Programação
geral | científica | comunicação 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS
Eixo 2 – Política e gestão da educação superior
Data: 16/04/2019
Eixo 2 – 16/04 – 16h30 às 18h30  | 
  |
Sala: 204 (2º pavimento)  | 
  |
Adriana Valéria Santos Diniz, Maria da Salete Barboza de Farias  | 
    O ENSINO SUPERIOR NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA: ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MAPA DA EDUCAÇÃO  | 
  
Adriano de Oliveira, Lucídio Bianchetti  | 
    APROXIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR À EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO DA POLITICA DE ICJ/CNPQ  | 
  
Andréa de Paula Pires, Jefferson Mainardes, Silvana Stremel  | 
    A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES PARA O CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL: REVISÃO DE LITERATURA  | 
  
Ane Geildes Lobo Vieira Nunes  | 
    REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA: UMA ALTERNATIVA PARA PESQUISAS QUALITATIVAS EM GESTÃO UNIVERSITÁRIA  | 
  
Daniela Fernandes Gomes, Rosselini Diniz Barbosa Ribeiro  | 
    PNE 2014-2024: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS METODOLOGIAS E INDICADORES UTILIZADOS PARA AFERIR A META 12  | 
  
Jefferson Mainardes, Andréa de Paula Pires, Silvana Stremel  | 
    A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES PARA O CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL: DELINEANDO ALGUNS ELEMENTOS ESSENCIAIS  | 
  
Laélia Carmelita Portela Moreira  | 
    É EFETIVA? É DEMOCRÁTICA? ANÁLISE DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE TESES EM EDUCAÇÃO  | 
  
Silvana Stremel, Jefferson Mainardes  | 
    ESTUDOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO ACADÊMICO DA POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL  | 
  
Eixo 2 – 16/04 – 16h30 às 18h30  | 
  |
Sala: 206 (2º pavimento)  | 
  |
Berenice Lurdes Borssoi, Egeslaine de Nez  | 
    A UNIVERSIDADE PÚBLICA E A EMENDA CONSTITUCIONAL 95/2016: QUAL SERÁ O FUTURO DA PESQUISA?  | 
  
Eweny Cristina Moraes Figueredo, Regiane Andrade dos Santos, Maria Jose Pires Barros Cardozo  | 
    EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: EM FOCO A PRIVATIZAÇÃO E A PRECARIZAÇÃO  | 
  
Gisele Masson, Ana Paula de Melo  | 
    A ATRATIVIDADE PARA A CARREIRA DOCENTE SEGUNDO AS CONDIÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DE LICENCIATURAS  | 
  
Luana Estefani Vicensotto, Tarcísio Luiz Pereira  | 
    OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE  | 
  
Maria Luisa Furlan Costa, Silvia Eliane Oliveira Basso, Dayane Horwat Imbriani de Oliveira  | 
    EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NA ESTEIRA DO MERCADO. É ISSO A DEMOCRATIZAÇÃO?  | 
  
Marineide de Oliveira Gomes, Daniel Arias Vazquez  | 
    PROJETO ACADÊMICO E GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: O CASO DA UNIFESP - CAMPUS GUARULHOS  | 
  
Roberto Araújo da Silva  | 
    EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: APONTAMENTOS SOBRE EFEITOS DO SINAES  | 
  
Suely Ferreira  | 
    EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES REGIONAIS NO PNE 2014-2024: DESAFIO POSSÍVEL?  | 
  
Eixo 2 – 16/04 – 16h30 às 18h30  | 
  |
Sala: 213 (2º pavimento)  | 
  |
Allan Solano Souza, Daniela Cunha Terto  | 
    EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE O NORDESTE E O RIO GRANDE DO NORTE (2012-2017)  | 
  
Claudia Regina Baukat Silveira Moreira  | 
    AS CONDIÇÕES DA OFERTA E DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A PARTIR DE 2016  | 
  
Cyntia Gomes, Taissa Vieira Lozano Burci, Cléber dos Santos Gonçalves, Ana Paula de Souza Santos  | 
    BANCO MUNDIAL E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO SOBRE AS RECOMENDAÇÕES DO GRUPO PARA A PERIFERIA DO CAPITAL  | 
  
