Programação
geral | científica | comunicação 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS
Eixo 6 – Gestão pedagógica, organização curricular e qualidade da educação
Data: 16/04/2019
Eixo 6 – 16/04 – 16h30 às 18h30  | 
          |
Sala: 230 (2º pavimento)  | 
          |
Cassiana Gardini Franco, Renata Maria Moschen Nascente  | 
            CONTRIBUIÇÕES PARA UMA POSSÍVEL TEORIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E CURRÍCULO  | 
          
Edvaldo dos Reis Oliveira Filho  | 
            GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO MAGISTÉRIO GUARULHENSE PARA O TEMA  | 
          
Flavia Gonçalves da Silva, Elisangela da Silva Bernado  | 
            ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL: PRESSUPOSTOS DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO OU PREPARO DOS JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO?  | 
          
Jorge Nassim Vieira Najjar, Karine Vichiett Morgan, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel  | 
            OS REFORMADORES EMPRESARIAIS, REDES SOCIAIS E COALIZAÇÃO ADVOCATÓRIA: A DISPUTA PELA IDEIA DE QUALIDADE EDUCACIONAL NO BRASIL  | 
          
Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Roberta da Trindade Pantoja Hage, Kezya Helga de Souza Rodrigues da Silva  | 
            A EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL NA ESCOLA BOSQUE: A QUESTÃO DA QUALIDADE SOCIAL E OS DESAFIOS PARA ESCOLA PUBLICA BRASILEIRA  | 
          
Patrícia Alves da Silva  | 
            A RELAÇÃO FORMAÇÃO DOS PROFESSORES / DISCIPLINA LECIONADA: UM ESTUDO DA ADEQUAÇÃO DA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS  | 
          
Vivian de Lima Cabral, Emina Márcia Nery dos Santos  | 
            A QUALIDADE EM EDUCAÇÃO COMO DIREITO HUMANO UNIVERSAL  | 
          
Eixo 6 – 16/04 – 16h30 às 18h30  | 
          |
Sala: 239 (2º pavimento)  | 
          |
Alisson Lima Damião, Adão Rogério Xavier Silva  | 
            O PROBLEMA GESTÃO COMPARTILHADA E DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO REALIZADO EM CRUZEIRO DO SUL – ACRE  | 
          
Ana Laura Poveda Cassiano, Renata Maria Moschen Nascente  | 
            INDISCIPLINAS E ESCOLARIZAÇÃO EM ANÁLISE  | 
          
João Carlos de Souza Anhaia Gino  | 
            GESTÃO, LIDERANÇA E CLIMA ESCOLAR: O CASO DE UMA ESCOLA EFICAZ COM ALUNOS DE BAIXO NÍVEL SOCIOECONÔMICO  | 
          
Jorge Antonio Lima de Jesus, José Carlos Martins Cardoso  | 
            O PERFIL DO GESTOR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM DO PARÁ: OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA.  | 
          
Maria Aparecida Rodrigues da Rocha  | 
            O PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE: A RELAÇÃO COM AS FAMÍLIAS  | 
          
Sandra Regina T. de Freitas Silva, Enéas Machado, Ubirajara da Silva Caetano  | 
            O TRABALHO COM PROJETOS NA SALA DE AULA À LUZ DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA  | 
          
Data: 17/04/2019
Eixo 6 – 17/04 – 8h às 10h  | 
          |
Sala: 228 (2º pavimento)  | 
          |
Anderson Cristian Barreto, Nádia da Silva Tessaro, Juliana Macedo Balthazar Jorge, Vania de Fátima Matias de Souza  | 
            A QUALIDADE EDUCACIONAL E SUAS RELAÇÕES COM O CURRÍCULO ESCOLAR: INTERLOCUÇÕES DOCENTES  | 
          
Clarice Monteiro Escott  | 
            REFLEXÕES ACERCA DA ORGANIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS NO BRASIL E EM PORTUGAL: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS A PARTIR DA LEGISLAÇÃO VIGENTE  | 
          
Dyenifer Martins Barbosa, Julia Hélio Lino Clasen  | 
            O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM QUÍMICA  | 
          
Fábio Junio da Silva Santos, Letícia Paloma de Freitas Pereira Silva  | 
            CURRÍCULO COMO INDICADOR DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA  | 
          
