Programação
geral | científica | comunicação 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS
Eixo 3 – Políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares
Data: 16/04/2019
Eixo 3 – 16/04 – 16h30 às 18h30 |
|
Sala: 215 (2º pavimento) |
|
Adriana Cilene Alves de Oliveira |
AS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA, POLÍTICA EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COMPREENSÃO DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Charla Barbosa de Oliveira Macedo de Campos, Eduardo Augusto Moscon Oliveira, Marcia Saraiva Prudencio |
A FORMAÇÃO EM ESPAÇOS COLEGIADOS/ COLETIVOS PELOS MUNICIPIOS NO CONTEXTO DOS PLANOS NACIONAL E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO |
Janete Palazzo, Gabriela Sousa Rego Pimentel, Simone Leal Souza Coite |
AVALIAÇÃO DE CUSTOS E BENEFÍCIOS DA PROFISSÃO DOCENTE: ESTUDO DE CASO |
Maria de Fátima Barbosa Abdalla |
DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ÀS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A FORMAÇÃO E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE |
Marta Lucia Croce, Ivanilda de Almeida Meira Novais, Cyntia Gomes, Adriana Paula Cheron Zanin |
PACTO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA |
Paulo Vinicius Santos Sulli Luduvice, Rosilene Lagares |
CORRELAÇÕES TEÓRICAS POSSÍVEIS ENTRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Sandra Maria Zardo Morescho, Jane Kelly de Freitas Santos |
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: A PERCEPÇÃO DO ORIENTADOR DE ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO |
Eixo 3 – 16/04 – 16h30 às 18h30 |
|
Sala: 217 L2 (2º pavimento) |
|
Cleide Carvalho de Matos, Manuelle Espíndola dos Reis, Solange Pereira da Silva |
O PENSAMENTO LIBERAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A DOCÊNCIA |
Danielle Scheffelmeier Mei, Etiane de Fatima Theodoroski |
POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DA EMENDA CONSTITUCIONAL 95 NO CUMPRIMENTO DA META 15 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO |
Helena Gutoch Garbosa |
PARADIGMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A RACIONALIDADE TÉCNICA, A RACIONALIDADE CRÍTICA E A RACIONALIDADE PRÁTICA |
Lucas de Paula Rodrigues, Vania de Fátima Matias de Souza, Juliana Macedo Balthazar Jorge, Hellen Jéssica Lima dos Santos |
FORMAÇÃO DOCENTE: UM MAPEAMENTO NOS PERIÓDICOS NACIONAIS ACERCA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA |
Lucas Nunes Jorge, Marcos Aparecido Pereira |
INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS DISCIPLINAS DE FÍSICA E LÍNGUA INGLESA É POSSÍVEL? RESULTADOS INICIAIS DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR |
Manuelle Espíndola dos Reis, Cleide Carvalho de Matos, Solange Pereira da Silva |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PEDAGOGIA SOCIALISTA NO SÉCULO XXI: APONTAMENTOS E REFLEXÕES |
Mauricio Cesar Vitória Fagundes |
REPENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE |
Eixo 3 – 16/04 – 16h30 às 18h30 |
|
Sala: 218 (2º pavimento) |
|
Ana Cristina Gonçalves Abreu Souza |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM REDE PÚBLICA: MARCAS DE UMA GESTÃO |
Andreia Nunes Militão |
IMPLICAÇÕES DA RESOLUÇÃO CNE/CP N.2/2015 PARA A FORMAÇÃO DOS DIRIGENTES ESCOLARES |
Antonia Costa Andrade, Janaina Brito Carvalho, Orleans Silva Sousa |
A IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS ESCOLARES NO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
Carmenisia Jacobina Aires, Ana Maria de Albuquerque Moreira |
CURSOS DE LICENCIATURAS NO BRASIL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA GESTÃO E DA IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS |
Enéas Machado, Sandra Regina T. de Freitas Silva, Ubirajara da Silva Caetano |
SUPERVISORES DE ENSINO DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA: A PROFISSIONALIDADE IMBRICADA ÀS EXPERIÊNCIAS |
Fabio Perboni, Andreia Nunes Militão |
PERFIL, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DOURADOS – MS |
Joyce Mary Adam |
AS PROPOSTAS PARA A GESTÃO ESCOLAR NO PANORAMA DA PERFORMATIVIDADE |
Eixo 3 – 16/04 – 16h30 às 18h30 |
|
Sala: 219 (2º pavimento) |
|
Adriana Cristina Furtado da Silva Idalino, Antonia Costa Andrade, Arthane Menezes Figueirêdo, Nicole Grazielle da Silva Pojo |