Elenira Lima Pompe Perrelli Teixeira  | 
    NEOCOLONIALISMO E INOVAÇÃO: PARA QUÊ E A QUEM SERVE A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL?  | 
  
Guaracy Silva  | 
    O GOVERNO BOLSONARO E O ENSINO SUPERIOR: PRIMEIRAS IMPRESSÕES  | 
  
Jane Kelly de Freitas Santos, Sandra Maria Zardo Morescho  | 
    EDUCAÇÃO SUPERIOR: O PROUNI E A ASCENSÃO DOS MEIOS POPULARES  | 
  
Maria Rosimary Soares dos Santos  | 
    FINANCEIRIZAÇÃO E EXPANSÃO PRIVADO MERCANTIL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA  | 
  
Data: 17/04/2019
Eixo 2 – 17/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 120 (1º pavimento)  | 
  |
Adriana Paula Cheron Zanin, Ivanilda de Almeida Meira Novais, Marta Lucia Croce  | 
    DESAFIOS DA MODALIDADE DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES  | 
  
Christiane Fagundes Guimarães Pereira  | 
    POLÍTICAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS GOVERNOS LULA DA SILVA (2003-2010): A INFLUÊNCIA DO NEOLIBERALISMO E DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS  | 
  
Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Katia Morosov Alonso  | 
    A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA REGIÃO CENTRO-OESTE  | 
  
Leila Cristina Borges  | 
    PERFIL DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA MODALIDADE EAD DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA REGIÃO CENTRO-OESTE  | 
  
Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca, Tatiane Custodio da Silva Batista  | 
    QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA E O PNE 2014/2024: INTERESSES E PROCESSOS EM DISPUTAS  | 
  
Marianne Pereira de Souza, Giselle Cristina Martins Real  | 
    CONCEPÇÕES DE QUALIDADE DA EAD: UMA ANÁLISE DA LITERATURA RECENTE  | 
  
Marina Campos Nori Rodrigues  | 
    UTILIZAÇÃO DE CARGA HORÁRIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS PRESENCIAIS: A ORIENTAÇÃO DOS INSTRUMENTOS REGULATÓRIOS.  | 
  
Renata Oliveira dos Santos, Camila Tecla Mortean Mendonça, Adélia Cristina Tortoreli, Maria Luisa Furlan Costa  | 
    POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PORTARIA Nº 1.428/18  | 
  
Eixo 2 – 17/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 204 (2º pavimento)  | 
  |
Adalberto Carvalho Ribeiro  | 
    PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DE LICENCIATURAS (IN) SATISFEITOS: FORMAÇÃO ACADÊMICA NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL  | 
  
Bruna de Souza Souza, Maria Beatriz Moreira Luce, Sérgio Roberto Kieling Franco  | 
    AS (IM)POSSÍVEIS CONDIÇÕES DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: CENÁRIO VIGENTE E PROJEÇÕES  | 
  
Carolina Di Assis, Nilza da Silva Martins  | 
    CURRÍCULO E COTAS: REPERCUSSÕES NA FORMAÇÃO DE ALUNOS PARA A PLURALIDADE  | 
  
Juliana Maciel de Souza Lamers, Ramona Fernanda Ceriotti Toassi  | 
    ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR ENQUANTO POSSIBILIDADE DE JUSTIÇA SOCIAL: POTENCIALIDADES DO CURSO NOTURNO DE ODONTOLOGIA  | 
  
Luci Aparecida Souza Borges de Faria, Maria Célia Borges  | 
    PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES DO PRONERA PARA O CURSO DE AGRONOMIA PELA UFTM - CAMPUS ITURAMA: UMA POLÍTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR  | 
  
Nicolle de Paula Pereira, Debora Piotto  | 
    ANÁLISE DA DIMENSÃO SOCIOESPACIAL NO ACESSO A UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA  | 
  
Raquel Silva Borges, Maria Célia Borges  | 
    O SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA E A UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA: OS EFEITOS DA POLÍTICA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO  | 
  
