        Sandra Zakia Sousa (USP)
        Marilda Pasqual Schneider  (UNOESC)
        Coordenadora: Jorge Nassim  Vieira Najar (UFF)
Políticas docentes no Brasil e na América Latina:  desafios e perspectivas 
        Marlei Fernades de  Carvalho (APP/CNTE)
        Marcos  Alexandre dos Santos Ferraz  (UFPR)
        Dalila Andrade Oliveira  (UFMG)
        Coordenador: Paulo  Vinícius Baptista da Silva (UFPR) 
16:30h-18:30h
Reforma e gestão curricular: a BNCC e a Reforma do Ensino Médio em  questão 
        Monica Ribeiro da Silva  (UFPR)
        Mirian Fábia Alves (UFG)
        Eliza Bartolozzi Ferreira  (UFES)
        Coordenadora: Adriana  Almeida Sales de Melo (UnB)
Gestão democrática da educação no PNE (2014-2024): avaliação e  perspectivas 
        Graziela ZambãoAbdian  (UNESP)
        Rosilene Lagares (UFT)
        Elton Luiz Nardi (UNOESC)
        Coordenador: Karine Nunes  de Moraes (UFG)
Pós-graduação e pesquisa em um contexto de restrição de recursos
        Ângelo Ricardo de Souza  (UFPR)
        Romualdo Portela de  Oliveira (USP)
        Andrea Barbosa Gouveia  (UFPR)
        Coordenador: Jefferson  Mainardes (UEPG)
Dia 18/04/2019 - Quinta
10:30h-12:30h
Planejamento da educação, cooperação federativa e regime de  colaboração entre sistemas na educação; 
        Luiz Fernandes Dourado  (UFG)
        Luiz de Sousa Junior  (UFPB)
        Gilda Cardoso de Araújo  (UFES)
        Coordenador: Edson  Francisco de Andrade (UFPE)
Reforma e expansão da educação superior: contextos, tensões e  perspectivas
        Vera Lucia Jacob Chaves  (UFPA)
        Daniela Costa Lima (UFG)
        Afrânio Mendes Catani  (USP)
        Coordenadora: Carina  Elisabeth Macial (UFMS)
Qualidade da educação, gestão escolar e pedagógica em perspectiva
        NauraCarapeto Silva  Ferreira (UTP/UFPR)
        Marcelo Soares Pereira da  Silva (UFU)
        Pedro Ganzeli (Unicamp)
        Coordenadora: Ney Cristina  Monteiro de Oliveira (UFPA)
14h-16h
Mesa de Encerramento
          Educação brasileira, políticas, gestão e formação: tempos e  movimentos.
        Maria Beatriz Luce (UFRGS)
        Márcia Ângela da Silva  Aguiar (UFPE)
        Miguel Arroyo (UFMG)
      Coordenador:João Ferreira de Oliveira (UFG)
      
      
PAINÉIS DE DISCUSSÃO/PESQUISA
16/04/2019 - Terça - 16:30h - 18:30h
Painel - Os pioneiros da Administração da Educação à luz dos  paradigmas do conflito e do consenso.Lançamento dos primeiros volumes da Coleção Digital “Clássicos da  Administração da Educação”.
          Painelistas: Graziela Zambão Abdian (UNESP/ANPAE-SP); Adolfo Ignacio Calderón  (PUC-CAMPINAS); Andreia Eggers (UNIOESTE/ISEPE-RONDON); Valmir Rodrigues  (ANPAE-RJ)
          Coordenador: João Ferreira de Oliveira (UFG/ANPAE)
Painel  - A internacionalização da educação superior e o papel do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e  Regiões da Língua Portuguesa (Forges)
        O painel tem por  objetivo apresentar uma discussão sobre a internacionalização da educação  superior e as recentes políticas adotadas no contexto da crise do capital em  âmbito mundial. Apresenta  reflexões sobre a interferência direta dos organismos multilaterais de  financiamento nas políticas de internacionalização da educação superior em que  mistura-se princípios de transferência de conhecimentos com razões  economicistas e competitivas que se materializa por meio de processos de  “cooperação internacional”, tendência que vem se desenhando mundialmente. A  internacionalização vem se reconfigurando nos últimos anos por meio de  programas e políticas induzidas pelos governoscom ênfase para a mobilidade  estudantil, tais como o Erasmus Mundo na União Europeia e o Programa Ciência  sem Fronteiras (CsF) no Brasil. Discute-se, também, o papel da FORGES - Fórum de  Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa -no âmbito da Cooperação acadêmica científica nos países de Língua  Portuguesa, como parte do processo de internacionalização e da expansão da  educação superior. 
