Programação
geral | científica | comunicação 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS
Eixo 2 – Política e gestão da educação superior
Data: 16/04/2019
Eixo 2 – 16/04 – 16h30 às 18h30 |
|
Sala: 204 (2º pavimento) |
|
Adriana Valéria Santos Diniz, Maria da Salete Barboza de Farias |
O ENSINO SUPERIOR NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA: ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MAPA DA EDUCAÇÃO |
Adriano de Oliveira, Lucídio Bianchetti |
APROXIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR À EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO DA POLITICA DE ICJ/CNPQ |
Andréa de Paula Pires, Jefferson Mainardes, Silvana Stremel |
A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES PARA O CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL: REVISÃO DE LITERATURA |
Ane Geildes Lobo Vieira Nunes |
REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA: UMA ALTERNATIVA PARA PESQUISAS QUALITATIVAS EM GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
Daniela Fernandes Gomes, Rosselini Diniz Barbosa Ribeiro |
PNE 2014-2024: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS METODOLOGIAS E INDICADORES UTILIZADOS PARA AFERIR A META 12 |
Jefferson Mainardes, Andréa de Paula Pires, Silvana Stremel |
A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES PARA O CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL: DELINEANDO ALGUNS ELEMENTOS ESSENCIAIS |
Laélia Carmelita Portela Moreira |
É EFETIVA? É DEMOCRÁTICA? ANÁLISE DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE TESES EM EDUCAÇÃO |
Silvana Stremel, Jefferson Mainardes |
ESTUDOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO ACADÊMICO DA POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL |
Eixo 2 – 16/04 – 16h30 às 18h30 |
|
Sala: 206 (2º pavimento) |
|
Berenice Lurdes Borssoi, Egeslaine de Nez |
A UNIVERSIDADE PÚBLICA E A EMENDA CONSTITUCIONAL 95/2016: QUAL SERÁ O FUTURO DA PESQUISA? |
Eweny Cristina Moraes Figueredo, Regiane Andrade dos Santos, Maria Jose Pires Barros Cardozo |
EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: EM FOCO A PRIVATIZAÇÃO E A PRECARIZAÇÃO |
Gisele Masson, Ana Paula de Melo |
A ATRATIVIDADE PARA A CARREIRA DOCENTE SEGUNDO AS CONDIÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DE LICENCIATURAS |
Luana Estefani Vicensotto, Tarcísio Luiz Pereira |
OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
Maria Luisa Furlan Costa, Silvia Eliane Oliveira Basso, Dayane Horwat Imbriani de Oliveira |
EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NA ESTEIRA DO MERCADO. É ISSO A DEMOCRATIZAÇÃO? |
Marineide de Oliveira Gomes, Daniel Arias Vazquez |
PROJETO ACADÊMICO E GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: O CASO DA UNIFESP - CAMPUS GUARULHOS |
Roberto Araújo da Silva |
EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: APONTAMENTOS SOBRE EFEITOS DO SINAES |
Suely Ferreira |
EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES REGIONAIS NO PNE 2014-2024: DESAFIO POSSÍVEL? |
Eixo 2 – 16/04 – 16h30 às 18h30 |
|
Sala: 213 (2º pavimento) |
|
Allan Solano Souza, Daniela Cunha Terto |
EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE O NORDESTE E O RIO GRANDE DO NORTE (2012-2017) |
Claudia Regina Baukat Silveira Moreira |
AS CONDIÇÕES DA OFERTA E DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A PARTIR DE 2016 |
Cyntia Gomes, Taissa Vieira Lozano Burci, Cléber dos Santos Gonçalves, Ana Paula de Souza Santos |
BANCO MUNDIAL E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO SOBRE AS RECOMENDAÇÕES DO GRUPO PARA A PERIFERIA DO CAPITAL |
Elenira Lima Pompe Perrelli Teixeira |
NEOCOLONIALISMO E INOVAÇÃO: PARA QUÊ E A QUEM SERVE A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL? |
Guaracy Silva |
O GOVERNO BOLSONARO E O ENSINO SUPERIOR: PRIMEIRAS IMPRESSÕES |
Jane Kelly de Freitas Santos, Sandra Maria Zardo Morescho |