Eixo 2 – 17/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 206 (2º pavimento)  | 
  |
Jeinni Kelly Pereira Puziol  | 
    PROJETO ALFA TUNING AMÉRICA LATINA: REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PELA PERFORMATIVIDADE NEOLIBERAL  | 
  
Luiz Alberto Rocha Lira, Carlos Cezar Modernel Lenuzza  | 
    PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E DE GESTORES PÚBLICOS NO ÂMBITO DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) GESTÃO COMPARTILHADA EM  | 
  
Nádia da Silva Tessaro, Hellen Jéssica Lima dos Santos, Anderson Cristian Barreto, Vania de Fátima Matias de Souza  | 
    AS REFORMAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NOS ANOS DE 1990 E A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NA CONSTRUÇÃO DO IDEÁRIO DE ENSINO SUPERIOR  | 
  
Regiane Andrade dos Santos, Maria Jose Pires Barros Cardozo, Eweny Cristina Moraes Figueredo, Clediane Alencar da Silva  | 
    AS REFORMAS NEOLIBERAIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR  | 
  
Solange Pereira da Silva, Cleide Carvalho de Matos, Manuelle Espíndola dos Reis  | 
    O MOVIMENTO PENDULAR DA BURGUESIA PARA GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA SUPERIOR BRASILEIRA  | 
  
Sueldes de Araujo  | 
    A OCIOSIDADE DAS VAGAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO  | 
  
Eixo 2 – 17/04 – 14h às 16h  | 
  |
Sala: 119 (1º pavimento)  | 
  |
Adriana Almeida Sales de Melo  | 
    A AVALIAÇÃO INTERNA NO SINAES: GESTÃO DA INFORMAÇÃO E MELHORIA DA QUALIDADE  | 
  
Alexandre Ramos de Azevedo, Luiz Carlos Zalaf Caseiro  | 
    TRÊS PERSPECTIVAS DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO  | 
  
Armando Goncalves, Adolfo Ignácio Calderón  | 
    RANKINGS ACADÊMICOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES A LUZ DA LITERATURA INTERNACIONAL  | 
  
Celia Maria Haas  | 
    SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES): USO DE SEUS RESULTADOS E IMPACTOS NA GESTÃO ACADÊMICA  | 
  
Edite Maria Sudbrack, Dora Maria Ramos Fonseca  | 
    O PISA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DA AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA  | 
  
Marco Wandercil, Adolfo Ignácio Calderón  | 
    GOVERNANÇA UNIVERSITÁRIA E RANKINGS ACADÊMICOS: ASPECTOS CONCEITUAIS E TENDENCIAS NA LITERATURA CIENTÍFICA BRASILEIRA  | 
  
Marina Piason Breglio Pontes, Mônica Piccione Gomes Rios  | 
    ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO SINAES  | 
  
Eixo 2 – 17/04 – 14h às 16h  | 
  |
Sala: 120 (1º pavimento)  | 
  |
Antonio Cabral Neto  | 
    O PÚBLICO E O PRIVADO NA EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL E NAS REGIÕES CENTRO-OESTE E NORDESTE  | 
  
Caroline Simon, Eliara Zavieruka Levinski  | 
    PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COMO CAMPO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  | 
  
Elielson Borges da Rocha, José Almir Brito dos Santos, André Rodrigues Guimarães  | 
    EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL: 2005-2017  | 
  
Júlio César Pereira, Sandra Lucia Ferreira  | 
    MESTRADO PROFISSIONAL: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA AÇÕES DE AUTOAVALIAÇÃO  | 
  
Karina Falavinha, Mariana Peleje Viana  | 
    LUTAR E (R)EXISTIR: EXPERIÊNCIAS DA REPRESENTACÃO DISCENTE NA PÓS-GRADUACÃO  | 
  
Patrícia Reis Paiva  | 
    PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL DA CAPES: CARACTERÍSTICAS E REPRESENTATIVIDADE  | 
  
Tereza Cristina de Almeida Guimarães, Amanda Moreira Borde da Costa Marques, Elisangela da Silva Bernado  | 
    UMA EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO DOCENTE: APROXIMAÇÕES ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA  | 
  
