Programação
geral | científica | comunicação 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS
Eixo 3 – Políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares
Data: 16/04/2019
Eixo 3 – 16/04 – 16h30 às 18h30  | 
  |
Sala: 215 (2º pavimento)  | 
  |
Adriana Cilene Alves de Oliveira  | 
    AS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA, POLÍTICA EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO DOCENTE NA COMPREENSÃO DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA  | 
  
Charla Barbosa de Oliveira Macedo de Campos, Eduardo Augusto Moscon Oliveira, Marcia Saraiva Prudencio  | 
    A FORMAÇÃO EM ESPAÇOS COLEGIADOS/ COLETIVOS PELOS MUNICIPIOS NO CONTEXTO DOS PLANOS NACIONAL E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO  | 
  
Janete Palazzo, Gabriela Sousa Rego Pimentel, Simone Leal Souza Coite  | 
    AVALIAÇÃO DE CUSTOS E BENEFÍCIOS DA PROFISSÃO DOCENTE: ESTUDO DE CASO  | 
  
Maria de Fátima Barbosa Abdalla  | 
    DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ÀS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A FORMAÇÃO E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE  | 
  
Marta Lucia Croce, Ivanilda de Almeida Meira Novais, Cyntia Gomes, Adriana Paula Cheron Zanin  | 
    PACTO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA  | 
  
Paulo Vinicius Santos Sulli Luduvice, Rosilene Lagares  | 
    CORRELAÇÕES TEÓRICAS POSSÍVEIS ENTRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES  | 
  
Sandra Maria Zardo Morescho, Jane Kelly de Freitas Santos  | 
    PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: A PERCEPÇÃO DO ORIENTADOR DE ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO  | 
  
Eixo 3 – 16/04 – 16h30 às 18h30  | 
  |
Sala: 217 L2 (2º pavimento)  | 
  |
Cleide Carvalho de Matos, Manuelle Espíndola dos Reis, Solange Pereira da Silva  | 
    O PENSAMENTO LIBERAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A DOCÊNCIA  | 
  
Danielle Scheffelmeier Mei, Etiane de Fatima Theodoroski  | 
    POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DA EMENDA CONSTITUCIONAL 95 NO CUMPRIMENTO DA META 15 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO  | 
  
Helena Gutoch Garbosa  | 
    PARADIGMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A RACIONALIDADE TÉCNICA, A RACIONALIDADE CRÍTICA E A RACIONALIDADE PRÁTICA  | 
  
Lucas de Paula Rodrigues, Vania de Fátima Matias de Souza, Juliana Macedo Balthazar Jorge, Hellen Jéssica Lima dos Santos  | 
    FORMAÇÃO DOCENTE: UM MAPEAMENTO NOS PERIÓDICOS NACIONAIS ACERCA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA  | 
  
Lucas Nunes Jorge, Marcos Aparecido Pereira  | 
    INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS DISCIPLINAS DE FÍSICA E LÍNGUA INGLESA É POSSÍVEL? RESULTADOS INICIAIS DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR  | 
  
Manuelle Espíndola dos Reis, Cleide Carvalho de Matos, Solange Pereira da Silva  | 
    FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PEDAGOGIA SOCIALISTA NO SÉCULO XXI: APONTAMENTOS E REFLEXÕES  | 
  
Mauricio Cesar Vitória Fagundes  | 
    REPENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE  | 
  
Eixo 3 – 16/04 – 16h30 às 18h30  | 
  |
Sala: 218 (2º pavimento)  | 
  |
Ana Cristina Gonçalves Abreu Souza  | 
    FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM REDE PÚBLICA: MARCAS DE UMA GESTÃO  | 
  
Andreia Nunes Militão  | 
    IMPLICAÇÕES DA RESOLUÇÃO CNE/CP N.2/2015 PARA A FORMAÇÃO DOS DIRIGENTES ESCOLARES  | 
  
Antonia Costa Andrade, Janaina Brito Carvalho, Orleans Silva Sousa  | 
    A IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS ESCOLARES NO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA  | 
  