EDUCAÇÃO SUPERIOR: O PROUNI E A ASCENSÃO DOS MEIOS POPULARES |
Maria Rosimary Soares dos Santos |
FINANCEIRIZAÇÃO E EXPANSÃO PRIVADO MERCANTIL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA |
Data: 17/04/2019
Eixo 2 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 120 (1º pavimento) |
|
Adriana Paula Cheron Zanin, Ivanilda de Almeida Meira Novais, Marta Lucia Croce |
DESAFIOS DA MODALIDADE DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Christiane Fagundes Guimarães Pereira |
POLÍTICAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS GOVERNOS LULA DA SILVA (2003-2010): A INFLUÊNCIA DO NEOLIBERALISMO E DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS |
Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Katia Morosov Alonso |
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA REGIÃO CENTRO-OESTE |
Leila Cristina Borges |
PERFIL DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA MODALIDADE EAD DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA REGIÃO CENTRO-OESTE |
Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca, Tatiane Custodio da Silva Batista |
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA E O PNE 2014/2024: INTERESSES E PROCESSOS EM DISPUTAS |
Marianne Pereira de Souza, Giselle Cristina Martins Real |
CONCEPÇÕES DE QUALIDADE DA EAD: UMA ANÁLISE DA LITERATURA RECENTE |
Marina Campos Nori Rodrigues |
UTILIZAÇÃO DE CARGA HORÁRIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS PRESENCIAIS: A ORIENTAÇÃO DOS INSTRUMENTOS REGULATÓRIOS. |
Renata Oliveira dos Santos, Camila Tecla Mortean Mendonça, Adélia Cristina Tortoreli, Maria Luisa Furlan Costa |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PORTARIA Nº 1.428/18 |
Eixo 2 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 204 (2º pavimento) |
|
Adalberto Carvalho Ribeiro |
PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DE LICENCIATURAS (IN) SATISFEITOS: FORMAÇÃO ACADÊMICA NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL |
Bruna de Souza Souza, Maria Beatriz Moreira Luce, Sérgio Roberto Kieling Franco |
AS (IM)POSSÍVEIS CONDIÇÕES DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: CENÁRIO VIGENTE E PROJEÇÕES |
Carolina Di Assis, Nilza da Silva Martins |
CURRÍCULO E COTAS: REPERCUSSÕES NA FORMAÇÃO DE ALUNOS PARA A PLURALIDADE |
Juliana Maciel de Souza Lamers, Ramona Fernanda Ceriotti Toassi |
ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR ENQUANTO POSSIBILIDADE DE JUSTIÇA SOCIAL: POTENCIALIDADES DO CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA |
Luci Aparecida Souza Borges de Faria, Maria Célia Borges |
PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES DO PRONERA PARA O CURSO DE AGRONOMIA PELA UFTM - CAMPUS ITURAMA: UMA POLÍTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
Nicolle de Paula Pereira, Debora Piotto |
ANÁLISE DA DIMENSÃO SOCIOESPACIAL NO ACESSO A UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA |
Raquel Silva Borges, Maria Célia Borges |
O SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA E A UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA: OS EFEITOS DA POLÍTICA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO |
Eixo 2 – 17/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 206 (2º pavimento) |
|
Jeinni Kelly Pereira Puziol |
PROJETO ALFA TUNING AMÉRICA LATINA: REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PELA PERFORMATIVIDADE NEOLIBERAL |
Luiz Alberto Rocha Lira, Carlos Cezar Modernel Lenuzza |
PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E DE GESTORES PÚBLICOS NO ÂMBITO DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) GESTÃO COMPARTILHADA EM |
Nádia da Silva Tessaro, Hellen Jéssica Lima dos Santos, Anderson Cristian Barreto, Vania de Fátima Matias de Souza |
AS REFORMAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NOS ANOS DE 1990 E A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO DE ENSINO SUPERIOR |