Gerson Luiz Buczenko  | 
            CURRÍCULO, ESPAÇO FÍSCO E GESTÃO: DIMENSÕES PARA UMA AMBIENTALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO.  | 
          
Kleber William Alves da Silva, Maria Cristina Rodrigues  | 
            CARTOGRAFIAS DO CONHECIMENTO NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: A ETNOMATEMÁTICA COMO FONTE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DA DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO  | 
          
Samuel dos Santos Junio  | 
            O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL COMO DESENVOLVIMENTO HUMANO  | 
          
Eixo 6 – 17/04 – 8h às 10h  | 
          |
Sala: 230 (2º pavimento)  | 
          |
Clovis Nicanor Kassick, Araci Hack Catapan  | 
            A GESTÃO DE CURSOS NA MODALIDADE EAD DA REDE E-TEC BRASIL  | 
          
Ivanilda de Almeida Meira Novais, Marta Lucia Croce, Adriana Paula Cheron Zanin  | 
            ENSINO HÍBRIDO E GESTÃO DA SALA DE AULA: PRÁTICAS INDISSOCIÁVEIS  | 
          
Karla Wanessa Carvalho de Almeida  | 
            AS LÓGICAS ESTRUTURANTES DOS DISCURSOS DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS  | 
          
Kelly Cristina da Silva Ruas, Ligia Bruna Goncalves Vargas  | 
            O LETRAMENTO INFORMACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO APREDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA  | 
          
Michel Franklin de Oliveira  | 
            AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS: A GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM DESTAQUE  | 
          
Renata Peres Barbosa  | 
            O MOVIMENTO “ESCOLA SEM PARTIDO” SOB O PRISMA FRANKFURTIANO  | 
          
Eixo 6 – 17/04 – 14h às 16h  | 
          |
Sala: 223 (2º pavimento)  | 
          |
Dilma Antunes Silva, Antonio Carlos Caruso Ronca  | 
            NOVOS VELHOS DESAFIOS DA CRECHE: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL  | 
          
Elaniese do Socorro Lima da Silva, Eliene Brito Passos  | 
            ENTRE O PARCIAL E O INTEGRAL: A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL  | 
          
Fernanda da Silva, Eliana Maria Magnani  | 
            (RE) IMPLANTAÇÃO DE BRINQUEDOTECAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE CASCAVEL  | 
          
Juliana Macedo Balthazar Jorge, Lucas de Paula Rodrigues, Anderson Cristian Barreto  | 
            DA CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO EXPRESSA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL AS PROPOSITIVAS DO REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: CUIDAR OU EDUCAR?  | 
          
Roberta Guimarães Teixeira  | 
            A BONITEZA E O ABRAÇO, DOS SABERES & SONHOS, DAS PRÁTICAS & PARTILHAS DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA REDE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE NILÓPOLIS/RJ  | 
          
Vanessa Santana dos Santos  | 
            REFORMA CURRICULAR E POLÍTICAS EM ALFABETIZAÇÃO: O DISCURSO DA QUALIDADE NA VOZ DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO  | 
          
Data: 18/04/2019
Eixo 6 – 18/04 – 8h às 10h  | 
          |
Sala: 224 (2º pavimento)  | 
          |
Ângela Cristina Alves Albino  | 
            BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DOCENTES NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO  | 
          
Deysi Maia Clair Kosvoski  | 
            A FRAGMENTAÇÃO CURRICULAR (INTER)FERINDO NA CONSTITUIÇÃO DO HUMANO  | 
          
Jocélia Barbosa Nogueira, Maria Rita Santos da Silva, Elenize Cristina Oliveira da Silva  | 
            TRABALHO DOCENTE E A BNCC: DESAFIOS PARA A GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E A FORMAÇÃO HUMANA E EMANCIPATÓRIA  | 
          
Luci Frare Kira  | 
            ANÁLISE DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO.  | 
          
Luzia de Marilac Pereira de Castro, Cymone Martins Cotrim Teixeira  | 
            COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO  | 
          
Roberta Freire Bastos  | 
            ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DOS PROJETOS DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR (PRC) NO ÂMBITO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI)  | 
          
Vinicius Silva Rodrigues dos Santos  | 
            EDUCAÇÃO FÍSICA NA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM E OS DESAFIOS PARA O CURRÍCULO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS  | 
          
Publicação Final