Carmenisia Jacobina Aires, Ana Maria de Albuquerque Moreira  | 
    CURSOS DE LICENCIATURAS NO BRASIL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA GESTÃO E DA IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS  | 
  
Enéas Machado, Sandra Regina T. de Freitas Silva, Ubirajara da Silva Caetano  | 
    SUPERVISORES DE ENSINO DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA: A PROFISSIONALIDADE IMBRICADA ÀS EXPERIÊNCIAS  | 
  
Fabio Perboni, Andreia Nunes Militão  | 
    PERFIL, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DOURADOS – MS  | 
  
Joyce Mary Adam  | 
    AS PROPOSTAS PARA A GESTÃO ESCOLAR NO PANORAMA DA PERFORMATIVIDADE  | 
  
Eixo 3 – 16/04 – 16h30 às 18h30  | 
  |
Sala: 219 (2º pavimento)  | 
  |
Adriana Cristina Furtado da Silva Idalino, Antonia Costa Andrade, Arthane Menezes Figueirêdo, Nicole Grazielle da Silva Pojo  | 
    A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE DIRIGENTES ESCOLARES: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA  | 
  
Ana Lucia Souza de Freitas, Mari Margarete dos Santos Forster, Vanessa Schvartz Riva  | 
    CAMOATINS À VISTA: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS AÇÕES DE GESTÃO NA PERSPECTIVA DE UM DIRETOR EDUCADOR  | 
  
Eveline Andrade Ferreria, Karla Karine Nascimento Fahel Evangelista  | 
    DIRIGENTES ESCOLARES E O DIREITO À EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES DE POLÍTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA PRÁTICA  | 
  
Karla Karine Nascimento Fahel Evangelista, Eveline Andrade Ferreria  | 
    DIRETORES ESCOLARES: REFLEXÕES SOBRE O PERFIL ALMEJADO NOS EDITAIS DE SELEÇÃO  | 
  
Kathia Maria de Melo e Silva Barbosa, Alice Miriam Happ Botler  | 
    JUSTIÇA E DEMOCRACIA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR  | 
  
Maria Cristina Rodrigues, Kleber William Alves da Silva  | 
    AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO GESTOR EDUCACONAL  | 
  
Patrícia Ribeiro Tempesta Bertochi, Celso Luiz Aparecido Conti  | 
    A NOVA GESTÃO PÚBLICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA SUBJETIVIDADE DOS DIRETORES DE ESCOLA  | 
  
Data: 17/04/2019
Eixo 3 – 17/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 213 (2º pavimento)  | 
  |
Ádria Brum de Azambuja, Eliara Zavieruka Levinski, Luciane Spanhol Bordignon  | 
    FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES EDUCACIONAIS: A EXPERIÊNCIA COMO MOBILIZADORA DE PROCESSOS REFLEXIVOS  | 
  
Ana Carolina Colacioppo Rodrigues, Isabel Melero Bello  | 
    AS ATUAIS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES: UM ESTUDO A PARTIR DE FACETAS DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO  | 
  
Anita dos Reis de Almeida, Nadja Maria Amado de Jesus, José Francisco Barretto Neto, Ana Maria Ferreira Menezes  | 
    COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA: ESPAÇO DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO  | 
  
Eveline de Oliveira Spagna, Graciely Garcia Soares  | 
    A GESTAO ESCOLAR COMO ARTICULADORA DA FORMAÇÅO CONTINUADA NA COORDENAÇÅO PEDAGÓGICA: UMA EXPERIENCIA EXITOSA  | 
  
Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, Marco Aurelio Tavares Amaral, Thais Almeida Martins  | 
    O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A GESTÃO  | 
  
Marlova Elizabete Balke  | 
    GESTÃO ESCOLAR: A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES  | 
  
Samara Carvalho dos Santos, Ana Sheila Fernandes Costa  | 
    A FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES INICIAIS  | 
  
Eixo 3 – 17/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 215 (2º pavimento)  | 
  |
Cynthia Paes de Carvalho, Ana Cristina Prado de Oliveira  | 
    A FORMAÇÃO INICIAL DE DIRETORES ESCOLARES: PANORAMA ATUAL E PERSPECTIVAS FUTURAS  | 
  
