Programação
geral | científica | comunicação 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS
Eixo 1 – Política e gestão da educação básica
Data: 16/04/2019
Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30  | 
  |
Sala: 8A (Subsolo)  | 
  |
Adel Ferreira Campos Junior, Nadia Bigarella  | 
    ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: META 1 DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CORUMBÁ - MS (2015-2025): UMA QUESTÃO DE DIREITO  | 
  
Cibele Maria Lima Rodrigues, Karla Wanessa Carvalho de Almeida  | 
    A EDUCAÇÃO INFANTIL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PRÁTICAS ARTICULATÓRIAS E HEGEMONIA  | 
  
Franceline Rodrigues Silva, Maria da Consolação Rocha, Daniel Santos Braga  | 
    ENGATINHANDO ATÉ A AGENDA POLÍTICA: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BELO HORIZONTE (2003 A 2018)  | 
  
Gisele Coelho de Oliveira, Monica Alves Sally  | 
    A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE NITERÓI/RJ: O PROGRAMA MAIS INFÂNCIA COMO UM MARCO HISTÓRICO  | 
  
Maria Ghisleny de Paiva Brasil  | 
    OS ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM OLHAR ATRAVÉS DO CICLO DE POLÍTICAS  | 
  
Patricia Sesiuk, Angela Maria Scalabrin Coutinho  | 
    O LUGAR DA CRECHE PÚBLICA NO CONTEXTO DO ACESSO E OFERTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CURITIBA  | 
  
Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30  | 
  |
Sala: 8B (Subsolo)  | 
  |
Ana Lídia Lopes do Carmo  | 
    REVISITANDO A CORRIDA POR RESULTADOS NO IDEB EM MUNICÍPIOS CEARENSES  | 
  
Arlane Markely dos Santos Freire, Andréia Ferreira da Silva  | 
    POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA E ACCOUNTABILITY NAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DO CARIRI CEARENSE  | 
  
Gabriela Sousa Rego Pimentel, Simone Leal Souza Coite, Janete Palazzo  | 
    GESTÃO DOS INDICADORES EDUCACIONAIS DA REGIÃO OESTE DA BAHIA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS  | 
  
Isabel Melero Bello, Ana Carolina Colacioppo Rodrigues  | 
    AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E A GESTÃO DA SEE/SP A PARTIR DOS ANOS 1990: UM ESTUDO A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A ÁREA  | 
  
Jorge Henrique Cabral Fernandes, Andreia Mello Lace, Catarina de Almeida Santos, Magalis Besser Dorneles Schneider  | 
    A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO EVIDENCIADA PELA VISUALIZAÇÃO ESTATÍSTICA DE DADOS DO SAEB  | 
  
Josilene Maria de Oliveira, Andréia Ferreira da Silva, Arlane Markely dos Santos Freire  | 
    REFORMA GERENCIAL, PAPEL DO ESTADO E POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY EM PERNAMBUCO: QUAIS AS FORMAS DE REGULAÇÃO?  | 
  
Maria Angela Alves de Oliveira  | 
    POLÍTICA DE AVALIAÇÃO E ACCOUNTABILITY EM EDUCAÇÃO: UMA EXPANSÃO TEÓRICO-CONCEITUAL COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA  | 
  
Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30  | 
  |
Sala: 102 (1º pavimento)  | 
  |
Janaina Moreira de Oliveira Goulart  | 
    CONTEXTOS E PRETEXTOS PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA PROCEDIMENTALISTA  | 
  
Maria Jose Pires Barros Cardozo, Carlos André Sousa Dublante, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares  | 
    GESTÃO DEMOCRÁTICA NA MESORREGIÃO LESTE MARANHENSE: ENFOQUES E DESTAQUES NAS LEIS DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO  | 
  
Maximo Augusto Campos Masson, Leonardo Fortes Gomes, Maria Teresa Vianna Van Acker  | 
    A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E O NOVO ATIVISMO CONSERVADOR  | 
  
Miriene Manzoli Rogge, Marta Gagno Intra  | 
    GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO DE VILA VELHA/ES E A CONSULTA PÚBLICA PARA ESCOLHA DOS DIRETORES ESCOLARES EM 2017  | 
  
Renato Saldanha Bastos, Giovanna Rodrigues Cabral  | 
    FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS ESCOLARES COMO ESTRATÉGIA PARA QUALIFICAR A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA  | 
  
Ricardo Alexandre Marangoni, Ângelo Ricardo de Souza  | 
    GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA PAULISTA: ANÁLISE PRELIMINAR DE UM PROJETO  | 
  