Regiane Andrade dos Santos, Maria Jose Pires Barros Cardozo, Eweny Cristina Moraes Figueredo, Clediane Alencar da Silva |
AS REFORMAS NEOLIBERAIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
Solange Pereira da Silva, Cleide Carvalho de Matos, Manuelle Espíndola dos Reis |
O MOVIMENTO PENDULAR DA BURGUESIA PARA GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA SUPERIOR BRASILEIRA |
Sueldes de Araujo |
A OCIOSIDADE DAS VAGAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO |
Eixo 2 – 17/04 – 14h às 16h |
|
Sala: 119 (1º pavimento) |
|
Adriana Almeida Sales de Melo |
A AVALIAÇÃO INTERNA NO SINAES: GESTÃO DA INFORMAÇÃO E MELHORIA DA QUALIDADE |
Alexandre Ramos de Azevedo, Luiz Carlos Zalaf Caseiro |
TRÊS PERSPECTIVAS DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO |
Armando Goncalves, Adolfo Ignácio Calderón |
RANKINGS ACADÊMICOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES A LUZ DA LITERATURA INTERNACIONAL |
Celia Maria Haas |
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES): USO DE SEUS RESULTADOS E IMPACTOS NA GESTÃO ACADÊMICA |
Edite Maria Sudbrack, Dora Maria Ramos Fonseca |
O PISA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DA AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA |
Marco Wandercil, Adolfo Ignácio Calderón |
GOVERNANÇA UNIVERSITÁRIA E RANKINGS ACADÊMICOS: ASPECTOS CONCEITUAIS E TENDENCIAS NA LITERATURA CIENTÍFICA BRASILEIRA |
Marina Piason Breglio Pontes, Mônica Piccione Gomes Rios |
ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO SINAES |
Eixo 2 – 17/04 – 14h às 16h |
|
Sala: 120 (1º pavimento) |
|
Antonio Cabral Neto |
O PÚBLICO E O PRIVADO NA EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL E NAS REGIÕES CENTRO-OESTE E NORDESTE |
Caroline Simon, Eliara Zavieruka Levinski |
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COMO CAMPO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
Elielson Borges da Rocha, José Almir Brito dos Santos, André Rodrigues Guimarães |
EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL: 2005-2017 |
Júlio César Pereira, Sandra Lucia Ferreira |
MESTRADO PROFISSIONAL: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA AÇÕES DE AUTOAVALIAÇÃO |
Karina Falavinha, Mariana Peleje Viana |
LUTAR E (R)EXISTIR: EXPERIÊNCIAS DA REPRESENTACÃO DISCENTE NA PÓS-GRADUACÃO |
Patrícia Reis Paiva |
PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL DA CAPES: CARACTERÍSTICAS E REPRESENTATIVIDADE |
Tereza Cristina de Almeida Guimarães, Amanda Moreira Borde da Costa Marques, Elisangela da Silva Bernado |
UMA EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO DOCENTE: APROXIMAÇÕES ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA |
Eixo 2 – 17/04 – 14h às 16h |
|
Sala: 204 (2º pavimento) |
|
Cecilia Maria Mourão Carvalho |
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE: VICISSITUDES DE UM PERCURSO DE APRENDIZAGEM |
Eliane Souza de Carvalho |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: PESQUISAS E TENDÊNCIAS |
Henderson Carvalho Torres, Augusto Cesar Rios Leiro |
PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPERIÊNCIA BRASILEIRA E ARGENTINA |
Jair Jeremias Junior, Arthur Gehrke Martins Andrade |
INSERÇÃO PROFISSIONAL E A ESTRATÉGIA INTERNACIONAL DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR FEDERAL |
Robson Braga, Henderson Carvalho Torres |
A INTERNACIONALIZAÇÃO E OS DESAFIOS PARA MOBILIDADE DISCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO DCHT CAMPUS XVIII DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA |
Silmara Terezinha Freitas, Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Diego Palmeira Rodrigues |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O DISCURSO DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS |
Terezinha de Lisieux Quesado Fagundes |
GESTÃO E FORMAÇÃO DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR - O QUE DIZEM AS EXPERIÊNCIAS, AVANÇOS E LIMITES |
