Programação

geral | científica | comunicação 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS

Eixo 1 – Política e gestão da educação básica

Data: 16/04/2019

Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30

Sala: 8A (Subsolo)
Coordenador(a): Nadia Bigarella
Vice coordenador(a): Angela Maria Scalabrin Coutinho

Adel Ferreira Campos Junior, Nadia Bigarella

ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: META 1 DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CORUMBÁ - MS (2015-2025): UMA QUESTÃO DE DIREITO

Cibele Maria Lima Rodrigues, Karla Wanessa Carvalho de Almeida

A EDUCAÇÃO INFANTIL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PRÁTICAS ARTICULATÓRIAS E HEGEMONIA

Franceline Rodrigues Silva, Maria da Consolação Rocha, Daniel Santos Braga

ENGATINHANDO ATÉ A AGENDA POLÍTICA: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BELO HORIZONTE (2003 A 2018)

Gisele Coelho de Oliveira, Monica Alves Sally

A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE NITERÓI/RJ: O PROGRAMA MAIS INFÂNCIA COMO UM MARCO HISTÓRICO

Maria Ghisleny de Paiva Brasil

OS ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR ATRAVÉS DO CICLO DE POLÍTICAS

Patricia Sesiuk, Angela Maria Scalabrin Coutinho

O LUGAR DA CRECHE PÚBLICA NO CONTEXTO DO ACESSO E OFERTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CURITIBA

Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30

Sala: 8B (Subsolo)
Coordenador(a): Isabel Melero Bello
Vice coordenador(a): Andreia Mello Lace

Ana Lídia Lopes do Carmo

REVISITANDO A CORRIDA POR RESULTADOS NO IDEB EM MUNICÍPIOS CEARENSES

Arlane Markely dos Santos Freire, Andréia Ferreira da Silva

POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA E ACCOUNTABILITY NAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DO CARIRI CEARENSE

Gabriela Sousa Rego Pimentel, Simone Leal Souza Coite, Janete Palazzo

GESTÃO DOS INDICADORES EDUCACIONAIS DA REGIÃO OESTE DA BAHIA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

Isabel Melero Bello, Ana Carolina Colacioppo Rodrigues

AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E A GESTÃO DA SEE/SP A PARTIR DOS ANOS 1990: UM ESTUDO A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A ÁREA

Jorge Henrique Cabral Fernandes, Andreia Mello Lace, Catarina de Almeida Santos, Magalis Besser Dorneles Schneider

A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO EVIDENCIADA PELA VISUALIZAÇÃO ESTATÍSTICA DE DADOS DO SAEB

Josilene Maria de Oliveira, Andréia Ferreira da Silva, Arlane Markely dos Santos Freire

REFORMA GERENCIAL, PAPEL DO ESTADO E POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY EM PERNAMBUCO: QUAIS AS FORMAS DE REGULAÇÃO?

Maria Angela Alves de Oliveira

POLÍTICA DE AVALIAÇÃO E ACCOUNTABILITY EM EDUCAÇÃO: UMA EXPANSÃO TEÓRICO-CONCEITUAL COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA

Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30

Sala: 102 (1º pavimento)
Coordenador(a): Ricardo Alexandre Marangoni
Vice coordenador(a): Maria Teresa Vianna Van Acker

Janaina Moreira de Oliveira Goulart

CONTEXTOS E PRETEXTOS PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA PROCEDIMENTALISTA

Maria Jose Pires Barros Cardozo, Carlos André Sousa Dublante, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA MESORREGIÃO LESTE MARANHENSE: ENFOQUES E DESTAQUES NAS LEIS DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

Maximo Augusto Campos Masson, Leonardo Fortes Gomes, Maria Teresa Vianna Van Acker

A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E O NOVO ATIVISMO CONSERVADOR

Miriene Manzoli Rogge, Marta Gagno Intra

GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO DE VILA VELHA/ES E A CONSULTA PÚBLICA PARA ESCOLHA DOS DIRETORES ESCOLARES EM 2017

Renato Saldanha Bastos, Giovanna Rodrigues Cabral

FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS ESCOLARES COMO ESTRATÉGIA PARA QUALIFICAR A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA

Ricardo Alexandre Marangoni, Ângelo Ricardo de Souza

GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA: ANÁLISE PRELIMINAR DE UM PROJETO

Rodrigo Soares Guimarães Rodrigues

A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL: CONCEPÇÕES E HISTORICIDADE DAS EXPERIÊNCIAS DE 1957, 1995 E 2012.

Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30

Sala: 106 (1º pavimento)
Coordenador(a): Liane Vizzotto
Vice coordenador(a): Janine Marta Coelho Rodrigues

Cymone Martins Cotrim Teixeira, Luzia de Marilac Pereira de Castro

O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O DISCURSO EM TORNO DA UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Letícia Paloma de Freitas Pereira Silva, Fábio Junio da Silva Santos

DIREITO À EDUCAÇÃO E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - A RELATIVIZAÇÃO DO DIREITO PRESCRITA PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Liane Vizzotto, Sandra Simone Hopner Pierozan

GÊNERO NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CATARINENSES

Paola Gianotto Braga, Nadia Bigarella

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONCEITOS E MARCOS LEGAIS (1988-2008): 20 ANOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Raphael Demostenes Cardozo

ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS: OS PRESIDENCIÁVEIS DE 2018 E SUAS PROPOSTAS PARA A INCLUSÃO

Sandra Regina Bernardes de Oliveira Rosa

CONAPE: RESISTÊNCIA NA MATERIALIZAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Stefany Thyene Albuquerque dos Santos, Janine Marta Coelho Rodrigues

O PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO COMO UMA POLÍTICA EDUCACIONAL DE INCLUSÃO SOCIAL:

Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30

Sala: 115 (1º pavimento)
Coordenador(a): Vera Maria Vidal Peroni
Vice coordenador(a): Maria de Fátima Cóssio

Daniela de Oliveira Pires

A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA ENTRE OS MUNICÍPIOS DE JOINVILLE/SC E PONTA GROSSA/PR E O INSTITUTO AYRTON SENNA: CONSEQUÊNCIAS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Danielle Batista Cardoso, Teise de Oliveira Guaranha Garcia

A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA PLENA EM MATO GROSSO: PRESENÇA DO SETOR PRIVADO EM ANÁLISE

Danielly Cristinne Barbosa de Campos, Alberto Damasceno, João Lucio Mazzini da Costa, Marta Macedo Matos de Araújo

A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO PARAENSE: QUAL O PERFIL DE FORMAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO PARÁ?

Eduardo Augusto Moscon Oliveira, Deborah Gomes Moura, Juliana da Vitória Reblin, Denise Pinheiro Quadros

A EDUCAÇÃO PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA-ES E AS RELAÇÕES COM O SETOR PRIVADO

Elma Júlia Gonçalves de Carvalho, Vera Maria Vidal Peroni

ARRANJOS DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (ADES): UMA NOVA MODALIDADE DE PARCERIA ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO

Maria de Fátima Cóssio, Susana Schneid Scherer, Douglas Gadelha Sá

PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS EM EDUCAÇÃO E O PROGRAMA AABB COMUNIDADE DA FENABB NO ESTADO DO RS

Vera Maria Vidal Peroni

DISTINTOS PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO DO PÚBLICO: IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30

Sala: 116 (1º pavimento)
Coordenador(a): Maria Raquel Caetano
Vice coordenador(a): Renata Franqui

Camila Grassi Mendes de Faria

A PRIVATIZAÇÃO ACOBERTADA: O PAPEL DO MOVIMENTO PELA BASE NACIONAL COMUM (MPBNC) NA AMPLIAÇÃO DO MODELO DE GOVERNANÇA NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA

Catarina Cerqueira de Freitas Santos

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL E A AGENDA NEOLIBERAL: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DE FOMENTO ÀS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL

Cristine de Fatima Lima Souza

AS REFORMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PROPOSTAS NEOLIBERAIS PARA A EDUCAÇÃO

Eliel da Silva Moura, Monica Alves Sally

NEOLIBERALIZAÇÃO E POLÍTICA EDUCACIONAL: EXPERIMENTOS REGULATÓRIOS EM EMERSÃO

Ilma de Andrade Barleta, Marcia Maria dos Santos, Elioenai Silva Lazamé, Clésio Castro do Carmo

ORGANISMOS INTERNACIONAIS, POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: INTERFACES

Maria Raquel Caetano

RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O MOVIMENTO PELA BASE

Renata Franqui, Helen Cristina de Oliveira Vieira

A REFORMA NEOLIBERAL DO APARELHO DO ESTADO BRASILEIRO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO

Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30

Sala: 119 (1º pavimento)
Coordenador(a): Patrícia Souza Marchand
Vice coordenador(a): Cristiane Machado

Cristiane Machado

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E QUALIDADE DO ENSINO: RELAÇÕES?