  Painelistas: Alda Maria Duarte Araújo Castro (UFRN); Márcia Ângela de Aguiar (UFPE); Vera  Lucia Jacob Chaves (UFPA) 
  Coordenação: MariaLuisa Machado Cerdeira (Presidente da Assembleia daFORGES /  Universidade de Lisboa)
Painel  - Políticas  públicas de educação para jovens e adultos trabalhadores: resistência ativa  frente a manutenção da subalternidade
        As reflexões deste painel  problematizarão as políticas implementadas para educação de jovens e adultos  trabalhadores, tomando como referência a análise e teorização das políticas  públicas de educação, resultantes da implementação do PNE 2014-2024 e seus  impactos nos Planos Estaduais e Municipais dos Estados de Goiás, Espírito Santo  e Rio Grande do Norte, bem comoproblematizarão o sentido destas políticas para  a garantia do direito a educação enquanto resistência da sociedade civil,  frente àmanutenção da subalternidade dos sujeitos da Educação e Jovens e  Adultos (EJA) e da Educação Profissional (EP). Os estudos e pesquisas que  embasam esta reflexão são oriundos de coletivos de pesquisadores da  Universidade Federal de Goiás, da Universidade Federal do Espírito Santo e do  Instituto Federal do Rio Grande do Norte.
  Participantes: Edna de Castro Oliveira (UFES); Dante  Henrique Moura (IFRN)
  Coordenadora: Maria Margarida Machado (UFG)
Painel - Planos de Educação: avaliação e monitoramento: Região  Centro Oeste
          Participantes: Adriana  Almeida Sales de Melo (UnB); Karine Nunes de Moraes (UFG); Carina Elisabeth  Maciel (UFMS); Marilda de Oliveira Costa (UNEMAT)
          Coordenadora: Regina Cestari de Oliveira (UCDB)
Dia 17/04/2019 - Quarta 
          8h-10h -  Painéis de Discussão/Pesquisa
Painel  - Universidade em tempos de mundialização do capital:  a internacionalização da educação superior em questão 
        O painel discute as configurações de instituições de  educação superior contemporâneas e as relações com a internacionalização e a  transnacionalização, a partir da mundialização do capital, na lógica dos  organismos internacionais. Problematiza o conceito de world  –classuniversities, fenômeno que tem se constituído no contexto da  globalização e da economia do conhecimento. Analisa a posição da Conferência  Regional de Educação Superior/UNESCO/IESALC que defende a educação superior  como um bem público e social, direito humano e dever do Estado. As análises  estão apoiadas em questões teórico-conceituais, tendo como base empírica  documentos de variadas fontes, com destaque para o Banco Mundial, a OCDE, a  UNESCO e o IESALC.
  Painelistas: Profa. Dra. Marília  Costa Morosini - UFRGS / PUCRS; Profa. Dra. Olgaíses Maués - UFPA   
  Coordenador: Prof. Dr. José Vieira de Sousa - UnB 
Painel - Base Nacional  Comum Curricular, avaliação externa, qualidade e gestão da Educação Básica
        Base Nacional Comum  Curricular: padronização e diversidade. BNCC: avaliação em larga escala e  gestão da educação básica. Formação por competências e reconfiguração dos  sentidos de qualidade da educação.