Data: 18/04/2019
Eixo 2 – 18/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 119 (1º pavimento) |
|
Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, José Lucas de Omena Gusmão, Lana Lisiêr de Lima Palmeira |
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E SUA FUNÇÃO NOS CURSOS JURÍDICOS: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIOLÓGICA |
Diego Palmeira Rodrigues, Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Silmara Terezinha Freitas |
MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO SUPERIOR ENTRE 2015 E 2018: ESTADO DO CONHECIMENTO EM ACERVOS CIENTÍFICOS |
Fabiane Aparecida Santos Clemente, Marilia Costa Morosini |
COMPETÊNCIAS INTERCULTURAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE BRASILEIRO |
Fernanda Mesquita Serva, Carlos da Fonseca Brandão |
A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA À LUZ DAS CONTRIBUIÇÕES DOS FÓRUNS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
Luciane Spanhol Bordignon, Egeslaine de Nez |
GRUPO DE ESTUDOS SOBRE UNIVERSIDADE (GEU) COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA |
Raimunda Maria da Cunha Ribeiro |
UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: O DISCURSO DITO E O NÃO DITO |
Renata de Souza Pires, Bruna Mara Wargas, Marina Piason Breglio Pontes |
UMA ANÁLISE DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS EM UMA INSTITUIÇÃO DO INTERIOR ESTADO DE SÃO PAULO NO PERÍODO DE 2005-2016 |
Eixo 2 – 18/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 120 (1º pavimento) |
|
Adão Rogério Xavier Silva, Mark Clark Assen de Carvalho, Jessiane Gisele Barroso da Silva, Gerson da Silva Januário |
O CONTEXTO DA PRODUÇÃO DO TEXTO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES) |
Bruna Mara Wargas |
POLÍTICA DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS: CONQUISTAS E DESAFIOS |
Hellen Cristina Xavier da Silva Mattos |
LIMITES E CONTRIBUIÇÕES NA POLÍTICA DE PERMANÊNCIA UNIVERSITÁRIA: O CASO DA UFSCAR |
Luciana dos Santos Machado Baldoino, Maria Cristina das Gracas Dutra Mesquita |
RELAÇÃO EDUCAÇÃO-TRABALHO: UM ESTUDO DOS EGRESSOS DE AGRONOMIA DO IF GOIANO – CAMPUS MORRINHOS |
Luciana Lopes Ferreira Correa, Debora Rogéria Neres de Souza Garcia, Carina Elisabeth Maciel |
A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA FEDERAL |
Rita de Cássia Soares de Souza Bueno, Neusa Chaves Batista |
JUSTIÇA SOCIAL E INCLUSÃO SOCIAL NAS AÇÕES DE PERMANÊNCIA PARA ESTUDANTES COTISTAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS |
Telma Romilda Duarte Vaz, Yoshie Ussami Ferrari Leite |
A HORA E A VEZ DOS EXCLUÍDOS? O REUNI E AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFMS |
Eixo 2 – 18/04 – 8h às 10h |
|
Sala: 204 (2º pavimento) |
|
Adriana Valeria Barreto de Araujo, Regina Lúcia da Silva Nascimento |
VERTICALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO ENSINO NOS IF: ABORDAGEM INVESTIGATIVA DAS CONCEPÇÕES POLÍTICAS E IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE. |
Bruna Tarcília Ferraz |
POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA: SITUANDO INFLUÊNCIAS PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Gilvânia Plácido Braule |
CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: DILEMAS E (DES)MOTIVAÇÃO DAS “SAMAUMEIRAS” DO INC/UFAM |
Izanir Zandona, Maria de Lourdes Pinto de Almeida |
CURSO DE PEDAGOGIA: DE ONDE VEM E PARA ONDE VAI |
Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Izanir Zandona |
CURSO DE PEDAGOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM ESTAMOS FORMANDO OS PROFESSORES NO EXTREMO OESTE CATARINENSE? |
Mirna Ribeiro Lima da Silva |
POLÍTICAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS |
Solange Santiago Ferreira |
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA/ESTÁGIO, CURRÍCULO E PRÁXIS: AS VOZES DOS PROFESSORES |
Publicação Final