Eliene Brito Passos, Elaniese do Socorro Lima da Silva, Cledinei Oliveira da Silva, Ada Larissa Cálix Flores

OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DO CAMPO NA ILHA MOSQUEIRO\PA

Elisa Alves de Almeida, Cintya da Silva Aguiar, Luana Patricia Paixão Maciel

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Izete Magno Corrêa, Orlando Nobre Bezerra de Souza, Eliene Brito Passos, Rosa do Socorro Gomes Vale

A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM BELÉM

Luciene Maria da Silva

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: UMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE TEMPO INTEGRAL

Mariangela Silveira Bairros, Patrícia Souza Marchand, Alexandre José Rossi

ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL: OS (DES)CAMINHOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA NO RS.

Rosemary Mattos

ANÁLISE DA CONFIGURAÇÃO DO PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL DA SEE/SP

Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30

Sala: 120 (1º pavimento)
Coordenador(a): Itamar Mendes da Silva
Vice coordenador(a): Julia Hélio Lino Clasen

Alzira Batalha Alcântara, Roseli Maritan de Aboim Costa

ENSINO FUNDAMENTAL: TENSÕES ACERCA DO CORTE ETÁRIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Edson Ferreira Alves

A GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DAS CAPITAIS BRASILEIRAS: A META 19 E SUAS CONTRADIÇÕES

Gildo Lyone Antunes de Oliveira, Itamar Mendes da Silva

CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO E GESTÃO DEMOCRÁTICA

Julia Hélio Lino Clasen, Dyenifer Martins Barbosa

POLÍTICA E GESTÃO ESCOLAR COMO ELEMENTO ESTRESSOR DO PROFESSOR DA REDE PÚBLICA

Robson Antônio dos Reis Veiga, Marcos Antonio Lima Pereira

PERSPECTIVA GERENCIAL E QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE AS PESQUISAS “APROVA BRASIL-O DIREITO DE APRENDER” E “REDES DE APRENDIZAGEM”

Severino Vilar de Albuquerque

POLÍTICA EDUCACIONAL E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR)

Vera Lucia Silveira Leite Campos Russo, Jurema Rosa Lopes, Maria Luiza de Souza Andrade

UM OLHAR SOBRE A GESTÃO ESCOLAR E SEU COTIDIANO

Data: 17/04/2019

Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 8A (Subsolo)
Coordenador(a): Patrícia Maria Uchôa Simões
Vice coordenador(a): Elisângela Alves da Silva Scaff

Andressa Garcia de Macedo, Maria Eunice França Volsi

O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POLÍTICA DE ESTADO: UMA LEITURA DOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO DE 2001 E 2014

Camila Maria Bortot, Elisângela Alves da Silva Scaff

APORTES PORTUGUESES PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: DA ENDOPRIVATIZAÇÃO À EXOPRIVATIZAÇÃO

Dhaiene de Jesus dos Reis Bruno

O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL EM CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA: UM RETRATO PÓS EC 59/2009

Elka Cândida de Oliveira Machado, Daniela da Costa Britto Pereira Lima

MAPEAMENTO DAS TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO SOBRE JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

Mariana Uchôa Simões Barbosa, Patrícia Maria Uchôa Simões

A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO EM PERIÓDICOS DA BIBLIOTECA ELETRÔNICA DA SCIELO

Nicássia Alves Cezário Branco, Daniela da Costa Britto Pereira Lima

A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA: DA TRAJETÓRIA LEGAL DA POLÍTICA PÚBLICA DE CONVÊNIOS À PERCEPÇÃO DOS ATORES-GESTORES ENVOLVIDOS

Patrícia Maria Uchôa Simões

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL, ARGENTINA, CHILE E CHILE: ANÁLISE DE LEGISLAÇÕES E INDICADORES

Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 8B (Subsolo)
Coordenador(a): Alda Maria Duarte Araújo Castro
Vice coordenador(a): Catarina de Almeida Santos

