Programação

geral | científica | comunicação 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS

Eixo 2 – Política e gestão da educação superior


Data: 16/04/2019

Eixo 2 – 16/04 – 16h30 às 18h30

Sala: 204 (2º pavimento)
Coordenador(a): Jefferson Mainardes
Vice coordenador(a): Silvana Stremel

Adriana Valéria Santos Diniz, Maria da Salete Barboza de Farias

O ENSINO SUPERIOR NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA: ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MAPA DA EDUCAÇÃO

Adriano de Oliveira, Lucídio Bianchetti

APROXIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR À EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO DA POLITICA DE ICJ/CNPQ

Andréa de Paula Pires, Jefferson Mainardes, Silvana Stremel

A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES PARA O CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL: REVISÃO DE LITERATURA

Ane Geildes Lobo Vieira Nunes

REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA: UMA ALTERNATIVA PARA PESQUISAS QUALITATIVAS EM GESTÃO UNIVERSITÁRIA

Daniela Fernandes Gomes, Rosselini Diniz Barbosa Ribeiro

PNE 2014-2024: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS METODOLOGIAS E INDICADORES UTILIZADOS PARA AFERIR A META 12

Jefferson Mainardes, Andréa de Paula Pires, Silvana Stremel

A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES PARA O CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL: DELINEANDO ALGUNS ELEMENTOS ESSENCIAIS

Laélia Carmelita Portela Moreira

É EFETIVA? É DEMOCRÁTICA? ANÁLISE DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE TESES EM EDUCAÇÃO

Silvana Stremel, Jefferson Mainardes

ESTUDOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO ACADÊMICO DA POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL

Eixo 2 – 16/04 – 16h30 às 18h30

Sala: 206 (2º pavimento)
Coordenador(a): Suely Ferreira
Vice coordenador(a): Daniel Arias Vazquez

Berenice Lurdes Borssoi, Egeslaine de Nez

A UNIVERSIDADE PÚBLICA E A EMENDA CONSTITUCIONAL 95/2016: QUAL SERÁ O FUTURO DA PESQUISA?

Eweny Cristina Moraes Figueredo, Regiane Andrade dos Santos, Maria Jose Pires Barros Cardozo

EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: EM FOCO A PRIVATIZAÇÃO E A PRECARIZAÇÃO

Gisele Masson, Ana Paula de Melo

A ATRATIVIDADE PARA A CARREIRA DOCENTE SEGUNDO AS CONDIÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DE LICENCIATURAS

Luana Estefani Vicensotto, Tarcísio Luiz Pereira

OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Maria Luisa Furlan Costa, Silvia Eliane Oliveira Basso, Dayane Horwat Imbriani de Oliveira

EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NA ESTEIRA DO MERCADO. É ISSO A DEMOCRATIZAÇÃO?

Marineide de Oliveira Gomes, Daniel Arias Vazquez

PROJETO ACADÊMICO E GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: O CASO DA UNIFESP - CAMPUS GUARULHOS

Roberto Araújo da Silva

EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: APONTAMENTOS SOBRE EFEITOS DO SINAES

Suely Ferreira

EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES REGIONAIS NO PNE 2014-2024: DESAFIO POSSÍVEL?

Eixo 2 – 16/04 – 16h30 às 18h30

Sala: 213 (2º pavimento)
Coordenador(a): Allan Solano Souza
Vice coordenador(a): Daniela Cunha Terto

Allan Solano Souza, Daniela Cunha Terto

EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE O NORDESTE E O RIO GRANDE DO NORTE (2012-2017)

Claudia Regina Baukat Silveira Moreira

AS CONDIÇÕES DA OFERTA E DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A PARTIR DE 2016

Cyntia Gomes, Taissa Vieira Lozano Burci, Cléber dos Santos Gonçalves, Ana Paula de Souza Santos

BANCO MUNDIAL E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO SOBRE AS RECOMENDAÇÕES DO GRUPO PARA A PERIFERIA DO CAPITAL

Elenira Lima Pompe Perrelli Teixeira

NEOCOLONIALISMO E INOVAÇÃO: PARA QUÊ E A QUEM SERVE A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL?

