Programação
geral | científica | comunicação 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS
Eixo 8 – Regulação, avaliação e qualidade da educação agendas e realidades locais
Data: 16/04/2019
Eixo 8 – 16/04 – 16h30 às 18h30 |
|
Sala: 316 (3º pavimento) |
|
Ana Cléia Gomes da Silva, Claudius Vinicius Souza Oliveira, Rosilene Lagares |
ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O DESAFIO DE COMPREENDER SEU(S) SENTIDO(S) |
Anderson Goncalves Costa, Eloisa Maia Vidal |
ACCOUNTABILITY E REGIME DE COLABORAÇÃO NO CEARÁ: O CASO DO RATEIO DO ICMS |
Andréia Ferreira da Silva, Ângela Cristina Alves Albino |
AVALIAÇÃO EXTERNA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE ACCOUNTABILITY NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA PARAÍBA |
Claudius Vinicius Souza Oliveira, Ana Cléia Gomes da Silva |
PERSPECTIVA(S) E FORMA(S) DE ACCOUNTABILITY NOS CAMPOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA EDUCAÇÃO |
Marilda Pasqual Schneider, Michele Luciane Blind de Morais |
CONFIGURAÇÕES DO ESTADO E SUAS IMPLICAÇÕES NOS DISPOSITIVOS ACCOUNTABILITY |
Michele Luciane Blind de Morais, Aline Bettiolo dos Santos |
ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL: LEITURA A PARTIR DE UM RELATÓRIO DA UNESCO |
Willana Nogueira Medeiros Galvão |
O PAPEL DA SME DE FORTALEZA NO FORTALECIMENTO DO MODELO DE AVALIAÇÃO EXTERNA DO CEARÁ |
Helen Cristina de Oliveira Vieira, Renata Franqui |
AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E O CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE |
Eixo 8 – 16/04 – 16h30 às 18h30 |
|
Sala: 321 (3º pavimento) |
|
Maria Celi Chaves Vasconcelos, Ana Cristina Borges Lopez M Francisco |
PRATELEIRAS “EMPO(D)EIRADAS”, MULHERES ESQUECIDAS NO PAPEL, PERENES NO TEMPO: AS CONSELHEIRAS QUE ATUARAM NO COLEGIADO REGULADOR DO ENSINO NO BRASIL, O CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO (1961- 1995) |
Clarice Zientarski |
A POLÍTICA DE ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL E A DIALETICIDADE ENTRE DEMOCRATIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL: O CEARÁ E A GESTÃO POR RESULTADOS |
Maria das Graças da Silva Reis |
POLÍTICA DE AVALIAÇÕES EXTERNAS, GESTÃO ESCOLAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO |
Paulo Henrique Arcas, Ocimar Munhoz Alavarse, Maria Helena de Aguiar Bravo, Raíssa de Oliveira Chappaz |
AVALIAÇÕES EXTERNAS ESTADUAIS NO CONTEXTO DO SAEB: PROBLEMATIZANDO OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS |
Raíssa de Oliveira Chappaz, Ocimar Munhoz Alavarse |
O DESAFIO DA PARTICIPAÇÃO DOCENTE NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS: O CASO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO |
Rosilene Lagares |
MEDIDAS DE ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA REGULAÇÃO POR RESULTADOS: APROXIMAÇÕES À REALIDADE BRASILEIRA |
Data: 17/04/2019
Eixo 8 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 244 (2º pavimento) |
|
Danyella Jakelyne Lucas Gomes, Elaine Suane Florêncio dos Santos |
ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: PROCESSOS DE REGULAÇÃO DO SETOR EDUCACIONAL |
Elenize Cristina Oliveira da Silva, Maria Rita Santos da Silva |
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS |
Joelma dos Santos Bernardes |
REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: FOCO NA AVALIAÇÃO, NA REGULAÇÃO E NA SUPERVISÃO |
Maria do Socorro Silva Cavalcante, Silmara Cassia B Melo |
O REFERENCIAL GRAMSCIANO COMO POSSIBILIDADE PARA O FORTALECIMENTO DA LUTA CONTRA-HEGEMÔNICA NO CENÁRIO DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA |
Maria Edgleuma de Andrade, Marcelli Ingrid Silva de Lima, Maria de Fatima Holanda dos Santos Silva |
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO |
Mary Angela Teixeira Brandalise |
INFLUÊNCIAS MODELADORAS DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO NAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS |
Eixo 8 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 316 (3º pavimento) |
|
Fernanda Marques Caldeira |
ATUAÇÃO MUNICIPAL NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE |
Liliane de Alcantara Albuquerque |
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE AS INICIATIVAS DO MEC E DOS MUNICÍPIOS |
Maria Iolanda Fontana, Raquel Angeli |
IMPACTOS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA ELABORAÇÃO DE POLITICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA |
Maria Luiza Rodrigues Flores |
AVALIAÇÃO DO ACESSO E QUALIDADE NA PRÉ-ESCOLA: O QUE APONTAM OS DADOS DO MONITORAMENTO DO PNE? |
Shellen de Lima Matiazzi, Renata Duarte Simões |
PRÁTICAS EDUCATIVAS-AVALIATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS CONTEXTOS DE VIDA DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA E EXTREMA POBREZA |
Tainá Melo Silveira, Ana Gabriela da Silva Vieira, Mara Beatriz Nunes Gomes |
PROJETO “CRECHE DOMICILIAR” E O DIREITO Á EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PELOTAS |
Eixo 8 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 321 (3º pavimento) |
|
Ana Claudia Carelle, Sandra Lucia Ferreira, Sami Eduardo José Schinasi |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM CURSOS TÉCNICOS: UMA EXPERIÊNCIA NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA |
Cecídia Barreto Almeida, Egeslaine de Nez |
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (CME): PARTICIPAÇÃO E MONITORAMENTO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) |
Cleunice de Oliveira, Clessi Verginia Lando, Eliara Zavieruka Levinski |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM UMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA |
Eric Passone |
FATORES DE EFICÁCIA ESCOLAR RELACIONADOS AO CLIMA ESCOLAR NA PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA BRASILEIRA |
Jhonny David Echalar |
REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO TUTOR DE EAD A PARTIR DA ERGONOMIA |
Rosangela Aparecida dos Santos Lopes, Maria Iolanda Fontana |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO ATRIBUTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR DE SANTA CATARINA – SAGE – SC |
Eixo 8 – 17/04 – 14h às 16h |
|
Sala: 239 (2º pavimento) |
|
Etiane de Fatima Theodoroski, Danielle Scheffelmeier Mei |
A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS NOTAS DO IDEB E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE |
Flávia Caroline Maciel Conceição, Édpo Felipe da Silva Ferreira |
PERSPECTIVAS SOBRE A QUALIDADE NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL |
Maria Rita Santos da Silva, Jocélia Barbosa Nogueira, Elenize Cristina Oliveira da Silva |
A EDUCAÇÃO PÚBLICA À MARGEM DA QUALIDADE |
Maria Simone Ferraz Pereira |
SISTEMA MINEIRO DE AVALIAÇÃO E EQUIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA - SIMAVE: INFLUÊNCIAS NA PRODUÇÃO DA QUALIDADE DA ESCOLA OU OCULTAÇÃO DA REALIDADE? |
Marilda de Oliveira Costa |
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE CÁCERES – MT: RANQUEAMENTO E RESPONSABILIZAÇÃO |
Scarlett Giovana Borges |
A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PAUTADA PELO MOVIMENTO SECUNDARISTA DE OCUPAÇÕES |