Alda Maria Duarte Araújo Castro

MODERNIZAÇÃO E REFORMAS CONSERVADORAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO EDUCACIONAL

Efigenia das Neves Barbosa Rodrigues, Josiane da Silva Lopes

MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ: REFLEXÕES SOBRE A GESTÃO MILITAR COMPARTILHADA

Fernanda Caroline de Melo Pereira

ESTADO E DOMINAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO NOS COLÉGIOS MILITARES DO ESTADO DE GOIÁS

Karen Cristina Jensen Ruppel da Silva

A INFLUÊNCIA DO MBL NA POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE GRAMSCI

Luiz de Sousa Junior, Francisco Alex Pereira Soares

PERCEPÇÃO DE DOCENTES ACERCA DO “ESCOLA SEM PARTIDO” COM RECORTE DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO E DE RELIGIÃO

Magalis Besser Dorneles Schneider, Andreia Mello Lace, Catarina de Almeida Santos, Jorge Henrique Cabral Fernandes

A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS NO DISTRITO FEDERAL E OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR

Maria Carolina Miesse, Raquel Alessandra de Deus Silva

POLÍTICA DE MORALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE LEI DA ESCOLA SEM PARTIDO

Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 102 (1º pavimento)
Coordenador(a): Zara Figueiredo Tripodi
Vice coordenador(a): Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca

Aldenira Mota do Nascimento

A ABORDAGEM DOS ARRANJOS INSTITUCIONAIS DE IMPLEMENTAÇÃO: UMA ANÁLISE DA LEI DE CRIAÇÃO DA EMPRESA MUNICIPAL DE MULTIMEIOS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO- MULTIRIO: LEI Nº 2029 E SUAS MODIFICAÇÕES

Elias Barbosa da Silva, Gabriela Schneider

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E IGUALDADE DE TRATAMENTO NO ACESSO À INFORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE AS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Luiz Dalmacir da Silveira, Sandra Lucia Ferreira, Renata Cottet

AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO ÀS TECNOLOGIAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR

Monica Alves Sally, Eliel da Silva Moura

POLÍTICA DE APRIMORAMENTO E VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Tatiane Custodio da Silva Batista, Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca

PROGRAMA DE INOVAÇÃO EDUCAÇÃO CONECTADA: DA POLÍTICA À IMPLEMENTAÇÃO NA CIDADE DE ANÁPOLIS

Yasmin Malta Gonçalves Pinto

AS CONDIÇÕES MATERIAIS E ESTRUTURAIS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LONDRINA IGUALDADE OU DESIGUALDADE DE OFERTA?

Zara Figueiredo Tripodi

UMA ABORDAGEM ECONÔMICA DA CONTRATUALIZAÇÃO DE RESULTADOS NA EDUCAÇÃO

Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 106 (1º pavimento)
Coordenador(a): Elton Luiz Nardi
Vice coordenador(a): Daniela Cunha Terto

Aline Bettiolo dos Santos, Elton Luiz Nardi

ELEIÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES: MECANISMO DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E SOCIALIZAÇÃO DE PODER?

Cláudia Melo da Paixão, Tereza Verena Melo da Paixão Sampaio, Antônio de Macêdo Mota Júnior

OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELA EQUIPE GESTORA NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

Daniela Cunha Terto, Allan Solano Souza

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA PERSPECTIVA DOS GESTORES ESCOLARES DO SERIDÓ POTIGUAR

Eliane Menegotti

A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO DESAFIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Elton Luiz Nardi, Aline Bettiolo dos Santos

GESTÃO DEMOCRÁTICA: QUESTÕES CANDENTES NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RECENTE DA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Irandalina da Costa Borge, Gilvania Placido Braule

A POSTURA MEDIADORA DO GESTOR DIANTE DOS PROBLEMAS ESCOLARES EM ATALAIA DO NORTE – AM

Marcela Moraes de Castro

SELEÇÃO DE DIRETORES DO RIO DE JANEIRO: UMA ARTIMANHA SOB A LEI Nº 7.299/16

Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 112 (1º pavimento)
Coordenador(a): Emília Peixoto Vieira
Vice coordenador(a): Arilene Maria Soares de Medeiros

Antonia Rilzonete de Castro Batista, Arilene Maria Soares de Medeiros

A FORMAÇÃO E O EMPODERAMENTO DO CONSELHO ESCOLAR

Diones Bernardes dos Santos Motta

POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: CONSELHOS ESCOLARES - O QUE EU NÃO SEI E PRECISO SABER

Emília Peixoto Vieira

A PESQUISA-AÇÃO COMO CAMINHO PARA ANÁLISE DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Larissa Vasconcelos Longo, Emília Peixoto Vieira

OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM GRAMISCIANA.