Guaracy Silva

O GOVERNO BOLSONARO E O ENSINO SUPERIOR: PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Jane Kelly de Freitas Santos, Sandra Maria Zardo Morescho

EDUCAÇÃO SUPERIOR: O PROUNI E A ASCENSÃO DOS MEIOS POPULARES

Maria Rosimary Soares dos Santos

FINANCEIRIZAÇÃO E EXPANSÃO PRIVADO MERCANTIL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA

Data: 17/04/2019

Eixo 2 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 120 (1º pavimento)
Coordenador(a): Katia Morosov Alonso
Vice coordenador(a): Daniela da Costa Britto Pereira Lima

Adriana Paula Cheron Zanin, Ivanilda de Almeida Meira Novais, Marta Lucia Croce

DESAFIOS DA MODALIDADE DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Christiane Fagundes Guimarães Pereira

POLÍTICAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS GOVERNOS LULA DA SILVA (2003-2010): A INFLUÊNCIA DO NEOLIBERALISMO E DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Katia Morosov Alonso

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA REGIÃO CENTRO-OESTE

Leila Cristina Borges

PERFIL DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA MODALIDADE EAD DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA REGIÃO CENTRO-OESTE

Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca, Tatiane Custodio da Silva Batista

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA E O PNE 2014/2024: INTERESSES E PROCESSOS EM DISPUTAS

Marianne Pereira de Souza, Giselle Cristina Martins Real

CONCEPÇÕES DE QUALIDADE DA EAD: UMA ANÁLISE DA LITERATURA RECENTE

Marina Campos Nori Rodrigues

UTILIZAÇÃO DE CARGA HORÁRIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS PRESENCIAIS: A ORIENTAÇÃO DOS INSTRUMENTOS REGULATÓRIOS.

Renata Oliveira dos Santos, Camila Tecla Mortean Mendonça, Adélia Cristina Tortoreli, Maria Luisa Furlan Costa

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PORTARIA Nº 1.428/18

Eixo 2 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 204 (2º pavimento)
Coordenador(a): Maria Célia Borges
Vice coordenador(a): Sérgio Roberto Kieling Franco

Adalberto Carvalho Ribeiro

PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DE LICENCIATURAS (IN) SATISFEITOS: FORMAÇÃO ACADÊMICA NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL

Bruna de Souza Souza, Maria Beatriz Moreira Luce, Sérgio Roberto Kieling Franco

AS (IM)POSSÍVEIS CONDIÇÕES DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: CENÁRIO VIGENTE E PROJEÇÕES

Carolina Di Assis, Nilza da Silva Martins

CURRÍCULO E COTAS: REPERCUSSÕES NA FORMAÇÃO DE ALUNOS PARA A PLURALIDADE

Juliana Maciel de Souza Lamers, Ramona Fernanda Ceriotti Toassi

ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR ENQUANTO POSSIBILIDADE DE JUSTIÇA SOCIAL: POTENCIALIDADES DO CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA

Luci Aparecida Souza Borges de Faria, Maria Célia Borges

PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES DO PRONERA PARA O CURSO DE AGRONOMIA PELA UFTM - CAMPUS ITURAMA: UMA POLÍTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Nicolle de Paula Pereira, Debora Piotto

ANÁLISE DA DIMENSÃO SOCIOESPACIAL NO ACESSO A UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Raquel Silva Borges, Maria Célia Borges

O SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA E A UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA: OS EFEITOS DA POLÍTICA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO

Eixo 2 – 17/04 – 8h às 10h

Sala: 206 (2º pavimento)
Coordenador(a): Jeinni Kelly Pereira Puziol
Vice coordenador(a): Luiz Alberto Rocha Lira

Jeinni Kelly Pereira Puziol

PROJETO ALFA TUNING AMÉRICA LATINA: REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PELA PERFORMATIVIDADE NEOLIBERAL

Luiz Alberto Rocha Lira, Carlos Cezar Modernel Lenuzza

PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E DE GESTORES PÚBLICOS NO ÂMBITO DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) GESTÃO COMPARTILHADA EM

Nádia da Silva Tessaro, Hellen Jéssica Lima dos Santos, Anderson Cristian Barreto, Vania de Fátima Matias de Souza

AS REFORMAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NOS ANOS DE 1990 E A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO DE ENSINO SUPERIOR

Regiane Andrade dos Santos, Maria Jose Pires Barros Cardozo, Eweny Cristina Moraes Figueredo, Clediane Alencar da Silva

