Programação
geral | científica | comunicação 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS
Eixo 1 – Política e gestão da educação básica
Data: 16/04/2019
Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30 |
|
Sala: 8A (Subsolo) |
|
Adel Ferreira Campos Junior, Nadia Bigarella |
ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: META 1 DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CORUMBÁ - MS (2015-2025): UMA QUESTÃO DE DIREITO |
Cibele Maria Lima Rodrigues, Karla Wanessa Carvalho de Almeida |
A EDUCAÇÃO INFANTIL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PRÁTICAS ARTICULATÓRIAS E HEGEMONIA |
Franceline Rodrigues Silva, Maria da Consolação Rocha, Daniel Santos Braga |
ENGATINHANDO ATÉ A AGENDA POLÍTICA: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BELO HORIZONTE (2003 A 2018) |
Gisele Coelho de Oliveira, Monica Alves Sally |
A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE NITERÓI/RJ: O PROGRAMA MAIS INFÂNCIA COMO UM MARCO HISTÓRICO |
Maria Ghisleny de Paiva Brasil |
OS ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR ATRAVÉS DO CICLO DE POLÍTICAS |
Patricia Sesiuk, Angela Maria Scalabrin Coutinho |
O LUGAR DA CRECHE PÚBLICA NO CONTEXTO DO ACESSO E OFERTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CURITIBA |
Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30 |
|
Sala: 8B (Subsolo) |
|
Ana Lídia Lopes do Carmo |
REVISITANDO A CORRIDA POR RESULTADOS NO IDEB EM MUNICÍPIOS CEARENSES |
Arlane Markely dos Santos Freire, Andréia Ferreira da Silva |
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA E ACCOUNTABILITY NAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DO CARIRI CEARENSE |
Gabriela Sousa Rego Pimentel, Simone Leal Souza Coite, Janete Palazzo |
GESTÃO DOS INDICADORES EDUCACIONAIS DA REGIÃO OESTE DA BAHIA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS |
Isabel Melero Bello, Ana Carolina Colacioppo Rodrigues |
AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E A GESTÃO DA SEE/SP A PARTIR DOS ANOS 1990: UM ESTUDO A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A ÁREA |
Jorge Henrique Cabral Fernandes, Andreia Mello Lace, Catarina de Almeida Santos, Magalis Besser Dorneles Schneider |
A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO EVIDENCIADA PELA VISUALIZAÇÃO ESTATÍSTICA DE DADOS DO SAEB |
Josilene Maria de Oliveira, Andréia Ferreira da Silva, Arlane Markely dos Santos Freire |
REFORMA GERENCIAL, PAPEL DO ESTADO E POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY EM PERNAMBUCO: QUAIS AS FORMAS DE REGULAÇÃO? |
Maria Angela Alves de Oliveira |
POLÍTICA DE AVALIAÇÃO E ACCOUNTABILITY EM EDUCAÇÃO: UMA EXPANSÃO TEÓRICO-CONCEITUAL COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA |
Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30 |
|
Sala: 102 (1º pavimento) |
|
Janaina Moreira de Oliveira Goulart |
CONTEXTOS E PRETEXTOS PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA PROCEDIMENTALISTA |
Maria Jose Pires Barros Cardozo, Carlos André Sousa Dublante, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares |
GESTÃO DEMOCRÁTICA NA MESORREGIÃO LESTE MARANHENSE: ENFOQUES E DESTAQUES NAS LEIS DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO |
Maximo Augusto Campos Masson, Leonardo Fortes Gomes, Maria Teresa Vianna Van Acker |
A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E O NOVO ATIVISMO CONSERVADOR |
Miriene Manzoli Rogge, Marta Gagno Intra |
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO DE VILA VELHA/ES E A CONSULTA PÚBLICA PARA ESCOLHA DOS DIRETORES ESCOLARES EM 2017 |
Renato Saldanha Bastos, Giovanna Rodrigues Cabral |
FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS ESCOLARES COMO ESTRATÉGIA PARA QUALIFICAR A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA |
Ricardo Alexandre Marangoni, Ângelo Ricardo de Souza |
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA: ANÁLISE PRELIMINAR DE UM PROJETO |
Rodrigo Soares Guimarães Rodrigues |