Rodrigo Soares Guimarães Rodrigues  | 
    A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL: CONCEPÇÕES E HISTORICIDADE DAS EXPERIÊNCIAS DE 1957, 1995 E 2012.  | 
  
Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30  | 
  |
Sala: 106 (1º pavimento)  | 
  |
Cymone Martins Cotrim Teixeira, Luzia de Marilac Pereira de Castro  | 
    O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O DISCURSO EM TORNO DA UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA  | 
  
Letícia Paloma de Freitas Pereira Silva, Fábio Junio da Silva Santos  | 
    DIREITO À EDUCAÇÃO E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - A RELATIVIZAÇÃO DO DIREITO PRESCRITA PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA  | 
  
Liane Vizzotto, Sandra Simone Hopner Pierozan  | 
    GÊNERO NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CATARINENSES  | 
  
Paola Gianotto Braga, Nadia Bigarella  | 
    POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONCEITOS E MARCOS LEGAIS (1988-2008): 20 ANOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA  | 
  
Raphael Demostenes Cardozo  | 
    ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS: OS PRESIDENCIÁVEIS DE 2018 E SUAS PROPOSTAS PARA A INCLUSÃO  | 
  
Sandra Regina Bernardes de Oliveira Rosa  | 
    CONAPE: RESISTÊNCIA NA MATERIALIZAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO  | 
  
Stefany Thyene Albuquerque dos Santos, Janine Marta Coelho Rodrigues  | 
    O PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO COMO UMA POLÍTICA EDUCACIONAL DE INCLUSÃO SOCIAL:  | 
  
Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30  | 
  |
Sala: 115 (1º pavimento)  | 
  |
Daniela de Oliveira Pires  | 
    A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA ENTRE OS MUNICÍPIOS DE JOINVILLE/SC E PONTA GROSSA/PR E O INSTITUTO AYRTON SENNA: CONSEQUÊNCIAS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO  | 
  
Danielle Batista Cardoso, Teise de Oliveira Guaranha Garcia  | 
    A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA PLENA EM MATO GROSSO: PRESENÇA DO SETOR PRIVADO EM ANÁLISE  | 
  
Danielly Cristinne Barbosa de Campos, Alberto Damasceno, João Lucio Mazzini da Costa, Marta Macedo Matos de Araújo  | 
    A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO PARAENSE: QUAL O PERFIL DE FORMAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO PARÁ?  | 
  
Eduardo Augusto Moscon Oliveira, Deborah Gomes Moura, Juliana da Vitória Reblin, Denise Pinheiro Quadros  | 
    A EDUCAÇÃO PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA-ES E AS RELAÇÕES COM O SETOR PRIVADO  | 
  
Elma Júlia Gonçalves de Carvalho, Vera Maria Vidal Peroni  | 
    ARRANJOS DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (ADES): UMA NOVA MODALIDADE DE PARCERIA ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO  | 
  
Maria de Fátima Cóssio, Susana Schneid Scherer, Douglas Gadelha Sá  | 
    PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS EM EDUCAÇÃO E O PROGRAMA AABB COMUNIDADE DA FENABB NO ESTADO DO RS  | 
  
Vera Maria Vidal Peroni  | 
    DISTINTOS PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO DO PÚBLICO: IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA  | 
  
Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30  | 
  |
Sala: 116 (1º pavimento)  | 
  |
Camila Grassi Mendes de Faria  | 
    A PRIVATIZAÇÃO ACOBERTADA: O PAPEL DO MOVIMENTO PELA BASE NACIONAL COMUM (MPBNC) NA AMPLIAÇÃO DO MODELO DE GOVERNANÇA NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA  | 
  
Catarina Cerqueira de Freitas Santos  | 
    EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL E A AGENDA NEOLIBERAL: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DE FOMENTO ÀS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL  | 
  
Cristine de Fatima Lima Souza  | 
    AS REFORMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PROPOSTAS NEOLIBERAIS PARA A EDUCAÇÃO  | 
  
Eliel da Silva Moura, Monica Alves Sally  | 
    NEOLIBERALIZAÇÃO E POLÍTICA EDUCACIONAL: EXPERIMENTOS REGULATÓRIOS EM EMERSÃO  | 
  
Ilma de Andrade Barleta, Marcia Maria dos Santos, Elioenai Silva Lazamé, Clésio Castro do Carmo  | 
    ORGANISMOS INTERNACIONAIS, POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: INTERFACES  | 
  
Maria Raquel Caetano  | 
    RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O MOVIMENTO PELA BASE  | 
  