AS REFORMAS NEOLIBERAIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Solange Pereira da Silva, Cleide Carvalho de Matos, Manuelle Espíndola dos Reis

O MOVIMENTO PENDULAR DA BURGUESIA PARA GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA SUPERIOR BRASILEIRA

Sueldes de Araujo

A OCIOSIDADE DAS VAGAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Eixo 2 – 17/04 – 14h às 16h

Sala: 119 (1º pavimento)
Coordenador(a): Celia Maria Haas
Vice coordenador(a): Adolfo Ignácio Calderón

Adriana Almeida Sales de Melo

A AVALIAÇÃO INTERNA NO SINAES: GESTÃO DA INFORMAÇÃO E MELHORIA DA QUALIDADE

Alexandre Ramos de Azevedo, Luiz Carlos Zalaf Caseiro

TRÊS PERSPECTIVAS DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO

Armando Goncalves, Adolfo Ignácio Calderón

RANKINGS ACADÊMICOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES A LUZ DA LITERATURA INTERNACIONAL

Celia Maria Haas

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES): USO DE SEUS RESULTADOS E IMPACTOS NA GESTÃO ACADÊMICA

Edite Maria Sudbrack, Dora Maria Ramos Fonseca

O PISA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DA AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA

Marco Wandercil, Adolfo Ignácio Calderón

GOVERNANÇA UNIVERSITÁRIA E RANKINGS ACADÊMICOS: ASPECTOS CONCEITUAIS E TENDENCIAS NA LITERATURA CIENTÍFICA BRASILEIRA

Marina Piason Breglio Pontes, Mônica Piccione Gomes Rios

ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO SINAES

Eixo 2 – 17/04 – 14h às 16h

Sala: 120 (1º pavimento)
Coordenador(a): Antonio Cabral Neto
Vice coordenador(a): Eliara Zavieruka Levinski

Antonio Cabral Neto

O PÚBLICO E O PRIVADO NA EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL E NAS REGIÕES CENTRO-OESTE E NORDESTE

Caroline Simon, Eliara Zavieruka Levinski

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COMO CAMPO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Elielson Borges da Rocha, José Almir Brito dos Santos, André Rodrigues Guimarães

EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL: 2005-2017

Júlio César Pereira, Sandra Lucia Ferreira

MESTRADO PROFISSIONAL: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA AÇÕES DE AUTOAVALIAÇÃO

Karina Falavinha, Mariana Peleje Viana

LUTAR E (R)EXISTIR: EXPERIÊNCIAS DA REPRESENTACÃO DISCENTE NA PÓS-GRADUACÃO

Patrícia Reis Paiva

PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL DA CAPES: CARACTERÍSTICAS E REPRESENTATIVIDADE

Tereza Cristina de Almeida Guimarães, Amanda Moreira Borde da Costa Marques, Elisangela da Silva Bernado

UMA EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO DOCENTE: APROXIMAÇÕES ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

Eixo 2 – 17/04 – 14h às 16h

Sala: 204 (2º pavimento)
Coordenador(a): Augusto Cesar Rios Leiro
Vice coordenador(a): Terezinha de Lisieux Quesado Fagundes

Cecilia Maria Mourão Carvalho

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE: VICISSITUDES DE UM PERCURSO DE APRENDIZAGEM

Eliane Souza de Carvalho

INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: PESQUISAS E TENDÊNCIAS

Henderson Carvalho Torres, Augusto Cesar Rios Leiro

PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPERIÊNCIA BRASILEIRA E ARGENTINA

Jair Jeremias Junior, Arthur Gehrke Martins Andrade

INSERÇÃO PROFISSIONAL E A ESTRATÉGIA INTERNACIONAL DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR FEDERAL

Robson Braga, Henderson Carvalho Torres

A INTERNACIONALIZAÇÃO E OS DESAFIOS PARA MOBILIDADE DISCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO DCHT CAMPUS XVIII DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Silmara Terezinha Freitas, Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Diego Palmeira Rodrigues

INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O DISCURSO DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS

Terezinha de Lisieux Quesado Fagundes

GESTÃO E FORMAÇÃO DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR - O QUE DIZEM AS EXPERIÊNCIAS, AVANÇOS E LIMITES