Dinair Leal da Hora, Reginaldo Célio Almeida de Oliveira  | 
    FORMAÇÃO DE GESTORES E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, UMA RELAÇÃO ORGÂNICA  | 
  
Esmeraldina Januario de Sousa, Eloisa Maia Vidal  | 
    FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES: RECORTES DE UMA TRAJETÓRIA (1996 - 2016)  | 
  
Henrique Rodrigues Torres, Francisco José da Silva  | 
    FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES NO DF: DESAFIOS EM TORNO DO CUMPRIMENTO DA LEI DISTRITAL 4.751 DE 2012  | 
  
João Ferreira Filho, Yoshie Ussami Ferrari Leite  | 
    A FORMAÇÃO DO DIRETOR E A ESCOLA PÚBLICA: UMA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA  | 
  
Jose Pedro Garcia Oliveira, Roberto Cesar de Araujo Silva  | 
    GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO (A) GESTOR (A) ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARAENSE.  | 
  
Patrícia Teixeira Moschen Lievore  | 
    A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR FRENTE À ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL  | 
  
Eixo 3 – 17/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 217L2 (2º pavimento)  | 
  |
Carla Salomé Margarida de Souza, Marlene Barbosa de Freitas Reis, Lilian Cristina dos Santos  | 
    INTEGRAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE INCLUSIVA: UMA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG/CÂMPUS INHUMAS  | 
  
Christiane Andrade Regis Tavares, Delyana Santana de Britto Marinho, Rosa Maria Silva Furtado  | 
    MOVIMENTOS SOCIAIS E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DOCENTE  | 
  
Cléber dos Santos Gonçalves, Cyntia Gomes, Taissa Vieira Lozano Burci, Silvia Eliane Oliveira Basso  | 
    CONTEÚDOS COBRADOS NAS PARTES ESPECÍFICAS DE PROVAS DE CONCURSOS PARA PROFESSOR: UMA ANÁLISE DAS SELEÇÕES DOS CINCO MUNICÍPIOS MAIS POPULOSOS DO ESTADO DO PARANÁ  | 
  
Eliete de Pinho Araujo  | 
    A ELABORAÇÃO DE TESE PARA MESTRANDOS: ENFRENTANDO DESAFIOS  | 
  
Jane Rangel Alves Barbosa Rodrigues  | 
    MAGISTÉRIO SUPERIOR E FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS, CONTEXTOS E PRÁTICAS  | 
  
Maria Cecilia Sanches, Adriana Patricio Delgado  | 
    O ESTÁGIO NA GRADUAÇÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE PÚBLICA: DESAFIOS PERMANENTES  | 
  
Nicole Grazielle da Silva Pojo, Antonia Costa Andrade, Janaina Brito Carvalho, Orleans Silva Sousa  | 
    A EXPANSÃO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS NA REGIÃO NORTE: A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DOCENTE EM FOCO (2013-2017)  | 
  
Eixo 3 – 17/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 218 (2º pavimento)  | 
  |
Ana Paula Furtado Soares Pontes  | 
    PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA INICIAÇÃO NA DOCÊNCIA  | 
  
Cristina Maria Bezerra de Oliveira, Scheiler Fagundes Carvalho  | 
    AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DA RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA  | 
  
Denilton Silveira de Oliveira, Luciane Terra dos Santos Garcia  | 
    POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO  | 
  
Edileuza da Silva Oliveira, Heloisa Salles Gentil  | 
    EJA EM MATO GROSSO E O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  | 
  
Juliana Cristina Araujo do Nascimento Cock  | 
    IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICA EDUCACIONAL E ESCALAS: UMA ANÁLISE DO ARRANJO INSTITUCIONAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID  | 
  
Michele Borges de Souza  | 
    A CONDIÇÃO DOCENTE NO ESTADO DO PARÁ E OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO  | 
  
