Programação
geral | científica | comunicação 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS
Eixo 7 – Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social
Data: 16/04/2019
Eixo 7 – 16/04 – 16h30 às 18h30 |
|
Sala: 240 (2º pavimento) |
|
Edicleia Lima de Oliveira, Eugenia Portel de Siqueira Marques |
APONTAMENTOS SOBRE ASPECTOS IDENTITÁRIOS DE DOCENTES NEGRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
Jéssica Regina Teixeira Melo |
OS PERCURSOS E PERCALÇOS NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E O PNAES COMO REFLEXO DA EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO SOCIAL |
Kenny Bastos, Vanda Mendes Ribeiro |
O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR PARA A PROMOÇÃO DA EQUIDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Mara Beatriz Nunes Gomes, Tainá Melo Silveira, Ana Gabriela da Silva Vieira |
PERSPECTIVAS SOBRE AS CLASSES RACIAIS NO BRASIL EM DIÁLOGO COM A DEMOCRATIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE |
Oséias Santos de Oliveira, Francieli Marchesan |
CONTRAPOSIÇÕES DE INTERESSES NA CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA AFIRMATIVA: ARGUMENTOS ACERCA DAS COTAS DE ACESSO ÀS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO |
Rômulo Sousa de Azevedo, Cláudia Tavares do Amaral, Maria Geralda Oliver Rosa |
A CÁTEDRA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO E A INCLUSÃO DO REFUGIADO NO ENSINO SUPERIOR |
Rosa Helena Ribeiro Teixeira, Marta Lícia Teles Brito de Jesus |
REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS NO ESTADO DA BAHIA (2004-2018) |
Eixo 7 – 16/04 – 16h30 às 18h30 |
|
Sala: 244 (2º pavimento) |
|
Ademilson de Sousa Soares |
INFÂNCIA, DIREITO E EDUCAÇÃO: OS PRESSUPOSTOS DAS PESQUISAS |
Carla Cristiane Souza da Silveira, Tereza Cristina de Almeida Guimarães |
A MEMÓRIA QUE TRADUZ/PRODUZ HISTÓRIAS: INVESTIGAÇÃO DA TRAJETÓRIA INSTITUCIONAL DE UMA UMEI EM NITERÓI, RJ. |
Elaine Constant Pereira de Souza, Jefferson Willian Silva da Conceição |
DIREITO À EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
Flávia Camila Gomes |
É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO INFANTIL COM BASE NOS DIREITOS HUMANOS EM ESCOLAS SUBVENCIONADAS? |
Lyanny Araujo Francês, Maria Mônica Ferreira Mendes, Amélia Maria Araujo Mesquita |
INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Tagiane Maria da Rocha Luz Cellis |
UMA METODOLOGIA ORGANIZADORA DO ESPAÇO PARA BRINCAR EM SALAS DE AULAS E AS CARACTERÍSTICAS QUE ENVOLVEM BRINCAR E NÃO BRINCAR |
Ubirajara da Silva Caetano, Sandra Regina T. de Freitas Silva, Enéas Machado |
INTERVENÇÕES LÚDICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
Eixo 7 – 16/04 – 16h30 às 18h30 |
|
Sala: 332B (2º pavimento) |
|
Jordana Lorena Nogueira de Sousa, Francisca Maria Gomes Cabral Soares, Priscila Figueiredo Brito de Azevedo, Eugênia Morais de Albuquerque |
EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A CONCEPÇÃO E O DIREITO À EDUCAÇÃO EM DOCUMENTOS NACIONAIS (1857-2019) |
Juliana Guimarães Faria |
POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS: A FORMAÇÃO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS NO BRASIL |
Lilian Cristina dos Santos, Marlene Barbosa de Freitas Reis, Carla Salomé Margarida de Souza |
A TECNOLOGIA ASSISTIVA EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O APLICATIVO BRAILLEÉCRAN COMO MEDIADOR NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS CEGOS NO CONTEXTO ACADÊMICO |
Marlene Barbosa de Freitas Reis, Carla Salomé Margarida de Souza, Lilian Cristina dos Santos |
O LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEG: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA |
Rafaela Maria Rodrigues, Célia Maria Rosa |
CONCEPÇÕES MORAIS DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE CYBERBULLYING |
Sarah Rizzia Campos Luiz, Ana Paula Rocha Neto |
A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O USO DAS TIC ENTRE SUJEITOS EXCLUÍDOS DA ERA DIGITAL |