Data: 18/04/2019

Eixo 2 – 18/04 – 8h às 10h

Sala: 119 (1º pavimento)
Coordenador(a): Carlos da Fonseca Brandão
Vice coordenador(a): Marilia Costa Morosini

Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, José Lucas de Omena Gusmão, Lana Lisiêr de Lima Palmeira

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E SUA FUNÇÃO NOS CURSOS JURÍDICOS: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIOLÓGICA

Diego Palmeira Rodrigues, Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Silmara Terezinha Freitas

MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO SUPERIOR ENTRE 2015 E 2018: ESTADO DO CONHECIMENTO EM ACERVOS CIENTÍFICOS

Fabiane Aparecida Santos Clemente, Marilia Costa Morosini

COMPETÊNCIAS INTERCULTURAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE BRASILEIRO

Fernanda Mesquita Serva, Carlos da Fonseca Brandão

A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA À LUZ DAS CONTRIBUIÇÕES DOS FÓRUNS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Luciane Spanhol Bordignon, Egeslaine de Nez

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE UNIVERSIDADE (GEU) COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA

Raimunda Maria da Cunha Ribeiro

UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: O DISCURSO DITO E O NÃO DITO

Renata de Souza Pires, Bruna Mara Wargas, Marina Piason Breglio Pontes

UMA ANÁLISE DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS EM UMA INSTITUIÇÃO DO INTERIOR ESTADO DE SÃO PAULO NO PERÍODO DE 2005-2016

Eixo 2 – 18/04 – 8h às 10h

Sala: 120 (1º pavimento)
Coordenador(a): Carina Elisabeth Maciel
Vice coordenador(a): Mark Clark Assen de Carvalho

Adão Rogério Xavier Silva, Mark Clark Assen de Carvalho, Jessiane Gisele Barroso da Silva, Gerson da Silva Januário

O CONTEXTO DA PRODUÇÃO DO TEXTO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES)

Bruna Mara Wargas

POLÍTICA DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS: CONQUISTAS E DESAFIOS

Hellen Cristina Xavier da Silva Mattos

LIMITES E CONTRIBUIÇÕES NA POLÍTICA DE PERMANÊNCIA UNIVERSITÁRIA: O CASO DA UFSCAR

Luciana dos Santos Machado Baldoino, Maria Cristina das Gracas Dutra Mesquita

RELAÇÃO EDUCAÇÃO-TRABALHO: UM ESTUDO DOS EGRESSOS DE AGRONOMIA DO IF GOIANO – CAMPUS MORRINHOS

Luciana Lopes Ferreira Correa, Debora Rogéria Neres de Souza Garcia, Carina Elisabeth Maciel

A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA FEDERAL

Rita de Cássia Soares de Souza Bueno, Neusa Chaves Batista

JUSTIÇA SOCIAL E INCLUSÃO SOCIAL NAS AÇÕES DE PERMANÊNCIA PARA ESTUDANTES COTISTAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS

Telma Romilda Duarte Vaz, Yoshie Ussami Ferrari Leite

A HORA E A VEZ DOS EXCLUÍDOS? O REUNI E AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFMS

Eixo 2 – 18/04 – 8h às 10h

Sala: 204 (2º pavimento)
Coordenador(a): Maria de Lourdes Pinto de Almeida
Vice coordenador(a): Mirna Ribeiro Lima da Silva

Adriana Valeria Barreto de Araujo, Regina Lúcia da Silva Nascimento

VERTICALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO ENSINO NOS IF: ABORDAGEM INVESTIGATIVA DAS CONCEPÇÕES POLÍTICAS E IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE.

Bruna Tarcília Ferraz

POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA: SITUANDO INFLUÊNCIAS PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Gilvânia Plácido Braule

CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: DILEMAS E (DES)MOTIVAÇÃO DAS “SAMAUMEIRAS” DO INC/UFAM

Izanir Zandona, Maria de Lourdes Pinto de Almeida

CURSO DE PEDAGOGIA: DE ONDE VEM E PARA ONDE VAI

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Izanir Zandona

CURSO DE PEDAGOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM ESTAMOS FORMANDO OS PROFESSORES NO EXTREMO OESTE CATARINENSE?

Mirna Ribeiro Lima da Silva

POLÍTICAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS

Solange Santiago Ferreira

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA/ESTÁGIO, CURRÍCULO E PRÁXIS: AS VOZES DOS PROFESSORES