Programação
geral | científica | comunicação 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS
Eixo 8 – Regulação, avaliação e qualidade da educação agendas e realidades locais
Data: 16/04/2019
Eixo 8 – 16/04 – 16h30 às 18h30  | 
        |
Sala: 316 (3º pavimento)  | 
        |
Ana Cléia Gomes da Silva, Claudius Vinicius Souza Oliveira, Rosilene Lagares  | 
          ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O DESAFIO DE COMPREENDER SEU(S) SENTIDO(S)  | 
        
Anderson Goncalves Costa, Eloisa Maia Vidal  | 
          ACCOUNTABILITY E REGIME DE COLABORAÇÃO NO CEARÁ: O CASO DO RATEIO DO ICMS  | 
        
Andréia Ferreira da Silva, Ângela Cristina Alves Albino  | 
          AVALIAÇÃO EXTERNA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE ACCOUNTABILITY NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA PARAÍBA  | 
        
Claudius Vinicius Souza Oliveira, Ana Cléia Gomes da Silva  | 
          PERSPECTIVA(S) E FORMA(S) DE ACCOUNTABILITY NOS CAMPOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA EDUCAÇÃO  | 
        
Marilda Pasqual Schneider, Michele Luciane Blind de Morais  | 
          CONFIGURAÇÕES DO ESTADO E SUAS IMPLICAÇÕES NOS DISPOSITIVOS ACCOUNTABILITY  | 
        
Michele Luciane Blind de Morais, Aline Bettiolo dos Santos  | 
          ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL: LEITURA A PARTIR DE UM RELATÓRIO DA UNESCO  | 
        
Willana Nogueira Medeiros Galvão  | 
          O PAPEL DA SME DE FORTALEZA NO FORTALECIMENTO DO MODELO DE AVALIAÇÃO EXTERNA DO CEARÁ  | 
        
Helen Cristina de Oliveira Vieira, Renata Franqui  | 
          AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E O CONTROLE DO TRABALHO DOCENTE  | 
        
Eixo 8 – 16/04 – 16h30 às 18h30  | 
        |
Sala: 321 (3º pavimento)  | 
        |
Maria Celi Chaves Vasconcelos, Ana Cristina Borges Lopez M Francisco  | 
          PRATELEIRAS “EMPO(D)EIRADAS”, MULHERES ESQUECIDAS NO PAPEL, PERENES NO TEMPO: AS CONSELHEIRAS QUE ATUARAM NO COLEGIADO REGULADOR DO ENSINO NO BRASIL, O CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO (1961- 1995)  | 
        
Clarice Zientarski  | 
          A POLÍTICA DE ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL E A DIALETICIDADE ENTRE DEMOCRATIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL: O CEARÁ E A GESTÃO POR RESULTADOS  | 
        
Maria das Graças da Silva Reis  | 
          POLÍTICA DE AVALIAÇÕES EXTERNAS, GESTÃO ESCOLAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO  | 
        
Paulo Henrique Arcas, Ocimar Munhoz Alavarse, Maria Helena de Aguiar Bravo, Raíssa de Oliveira Chappaz  | 
          AVALIAÇÕES EXTERNAS ESTADUAIS NO CONTEXTO DO SAEB: PROBLEMATIZANDO OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS  | 
        
Raíssa de Oliveira Chappaz, Ocimar Munhoz Alavarse  | 
          O DESAFIO DA PARTICIPAÇÃO DOCENTE NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS: O CASO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO  | 
        
Rosilene Lagares  | 
          MEDIDAS DE ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA REGULAÇÃO POR RESULTADOS: APROXIMAÇÕES À REALIDADE BRASILEIRA  | 
        
Data: 17/04/2019
Eixo 8 – 17/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 244 (2º pavimento)  | 
  |
Danyella Jakelyne Lucas Gomes, Elaine Suane Florêncio dos Santos  | 
    ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: PROCESSOS DE REGULAÇÃO DO SETOR EDUCACIONAL  | 
  
Elenize Cristina Oliveira da Silva, Maria Rita Santos da Silva  | 
    POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS  | 
  
Joelma dos Santos Bernardes  | 
    REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: FOCO NA AVALIAÇÃO, NA REGULAÇÃO E NA SUPERVISÃO  | 
  