A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL: CONCEPÇÕES E HISTORICIDADE DAS EXPERIÊNCIAS DE 1957, 1995 E 2012. |
Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30 |
|
Sala: 106 (1º pavimento) |
|
Cymone Martins Cotrim Teixeira, Luzia de Marilac Pereira de Castro |
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O DISCURSO EM TORNO DA UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
Letícia Paloma de Freitas Pereira Silva, Fábio Junio da Silva Santos |
DIREITO À EDUCAÇÃO E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - A RELATIVIZAÇÃO DO DIREITO PRESCRITA PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
Liane Vizzotto, Sandra Simone Hopner Pierozan |
GÊNERO NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CATARINENSES |
Paola Gianotto Braga, Nadia Bigarella |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONCEITOS E MARCOS LEGAIS (1988-2008): 20 ANOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
Raphael Demostenes Cardozo |
ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS: OS PRESIDENCIÁVEIS DE 2018 E SUAS PROPOSTAS PARA A INCLUSÃO |
Sandra Regina Bernardes de Oliveira Rosa |
CONAPE: RESISTÊNCIA NA MATERIALIZAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO |
Stefany Thyene Albuquerque dos Santos, Janine Marta Coelho Rodrigues |
O PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO COMO UMA POLÍTICA EDUCACIONAL DE INCLUSÃO SOCIAL: |
Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30 |
|
Sala: 115 (1º pavimento) |
|
Daniela de Oliveira Pires |
A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA ENTRE OS MUNICÍPIOS DE JOINVILLE/SC E PONTA GROSSA/PR E O INSTITUTO AYRTON SENNA: CONSEQUÊNCIAS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO |
Danielle Batista Cardoso, Teise de Oliveira Guaranha Garcia |
A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA PLENA EM MATO GROSSO: PRESENÇA DO SETOR PRIVADO EM ANÁLISE |
Danielly Cristinne Barbosa de Campos, Alberto Damasceno, João Lucio Mazzini da Costa, Marta Macedo Matos de Araújo |
A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO PARAENSE: QUAL O PERFIL DE FORMAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO PARÁ? |
Eduardo Augusto Moscon Oliveira, Deborah Gomes Moura, Juliana da Vitória Reblin, Denise Pinheiro Quadros |
A EDUCAÇÃO PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA-ES E AS RELAÇÕES COM O SETOR PRIVADO |
Elma Júlia Gonçalves de Carvalho, Vera Maria Vidal Peroni |
ARRANJOS DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (ADES): UMA NOVA MODALIDADE DE PARCERIA ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO |
Maria de Fátima Cóssio, Susana Schneid Scherer, Douglas Gadelha Sá |
PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS EM EDUCAÇÃO E O PROGRAMA AABB COMUNIDADE DA FENABB NO ESTADO DO RS |
Vera Maria Vidal Peroni |
DISTINTOS PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO DO PÚBLICO: IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30 |
|
Sala: 116 (1º pavimento) |
|
Camila Grassi Mendes de Faria |
A PRIVATIZAÇÃO ACOBERTADA: O PAPEL DO MOVIMENTO PELA BASE NACIONAL COMUM (MPBNC) NA AMPLIAÇÃO DO MODELO DE GOVERNANÇA NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA |
Catarina Cerqueira de Freitas Santos |
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL E A AGENDA NEOLIBERAL: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DE FOMENTO ÀS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL |
Cristine de Fatima Lima Souza |
AS REFORMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PROPOSTAS NEOLIBERAIS PARA A EDUCAÇÃO |
Eliel da Silva Moura, Monica Alves Sally |
NEOLIBERALIZAÇÃO E POLÍTICA EDUCACIONAL: EXPERIMENTOS REGULATÓRIOS EM EMERSÃO |
Ilma de Andrade Barleta, Marcia Maria dos Santos, Elioenai Silva Lazamé, Clésio Castro do Carmo |
ORGANISMOS INTERNACIONAIS, POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: INTERFACES |
Maria Raquel Caetano |
RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O MOVIMENTO PELA BASE |
Renata Franqui, Helen Cristina de Oliveira Vieira |
A REFORMA NEOLIBERAL DO APARELHO DO ESTADO BRASILEIRO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO |
Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30 |
|
Sala: 119 (1º pavimento) |
|
Cristiane Machado |
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E QUALIDADE DO ENSINO: RELAÇÕES? |
Eliene Brito Passos, Elaniese do Socorro Lima da Silva, Cledinei Oliveira da Silva, Ada Larissa Cálix Flores |
OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DO CAMPO NA ILHA MOSQUEIRO\PA |
Elisa Alves de Almeida, Cintya da Silva Aguiar, Luana Patricia Paixão Maciel |
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL |
Izete Magno Corrêa, Orlando Nobre Bezerra de Souza, Eliene Brito Passos, Rosa do Socorro Gomes Vale |
A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM BELÉM |
Luciene Maria da Silva |
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: UMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE TEMPO INTEGRAL |
Mariangela Silveira Bairros, Patrícia Souza Marchand, Alexandre José Rossi |
ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL: OS (DES)CAMINHOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA NO RS. |
Rosemary Mattos |
ANÁLISE DA CONFIGURAÇÃO DO PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL DA SEE/SP |
Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30 |
|
Sala: 120 (1º pavimento) |
|
Alzira Batalha Alcântara, Roseli Maritan de Aboim Costa |
ENSINO FUNDAMENTAL: TENSÕES ACERCA DO CORTE ETÁRIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
Edson Ferreira Alves |
A GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DAS CAPITAIS BRASILEIRAS: A META 19 E SUAS CONTRADIÇÕES |
Gildo Lyone Antunes de Oliveira, Itamar Mendes da Silva |
CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO E GESTÃO DEMOCRÁTICA |
Julia Hélio Lino Clasen, Dyenifer Martins Barbosa |
POLÍTICA E GESTÃO ESCOLAR COMO ELEMENTO ESTRESSOR DO PROFESSOR DA REDE PÚBLICA |
Robson Antônio dos Reis Veiga, Marcos Antonio Lima Pereira |
PERSPECTIVA GERENCIAL E QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE AS PESQUISAS “APROVA BRASIL-O DIREITO DE APRENDER” E “REDES DE APRENDIZAGEM” |
Severino Vilar de Albuquerque |
POLÍTICA EDUCACIONAL E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) |
Vera Lucia Silveira Leite Campos Russo, Jurema Rosa Lopes, Maria Luiza de Souza Andrade |
UM OLHAR SOBRE A GESTÃO ESCOLAR E SEU COTIDIANO |
Data: 17/04/2019
Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 8A (Subsolo) |
|
Andressa Garcia de Macedo, Maria Eunice França Volsi |
O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POLÍTICA DE ESTADO: UMA LEITURA DOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO DE 2001 E 2014 |
Camila Maria Bortot, Elisângela Alves da Silva Scaff |
APORTES PORTUGUESES PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: DA ENDOPRIVATIZAÇÃO À EXOPRIVATIZAÇÃO |
Dhaiene de Jesus dos Reis Bruno |
O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL EM CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA: UM RETRATO PÓS EC 59/2009 |
Elka Cândida de Oliveira Machado, Daniela da Costa Britto Pereira Lima |
MAPEAMENTO DAS TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO SOBRE JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL |
Mariana Uchôa Simões Barbosa, Patrícia Maria Uchôa Simões |
A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO EM PERIÓDICOS DA BIBLIOTECA ELETRÔNICA DA SCIELO |
Nicássia Alves Cezário Branco, Daniela da Costa Britto Pereira Lima |
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA: DA TRAJETÓRIA LEGAL DA POLÍTICA PÚBLICA DE CONVÊNIOS À PERCEPÇÃO DOS ATORES-GESTORES ENVOLVIDOS |
Patrícia Maria Uchôa Simões |
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL, ARGENTINA, CHILE E CHILE: ANÁLISE DE LEGISLAÇÕES E INDICADORES |
Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 8B (Subsolo) |
|
Alda Maria Duarte Araújo Castro |
MODERNIZAÇÃO E REFORMAS CONSERVADORAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO EDUCACIONAL |
Efigenia das Neves Barbosa Rodrigues, Josiane da Silva Lopes |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ: REFLEXÕES SOBRE A GESTÃO MILITAR COMPARTILHADA |
Fernanda Caroline de Melo Pereira |
ESTADO E DOMINAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO NOS COLÉGIOS MILITARES DO ESTADO DE GOIÁS |
Karen Cristina Jensen Ruppel da Silva |
A INFLUÊNCIA DO MBL NA POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE GRAMSCI |
Luiz de Sousa Junior, Francisco Alex Pereira Soares |
PERCEPÇÃO DE DOCENTES ACERCA DO “ESCOLA SEM PARTIDO” COM RECORTE DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO E DE RELIGIÃO |
Magalis Besser Dorneles Schneider, Andreia Mello Lace, Catarina de Almeida Santos, Jorge Henrique Cabral Fernandes |
A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS NO DISTRITO FEDERAL E OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR |
Maria Carolina Miesse, Raquel Alessandra de Deus Silva |
POLÍTICA DE MORALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE LEI DA ESCOLA SEM PARTIDO |
Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 102 (1º pavimento) |
|
Aldenira Mota do Nascimento |
A ABORDAGEM DOS ARRANJOS INSTITUCIONAIS DE IMPLEMENTAÇÃO: UMA ANÁLISE DA LEI DE CRIAÇÃO DA EMPRESA MUNICIPAL DE MULTIMEIOS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO- MULTIRIO: LEI Nº 2029 E SUAS MODIFICAÇÕES |
Elias Barbosa da Silva, Gabriela Schneider |
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E IGUALDADE DE TRATAMENTO NO ACESSO À INFORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE AS BIBLIOTECAS ESCOLARES |
Luiz Dalmacir da Silveira, Sandra Lucia Ferreira, Renata Cottet |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO ÀS TECNOLOGIAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR |
Monica Alves Sally, Eliel da Silva Moura |
POLÍTICA DE APRIMORAMENTO E VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
Tatiane Custodio da Silva Batista, Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca |
PROGRAMA DE INOVAÇÃO EDUCAÇÃO CONECTADA: DA POLÍTICA À IMPLEMENTAÇÃO NA CIDADE DE ANÁPOLIS |
Yasmin Malta Gonçalves Pinto |
AS CONDIÇÕES MATERIAIS E ESTRUTURAIS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LONDRINA IGUALDADE OU DESIGUALDADE DE OFERTA? |
Zara Figueiredo Tripodi |
UMA ABORDAGEM ECONÔMICA DA CONTRATUALIZAÇÃO DE RESULTADOS NA EDUCAÇÃO |
Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 106 (1º pavimento) |
|
Aline Bettiolo dos Santos, Elton Luiz Nardi |
ELEIÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES: MECANISMO DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E SOCIALIZAÇÃO DE PODER? |
Cláudia Melo da Paixão, Tereza Verena Melo da Paixão Sampaio, Antônio de Macêdo Mota Júnior |
OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELA EQUIPE GESTORA NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA |
Daniela Cunha Terto, Allan Solano Souza |
GESTÃO DEMOCRÁTICA NA PERSPECTIVA DOS GESTORES ESCOLARES DO SERIDÓ POTIGUAR |
Eliane Menegotti |
A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO DESAFIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA |
Elton Luiz Nardi, Aline Bettiolo dos Santos |
GESTÃO DEMOCRÁTICA: QUESTÕES CANDENTES NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RECENTE DA ÁREA DA EDUCAÇÃO |
Irandalina da Costa Borge, Gilvania Placido Braule |
A POSTURA MEDIADORA DO GESTOR DIANTE DOS PROBLEMAS ESCOLARES EM ATALAIA DO NORTE – AM |
Marcela Moraes de Castro |
SELEÇÃO DE DIRETORES DO RIO DE JANEIRO: UMA ARTIMANHA SOB A LEI Nº 7.299/16 |
Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 112 (1º pavimento) |
|
Antonia Rilzonete de Castro Batista, Arilene Maria Soares de Medeiros |
A FORMAÇÃO E O EMPODERAMENTO DO CONSELHO ESCOLAR |
Diones Bernardes dos Santos Motta |
POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: CONSELHOS ESCOLARES - O QUE EU NÃO SEI E PRECISO SABER |
Emília Peixoto Vieira |
A PESQUISA-AÇÃO COMO CAMINHO PARA ANÁLISE DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS |
Larissa Vasconcelos Longo, Emília Peixoto Vieira |
OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM GRAMISCIANA. |
Maria de Barros da Trindade Padua, José Almir Viana Nunes, Kátia de Nazaré Santos Fonsêca, Norma Iracema de Barros Ferreira |
POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA, DESIGUALDADE RECORRENTE E PERSPECTIVAS |
Maria Gorete Rodrigues de Brito, Danielly Cristinne Barbosa de Campos, Vivian de Lima Cabral, Suellem Matins Pantoja |
OS CONSELHOS ESCOLARES COMO POSSIBILIDADE DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA |
Thayse Mychelle de Aquino Freitas, Maria Elizomar de Almeida e Silva Sousa, Arilene Maria Soares de Medeiros |
GESTÃO DEMOCRÁTICA E O CONSELHO ESCOLAR NO CONTEXTO DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA |
Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 114 (1º pavimento) |
|
Alba Valéria Baensi da Silva, Amanda Moreira Borde da Costa Marques |
O PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES E A FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS: O CASO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
Ana Paula da Motta |
CONSELHOS ESCOLARES EM SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO CATARINENSES |
Aníbal Saltório de Almeida Júnior, Itamar Mendes da Silva |
CONSELHOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE CARIACICA/ES: FORTALECENDO A PARTICIPAÇÃO DE TODOS |
Carmen Ligia Caldas, Regina Tereza Cestari de Oliveira |
O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E A CRIAÇÃO DE CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES |
Celestina Maria Pereira de Souza, Aldizia Carneiro de Araujo |
PERSPECTIVAS E DESAFIOS DOS CONSELHOS E FÓRUNS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO NOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE PORTO NACIONAL |
Evelyn Iris Leite Morales Conde, Regina Tereza Cestari de Oliveira |
REPRESENTAÇÃO NO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE, MS: CARACTERIZAÇÕES INICIAIS |
Katia Cristina Custódio Ferreira Brito |
CONSELHOS ESCOLARES E GESTÃO DEMOCRATICA: CONCEPÇÕES E PROPOSIÇÕES NO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL/TO |
Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 115 (1º pavimento) |
|
Angelo Juliano Carneiro Luz, Simone de Fátima Flach |
A LUTA DE CLASSES NO INTERIOR DOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ E SUA RELAÇÃO COM O PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: ELEMENTOS DELINEADORES DE PESQUISA |
Mariana Ferreira, Marta Clediane Rodrigues Anciutti |
DIREITO À EDUCAÇÃO: SUA EFETIVAÇÃO APONTA UM PROBLEMA DE GESTÃO? |
Miguel Henrique Russo |
EDUCAÇÃO E IDEOLOGIA: ENSAIO SOBRE ALGUMAS QUESTÕES DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA |
Roberta Gurgel Azzi, Miguel Henrique Russo |
ESCOLA PÚBLICA: PRESSUPOSTOS E CONSEQUÊNCIAS DA SUA DEMOCRATIZAÇÃO |
Roseli Ana Fabrin, Valmir de Jesus Pinto |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E O MERCADO DE TRABALHO |
Sandra Cristina Demschinski, Simone de Fátima Flach |
CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA A ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL: IMPACTOS NA FORMAÇÃO E NA VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES |
Valquíria Gomes Duarte |
POLÍTICA DE PREMIAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN: (DES)VANTAGENS A PARTIR DA VISÃO DOS PREMIADOS |
Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 116 (1º pavimento) |
|
Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin |
CONDICIONANTES PARA A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS EM GRÊMIOS ESTUDANTIS DE REGIÕES DE PERIFERIA: DADOS DE PESQUISA |
Ana Lúcia Borba de Arruda, Karla Reis Gouveia |