Regina Magna Bonifacio de Araujo, Marilene do Carmo Silva  | 
    AS CONCEPÇÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O OLHAR DOS DOCENTES  | 
  
Eixo 3 – 17/04 – 14h às 16h  | 
  |
Sala: 206 (2º pavimento)  | 
  |
Eliana Maria Magnani, Fernanda da Silva  | 
    CONSTRUINDO A BRINQUEDOTECA DA UNIOESTE DE CASCAVEL  | 
  
Francisca Edilma Braga Soares Aureliano, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo  | 
    A PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC.  | 
  
Geane Silva dos Santos de Andrade, Nayara Bitencourt Andrade Oliveira Pinheiro, Cândida Maria Santos Daltro Alves  | 
    DESVELANDO A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DAS EDUCADORAS NA CRECHE EM UM MUNICÍPIO NO SUL DA BAHIA  | 
  
Milena Paula Cabral de Oliveira, Denise Maria de Carvalho Lopes  | 
    DE PRÁTICAS FORMATIVAS A IDEIAS SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS INICIAIS DE FORMADORES LOCAIS DO PNAIC/RN  | 
  
Nayara Bitencourt Andrade Oliveira Pinheiro, Geane Silva dos Santos de Andrade, Cândida Maria Santos Daltro Alves  | 
    A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE CRIANÇAS E INFÂNCIAS E A MUDANÇA DE PARADIGMA NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA  | 
  
Rita de Cacia Bento Flores, Andréia Veridiana Antich  | 
    A IDENTIDADE DA GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL  | 
  
Sabrina Plá Sandini, Romilda Teodora Ens, César Gerónimo Tello  | 
    PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- PNAIC: FORMAÇÃO DE PROFESSORES OU PRUDUÇÃO DE RESULTADOS?  | 
  
Silmara Cassia B Melo, Maria do Socorro Silva Cavalcante  | 
    POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: DO PROFA AO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO ACIMA DE TUDO  | 
  
Eixo 3 – 17/04 – 14h às 16h  | 
  |
Sala: 215 (2º pavimento)  | 
  |
Carla da Mota Souza  | 
    POLÍTICA EDUCACIONAL DE SELEÇÃO DOS PROFESSORES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO (PEJA - RJ): UMA ANÁLISE IDENTITÁRIA DO PERFIL DE REQUISIÇÃO DOS PROFESSORES.  | 
  
Francisca Maria Gomes Cabral Soares, Eugênia Morais de Albuquerque, Maria Edgleuma de Andrade, Priscila Figueiredo Brito de Azevedo, Jordana Lorena Nogueira de Sousa  | 
    EDUCAÇÃO INCLUSIVA ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS  | 
  
Giselle Faur de Castro Catarino, Jurema Rosa Lopes, Eline das Flores Victer, Maria Luiza de Souza Andrade  | 
    O PROFESSOR FRENTE AOS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE  | 
  
Ivandro de Souza Coêlho  | 
    CULTURA E IMAGINÁRIO NA ESCOLA: OS SENTIDOS DO BUMBA MEU BOI NO COTIDIANO DO CE RAIMUNDO ARAÚJO DE CHAPADINHA-MA  | 
  
Lúcio Gomes Dantas  | 
    AÇÕES PEDAGÓGICAS EM VISTA DO POBRE E O ENRAIZAMENTO DA ESCOLA  | 
  
Nilza da Silva Martins, Marilde Queiroz Guedes  | 
    OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS DO CAMPO  | 
  
Ramon Mattos Camara  | 
    O SINDICATO COMO ELO NA FORMAÇÃO POLÍTICA DO PROFESSOR  | 
  
Data: 18/04/2019
Eixo 3 – 18/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 206 (2º pavimento)  | 
  |
Beatriz Martins dos Santos Prado, Marineide de Oliveira Gomes  | 
    RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA DE PROFESSORES  | 
  
Deuzilene Marques Salazar  | 
    PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR  | 
  
Elena Maria Billig Mello  | 
    FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE DOCENTES: VIVÊNCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA  | 
  