Renata Franqui, Helen Cristina de Oliveira Vieira  | 
    A REFORMA NEOLIBERAL DO APARELHO DO ESTADO BRASILEIRO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO  | 
  
Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30  | 
  |
Sala: 119 (1º pavimento)  | 
  |
Cristiane Machado  | 
    ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E QUALIDADE DO ENSINO: RELAÇÕES?  | 
  
Eliene Brito Passos, Elaniese do Socorro Lima da Silva, Cledinei Oliveira da Silva, Ada Larissa Cálix Flores  | 
    OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DO CAMPO NA ILHA MOSQUEIRO\PA  | 
  
Elisa Alves de Almeida, Cintya da Silva Aguiar, Luana Patricia Paixão Maciel  | 
    O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL  | 
  
Izete Magno Corrêa, Orlando Nobre Bezerra de Souza, Eliene Brito Passos, Rosa do Socorro Gomes Vale  | 
    A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM BELÉM  | 
  
Luciene Maria da Silva  | 
    PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: UMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE TEMPO INTEGRAL  | 
  
Mariangela Silveira Bairros, Patrícia Souza Marchand, Alexandre José Rossi  | 
    ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL: OS (DES)CAMINHOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA NO RS.  | 
  
Rosemary Mattos  | 
    ANÁLISE DA CONFIGURAÇÃO DO PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL DA SEE/SP  | 
  
Eixo 1 – 16/04 – 16h30 às 18h30  | 
  |
Sala: 120 (1º pavimento)  | 
  |
Alzira Batalha Alcântara, Roseli Maritan de Aboim Costa  | 
    ENSINO FUNDAMENTAL: TENSÕES ACERCA DO CORTE ETÁRIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO  | 
  
Edson Ferreira Alves  | 
    A GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DAS CAPITAIS BRASILEIRAS: A META 19 E SUAS CONTRADIÇÕES  | 
  
Gildo Lyone Antunes de Oliveira, Itamar Mendes da Silva  | 
    CURRÍCULO DO ESPÍRITO SANTO E GESTÃO DEMOCRÁTICA  | 
  
Julia Hélio Lino Clasen, Dyenifer Martins Barbosa  | 
    POLÍTICA E GESTÃO ESCOLAR COMO ELEMENTO ESTRESSOR DO PROFESSOR DA REDE PÚBLICA  | 
  
Robson Antônio dos Reis Veiga, Marcos Antonio Lima Pereira  | 
    PERSPECTIVA GERENCIAL E QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE AS PESQUISAS “APROVA BRASIL-O DIREITO DE APRENDER” E “REDES DE APRENDIZAGEM”  | 
  
Severino Vilar de Albuquerque  | 
    POLÍTICA EDUCACIONAL E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR)  | 
  
Vera Lucia Silveira Leite Campos Russo, Jurema Rosa Lopes, Maria Luiza de Souza Andrade  | 
    UM OLHAR SOBRE A GESTÃO ESCOLAR E SEU COTIDIANO  | 
  
Data: 17/04/2019
Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 8A (Subsolo)  | 
  |
Andressa Garcia de Macedo, Maria Eunice França Volsi  | 
    O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POLÍTICA DE ESTADO: UMA LEITURA DOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO DE 2001 E 2014  | 
  
Camila Maria Bortot, Elisângela Alves da Silva Scaff  | 
    APORTES PORTUGUESES PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: DA ENDOPRIVATIZAÇÃO À EXOPRIVATIZAÇÃO  | 
  
Dhaiene de Jesus dos Reis Bruno  | 
    O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL EM CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA: UM RETRATO PÓS EC 59/2009  | 
  
Elka Cândida de Oliveira Machado, Daniela da Costa Britto Pereira Lima  | 
    MAPEAMENTO DAS TENDÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO SOBRE JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL  | 
  
Mariana Uchôa Simões Barbosa, Patrícia Maria Uchôa Simões  | 
    A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO EM PERIÓDICOS DA BIBLIOTECA ELETRÔNICA DA SCIELO  | 
  
Nicássia Alves Cezário Branco, Daniela da Costa Britto Pereira Lima  | 
    A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA: DA TRAJETÓRIA LEGAL DA POLÍTICA PÚBLICA DE CONVÊNIOS À PERCEPÇÃO DOS ATORES-GESTORES ENVOLVIDOS  | 
  
Patrícia Maria Uchôa Simões  | 
    POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL, ARGENTINA, CHILE E CHILE: ANÁLISE DE LEGISLAÇÕES E INDICADORES  | 
  
Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 8B (Subsolo)  | 
  |
Alda Maria Duarte Araújo Castro  | 
    MODERNIZAÇÃO E REFORMAS CONSERVADORAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO EDUCACIONAL  | 
  