Taissa Vieira Lozano Burci, Ana Paula de Souza Santos, Dayane Horwat Imbriani de Oliveira, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de Oliveira |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO POLÍTICA DE INCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL |
Data: 17/04/2019
Eixo 7 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 239 (2º pavimento) |
|
Daiane Letícia Boiago, Thais Godoi de Souza |
GERAÇÃO NEM NEM: TRABALHO E EDUCAÇÃO PARA PENSAR A JUVENTUDE BRASILEIRA |
Dayana de Oliveira Arruda |
PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROBLEMATIZAÇÕES INICIAIS |
Jociane Marta da Silva Correia, Maria Couto Cunha, Gilvanice Barbosa da Silva Musial |
A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO IFBA - CAMPUS JACOBINA |
Maria Margarida Machado, Stephany Nascimento Lago |
POLÍTICAS DE CERTIFICAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS – O CASO DOS EXAMES DE MADUREZA |
Mariana Lins de Oliveira |
JUVENTUDES E EDUCAÇÃO: (RE) APROXIMAÇÕES DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO MÉDIO |
Pamela Maria do Rosário Mota |
O SUBALTERNO PODE FALAR: VOZES DA EJA POR MEIO DA OBRA QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS, NA REDE MUNICIPAL DE BELFORD ROXO, RJ |
Washington Luiz de Andrade Cardoso Junior |
EDUCAÇÃO FORMAL PARA ADOLESCENTES SUBMETIDOS A MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: ALGUMAS APROXIMAÇÕES |
Eixo 7 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 240 (2º pavimento) |
|
Daria Aparecida de Jesus Carvalho, Márcia Oliveira Marques Nogueira |
DIREITO A IGUALDADE NA DIFERENÇA |
Igor Leite Sousa |
A INFLUÊNCIA DOS (DES)ENTENDIMENTOS SOBRE GÊNERO NA CONSECUÇÃO DA DESIGUALDADE ESCOLAR |
Luzia Cristina Nogueira de Araújo, Katia Cristian Puente Muniz |
ADOLESCÊNCIA, DIVERSIDADE E INCLUSÃO: PELA TRANSVERSALIDADE EDUCACIONAL NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO |
Maria Angela Nolli, Iana Gomes de Lima |
ALIANÇA CONSERVADORA NO BRASIL E QUESTÕES DE GÊNERO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA LEI 7.595/2018 DO MUNICÍPIO DE JARAGUÁ DO SUL - SC |
Maria Eugenia Brêttas Veiga |
DIVERSIDADE SEXUAL E GÊNERO NA ESCOLA: UMA QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS E DE CIDADANIA |
Neiva Furlin |
RELAÇÕES DE GÊNERO E DE PODER: A CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS POLÍTICAS PELO DIREITO À DOCÊNCIA FEMININA EM CAMPOS DE SABERES MASCULINOS |
Thiago Luiz Sartori |
ATUAÇÃO RESOLUTIVA DO MINISTÉRIO PÚBLICO NA DEFESA DAS TEMÁTICAS DE GÊNERO E DIVERSIDADE, NOS CURRÍCULOS EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO, PARA PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO CIDADÃ EM DIREITOS HUMANOS |
Eixo 7 – 17/04 – 14h às 16h |
|
Sala: 224 (2º pavimento) |
|
Fábio da Silva Santos, Manoel Joaquim Fernandes de Barros |
DA CELA À SALA DE AULA: RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DOS APENADOS PARTIR DO DIREITO À EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS |
Gláucia Amaral Braga |
EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, NA ESCOLA, NOS ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIAS DO ALUNO E NA SOCIEDADE |
Jemina de Araújo Moraes Andrade, Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões |
A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA CULTURA EM DIREITOS HUMANOS |
José Lucas de Omena Gusmão, Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, Lana Lisiêr de Lima Palmeira |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO ELEMENTO DE UMA SOCIEDADE INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS DIVERSIDADES CULTURAIS. |
Lana Lisiêr de Lima Palmeira, José Lucas de Omena Gusmão, Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS JURÍDICOS: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DE ALAGOAS. |
Orlando Nobre Bezerra de Souza |