  Painelistas: Profa. Dra. Andréia da  Ferreira da Silva (UFCG); Prof. Dr. Álvaro Vieira Hipólito (UFPel); Profa. Dra.  Ângela Cristina Alves Albino (UFPB)
  Coordenadora: Profa. Dra. Luciana Leandro da Silva  (UFCG) 
Painel  - Desafios teóricos e metodológicos ao monitoramento  de políticas educacionais – reflexões a partir do Plano Nacional de Educação
        O Art. 5º  do Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que “o cumprimento de suas metas  serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas”. A  concretização dessa tarefa exige a produção de estudos amparados em indicadores  quantitativos e medidas de processos educacionais. Neste painel, composto por  pesquisadores do INEP, serão apresentados para discussão o trabalho  de construção teórico-metodológica dos indicadores de monitoramento e  avaliação do PNE, bem como alguns resultados, tendências e desafios  vislumbrados até o momento.  Os estudos e  pesquisas autorais desenvolvidos por este grupo de pesquisadores  abrangem: as características de jovens e adultos que não frequentam a escola e  não possuem o ensino fundamental ou a educação básica completa (Metas 8, 9 e  10); a educação profissional e tecnológica e o problema das fontes de dados  (Metas 10 e 11); o público e o privado na garantia do direito à educação  superior de qualidade (Metas 12 e 13); gestão democrática e critérios atuais de  provimento dos cargos de direção na educação básica (Meta 19). As  produções recorrem a bases de dados distintas, mas compartilham o desafio  comum de monitorar processos educacionais complexos em medidas sintéticas que  revelem aspectos do acesso, trajetória e conclusão escolar, bem como da gestão  dos estabelecimentos. O painel permitirá compartilhar os resultados e reflexões  que acompanham esse processo.   
  Participantes: Alexandre Ramos de Azevedo, Ana Elizabeth M. de  Albuquerque; Luiz Carlos Zalaf Caseiro; Márcio Alexandre Barbosa Lima
  Coordenador: Robson dos Santos
Painel - Planos de Educação: avaliação e monitoramento: Região  Norte
          Participantes: Ney  Cristina Monteiro de Oliveira (UFPR); Mark Clark Assem de Carvalho (UFAC)
        André Rodrigues Guimarães  (UNIFAP);Ângela Maria Gonçalves de Oliveira (UFAM)
  Coordenadora:Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos  Santos Lima (UFPA) 
Dia 17/04/2019 - Quarta
          14h-16h -  Painéis de Discussão/Pesquisa
Painel - Implementação de políticas educacionais:  como as pesquisas empíricas podem contribuir para o campo da educação?
        A complexidade da implementação de políticas, assim como a sua própria  análise, advém do fato de que inúmeros fatores influenciam o comportamento de  agentes implementadores: desde aspectos “macro” (desenho institucional de uma  política, os instrumentos ou ferramentas escolhidos, as condições sociais,  econômicas ou culturais de uma sociedade etc.) até “micro” (decisões tomadas  por burocratas e outros atores em seus contextos e realidades locais e em suas  rotinas administrativas cotidianas). Em países federais, como o Brasil, a  complexidade também se eleva na medida em que produzir coordenação nacional de  ações entre entes governamentais não subordinados administrativa e politicamente  depende tanto de aspectos “macro” (como desenhos institucionais que produzam  incentivos e/ou constrangimentos) quanto “micro” (variedade de condições e  capacidades estatais para a implementação de políticas em contextos locais ou  regionais). Uma proposta de análise da implementação no Brasil tem sido  oferecida por meio da categoria analítica “arranjos institucionais”, que  combina o estudo das capacidades estatais a partir do conceito de governança.  Essa categoria, que também será apresentada neste painel, distingue duas  capacidades: as técnicas-administrativas, associadas à burocracia estatal  clássica, e as político-relacionais, que dizem respeito à incorporação e  articulação entre atores estatais e sociais. Estas últimas mostraram-se  centrais para explicar o resultado final das políticas em análise: a forma como  os atores sociais afetados por programas governamentais são incorporados à  discussão antes e no processo de implementação da política,as percepções dos  implementadores sobre os beneficiários,as representações daqueles que entregam  os serviços aos beneficiários sobre os modos de ação dos responsáveis pelo  desenho da política,dentre outros fatores, afetam a capacidade de entrega dos  bens ou serviços previstos. Essa perspectivainclui a identificação  dedoisfatores relevantes para explicar o resultado final: o desenho  institucional da política e os contextos de implementação (GOMES, 2018).  Promovido pela Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Educacionais  (REIPPE), o objetivo desse painel é estabelecer um diálogo aplicado ao campo da  educação através de pesquisas realizadas sobre a implementação de políticas e  programas educacionais. A partir da discussão dos resultados dessas  investigações, a REIPPE pretende fomentar uma agenda de pesquisa para  aprofundar reflexões teóricas e metodológicas, contribuindo para o debate e  para a ampliação de novas possibilidades de estudos no campo das políticas  educacionais.