Maria de Barros da Trindade Padua, José Almir Viana Nunes, Kátia de Nazaré Santos Fonsêca, Norma Iracema de Barros Ferreira

POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA, DESIGUALDADE RECORRENTE E PERSPECTIVAS

Maria Gorete Rodrigues de Brito, Danielly Cristinne Barbosa de Campos, Vivian de Lima Cabral, Suellem Matins Pantoja

OS CONSELHOS ESCOLARES COMO POSSIBILIDADE DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA

Thayse Mychelle de Aquino Freitas, Maria Elizomar de Almeida e Silva Sousa, Arilene Maria Soares de Medeiros

GESTÃO DEMOCRÁTICA E O CONSELHO ESCOLAR NO CONTEXTO DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 114 (1º pavimento)
Coordenador(a): Amanda Moreira Borde da Costa Marques
Vice coordenador(a): Alba Valéria Baensi da Silva

Alba Valéria Baensi da Silva, Amanda Moreira Borde da Costa Marques

O PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES E A FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS: O CASO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Ana Paula da Motta

CONSELHOS ESCOLARES EM SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO CATARINENSES

Aníbal Saltório de Almeida Júnior, Itamar Mendes da Silva

CONSELHOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE CARIACICA/ES: FORTALECENDO A PARTICIPAÇÃO DE TODOS

Carmen Ligia Caldas, Regina Tereza Cestari de Oliveira

O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E A CRIAÇÃO DE CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES

Celestina Maria Pereira de Souza, Aldizia Carneiro de Araujo

PERSPECTIVAS E DESAFIOS DOS CONSELHOS E FÓRUNS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO NOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE PORTO NACIONAL

Evelyn Iris Leite Morales Conde, Regina Tereza Cestari de Oliveira

REPRESENTAÇÃO NO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE, MS: CARACTERIZAÇÕES INICIAIS

Katia Cristina Custódio Ferreira Brito

CONSELHOS ESCOLARES E GESTÃO DEMOCRATICA: CONCEPÇÕES E PROPOSIÇÕES NO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL/TO

Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 115 (1º pavimento)
Coordenador(a): Miguel Henrique Russo
Vice coordenador(a): Roberta Gurgel Azzi

Angelo Juliano Carneiro Luz, Simone de Fátima Flach

A LUTA DE CLASSES NO INTERIOR DOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ E SUA RELAÇÃO COM O PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: ELEMENTOS DELINEADORES DE PESQUISA

Mariana Ferreira, Marta Clediane Rodrigues Anciutti

DIREITO À EDUCAÇÃO: SUA EFETIVAÇÃO APONTA UM PROBLEMA DE GESTÃO?

Miguel Henrique Russo

EDUCAÇÃO E IDEOLOGIA: ENSAIO SOBRE ALGUMAS QUESTÕES DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA

Roberta Gurgel Azzi, Miguel Henrique Russo

ESCOLA PÚBLICA: PRESSUPOSTOS E CONSEQUÊNCIAS DA SUA DEMOCRATIZAÇÃO

Roseli Ana Fabrin, Valmir de Jesus Pinto

AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E O MERCADO DE TRABALHO

Sandra Cristina Demschinski, Simone de Fátima Flach

CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA A ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL: IMPACTOS NA FORMAÇÃO E NA VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES

Valquíria Gomes Duarte

POLÍTICA DE PREMIAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN: (DES)VANTAGENS A PARTIR DA VISÃO DOS PREMIADOS

Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 116 (1º pavimento)
Coordenador(a): Maria Eleusa Montenegro
Vice coordenador(a): Eliete de Pinho Araujo

Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin

CONDICIONANTES PARA A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS EM GRÊMIOS ESTUDANTIS DE REGIÕES DE PERIFERIA: DADOS DE PESQUISA

Ana Lúcia Borba de Arruda, Karla Reis Gouveia

A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E POBREZA NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AFRÂNIO-PE

Ana Rosa Pinheiro da Silva

A PROPOSTA EDUCATIVA DA ESCOLA “TOCANTINS” E O MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS (MAB)

Kleiton da Silva Müller, Diego Dartagnan da Silva Tormes

TEORIA DE JUSTIÇA SOCIAL DE NANCY FRASER E AS DESIGUALDADES SOCIOEDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO DE ALVORADA/RS.