Suellem Matins Pantoja, Alberto Damasceno, Maria Gorete Rodrigues de Brito, Luane Tomé do Nascimento Sampaio  | 
    O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL COMO COMPONENTE DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DA PEDAGOGIA NA UFPA  | 
  
Suzana Medeiros Batista Amorim, Maria Luiza Delgado de Medeiros, Maria Fernanda Caravana de Castro Moraes Ricci, Therezinha Coelho de Souza  | 
    DIALOGICIDADE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE VASSOURAS-RJ: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES  | 
  
Valdilene Zanette Nunes, Marineide de Oliveira Gomes  | 
    O PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP/CAPES) E A UNIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES  | 
  
Vânia Maria Alves, Carmem Waldow  | 
    CINQUENTENÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA EM PALMAS, PARANÁ: PROTAGONISMO E RESISTÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES  | 
  
Eixo 3 – 18/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 215 (2º pavimento)  | 
  |
Deive Bernardes da Silva, Carliene Freitas da Silva Bernardes  | 
    POLÍTICA EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE DO TERCEIRO SETOR: O NOVO SIGNIFICADO DE DIREITO À EDUCAÇÃO A PARTIR DA BNCC  | 
  
Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo, Francisca Edilma Braga Soares Aureliano  | 
    O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR E A CONSTRUÇÃO DE SABERES DA PROFISSÃO DOCENTE  | 
  
Janaina Boniatti Bolson  | 
    OS PROGRAMAS EMERGENCIAIS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO BRASIL: CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA  | 
  
Marcio Lima do Nascimento  | 
    MATEMÁTICA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DO PARFOR/ UFPA: OFICINAS DE CRIATIVIDADE  | 
  
Monika de Azevedo Reschke, Danielly Cristinne Barbosa de Campos, João Lucio Mazzini da Costa, Viviane Bezerra Dourado  | 
    A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS DO PARFOR PEDAGOGIA DO MUNICÍPIO DE SOURE NA ILHA DO MARAJÓ-PA.  | 
  
Raquel Alessandra de Deus Silva, Jani Alves da Silva Moreira  | 
    ANÁLISE PRELIMINAR DA PROPOSTA PARA BASE NACIONAL COMUM DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS POLÍTICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES  | 
  
Simone Leal Souza Coite, Gabriela Sousa Rego Pimentel, Janete Palazzo  | 
    POLITICA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR: PERCEPÇÕES DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO CURSO DE MATEMÁTICA  | 
  
Eixo 3 – 18/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 217 L2 (2º pavimento)  | 
  |
Felipe Daniel Barros Diniz, Flávia Fernanda Santos Silva, Luciane Terra dos Santos Garcia  | 
    NEOTECNICISMO PEDAGÓGICO E O PROGRAMA INOVA ESCOLA  | 
  
Gercina Dalva  | 
    FORMAÇÃO DE GESTORES DA EDUCÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: O OLHAR DOS CURSISTAS SOBRE ASPECTOS INDICADORES DA QUALIDADE SOCIAL NO CURSO LATO SENSU  | 
  
Hercules Guimarães Honorato  | 
    CURSO ESPECIAL DE METODOLOGIA DIDÁTICA A DISTÂNCIA: AMBIENTE DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE DOCENTES DO ENSINO DA MARINHA  | 
  
Josenilda Maria Maués da Silva  | 
    VIRTUALIDADES DAS PRÁTICAS CURRICULARES DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DO PARFOR/UFPA  | 
  
Lucineia Contiero  | 
    PRÁTICAS DE (AUTO)FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA MILITAR  | 
  
Nilson Ferreira de Almeida, Clodoaldo Shreiber, Osmir Marques Souza  | 
    INVESTIGAÇÕES EM ARTE CONTEMPORÂNEREA: PROCESSOS DIÁLOGICOS ENTRE ARTE, CULTURA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO.  | 
  
Silvia Eliane Oliveira Basso, Karina Rodrigues de Faria, Cléber dos Santos Gonçalves  | 
    POLÍTICA DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRINCÍPIO E TICS COMO MEIO  | 
  
Publicação Parcial