Efigenia das Neves Barbosa Rodrigues, Josiane da Silva Lopes  | 
    MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ: REFLEXÕES SOBRE A GESTÃO MILITAR COMPARTILHADA  | 
  
Fernanda Caroline de Melo Pereira  | 
    ESTADO E DOMINAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO NOS COLÉGIOS MILITARES DO ESTADO DE GOIÁS  | 
  
Karen Cristina Jensen Ruppel da Silva  | 
    A INFLUÊNCIA DO MBL NA POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE GRAMSCI  | 
  
Luiz de Sousa Junior, Francisco Alex Pereira Soares  | 
    PERCEPÇÃO DE DOCENTES ACERCA DO “ESCOLA SEM PARTIDO” COM RECORTE DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO E DE RELIGIÃO  | 
  
Magalis Besser Dorneles Schneider, Andreia Mello Lace, Catarina de Almeida Santos, Jorge Henrique Cabral Fernandes  | 
    A MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS NO DISTRITO FEDERAL E OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR  | 
  
Maria Carolina Miesse, Raquel Alessandra de Deus Silva  | 
    POLÍTICA DE MORALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE LEI DA ESCOLA SEM PARTIDO  | 
  
Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 102 (1º pavimento)  | 
  |
Aldenira Mota do Nascimento  | 
    A ABORDAGEM DOS ARRANJOS INSTITUCIONAIS DE IMPLEMENTAÇÃO: UMA ANÁLISE DA LEI DE CRIAÇÃO DA EMPRESA MUNICIPAL DE MULTIMEIOS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO- MULTIRIO: LEI Nº 2029 E SUAS MODIFICAÇÕES  | 
  
Elias Barbosa da Silva, Gabriela Schneider  | 
    QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E IGUALDADE DE TRATAMENTO NO ACESSO À INFORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE AS BIBLIOTECAS ESCOLARES  | 
  
Luiz Dalmacir da Silveira, Sandra Lucia Ferreira, Renata Cottet  | 
    AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO ÀS TECNOLOGIAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO PEDAGÓGICO ESCOLAR  | 
  
Monica Alves Sally, Eliel da Silva Moura  | 
    POLÍTICA DE APRIMORAMENTO E VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO  | 
  
Tatiane Custodio da Silva Batista, Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca  | 
    PROGRAMA DE INOVAÇÃO EDUCAÇÃO CONECTADA: DA POLÍTICA À IMPLEMENTAÇÃO NA CIDADE DE ANÁPOLIS  | 
  
Yasmin Malta Gonçalves Pinto  | 
    AS CONDIÇÕES MATERIAIS E ESTRUTURAIS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LONDRINA IGUALDADE OU DESIGUALDADE DE OFERTA?  | 
  
Zara Figueiredo Tripodi  | 
    UMA ABORDAGEM ECONÔMICA DA CONTRATUALIZAÇÃO DE RESULTADOS NA EDUCAÇÃO  | 
  
Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 106 (1º pavimento)  | 
  |
Aline Bettiolo dos Santos, Elton Luiz Nardi  | 
    ELEIÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES: MECANISMO DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E SOCIALIZAÇÃO DE PODER?  | 
  
Cláudia Melo da Paixão, Tereza Verena Melo da Paixão Sampaio, Antônio de Macêdo Mota Júnior  | 
    OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELA EQUIPE GESTORA NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA  | 
  
Daniela Cunha Terto, Allan Solano Souza  | 
    GESTÃO DEMOCRÁTICA NA PERSPECTIVA DOS GESTORES ESCOLARES DO SERIDÓ POTIGUAR  | 
  
Eliane Menegotti  | 
    A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO DESAFIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  | 
  
Elton Luiz Nardi, Aline Bettiolo dos Santos  | 
    GESTÃO DEMOCRÁTICA: QUESTÕES CANDENTES NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RECENTE DA ÁREA DA EDUCAÇÃO  | 
  
Irandalina da Costa Borge, Gilvania Placido Braule  | 
    A POSTURA MEDIADORA DO GESTOR DIANTE DOS PROBLEMAS ESCOLARES EM ATALAIA DO NORTE – AM  | 
  
Marcela Moraes de Castro  | 
    SELEÇÃO DE DIRETORES DO RIO DE JANEIRO: UMA ARTIMANHA SOB A LEI Nº 7.299/16  | 
  
Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 112 (1º pavimento)  | 
  |
Antonia Rilzonete de Castro Batista, Arilene Maria Soares de Medeiros  | 
    A FORMAÇÃO E O EMPODERAMENTO DO CONSELHO ESCOLAR  | 
  
Diones Bernardes dos Santos Motta  | 
    POR UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: CONSELHOS ESCOLARES - O QUE EU NÃO SEI E PRECISO SABER  | 
  
Emília Peixoto Vieira  | 
    A PESQUISA-AÇÃO COMO CAMINHO PARA ANÁLISE DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS  | 
  
Larissa Vasconcelos Longo, Emília Peixoto Vieira  | 
    OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM GRAMISCIANA.  | 
  
Maria de Barros da Trindade Padua, José Almir Viana Nunes, Kátia de Nazaré Santos Fonsêca, Norma Iracema de Barros Ferreira  | 
    POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA, DESIGUALDADE RECORRENTE E PERSPECTIVAS  | 
  
Maria Gorete Rodrigues de Brito, Danielly Cristinne Barbosa de Campos, Vivian de Lima Cabral, Suellem Matins Pantoja  | 
    OS CONSELHOS ESCOLARES COMO POSSIBILIDADE DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA  | 
  
Thayse Mychelle de Aquino Freitas, Maria Elizomar de Almeida e Silva Sousa, Arilene Maria Soares de Medeiros  | 
    GESTÃO DEMOCRÁTICA E O CONSELHO ESCOLAR NO CONTEXTO DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA  | 
  
Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 114 (1º pavimento)  | 
  |
Alba Valéria Baensi da Silva, Amanda Moreira Borde da Costa Marques  | 
    O PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES E A FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS: O CASO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO  | 
  
Ana Paula da Motta  | 
    CONSELHOS ESCOLARES EM SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO CATARINENSES  | 
  
Aníbal Saltório de Almeida Júnior, Itamar Mendes da Silva  | 
    CONSELHOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE CARIACICA/ES: FORTALECENDO A PARTICIPAÇÃO DE TODOS  | 
  
Carmen Ligia Caldas, Regina Tereza Cestari de Oliveira  | 
    O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E A CRIAÇÃO DE CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS SUL-MATO-GROSSENSES  | 
  
Celestina Maria Pereira de Souza, Aldizia Carneiro de Araujo  | 
    PERSPECTIVAS E DESAFIOS DOS CONSELHOS E FÓRUNS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO NOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE PORTO NACIONAL  | 
  
Evelyn Iris Leite Morales Conde, Regina Tereza Cestari de Oliveira  | 
    REPRESENTAÇÃO NO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE, MS: CARACTERIZAÇÕES INICIAIS  | 
  
Katia Cristina Custódio Ferreira Brito  | 
    CONSELHOS ESCOLARES E GESTÃO DEMOCRATICA: CONCEPÇÕES E PROPOSIÇÕES NO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL/TO  | 
  
Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 115 (1º pavimento)  | 
  |
Angelo Juliano Carneiro Luz, Simone de Fátima Flach  | 
    A LUTA DE CLASSES NO INTERIOR DOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ E SUA RELAÇÃO COM O PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: ELEMENTOS DELINEADORES DE PESQUISA  | 
  
Mariana Ferreira, Marta Clediane Rodrigues Anciutti  | 
    DIREITO À EDUCAÇÃO: SUA EFETIVAÇÃO APONTA UM PROBLEMA DE GESTÃO?  | 
  
Miguel Henrique Russo  | 
    EDUCAÇÃO E IDEOLOGIA: ENSAIO SOBRE ALGUMAS QUESTÕES DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA  | 
  
Roberta Gurgel Azzi, Miguel Henrique Russo  | 
    ESCOLA PÚBLICA: PRESSUPOSTOS E CONSEQUÊNCIAS DA SUA DEMOCRATIZAÇÃO  | 
  
Roseli Ana Fabrin, Valmir de Jesus Pinto  | 
    AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E O MERCADO DE TRABALHO  | 
  
Sandra Cristina Demschinski, Simone de Fátima Flach  | 
    CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA A ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL: IMPACTOS NA FORMAÇÃO E NA VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES  | 
  
Valquíria Gomes Duarte  | 
    POLÍTICA DE PREMIAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN: (DES)VANTAGENS A PARTIR DA VISÃO DOS PREMIADOS  | 
  
Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 116 (1º pavimento)  | 
  |
Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin  | 
    CONDICIONANTES PARA A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS EM GRÊMIOS ESTUDANTIS DE REGIÕES DE PERIFERIA: DADOS DE PESQUISA  | 
  
Ana Lúcia Borba de Arruda, Karla Reis Gouveia  | 
    A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E POBREZA NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AFRÂNIO-PE  | 
  