Maria do Socorro Dias Pinheiro

A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A POLÍTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM TERRITÓRIOS DA AMAZÔNIA PARAENSE

Maria Eleusa Montenegro, Eliete de Pinho Araujo

A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: DIAGNOSE E INTERVENÇÃO

Tatiana Figueroa Martin Gaya

ESTUDOS DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES PARA ALÉM DO FLUXO ESCOLAR: POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA ABORDAGEM LONGITUDINAL

Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 119 (1º pavimento)
Coordenador(a): Selma Barros Daltro de Castro
Vice coordenador(a): Victor Marcio Laus Reis Gomes

Adrielly Benigno de Moura, Joaquim Gonçalves Barbosa

CONSENSO EM JÜRGEN HABERMAS E GESTÃO ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Alessandra Freire Magalhães de Campos, Victor Marcio Laus Reis Gomes

GESTÃO, CULTURA E IDENTIDADE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM ESCOLAS PRIVADAS DO DISTRITO FEDERAL

Jerffeson Miguel de Oliveira, Fagner de Sousa Araujo

REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Mayane Carvalho Lima

PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA NA ESCOLA: RELAÇÕES POLÍTICAS E PROCESSOS PARTICIPATIVOS

Sandra Simone Hopner Pierozan, Liane Vizzotto

GESTÃO E INCLUSÃO NA ESCOLA: DESAFIOS

Selma Barros Daltro de Castro, Solange Mary Moreira Santos

GESTÃO ESCOLAR E ASPECTOS DO GERENCIALISMO NO COTIDIANO DAS ESCOLAS

Tereza Verena Melo da Paixão Sampaio, Cláudia Melo da Paixão, Antônio de Macêdo Mota Júnior

POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PARA UMA QUALIDADE DE ENSINO

Data: 18/04/2019

Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h

Sala: 8A (Subsolo)
Coordenador(a): Andréia Vicência Vitor Alves
Vice coordenador(a): Danieli D’Aguiar Cruzetta

Danieli D’Aguiar Cruzetta

FORMA DE PROVIMENTO DOS DIRETORES DAS UNIDADES EDUCATIVAS QUE ATENDEM EXCLUSIVAMENTE A EDUCAÇÃO INFANTIL NAS REDES MUNICIPAIS DAS CAPITAIS BRASILEIRAS

Fernanda Klering, Andréia Veridiana Antich

PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM RELAÇÃO À ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DA SALA DE AULA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Giovanna de Matos Moraes Carneiro, Andréia Vicência Vitor Alves

A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIREITO NO BRASIL: ASPECTOS NORMATIVOS

Jacqueline Rodrigues Pino, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel

OS PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI-RJ: DISCUTINDO O BEM E O MAL-ESTAR

Joélma de Souza Arbigaus, Danieli D’Aguiar Cruzetta, Natasha Carolina de Carvalho

FERRAMENTA DE PESQUISA COMPARTILHADA DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE COLETA DE DADOS CONJUNTA SOBRE GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Maria de Jesus Marques Silva

O PROINFÂNCIA COMO POLÍTICA DE ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS DADOS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NO PIAUÍ

Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h

Sala: 8B (Subsolo)
Coordenador(a): Teise de Oliveira Guaranha Garcia
Vice coordenador(a): Valéria A. Vieira Velis

Andréa dos Santos Lopes, Teise de Oliveira Guaranha Garcia

OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - PROEJA: AS POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO IFSP.

Cintia Magno Brazorotto

POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A QUEM SE DESTINAM?

Rosiani Salviano Barros, André Rodrigues Guimarães

A INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NO PROEJA: ANÁLISE DO GT 18 DA ANPED (2007-2017)

Tania Castro Gomes, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

A IMPLANTAÇÃO DO PROEMI EM SINCRONIA COM O PROGRAMA JOVEM DO FUTURO - PJF EM SANTARÉM/PA

Tiago Felipe Ambrosini, Clarice Monteiro Escott

A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Valéria A. Vieira Velis

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): DÍVIDA OU FAVOR ?