A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE DIRIGENTES ESCOLARES: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA |
Ana Lucia Souza de Freitas, Mari Margarete dos Santos Forster, Vanessa Schvartz Riva |
CAMOATINS À VISTA: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS AÇÕES DE GESTÃO NA PERSPECTIVA DE UM DIRETOR EDUCADOR |
Eveline Andrade Ferreria, Karla Karine Nascimento Fahel Evangelista |
DIRIGENTES ESCOLARES E O DIREITO À EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES DE POLÍTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA PRÁTICA |
Karla Karine Nascimento Fahel Evangelista, Eveline Andrade Ferreria |
DIRETORES ESCOLARES: REFLEXÕES SOBRE O PERFIL ALMEJADO NOS EDITAIS DE SELEÇÃO |
Kathia Maria de Melo e Silva Barbosa, Alice Miriam Happ Botler |
JUSTIÇA E DEMOCRACIA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR |
Maria Cristina Rodrigues, Kleber William Alves da Silva |
AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO GESTOR EDUCACONAL |
Patrícia Ribeiro Tempesta Bertochi, Celso Luiz Aparecido Conti |
A NOVA GESTÃO PÚBLICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA SUBJETIVIDADE DOS DIRETORES DE ESCOLA |
Data: 17/04/2019
Eixo 3 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 213 (2º pavimento) |
|
Ádria Brum de Azambuja, Eliara Zavieruka Levinski, Luciane Spanhol Bordignon |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES EDUCACIONAIS: A EXPERIÊNCIA COMO MOBILIZADORA DE PROCESSOS REFLEXIVOS |
Ana Carolina Colacioppo Rodrigues, Isabel Melero Bello |
AS ATUAIS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES: UM ESTUDO A PARTIR DE FACETAS DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO |
Anita dos Reis de Almeida, Nadja Maria Amado de Jesus, José Francisco Barretto Neto, Ana Maria Ferreira Menezes |
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA: ESPAÇO DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO |
Eveline de Oliveira Spagna, Graciely Garcia Soares |
A GESTAO ESCOLAR COMO ARTICULADORA DA FORMAÇÅO CONTINUADA NA COORDENAÇÅO PEDAGÓGICA: UMA EXPERIENCIA EXITOSA |
Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, Marco Aurelio Tavares Amaral, Thais Almeida Martins |
O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A GESTÃO |
Marlova Elizabete Balke |
GESTÃO ESCOLAR: A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Samara Carvalho dos Santos, Ana Sheila Fernandes Costa |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES INICIAIS |
Eixo 3 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 215 (2º pavimento) |
|
Cynthia Paes de Carvalho, Ana Cristina Prado de Oliveira |
A FORMAÇÃO INICIAL DE DIRETORES ESCOLARES: PANORAMA ATUAL E PERSPECTIVAS FUTURAS |
Dinair Leal da Hora, Reginaldo Célio Almeida de Oliveira |
FORMAÇÃO DE GESTORES E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, UMA RELAÇÃO ORGÂNICA |
Esmeraldina Januario de Sousa, Eloisa Maia Vidal |
FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES: RECORTES DE UMA TRAJETÓRIA (1996 - 2016) |
Henrique Rodrigues Torres, Francisco José da Silva |
FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES NO DF: DESAFIOS EM TORNO DO CUMPRIMENTO DA LEI DISTRITAL 4.751 DE 2012 |
João Ferreira Filho, Yoshie Ussami Ferrari Leite |
A FORMAÇÃO DO DIRETOR E A ESCOLA PÚBLICA: UMA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA |
Jose Pedro Garcia Oliveira, Roberto Cesar de Araujo Silva |
GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO (A) GESTOR (A) ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARAENSE. |
Patrícia Teixeira Moschen Lievore |
A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR FRENTE À ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
Eixo 3 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 217L2 (2º pavimento) |
|
Carla Salomé Margarida de Souza, Marlene Barbosa de Freitas Reis, Lilian Cristina dos Santos |
INTEGRAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE INCLUSIVA: UMA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG/CÂMPUS INHUMAS |
Christiane Andrade Regis Tavares, Delyana Santana de Britto Marinho, Rosa Maria Silva Furtado |
MOVIMENTOS SOCIAIS E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DOCENTE |
Cléber dos Santos Gonçalves, Cyntia Gomes, Taissa Vieira Lozano Burci, Silvia Eliane Oliveira Basso |