  Painelistas: Ana Cristina Prado de  Oliveira (UNIRIO); Fabiana Silva Fernandes (FCC); Marina Meira de Oliveira  (PUC-Rio); Naira da Costa Muylaert (PUC-Rio); Silvana Di Giusto(Unicid) 
  Coordenadora: AlíciaBonamino  (PUC-Rio)
Painel - Educação a Distância enquanto metapolicies própria  ou para o mercado:  os (des) caminhos da sua trajetória  da Educação Básica à Educação Superior 
        Considerando  o contexto de estudo e pesquisa em políticas públicas de educação a  distância (EaD), essa demonstrou força como problema socialmente  relevante  desde 1970, quando entrou na agenda do Conselho Federal de  Educação e a partir da LDB nº 9.394/1996, por meio do artigo nº 80, que a  regulamenta. Desde então, tem sido formulada e implementada no Brasil, de  forma a consolidar as regras do jogo político que já vinham sendo  estabelecidas desde Governo Fernando Henrique Cardoso, numa arena em que a  sua constituição tem demonstrado dependência de uma metapolicies economicista que  estabelece as regras das demais políticas públicas a serem implementadas e  que ganhou força novamente no Governo Temer, principalmente com foco na  Educação Básica e Pós-Graduação Stricto Sensu, tema de  discussão deste painel.
  Painelistas: Kátia Morosov Alonso - PPGE/UFMT; João Ferreira de Oliveira - PGE/UFG;  Giselle Cristina Martins Real - PPGE/UFGD
  Coordenadora: Daniela da Costa Britto Pereira Lima (PPGE/UFG)  
Painel  - Políticas de Inclusão na Educação Superior e os desafios da Permanência entre  avanços e retrocessos.
          O fenômeno da  Expansão da Educação Superior no Brasil, que na década de 1990 tem como marco a  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Nº 9394/96) ao privilegiar  o setor privado, como 75% das matrículas do sistema e ao mesmo tempo, a partir  das políticas de inclusão social ampliar o acesso a sujeitos em situação de  vulnerabilidade social no setor público vem gerando desafios, dentre eles a  permanência e conclusão do curso. É possível se registrar a ociosidade de vagas  no setor privado e o crescente número de evasão em cursos superiores de instituições  públicas. Tomando por base a problemática da evasão, o respectivo painel busca  apresentar resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Projeto  “PERMANÊNCIA E EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: fatores interferentes, interfaces  com ensino médio público e possibilidades de avanço nas políticas”, Eixo 5 –  Acesso e Permanência da Rede Universitas/Br, financiado pela FAPEMAT. O centro  do debate será as políticas de educação superior na continuidade das ações de  acesso e permanência, políticas de cotas socais e raciais, em uma análise da  atuação das comissões de heteroidentificação para a garantia dos direitos, um  panorama sobre acesso de grupos excluídos socialmente e as ações de assistência  estudantil para a promoção da permanência em instituições de educação superior. 