Vania do Carmo Nobile

FORMULAÇÃO DO PROEJA: ATORES E BASE LEGAL

Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h

Sala: 102 (1º pavimento)
Coordenador(a): Ângela Maria Martins
Vice coordenador(a): Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos

Ângela Maria Martins

PESQUISAS E INTERVENÇÕES EM ESCOLAS PÚBLICAS: ABORDAGENS NO CAMPO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Brenna Nayara Monteiro Silva, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos

EM BUSCA DA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BELÉM

Carmem Lucia Santos, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos

ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E A ATUAÇÃO DO DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA

Cláudia Tavares do Amaral, Thais Almeida Martins, Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino

O DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA EM MINAS GERAIS

Daiane de Freitas Galvão, Giselle Cristina Martins Real

GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A REDE MUNICIPAL DE NOVA ANDRADINA-MS

Maria Helena de Aguiar Bravo, Ângela Maria Martins, Sandra Maria Zákia Lian Sousa

CENÁRIOS DE GESTÃO DE ESCOLAS MUNICIPAIS DA REGIÃO SUDESTE E O IDEB: POSSÍVEIS ASSOCIAÇÕES

Neli Moraes da Costa Mesquita, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos, André do Nascimento Lima

O CONTRATO COMO INSTRUMENTO DE PACTUAÇÃO E PARTILHA DAS AÇÕES PÚBLICAS E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h

Sala: 106 (1º pavimento)
Coordenador(a): Alice Miriam Happ Botler
Vice coordenador(a): Naira da Costa Muylaert Lima

Alice Miriam Happ Botler

OS LIMITES DA DEMOCRACIA ESCOLAR E A RELAÇÃO ENTRE A MACRO E A MICROPOLÍTICA

Aline Chalus Vernick Carissimi

A PRODUÇÃO DA AGENDA POLÍTICO-EDUCACIONAL: COMPREENDENDO OS CONCEITOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS SOBRE AS DISPUTAS ENTRE SINDICATO E GOVERNO

Fábio Mamoré Conde, Evelyn Iris Leite Morales Conde

APREENSÕES SOBRE A DISCIPLINA POLÍTICA, GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Jennifer de Carvalho Medeiros

ACORDOS INTERNACIONAIS ENTRE O INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA E OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA: UMA BREVE ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA POLÍTICA EDUCACIONAL INTERNACIONAL E COMPARADA

José Carlos Martins Cardoso, Jorge Antonio Lima de Jesus

DICIONÁRIO DE SABERES, VIVÊNCIAS, CONCEITOS E CONTEXTOS AMAZÔNICOS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DOS GRUPOS DE PESQUISAS E DE ESTUDOS DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – ICED DA UFPA.

Naira da Costa Muylaert Lima, Deisilucy de Aragão Fernandes Sequeira

JUSTIÇA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PNAES NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)

Simone Aparecida Milliorin

A ATUAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS NA AMPLIAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA

Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h

Sala: 112 (1º pavimento)
Coordenador(a): Jeannette Filomeno Pouchain Ramos
Vice coordenador(a): Margarita Victoria Rodriguez

Carolina de Moura Vasconcelos, Telma Adriana Pacifico Martineli

A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: AGENDA GLOBALMENTE ESTRUTURADA?

Caroline Correia Maciel, Margarita Victoria Rodriguez, Sara Santana Armoa da Silva

DESIGUALDADE NA MATERIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: AS LUTAS DO MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE

Francisco Carlos de Oliveira

PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS

Jeannette Filomeno Pouchain Ramos, Anderson Goncalves Costa

A POLÍTICA EDUCACIONAL CEARENSE: DA ESCOLA COMO PONTO DE PARTIDA AOS NÚMEROS COMO PONTO DE CHEGADA

Maria Ocelia Mota, Maria Elizabete Neves Ramos, Maria Elisa Vieira da Cunha Cardoso de Almeida

DESAFIOS, DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS NA FORMULAÇÃO DE DUAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS – UM ESTUDO COMPARATIVO

Paulo Rogério de Souza, João Paulo Pereira Coelho

A INFLUÊNCIA ANTIDEMOCRÁTICA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS ENTRE 2016 E 2018