Maria do Socorro Silva Cavalcante, Silmara Cassia B Melo  | 
    O REFERENCIAL GRAMSCIANO COMO POSSIBILIDADE PARA O FORTALECIMENTO DA LUTA CONTRA-HEGEMÔNICA NO CENÁRIO DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA  | 
  
Maria Edgleuma de Andrade, Marcelli Ingrid Silva de Lima, Maria de Fatima Holanda dos Santos Silva  | 
    PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO  | 
  
Mary Angela Teixeira Brandalise  | 
    INFLUÊNCIAS MODELADORAS DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO NAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ESTADUAIS  | 
  
Eixo 8 – 17/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 316 (3º pavimento)  | 
  |
Fernanda Marques Caldeira  | 
    ATUAÇÃO MUNICIPAL NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE  | 
  
Liliane de Alcantara Albuquerque  | 
    AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE AS INICIATIVAS DO MEC E DOS MUNICÍPIOS  | 
  
Maria Iolanda Fontana, Raquel Angeli  | 
    IMPACTOS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA ELABORAÇÃO DE POLITICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA  | 
  
Maria Luiza Rodrigues Flores  | 
    AVALIAÇÃO DO ACESSO E QUALIDADE NA PRÉ-ESCOLA: O QUE APONTAM OS DADOS DO MONITORAMENTO DO PNE?  | 
  
Shellen de Lima Matiazzi, Renata Duarte Simões  | 
    PRÁTICAS EDUCATIVAS-AVALIATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS CONTEXTOS DE VIDA DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA E EXTREMA POBREZA  | 
  
Tainá Melo Silveira, Ana Gabriela da Silva Vieira, Mara Beatriz Nunes Gomes  | 
    PROJETO “CRECHE DOMICILIAR” E O DIREITO Á EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PELOTAS  | 
  
Eixo 8 – 17/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 321 (3º pavimento)  | 
  |
Ana Claudia Carelle, Sandra Lucia Ferreira, Sami Eduardo José Schinasi  | 
    AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM CURSOS TÉCNICOS: UMA EXPERIÊNCIA NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA  | 
  
Cecídia Barreto Almeida, Egeslaine de Nez  | 
    CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (CME): PARTICIPAÇÃO E MONITORAMENTO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE)  | 
  
Cleunice de Oliveira, Clessi Verginia Lando, Eliara Zavieruka Levinski  | 
    AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM UMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA  | 
  
Eric Passone  | 
    FATORES DE EFICÁCIA ESCOLAR RELACIONADOS AO CLIMA ESCOLAR NA PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA BRASILEIRA  | 
  
Jhonny David Echalar  | 
    REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO TUTOR DE EAD A PARTIR DA ERGONOMIA  | 
  
Rosangela Aparecida dos Santos Lopes, Maria Iolanda Fontana  | 
    AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO ATRIBUTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR DE SANTA CATARINA – SAGE – SC  | 
  
Eixo 8 – 17/04 – 14h às 16h  | 
  |
Sala: 239 (2º pavimento)  | 
  |
Etiane de Fatima Theodoroski, Danielle Scheffelmeier Mei  | 
    A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS NOTAS DO IDEB E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE  | 
  
Flávia Caroline Maciel Conceição, Édpo Felipe da Silva Ferreira  | 
    PERSPECTIVAS SOBRE A QUALIDADE NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL  | 
  
Maria Rita Santos da Silva, Jocélia Barbosa Nogueira, Elenize Cristina Oliveira da Silva  | 
    A EDUCAÇÃO PÚBLICA À MARGEM DA QUALIDADE  | 
  
Maria Simone Ferraz Pereira  | 
    SISTEMA MINEIRO DE AVALIAÇÃO E EQUIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA - SIMAVE: INFLUÊNCIAS NA PRODUÇÃO DA QUALIDADE DA ESCOLA OU OCULTAÇÃO DA REALIDADE?  | 
  
Marilda de Oliveira Costa  | 
    QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE CÁCERES – MT: RANQUEAMENTO E RESPONSABILIZAÇÃO  | 
  
Scarlett Giovana Borges  | 
    A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PAUTADA PELO MOVIMENTO SECUNDARISTA DE OCUPAÇÕES  | 
  
Thais Tolentino Santos Souza, Lúcia Maria de Assis  | 
    QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, PNE E IDEB: APROXIMAÇÕES INICIAIS  | 
  