Ana Rosa Pinheiro da Silva  | 
    A PROPOSTA EDUCATIVA DA ESCOLA “TOCANTINS” E O MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS (MAB)  | 
  
Kleiton da Silva Müller, Diego Dartagnan da Silva Tormes  | 
    TEORIA DE JUSTIÇA SOCIAL DE NANCY FRASER E AS DESIGUALDADES SOCIOEDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO DE ALVORADA/RS.  | 
  
Maria do Socorro Dias Pinheiro  | 
    A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A POLÍTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM TERRITÓRIOS DA AMAZÔNIA PARAENSE  | 
  
Maria Eleusa Montenegro, Eliete de Pinho Araujo  | 
    A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: DIAGNOSE E INTERVENÇÃO  | 
  
Tatiana Figueroa Martin Gaya  | 
    ESTUDOS DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES PARA ALÉM DO FLUXO ESCOLAR: POSSIBILIDADES A PARTIR DE UMA ABORDAGEM LONGITUDINAL  | 
  
Eixo 1 – 17/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 119 (1º pavimento)  | 
  |
Adrielly Benigno de Moura, Joaquim Gonçalves Barbosa  | 
    CONSENSO EM JÜRGEN HABERMAS E GESTÃO ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA  | 
  
Alessandra Freire Magalhães de Campos, Victor Marcio Laus Reis Gomes  | 
    GESTÃO, CULTURA E IDENTIDADE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM ESCOLAS PRIVADAS DO DISTRITO FEDERAL  | 
  
Jerffeson Miguel de Oliveira, Fagner de Sousa Araujo  | 
    REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR  | 
  
Mayane Carvalho Lima  | 
    PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA NA ESCOLA: RELAÇÕES POLÍTICAS E PROCESSOS PARTICIPATIVOS  | 
  
Sandra Simone Hopner Pierozan, Liane Vizzotto  | 
    GESTÃO E INCLUSÃO NA ESCOLA: DESAFIOS  | 
  
Selma Barros Daltro de Castro, Solange Mary Moreira Santos  | 
    GESTÃO ESCOLAR E ASPECTOS DO GERENCIALISMO NO COTIDIANO DAS ESCOLAS  | 
  
Tereza Verena Melo da Paixão Sampaio, Cláudia Melo da Paixão, Antônio de Macêdo Mota Júnior  | 
    POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PARA UMA QUALIDADE DE ENSINO  | 
  
Data: 18/04/2019
Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 8A (Subsolo)  | 
  |
Danieli D’Aguiar Cruzetta  | 
    FORMA DE PROVIMENTO DOS DIRETORES DAS UNIDADES EDUCATIVAS QUE ATENDEM EXCLUSIVAMENTE A EDUCAÇÃO INFANTIL NAS REDES MUNICIPAIS DAS CAPITAIS BRASILEIRAS  | 
  
Fernanda Klering, Andréia Veridiana Antich  | 
    PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM RELAÇÃO À ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DA SALA DE AULA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL  | 
  
Giovanna de Matos Moraes Carneiro, Andréia Vicência Vitor Alves  | 
    A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIREITO NO BRASIL: ASPECTOS NORMATIVOS  | 
  
Jacqueline Rodrigues Pino, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel  | 
    OS PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI-RJ: DISCUTINDO O BEM E O MAL-ESTAR  | 
  
Joélma de Souza Arbigaus, Danieli D’Aguiar Cruzetta, Natasha Carolina de Carvalho  | 
    FERRAMENTA DE PESQUISA COMPARTILHADA DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE COLETA DE DADOS CONJUNTA SOBRE GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL  | 
  
Maria de Jesus Marques Silva  | 
    O PROINFÂNCIA COMO POLÍTICA DE ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS DADOS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NO PIAUÍ  | 
  
Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 8B (Subsolo)  | 
  |
Andréa dos Santos Lopes, Teise de Oliveira Guaranha Garcia  | 
    OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - PROEJA: AS POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO IFSP.  | 
  
Cintia Magno Brazorotto  | 
    POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A QUEM SE DESTINAM?  | 
  
Rosiani Salviano Barros, André Rodrigues Guimarães  | 
    A INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NO PROEJA: ANÁLISE DO GT 18 DA ANPED (2007-2017)  | 
  
Tania Castro Gomes, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares  | 
    A IMPLANTAÇÃO DO PROEMI EM SINCRONIA COM O PROGRAMA JOVEM DO FUTURO - PJF EM SANTARÉM/PA  | 
  