OS DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL NAS PRISÕES DO ESTADO DO PARÁ |
Sanny Silva da Rosa, Branca Jurema Ponce, Gessica Natalia Campos |
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA CURRICULAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO NO ABC PAULISTA |
Eixo 7 – 17/04 – 14h às 16h |
|
Sala: 230 (2º pavimento) |
|
Adriana de Bortoli Gentil |
O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS À LEI 10.639/2003 |
Clodoaldo Shreiber, Nilson Ferreira de Almeida, Osmir Marques Souza |
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E A LEI 11.645/2008 NO MUNICÍPIO DE PITANGA- PR |
Franciele Teixeira da Silva Polez, Eduardo Augusto Moscon Oliveira |
A LEI FEDERAL 10.639/03 E O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SERRA/ES |
Marta Castro dos Santos, Gessiedna Pereira de Souza Silva, Josely Ferreira Ribeiro |
EDUCAÇÃO INDÍGENA SATERÉ MAWÉ: INQUIETAÇÕES ACERCA DO CURRÍCULO NO MUNICÍPIO DE MAUÉS–AMAZONAS. |
Nonato Assis de Miranda, Thiago Luiz Sartori |
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NO CURRÍCULO PAULISTA |
Osmir Marques Souza, Clodoaldo Shreiber, Nilson Ferreira de Almeida |
APLICABILIDADE DA LEI 10.639/03 NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA CIDADE DE GUARAPUAVA |
Telmo Marcon |
DIMENSÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICA E CIDADÃ |
Data: 18/04/2019
Eixo 7 – 18/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 228 (2º pavimento) |
|
Arthur Gehrke Martins Andrade |
MOBILIDADE SOCIAL NO PROCESSO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL |
Arthur Vianna Ferreira, Marcio Bernardino Sirino |
A FORMAÇÃO PENSADA E PRATICADA PARA/PELO EDUCADOR SOCIAL: UMA DISCUSSÃO CURRICULAR EM CONSTRUÇÃO |
Geovani Roberto Kreling, Carina Alves da Silva Darcoleto |
ALIENAÇÃO E EDUCAÇÃO: ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO |
Gesilaine Mucio Ferreira, Gislaine Aparecida Valadares de Godoy, Jani Alves da Silva Moreira, Lucilene Amarante |
AS RECOMENDAÇÕES DA UNESCO PARA A EDUCAÇÃO E A DIVERSIDADE CULTURAL: O PAPEL DA RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO |
Marcio Bernardino Sirino, Patricia Flavia Mota, Arthur Vianna Ferreira |
COLETIVO DE LEITURAS E INVESTIGAÇÕES EM PEDAGOGIA SOCIAL: UM ESPAÇO DE PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO (PARA O) SOCIAL |
Maria Sara de Lima Dias, Eliane Martins Braga |
A MEDIAÇÃO ENTRE PARES COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UTFPR |
Wilcelene Pessoa dos Anjos Dourado Machado |
A DIFERENÇA NOS ESTUDOS DE CURRICULO: ARTIGOS DE PERIÓDICOS COMO FONTES DO DEBATE SOBRE A JUSTIÇA SOCIAL (2005-2015) |
Eixo 7 – 18/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 230 (2º pavimento) |
|
Ana Gabriela da Silva Vieira, Mara Beatriz Nunes Gomes, Tainá Melo Silveira |
DIÁLOGOS ENTRE FAMÍLIA, ESCOLA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
Daniele Almenara Parre |
AÇÕES DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO PARA A CONVIVÊNCIA SADIA E SEGURA NAS ESCOLAS PÚBLICAS PAULISTAS (2009 – 2018): CONTROVÉRSIAS |
Gessiedna Pereira de Souza Silva, Marta Castro dos Santos |
A EDUCAÇÃO DO CAMPO SOB AS PERSPECTIVAS DE PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO BANCARIA X PEDAGOGIA CRÍTICA |
Leonor Paniago Rocha, Marlene Barbosa de Freitas Reis |
VIDA, TRAJETÓRIA ESCOLAR E OFÍCIO DE PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA: NARRATIVAS DE HISTÓRIA DE VIDA |
Maria Mônica Ferreira Mendes, Amélia Maria Araujo Mesquita, Lyanny Araujo Francês |
EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERSPECTIVAS DA PRÁTICA CURRICULAR |
Marlon César Silva |
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) – DO LEGAL À MATERIALIZAÇÃO |
Silvania Maria da Silva Gil, Maria de Fátima Barbosa Abdalla |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DOS ASPECTOS LEGAIS AOS ESTUDOS SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES |
Publicação Final