Eixo 8 – 17/04 – 14h às 16h  | 
  |
Sala: 240 (2º pavimento)  | 
  |
Ana Elizabeth Maia de Albuquerque, Robson dos Santos  | 
    A UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS À ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE DE JOVENS A ADULTOS  | 
  
Edson Diniz  | 
    PROGRAMA ESCOLAS DO AMANHÃ: IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PRIORITÁRIA EM FAVELAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO  | 
  
Giseli Cristina da Silva Schneider, Fernando Barbosa Matos  | 
    DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IF GOIANO – CAMPUS MORRINHOS  | 
  
Henrique da Silva Lourenco, Nonato Assis de Miranda  | 
    REFORMA DO ENSINO MÉDIO, REGULAÇÃO E ISOLAMENTO SINDICAL  | 
  
Maria Eliane Maia Sousa, Willana Nogueira Medeiros Galvão, Ana Léa Bastos Lima, Sofia Lerche Vieira  | 
    A INFLUÊNCIA DO TERRITÓRIO NA REPRODUÇÃO DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL  | 
  
Mateus Saraiva, Maria Beatriz Moreira Luce, Juliana Hass Massena, Roberta Silva Stieven  | 
    REFORMA EM NOME DE QUEM? UMA ANÁLISE DO LUGAR DO JOVEM NAS ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS  | 
  
Data: 18/04/2019
Eixo 8 – 18/04 – 8h às 10h  | 
        |
Sala: 239 (2º pavimento)  | 
        |
Carlos Henrique Viana Dias, Willana Nogueira Medeiros Galvão, Sofia Lerche Vieira  | 
          PREMIAÇÕES ASSOCIADAS ÀS POLÍTICA DE AVALIAÇÃO: A PERCEPÇÃO DE ESCOLAS CEARENSES  | 
        
Eugênia Morais de Albuquerque, Francisca Maria Gomes Cabral Soares, Maria Edgleuma de Andrade  | 
          SISTEMA DE AVALIAÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES DO MAPA EDUCACIONAL PARA GESTÃO LOCAL  | 
        
Karin Rank Liebl, Iana Gomes de Lima  | 
          PROVA BRASIL: REPERCUSSÕES NAS PRÁTICAS DE SALA DE AULA  | 
        
Lucilene Amarante, Gesilaine Mucio Ferreira, Gislaine Aparecida Valadares de Godoy, Raquel Alessandra de Deus Silva  | 
          UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL  | 
        
Maéve Melo dos Santos  | 
          REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NAS REDES MUNICIPAIS DE PETROLINA-PE E JUAZEIRO-BA  | 
        
Maria Geralda Oliver Rosa, Cláudia Tavares do Amaral, Rômulo Sousa de Azevedo  | 
          AGENDA GLOBALMENTE ESTRUTURADA DA EDUCAÇÃO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR  | 
        
Renata Maria Moschen Nascente, Lilian Silva de Carvalho  | 
          AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO: MICRO REGULAÇÃO DAS ESCOLAS NO ESTADO DE SÃO PAULO  | 
        
Eixo 8 – 18/04 – 8h às 10h  | 
        |
Sala: 240 (2º pavimento)  | 
        |
Georgia Sobreira dos Santos Cêa  | 
          CONEXÕES ENTRE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS E POLÍTICA EDUCACIONAL  | 
        
Lucélia Augusto Machado, Sandra Maria Soares  | 
          O DISCURSO NEOLIBERAL SOBRE A EDUCAÇÃO PÚBLICA NA MÍDIA  | 
        
Ivana Gonçalves de Oliveira  | 
          A POLÍTICA DE AVALIAÇÕES EXTERNAS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO: A PERCEPÇÃO DOS(AS) DIRETORES(AS)  | 
        
Samára Assunção Valles Jorge  | 
          PROJETOS DE INCENTIVO À LEITURA: EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CÁCERES-MT  | 
        
Sandra Lilian Silveira Grohe  | 
          CIDADE SUSTENTÁVEIS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL  | 
        
Susana Schneid Scherer  | 
          POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E TRABALHO DOCENTE ESCOLAR: IMPLICAÇÕES DA CULTURA PERFORMATIVA  | 
        
Tatiane de Fátima Kovalski Martins, Jorge Alberto Lago Fonseca, Maria José Santos da Silva  | 
          O PÚBLICO, A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E O PRIVADO: LIMITES E POSSIBILIDADES NA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA  | 
        
Publicação Final