A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E POBREZA NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AFRÂNIO-PE |
Ana Rosa Pinheiro da Silva |
A PROPOSTA EDUCATIVA DA ESCOLA “TOCANTINS” E O MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS (MAB) |
Kleiton da Silva Müller, Diego Dartagnan da Silva Tormes |
TEORIA DE JUSTIÇA SOCIAL DE NANCY FRASER E AS DESIGUALDADES SOCIOEDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO DE ALVORADA/RS. |
Maria do Socorro Dias Pinheiro |
A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A POLÍTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM TERRITÓRIOS DA AMAZÔNIA PARAENSE |
Maria Eleusa Montenegro, Eliete de Pinho Araujo |
A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: DIAGNOSE E INTERVENÇÃO |
Tatiana Figueroa Martin Gaya |
ESTUDOS DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES PARA ALÉM DO FLUXO ESCOLAR: POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA ABORDAGEM LONGITUDINAL |
Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 119 (1º pavimento) |
|
Adrielly Benigno de Moura, Joaquim Gonçalves Barbosa |
CONSENSO EM JÜRGEN HABERMAS E GESTÃO ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
Alessandra Freire Magalhães de Campos, Victor Marcio Laus Reis Gomes |
GESTÃO, CULTURA E IDENTIDADE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM ESCOLAS PRIVADAS DO DISTRITO FEDERAL |
Jerffeson Miguel de Oliveira, Fagner de Sousa Araujo |
REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR |
Mayane Carvalho Lima |
PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA NA ESCOLA: RELAÇÕES POLÍTICAS E PROCESSOS PARTICIPATIVOS |
Sandra Simone Hopner Pierozan, Liane Vizzotto |
GESTÃO E INCLUSÃO NA ESCOLA: DESAFIOS |
Selma Barros Daltro de Castro, Solange Mary Moreira Santos |
GESTÃO ESCOLAR E ASPECTOS DO GERENCIALISMO NO COTIDIANO DAS ESCOLAS |
Tereza Verena Melo da Paixão Sampaio, Cláudia Melo da Paixão, Antônio de Macêdo Mota Júnior |
POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PARA UMA QUALIDADE DE ENSINO |
Data: 18/04/2019
Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 8A (Subsolo) |
|
Danieli D’Aguiar Cruzetta |
FORMA DE PROVIMENTO DOS DIRETORES DAS UNIDADES EDUCATIVAS QUE ATENDEM EXCLUSIVAMENTE A EDUCAÇÃO INFANTIL NAS REDES MUNICIPAIS DAS CAPITAIS BRASILEIRAS |
Fernanda Klering, Andréia Veridiana Antich |
PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM RELAÇÃO À ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DA SALA DE AULA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
Giovanna de Matos Moraes Carneiro, Andréia Vicência Vitor Alves |
A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIREITO NO BRASIL: ASPECTOS NORMATIVOS |
Jacqueline Rodrigues Pino, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel |
OS PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI-RJ: DISCUTINDO O BEM E O MAL-ESTAR |
Joélma de Souza Arbigaus, Danieli D’Aguiar Cruzetta, Natasha Carolina de Carvalho |
FERRAMENTA DE PESQUISA COMPARTILHADA DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE COLETA DE DADOS CONJUNTA SOBRE GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Maria de Jesus Marques Silva |
O PROINFÂNCIA COMO POLÍTICA DE ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS DADOS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NO PIAUÍ |
Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 8B (Subsolo) |
|
Andréa dos Santos Lopes, Teise de Oliveira Guaranha Garcia |
OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - PROEJA: AS POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO IFSP. |
Cintia Magno Brazorotto |
POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A QUEM SE DESTINAM? |
Rosiani Salviano Barros, André Rodrigues Guimarães |
A INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NO PROEJA: ANÁLISE DO GT 18 DA ANPED (2007-2017) |
Tania Castro Gomes, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares |
A IMPLANTAÇÃO DO PROEMI EM SINCRONIA COM O PROGRAMA JOVEM DO FUTURO - PJF EM SANTARÉM/PA |
Tiago Felipe Ambrosini, Clarice Monteiro Escott |
A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA |
Valéria A. Vieira Velis |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): DÍVIDA OU FAVOR ? |
Vania do Carmo Nobile |
FORMULAÇÃO DO PROEJA: ATORES E BASE LEGAL |
Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 102 (1º pavimento) |
|
Ângela Maria Martins |
PESQUISAS E INTERVENÇÕES EM ESCOLAS PÚBLICAS: ABORDAGENS NO CAMPO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS |
Brenna Nayara Monteiro Silva, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos |
EM BUSCA DA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BELÉM |
Carmem Lucia Santos, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos |
ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E A ATUAÇÃO DO DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA |
Cláudia Tavares do Amaral, Thais Almeida Martins, Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino |
O DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA EM MINAS GERAIS |
Daiane de Freitas Galvão, Giselle Cristina Martins Real |
GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A REDE MUNICIPAL DE NOVA ANDRADINA-MS |
Maria Helena de Aguiar Bravo, Ângela Maria Martins, Sandra Maria Zákia Lian Sousa |
CENÁRIOS DE GESTÃO DE ESCOLAS MUNICIPAIS DA REGIÃO SUDESTE E O IDEB: POSSÍVEIS ASSOCIAÇÕES |
Neli Moraes da Costa Mesquita, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos, André do Nascimento Lima |
O CONTRATO COMO INSTRUMENTO DE PACTUAÇÃO E PARTILHA DAS AÇÕES PÚBLICAS E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. |
Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 106 (1º pavimento) |
|
Alice Miriam Happ Botler |
OS LIMITES DA DEMOCRACIA ESCOLAR E A RELAÇÃO ENTRE A MACRO E A MICROPOLÍTICA |
Aline Chalus Vernick Carissimi |
A PRODUÇÃO DA AGENDA POLÍTICO-EDUCACIONAL: COMPREENDENDO OS CONCEITOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS SOBRE AS DISPUTAS ENTRE SINDICATO E GOVERNO |
Fábio Mamoré Conde, Evelyn Iris Leite Morales Conde |
APREENSÕES SOBRE A DISCIPLINA POLÍTICA, GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
Jennifer de Carvalho Medeiros |
ACORDOS INTERNACIONAIS ENTRE O INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA E OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA: UMA BREVE ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA POLÍTICA EDUCACIONAL INTERNACIONAL E COMPARADA |
José Carlos Martins Cardoso, Jorge Antonio Lima de Jesus |
DICIONÁRIO DE SABERES, VIVÊNCIAS, CONCEITOS E CONTEXTOS AMAZÔNICOS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DOS GRUPOS DE PESQUISAS E DE ESTUDOS DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – ICED DA UFPA. |
Naira da Costa Muylaert Lima, Deisilucy de Aragão Fernandes Sequeira |
JUSTIÇA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PNAES NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ) |
Simone Aparecida Milliorin |
A ATUAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS NA AMPLIAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA |
Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 112 (1º pavimento) |
|
Carolina de Moura Vasconcelos, Telma Adriana Pacifico Martineli |
A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: AGENDA GLOBALMENTE ESTRUTURADA? |
Caroline Correia Maciel, Margarita Victoria Rodriguez, Sara Santana Armoa da Silva |
DESIGUALDADE NA MATERIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: AS LUTAS DO MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE |
Francisco Carlos de Oliveira |
PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS |
A POLÍTICA EDUCACIONAL CEARENSE: DA ESCOLA COMO PONTO DE PARTIDA AOS NÚMEROS COMO PONTO DE CHEGADA |
|
Maria Ocelia Mota, Maria Elizabete Neves Ramos, Maria Elisa Vieira da Cunha Cardoso de Almeida |