CONTEÚDOS COBRADOS NAS PARTES ESPECÍFICAS DE PROVAS DE CONCURSOS PARA PROFESSOR: UMA ANÁLISE DAS SELEÇÕES DOS CINCO MUNICÍPIOS MAIS POPULOSOS DO ESTADO DO PARANÁ |
Eliete de Pinho Araujo |
A ELABORAÇÃO DE TESE PARA MESTRANDOS: ENFRENTANDO DESAFIOS |
Jane Rangel Alves Barbosa Rodrigues |
MAGISTÉRIO SUPERIOR E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, CONTEXTOS E PRÁTICAS |
Maria Cecilia Sanches, Adriana Patricio Delgado |
O ESTÁGIO NA GRADUAÇÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE PÚBLICA: DESAFIOS PERMANENTES |
Nicole Grazielle da Silva Pojo, Antonia Costa Andrade, Janaina Brito Carvalho, Orleans Silva Sousa |
A EXPANSÃO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS NA REGIÃO NORTE: A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DOCENTE EM FOCO (2013-2017) |
Eixo 3 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 218 (2º pavimento) |
|
Ana Paula Furtado Soares Pontes |
PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA INICIAÇÃO NA DOCÊNCIA |
Cristina Maria Bezerra de Oliveira, Scheiler Fagundes Carvalho |
AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DA RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA |
Denilton Silveira de Oliveira, Luciane Terra dos Santos Garcia |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
Edileuza da Silva Oliveira, Heloisa Salles Gentil |
EJA EM MATO GROSSO E O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
Juliana Cristina Araujo do Nascimento Cock |
IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICA EDUCACIONAL E ESCALAS: UMA ANÁLISE DO ARRANJO INSTITUCIONAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID |
Michele Borges de Souza |
A CONDIÇÃO DOCENTE NO ESTADO DO PARÁ E OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO |
Regina Magna Bonifacio de Araujo, Marilene do Carmo Silva |
AS CONCEPÇÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O OLHAR DOS DOCENTES |
Eixo 3 – 17/04 – 14h às 16h |
|
Sala: 206 (2º pavimento) |
|
Eliana Maria Magnani, Fernanda da Silva |
CONSTRUINDO A BRINQUEDOTECA DA UNIOESTE DE CASCAVEL |
Francisca Edilma Braga Soares Aureliano, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo |
A PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC. |
Geane Silva dos Santos de Andrade, Nayara Bitencourt Andrade Oliveira Pinheiro, Cândida Maria Santos Daltro Alves |
DESVELANDO A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DAS EDUCADORAS NA CRECHE EM UM MUNICÍPIO NO SUL DA BAHIA |
Milena Paula Cabral de Oliveira, Denise Maria de Carvalho Lopes |
DE PRÁTICAS FORMATIVAS A IDEIAS SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS INICIAIS DE FORMADORES LOCAIS DO PNAIC/RN |
Nayara Bitencourt Andrade Oliveira Pinheiro, Geane Silva dos Santos de Andrade, Cândida Maria Santos Daltro Alves |
A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE CRIANÇAS E INFÂNCIAS E A MUDANÇA DE PARADIGMA NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA |
Rita de Cacia Bento Flores, Andréia Veridiana Antich |
A IDENTIDADE DA GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Sabrina Plá Sandini, Romilda Teodora Ens, César Gerónimo Tello |
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- PNAIC: FORMAÇÃO DE PROFESSORES OU PRUDUÇÃO DE RESULTADOS? |
Silmara Cassia B Melo, Maria do Socorro Silva Cavalcante |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: DO PROFA AO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO ACIMA DE TUDO |
Eixo 3 – 17/04 – 14h às 16h |
|
Sala: 215 (2º pavimento) |
|
Carla da Mota Souza |
POLÍTICA EDUCACIONAL DE SELEÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO (PEJA - RJ): UMA ANÁLISE IDENTITÁRIA DO PERFIL DE REQUISIÇÃO DOS PROFESSORES. |
Francisca Maria Gomes Cabral Soares, Eugênia Morais de Albuquerque, Maria Edgleuma de Andrade, Priscila Figueiredo Brito de Azevedo, Jordana Lorena Nogueira de Sousa |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS |
Giselle Faur de Castro Catarino, Jurema Rosa Lopes, Eline das Flores Victer, Maria Luiza de Souza Andrade |
O PROFESSOR FRENTE AOS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE |
Ivandro de Souza Coêlho |
CULTURA E IMAGINÁRIO NA ESCOLA: OS SENTIDOS DO BUMBA MEU BOI NO COTIDIANO DO CE RAIMUNDO ARAÚJO DE CHAPADINHA-MA |
Lúcio Gomes Dantas |
AÇÕES PEDAGÓGICAS EM VISTA DO POBRE E O ENRAIZAMENTO DA ESCOLA |