Tiago Felipe Ambrosini, Clarice Monteiro Escott  | 
    A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA  | 
  
Valéria A. Vieira Velis  | 
    POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): DÍVIDA OU FAVOR ?  | 
  
Vania do Carmo Nobile  | 
    FORMULAÇÃO DO PROEJA: ATORES E BASE LEGAL  | 
  
Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 102 (1º pavimento)  | 
  |
Ângela Maria Martins  | 
    PESQUISAS E INTERVENÇÕES EM ESCOLAS PÚBLICAS: ABORDAGENS NO CAMPO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS  | 
  
Brenna Nayara Monteiro Silva, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos  | 
    EM BUSCA DA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BELÉM  | 
  
Carmem Lucia Santos, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos  | 
    ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E A ATUAÇÃO DO DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA  | 
  
Cláudia Tavares do Amaral, Thais Almeida Martins, Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino  | 
    O DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA EM MINAS GERAIS  | 
  
Daiane de Freitas Galvão, Giselle Cristina Martins Real  | 
    GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A REDE MUNICIPAL DE NOVA ANDRADINA-MS  | 
  
Maria Helena de Aguiar Bravo, Ângela Maria Martins, Sandra Maria Zákia Lian Sousa  | 
    CENÁRIOS DE GESTÃO DE ESCOLAS MUNICIPAIS DA REGIÃO SUDESTE E O IDEB: POSSÍVEIS ASSOCIAÇÕES  | 
  
Neli Moraes da Costa Mesquita, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos, André do Nascimento Lima  | 
    O CONTRATO COMO INSTRUMENTO DE PACTUAÇÃO E PARTILHA DAS AÇÕES PÚBLICAS E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.  | 
  
Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 106 (1º pavimento)  | 
  |
Alice Miriam Happ Botler  | 
    OS LIMITES DA DEMOCRACIA ESCOLAR E A RELAÇÃO ENTRE A MACRO E A MICROPOLÍTICA  | 
  
Aline Chalus Vernick Carissimi  | 
    A PRODUÇÃO DA AGENDA POLÍTICO-EDUCACIONAL: COMPREENDENDO OS CONCEITOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS SOBRE AS DISPUTAS ENTRE SINDICATO E GOVERNO  | 
  
Fábio Mamoré Conde, Evelyn Iris Leite Morales Conde  | 
    APREENSÕES SOBRE A DISCIPLINA POLÍTICA, GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL  | 
  
Jennifer de Carvalho Medeiros  | 
    ACORDOS INTERNACIONAIS ENTRE O INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA E OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA: UMA BREVE ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA POLÍTICA EDUCACIONAL INTERNACIONAL E COMPARADA  | 
  
José Carlos Martins Cardoso, Jorge Antonio Lima de Jesus  | 
    DICIONÁRIO DE SABERES, VIVÊNCIAS, CONCEITOS E CONTEXTOS AMAZÔNICOS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DOS GRUPOS DE PESQUISAS E DE ESTUDOS DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – ICED DA UFPA.  | 
  
Naira da Costa Muylaert Lima, Deisilucy de Aragão Fernandes Sequeira  | 
    JUSTIÇA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PNAES NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)  | 
  
Simone Aparecida Milliorin  | 
    A ATUAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS NA AMPLIAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA  | 
  
Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 112 (1º pavimento)  | 
  |
Carolina de Moura Vasconcelos, Telma Adriana Pacifico Martineli  | 
    A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: AGENDA GLOBALMENTE ESTRUTURADA?  | 
  
Caroline Correia Maciel, Margarita Victoria Rodriguez, Sara Santana Armoa da Silva  | 
    DESIGUALDADE NA MATERIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: AS LUTAS DO MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE  | 
  
Francisco Carlos de Oliveira  | 
    PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS  | 
  
A POLÍTICA EDUCACIONAL CEARENSE: DA ESCOLA COMO PONTO DE PARTIDA AOS NÚMEROS COMO PONTO DE CHEGADA  | 
  |
Maria Ocelia Mota, Maria Elizabete Neves Ramos, Maria Elisa Vieira da Cunha Cardoso de Almeida  | 
    DESAFIOS, DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS NA FORMULAÇÃO DE DUAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS – UM ESTUDO COMPARATIVO  | 
  
Paulo Rogério de Souza, João Paulo Pereira Coelho  | 
    A INFLUÊNCIA ANTIDEMOCRÁTICA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS ENTRE 2016 E 2018  | 
  
Thais Godoi de Souza, Renata Valerio Silva  | 
    OS NOVOS REFORMADORES, AS VELHAS IDEIAS E A POLÍTICA EDUCACIONAL  | 
  
Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 114 (1º pavimento)  | 
  |
André Gomes da Conceição  | 
    A GESTÃO ORÇAMENTÁRIA DAS ESCOLAS ASSISTENCIAIS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA  | 
  
Andreza Barbosa  | 
    ELEMENTOS DOS/PARA OS ESTUDOS SOBRE OS SALÁRIOS DOCENTES  | 
  
Hellen Jéssica Lima dos Santos, Nádia da Silva Tessaro, Lucas de Paula Rodrigues, Vania de Fátima Matias de Souza  | 
    APROXIMAÇÕES ENTRE A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA DO MUNICÍPIO DE MARIALVA-PR (GESTÃO 2018-1019) E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO  | 
  
Josenir de Araujo Calixto, Mark Clark Assen de Carvalho  | 
    REGIME DE COLABORAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE RIO BRANCO: PERSPECTIVAS E ENTRAVES À SUA EFETIVAÇÃO.  | 
  
Magna França  | 
    RECURSOS DO PAR (2011-2014) NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN: A PARCIALIDADE DO REGIME DE COLABORAÇÃO  | 
  
Patricia Flavia Mota  | 
    POLÍTICAS, GESTÃO E FINANCIAMENTO EM EDUCAÇÃO: DISCUSSÕES SEMPRE NECESSÁRIAS  | 
  
Rute Regis de Oliveira da Silva  | 
    A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RN  | 
  
Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 115 (1º pavimento)  | 
  |
Charles Moura Netto, Sandra Maria Guisso  | 
    A POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL DE GESTAO DEMOCRÁTICA DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBÁ/ES, A LEI MUNICIPAL N 1.146 DE 2009: UM ESTUDO DE CASO  | 
  
Débora Silva Quirino do Nascimento  | 
    GESTÃO DEMOCRÁTICA: ANÁLISE DE UM PLANO DE GESTÃO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO  | 
  
Fátima Anise Rodrigues Ehlert, Neusa Chaves Batista  | 
    OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO: ESTUDO DE CASO DA REGIÃO DAS MISSÕES-RS  | 
  
Juliana Kussem  | 
    A POLÍTICA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA: (IN)VISIBILIDADE DE PERSPECTIVAS E EXPERIÊNCIAS NA GESTÃO ESCOLAR  | 
  
Larissa Polyanna Molina, Geruza Marques Roela de Oliveira dos Santos, Eduardo Augusto Moscon Oliveira  | 
    A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A AUTONOMIA DA ESCOLA PÚBLICA EM DOIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA  | 
  
Marcos Antonio Lima Pereira, Robson Antônio dos Reis Veiga  | 
    GESTÃO ESCOLAR E PARTICIPAÇÃO POPULAR: EM FOCO O MONITORAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (PME) DE UBERLÂNDIA-MG  | 
  
Mary Adriana dos Santos Evangelista  | 
    A POLÍTICA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE JUAZEIRO-BA  | 
  
Eixo 1 – 18/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 116 (1º pavimento)  | 
  |
Bethânia Bittencourt Costa e Silva  | 
    A ATUAÇÃO DO ORIENTADOR PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM QUEIMADOS (RJ).  | 
  
Bruna Gomes de Oliveira, Rodrigo da Silva Pereira  | 
    AS DIMENSÕES DA GESTÃO ESCOLAR E SUAS ATRIBUIÇÕES AO TRABALHO DO DIRETOR  | 
  
Eliane da Conceição Matta, Pablo Silva Machado Bispo dos Santos  | 
    O ESTILO DE GESTÃO E SEUS ELEMENTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA.  | 
  
Jaqueline de Santana Cerqueira, Rodrigo da Silva Pereira  | 
    GESTÃO ESCOLAR: PERFIL, CONCEPÇÃO E TRABALHO DE UMA DIRETORA.  | 
  
Leandro Gileno Militão Nascimento, Anita dos Reis de Almeida, Luzinete Barbosa Lyrio, Nadja Maria Amado de Jesus  | 
    POLÍTICA DE CICLO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS  | 
  
Marco Aurelio Tavares Amaral, Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino  | 
    GESTOR ESCOLAR NA CIDADE DE TOLEDO-PR: MÚLTIPLAS FORMAÇÕES E ATUAÇÕES  | 
  
Ruth Silva Nunes, Rodrigo da Silva Pereira  | 
    DIMENSÕES DESARTICULADAS NA GESTÃO ESCOLAR: ANALISANDO O TRABALHO DE UMA DIRETORA  | 
  
Publicação Final