Thais Tolentino Santos Souza, Lúcia Maria de Assis |
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, PNE E IDEB: APROXIMAÇÕES INICIAIS |
Eixo 8 – 17/04 – 14h às 16h |
|
Sala: 240 (2º pavimento) |
|
Ana Elizabeth Maia de Albuquerque, Robson dos Santos |
A UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS À ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE DE JOVENS A ADULTOS |
Edson Diniz |
PROGRAMA ESCOLAS DO AMANHÃ: IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PRIORITÁRIA EM FAVELAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO |
Giseli Cristina da Silva Schneider, Fernando Barbosa Matos |
DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IF GOIANO – CAMPUS MORRINHOS |
Henrique da Silva Lourenco, Nonato Assis de Miranda |
REFORMA DO ENSINO MÉDIO, REGULAÇÃO E ISOLAMENTO SINDICAL |
Maria Eliane Maia Sousa, Willana Nogueira Medeiros Galvão, Ana Léa Bastos Lima, Sofia Lerche Vieira |
A INFLUÊNCIA DO TERRITÓRIO NA REPRODUÇÃO DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL |
Mateus Saraiva, Maria Beatriz Moreira Luce, Juliana Hass Massena, Roberta Silva Stieven |
REFORMA EM NOME DE QUEM? UMA ANÁLISE DO LUGAR DO JOVEM NAS ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS |
Data: 18/04/2019
Eixo 8 – 18/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 239 (2º pavimento) |
|
Carlos Henrique Viana Dias, Willana Nogueira Medeiros Galvão, Sofia Lerche Vieira |
PREMIAÇÕES ASSOCIADAS ÀS POLÍTICA DE AVALIAÇÃO: A PERCEPÇÃO DE ESCOLAS CEARENSES |
Eugênia Morais de Albuquerque, Francisca Maria Gomes Cabral Soares, Maria Edgleuma de Andrade |
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES DO MAPA EDUCACIONAL PARA GESTÃO LOCAL |
Karin Rank Liebl, Iana Gomes de Lima |
PROVA BRASIL: REPERCUSSÕES NAS PRÁTICAS DE SALA DE AULA |
Lucilene Amarante, Gesilaine Mucio Ferreira, Gislaine Aparecida Valadares de Godoy, Raquel Alessandra de Deus Silva |
UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Maéve Melo dos Santos |
REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NAS REDES MUNICIPAIS DE PETROLINA-PE E JUAZEIRO-BA |
Maria Geralda Oliver Rosa, Cláudia Tavares do Amaral, Rômulo Sousa de Azevedo |
AGENDA GLOBALMENTE ESTRUTURADA DA EDUCAÇÃO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
Renata Maria Moschen Nascente, Lilian Silva de Carvalho |
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO: MICRO REGULAÇÃO DAS ESCOLAS NO ESTADO DE SÃO PAULO |
Eixo 8 – 18/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 240 (2º pavimento) |
|
Georgia Sobreira dos Santos Cêa |
CONEXÕES ENTRE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS E POLÍTICA EDUCACIONAL |
Lucélia Augusto Machado, Sandra Maria Soares |
O DISCURSO NEOLIBERAL SOBRE A EDUCAÇÃO PÚBLICA NA MÍDIA |
Ivana Gonçalves de Oliveira |
A POLÍTICA DE AVALIAÇÕES EXTERNAS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO: A PERCEPÇÃO DOS(AS) DIRETORES(AS) |
Samára Assunção Valles Jorge |
PROJETOS DE INCENTIVO À LEITURA: EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CÁCERES-MT |
Sandra Lilian Silveira Grohe |
CIDADE SUSTENTÁVEIS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL |
Susana Schneid Scherer |
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E TRABALHO DOCENTE ESCOLAR: IMPLICAÇÕES DA CULTURA PERFORMATIVA |
Tatiane de Fátima Kovalski Martins, Jorge Alberto Lago Fonseca, Maria José Santos da Silva |
O PÚBLICO, A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E O PRIVADO: LIMITES E POSSIBILIDADES NA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA |
Publicação Final