Nilza da Silva Martins, Marilde Queiroz Guedes |
OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS DO CAMPO |
Ramon Mattos Camara |
O SINDICATO COMO ELO NA FORMAÇÃO POLÍTICA DO PROFESSOR |
Data: 18/04/2019
Eixo 3 – 18/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 206 (2º pavimento) |
|
Beatriz Martins dos Santos Prado, Marineide de Oliveira Gomes |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA DE PROFESSORES |
Deuzilene Marques Salazar |
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR |
Elena Maria Billig Mello |
FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE DOCENTES: VIVÊNCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
Suellem Matins Pantoja, Alberto Damasceno, Maria Gorete Rodrigues de Brito, Luane Tomé do Nascimento Sampaio |
O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL COMO COMPONENTE DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DA PEDAGOGIA NA UFPA |
Suzana Medeiros Batista Amorim, Maria Luiza Delgado de Medeiros, Maria Fernanda Caravana de Castro Moraes Ricci, Therezinha Coelho de Souza |
DIALOGICIDADE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE VASSOURAS-RJ: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Valdilene Zanette Nunes, Marineide de Oliveira Gomes |
O PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP/CAPES) E A UNIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Vânia Maria Alves, Carmem Waldow |
CINQUENTENÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA EM PALMAS, PARANÁ: PROTAGONISMO E RESISTÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Eixo 3 – 18/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 215 (2º pavimento) |
|
Deive Bernardes da Silva, Carliene Freitas da Silva Bernardes |
POLÍTICA EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE DO TERCEIRO SETOR: O NOVO SIGNIFICADO DE DIREITO À EDUCAÇÃO A PARTIR DA BNCC |
Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo, Francisca Edilma Braga Soares Aureliano |
O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR E A CONSTRUÇÃO DE SABERES DA PROFISSÃO DOCENTE |
Janaina Boniatti Bolson |
OS PROGRAMAS EMERGENCIAIS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO BRASIL: CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA |
Marcio Lima do Nascimento |
MATEMÁTICA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR/ UFPA: OFICINAS DE CRIATIVIDADE |
Monika de Azevedo Reschke, Danielly Cristinne Barbosa de Campos, João Lucio Mazzini da Costa, Viviane Bezerra Dourado |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS DO PARFOR PEDAGOGIA DO MUNICÍPIO DE SOURE NA ILHA DO MARAJÓ-PA. |
Raquel Alessandra de Deus Silva, Jani Alves da Silva Moreira |
ANÁLISE PRELIMINAR DA PROPOSTA PARA BASE NACIONAL COMUM DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS POLÍTICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Simone Leal Souza Coite, Gabriela Sousa Rego Pimentel, Janete Palazzo |
POLITICA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR: PERCEPÇÕES DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO CURSO DE MATEMÁTICA |
Eixo 3 – 18/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 217 L2 (2º pavimento) |
|
Felipe Daniel Barros Diniz, Flávia Fernanda Santos Silva, Luciane Terra dos Santos Garcia |
NEOTECNICISMO PEDAGÓGICO E O PROGRAMA INOVA ESCOLA |
Gercina Dalva |
FORMAÇÃO DE GESTORES DA EDUCÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: O OLHAR DOS CURSISTAS SOBRE ASPECTOS INDICADORES DA QUALIDADE SOCIAL NO CURSO LATO SENSU |
Hercules Guimarães Honorato |
CURSO ESPECIAL DE METODOLOGIA DIDÁTICA A DISTÂNCIA: AMBIENTE DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE DOCENTES DO ENSINO DA MARINHA |
Josenilda Maria Maués da Silva |
VIRTUALIDADES DAS PRÁTICAS CURRICULARES DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DO PARFOR/UFPA |
Lucineia Contiero |
PRÁTICAS DE (AUTO)FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA MILITAR |
Nilson Ferreira de Almeida, Clodoaldo Shreiber, Osmir Marques Souza |
INVESTIGAÇÕES EM ARTE CONTEMPORÂNEREA: PROCESSOS DIÁLOGICOS ENTRE ARTE, CULTURA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. |
Silvia Eliane Oliveira Basso, Karina Rodrigues de Faria, Cléber dos Santos Gonçalves |
POLÍTICA DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRINCÍPIO E TICS COMO MEIO |
Publicação Parcial