Thais Godoi de Souza, Renata Valerio Silva

OS NOVOS REFORMADORES, AS VELHAS IDEIAS E A POLÍTICA EDUCACIONAL

Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h

Sala: 114 (1º pavimento)
Coordenador(a): Magna França
Vice coordenador(a): Rute Regis de Oliveira da Silva

André Gomes da Conceição

A GESTÃO ORÇAMENTÁRIA DAS ESCOLAS ASSISTENCIAIS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA

Andreza Barbosa

ELEMENTOS DOS/PARA OS ESTUDOS SOBRE OS SALÁRIOS DOCENTES

Hellen Jéssica Lima dos Santos, Nádia da Silva Tessaro, Lucas de Paula Rodrigues, Vania de Fátima Matias de Souza

APROXIMAÇÕES ENTRE A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO DE MARIALVA-PR (GESTÃO 2018-1019) E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Josenir de Araujo Calixto, Mark Clark Assen de Carvalho

REGIME DE COLABORAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO BRANCO: PERSPECTIVAS E ENTRAVES À SUA EFETIVAÇÃO.

Magna França

RECURSOS DO PAR (2011-2014) NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN: A PARCIALIDADE DO REGIME DE COLABORAÇÃO

Patricia Flavia Mota

POLÍTICAS, GESTÃO E FINANCIAMENTO EM EDUCAÇÃO: DISCUSSÕES SEMPRE NECESSÁRIAS

Rute Regis de Oliveira da Silva

A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RN

Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h

Sala: 115 (1º pavimento)
Coordenador(a): Eduardo Augusto Moscon Oliveira
Vice coordenador(a): Neusa Chaves Batista

Charles Moura Netto, Sandra Maria Guisso

A POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL DE GESTAO DEMOCRÁTICA DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBÁ/ES, A LEI MUNICIPAL N 1.146 DE 2009: UM ESTUDO DE CASO

Débora Silva Quirino do Nascimento

GESTÃO DEMOCRÁTICA: ANÁLISE DE UM PLANO DE GESTÃO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

Fátima Anise Rodrigues Ehlert, Neusa Chaves Batista

OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO: ESTUDO DE CASO DA REGIÃO DAS MISSÕES-RS

Juliana Kussem

A POLÍTICA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA: (IN)VISIBILIDADE DE PERSPECTIVAS E EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO ESCOLAR

Larissa Polyanna Molina, Geruza Marques Roela de Oliveira dos Santos, Eduardo Augusto Moscon Oliveira

A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A AUTONOMIA DA ESCOLA PÚBLICA EM DOIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA

Marcos Antonio Lima Pereira, Robson Antônio dos Reis Veiga

GESTÃO ESCOLAR E PARTICIPAÇÃO POPULAR: EM FOCO O MONITORAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (PME) DE UBERLÂNDIA-MG

Mary Adriana dos Santos Evangelista

A POLÍTICA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE JUAZEIRO-BA

Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h

Sala: 116 (1º pavimento)
Coordenador(a): Leandro Gileno Militão Nascimento
Vice coordenador(a): Nadja Maria Amado de Jesus

Bethânia Bittencourt Costa e Silva

A ATUAÇÃO DO ORIENTADOR PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM QUEIMADOS (RJ).

Bruna Gomes de Oliveira, Rodrigo da Silva Pereira

AS DIMENSÕES DA GESTÃO ESCOLAR E SUAS ATRIBUIÇÕES AO TRABALHO DO DIRETOR

Eliane da Conceição Matta, Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

O ESTILO DE GESTÃO E SEUS ELEMENTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA.

Jaqueline de Santana Cerqueira, Rodrigo da Silva Pereira

GESTÃO ESCOLAR: PERFIL, CONCEPÇÃO E TRABALHO DE UMA DIRETORA.

Leandro Gileno Militão Nascimento, Anita dos Reis de Almeida, Luzinete Barbosa Lyrio, Nadja Maria Amado de Jesus

POLÍTICA DE CICLO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS

Marco Aurelio Tavares Amaral, Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino

GESTOR ESCOLAR NA CIDADE DE TOLEDO-PR: MÚLTIPLAS FORMAÇÕES E ATUAÇÕES

Ruth Silva Nunes, Rodrigo da Silva Pereira

DIMENSÕES DESARTICULADAS NA GESTÃO ESCOLAR: ANALISANDO O TRABALHO DE UMA DIRETORA