DESAFIOS, DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS NA FORMULAÇÃO DE DUAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS – UM ESTUDO COMPARATIVO |
Paulo Rogério de Souza, João Paulo Pereira Coelho |
A INFLUÊNCIA ANTIDEMOCRÁTICA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS ENTRE 2016 E 2018 |
Thais Godoi de Souza, Renata Valerio Silva |
OS NOVOS REFORMADORES, AS VELHAS IDEIAS E A POLÍTICA EDUCACIONAL |
Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 114 (1º pavimento) |
|
André Gomes da Conceição |
A GESTÃO ORÇAMENTÁRIA DAS ESCOLAS ASSISTENCIAIS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA |
Andreza Barbosa |
ELEMENTOS DOS/PARA OS ESTUDOS SOBRE OS SALÁRIOS DOCENTES |
Hellen Jéssica Lima dos Santos, Nádia da Silva Tessaro, Lucas de Paula Rodrigues, Vania de Fátima Matias de Souza |
APROXIMAÇÕES ENTRE A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO DE MARIALVA-PR (GESTÃO 2018-1019) E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO |
Josenir de Araujo Calixto, Mark Clark Assen de Carvalho |
REGIME DE COLABORAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO BRANCO: PERSPECTIVAS E ENTRAVES À SUA EFETIVAÇÃO. |
Magna França |
RECURSOS DO PAR (2011-2014) NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN: A PARCIALIDADE DO REGIME DE COLABORAÇÃO |
Patricia Flavia Mota |
POLÍTICAS, GESTÃO E FINANCIAMENTO EM EDUCAÇÃO: DISCUSSÕES SEMPRE NECESSÁRIAS |
Rute Regis de Oliveira da Silva |
A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RN |
Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 115 (1º pavimento) |
|
Charles Moura Netto, Sandra Maria Guisso |
A POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL DE GESTAO DEMOCRÁTICA DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBÁ/ES, A LEI MUNICIPAL N 1.146 DE 2009: UM ESTUDO DE CASO |
Débora Silva Quirino do Nascimento |
GESTÃO DEMOCRÁTICA: ANÁLISE DE UM PLANO DE GESTÃO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO |
Fátima Anise Rodrigues Ehlert, Neusa Chaves Batista |
OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO: ESTUDO DE CASO DA REGIÃO DAS MISSÕES-RS |
Juliana Kussem |
A POLÍTICA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA: (IN)VISIBILIDADE DE PERSPECTIVAS E EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO ESCOLAR |
Larissa Polyanna Molina, Geruza Marques Roela de Oliveira dos Santos, Eduardo Augusto Moscon Oliveira |
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A AUTONOMIA DA ESCOLA PÚBLICA EM DOIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA |
Marcos Antonio Lima Pereira, Robson Antônio dos Reis Veiga |
GESTÃO ESCOLAR E PARTICIPAÇÃO POPULAR: EM FOCO O MONITORAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (PME) DE UBERLÂNDIA-MG |
Mary Adriana dos Santos Evangelista |
A POLÍTICA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE JUAZEIRO-BA |
Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 116 (1º pavimento) |
|
Bethânia Bittencourt Costa e Silva |
A ATUAÇÃO DO ORIENTADOR PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM QUEIMADOS (RJ). |
Bruna Gomes de Oliveira, Rodrigo da Silva Pereira |
AS DIMENSÕES DA GESTÃO ESCOLAR E SUAS ATRIBUIÇÕES AO TRABALHO DO DIRETOR |
Eliane da Conceição Matta, Pablo Silva Machado Bispo dos Santos |
O ESTILO DE GESTÃO E SEUS ELEMENTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA. |
Jaqueline de Santana Cerqueira, Rodrigo da Silva Pereira |
GESTÃO ESCOLAR: PERFIL, CONCEPÇÃO E TRABALHO DE UMA DIRETORA. |
Leandro Gileno Militão Nascimento, Anita dos Reis de Almeida, Luzinete Barbosa Lyrio, Nadja Maria Amado de Jesus |
POLÍTICA DE CICLO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS |
Marco Aurelio Tavares Amaral, Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino |
GESTOR ESCOLAR NA CIDADE DE TOLEDO-PR: MÚLTIPLAS FORMAÇÕES E ATUAÇÕES |
Ruth Silva Nunes, Rodrigo da Silva Pereira |
DIMENSÕES DESARTICULADAS NA GESTÃO ESCOLAR: ANALISANDO O TRABALHO DE UMA DIRETORA |
Publicação Final