          Participantes:  EdineideJezine (UFPB); Carina Elisabeth Maciel (UFSM); Eugenia Portela de  Siqueira Marques (UFGD); Catarina de Almeida Santos (UNB)
          Coordenação:  Andrea da Silva Quintanilha Sousa 
Painel - Planos de Educação: avaliação e monitoramento: Nordeste
          Participantes: Rute  Regis de Oliveira da Silva (SEEC/RN);  Emília Peixoto Vieira (UESC); Luiz de Sousa Junior (UFPB); Edson Francisco de Andrade (UFPE); JavanSami Araújo  dos Santos (UFAL); Jeannette Filomeno Pouchain Ramos (UNILAB); Francisca das  Chagas Silva Lima (UFMA)
          Coordenadora: Luciana Rosa Marques (UFPE) 
Dia 18/04/2019 - Quinta
          8h-10h -  Painéis de Discussão/Pesquisa
Painel - Rankings  acadêmicos e governança universitária no contexto ibero-americano e do processo  de Bolonha
        Neste painel pretende-se  apresentar resultados de pesquisas realizadas sobre a expansão dos rankings  acadêmicos em nível mundial, regional e nacional, seu funcionamento e suas  implicações na governança de instituições de educação superior sejam estas  estatais ou privadas sem fins lucrativos, tomando-se como referênciao Brasil, o  espaço ibero-americano e as implicações do processo de Bolonha na construção de  instituições de excelência e de Universidades de Classe Mundial. Engloba-se  projetos financiados pelo CNPq da Rede Brasileira de Pesquisa em Rankings,  Índices e Tabelas Classificatórias na Educação Superior (REDE RANKINTACS) e da  Rede Internacional de Pesquisadores sobre Bolonha (REBOL).
  Painelistas: Armando Gonçalves  (PUC-Campinas); Danielle da Motta Ferreira Fialho (PUCPR); Fábio Volpe (Quero  Educação); Gilson Pôrto Jr. (UFT); Lara CarletteThiengo (UEPG); Marco  Wandercil (PUC-Campinas); Maria  da Conceição Couto da Silva (UFPE); Nelson Russo de Moraes (UNESP); 
        Rodrigo Ceregatti Franco  (PUC-Campinas); Romilda Teodora Ens (PUCPR).
  Coordenador - Adolfo Ignacio Calderón  (PUC-Campinas) 
Painel  - Gestão educacional e inclusão, a construção da  lideranças democráticas e a luta pelo reconhecimento.
        contextualização da instituição  escolar na sociedade contemporânea e os desafios para a construção de um espaço  escolar democrático. para tanto, faz-se necessário problematizar os processos  de inclusão/exclusão educacional e de construção de lideranças democráticas,  bem como a lógica hegemônica de subordinação dos espaços escolares aos modelos  gerenciais, que desconhece os movimentos de democratização do ensino e da luta  pelo reconhecimento da condição docente.
  Painelistas: Profa. Dra. Maria  Salete Barboza de Farias (Anpae/UFPB/MPPGAV); Prof. Dr. Wilson Honorato Aragão  (Anpae/UFPB/PPGE); Prof. Dr. Damião De Lima (Anpae/UFPB/MPPGAV)
  Coordenador: Prof. Dr. Luiz De Sousa  Junior (Anpae/UFPB/CAPES)
Painel - Planos de Educação:  avaliação e monitoramento: Região Sul
          Participantes: Juca Gil  (UFRGS); Marilda Pasqual Schneider (Unesc); Simone Flach (UEPG)
          Coordenador: Elton Luiz Nardi (Unesc) 
Painel - Planos de Educação:  avaliação e monitoramento: Região Sudeste
          Participantes: Lúcia de  Fátima Valente (UFU); Jorge Nassim Vieira Najjar (UFF); Graziela ZambãoAbdian  (Unesp); Caroline Falco  Fernandes Valpassos (Diretora Anpae ES)
          Coordenador: Marcelo Soares Pereira da Silva (UFU) 
Publicação Final