Eixo 2 – 17/04 – 14h às 16h  | 
  |
Sala: 204 (2º pavimento)  | 
  |
Cecilia Maria Mourão Carvalho  | 
    DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE: VICISSITUDES DE UM PERCURSO DE APRENDIZAGEM  | 
  
Eliane Souza de Carvalho  | 
    INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: PESQUISAS E TENDÊNCIAS  | 
  
Henderson Carvalho Torres, Augusto Cesar Rios Leiro  | 
    PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPERIÊNCIA BRASILEIRA E ARGENTINA  | 
  
Jair Jeremias Junior, Arthur Gehrke Martins Andrade  | 
    INSERÇÃO PROFISSIONAL E A ESTRATÉGIA INTERNACIONAL DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR FEDERAL  | 
  
Robson Braga, Henderson Carvalho Torres  | 
    A INTERNACIONALIZAÇÃO E OS DESAFIOS PARA MOBILIDADE DISCENTE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO DCHT CAMPUS XVIII DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA  | 
  
Silmara Terezinha Freitas, Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Diego Palmeira Rodrigues  | 
    INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O DISCURSO DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS  | 
  
Terezinha de Lisieux Quesado Fagundes  | 
    GESTÃO E FORMAÇÃO DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR - O QUE DIZEM AS EXPERIÊNCIAS, AVANÇOS E LIMITES  | 
  
Data: 18/04/2019
Eixo 2 – 18/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 119 (1º pavimento)  | 
  |
Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, José Lucas de Omena Gusmão, Lana Lisiêr de Lima Palmeira  | 
    A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E SUA FUNÇÃO NOS CURSOS JURÍDICOS: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIOLÓGICA  | 
  
Diego Palmeira Rodrigues, Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Silmara Terezinha Freitas  | 
    MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO SUPERIOR ENTRE 2015 E 2018: ESTADO DO CONHECIMENTO EM ACERVOS CIENTÍFICOS  | 
  
Fabiane Aparecida Santos Clemente, Marilia Costa Morosini  | 
    COMPETÊNCIAS INTERCULTURAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE BRASILEIRO  | 
  
Fernanda Mesquita Serva, Carlos da Fonseca Brandão  | 
    A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA À LUZ DAS CONTRIBUIÇÕES DOS FÓRUNS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA  | 
  
Luciane Spanhol Bordignon, Egeslaine de Nez  | 
    GRUPO DE ESTUDOS SOBRE UNIVERSIDADE (GEU) COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA  | 
  
Raimunda Maria da Cunha Ribeiro  | 
    UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: O DISCURSO DITO E O NÃO DITO  | 
  
Renata de Souza Pires, Bruna Mara Wargas, Marina Piason Breglio Pontes  | 
    UMA ANÁLISE DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS EM UMA INSTITUIÇÃO DO INTERIOR ESTADO DE SÃO PAULO NO PERÍODO DE 2005-2016  | 
  
Eixo 2 – 18/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 120 (1º pavimento)  | 
  |
Adão Rogério Xavier Silva, Mark Clark Assen de Carvalho, Jessiane Gisele Barroso da Silva, Gerson da Silva Januário  | 
    O CONTEXTO DA PRODUÇÃO DO TEXTO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES)  | 
  
Bruna Mara Wargas  | 
    POLÍTICA DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS: CONQUISTAS E DESAFIOS  | 
  
Hellen Cristina Xavier da Silva Mattos  | 
    LIMITES E CONTRIBUIÇÕES NA POLÍTICA DE PERMANÊNCIA UNIVERSITÁRIA: O CASO DA UFSCAR  | 
  
Luciana dos Santos Machado Baldoino, Maria Cristina das Gracas Dutra Mesquita  | 
    RELAÇÃO EDUCAÇÃO-TRABALHO: UM ESTUDO DOS EGRESSOS DE AGRONOMIA DO IF GOIANO – CAMPUS MORRINHOS  | 
  
Luciana Lopes Ferreira Correa, Debora Rogéria Neres de Souza Garcia, Carina Elisabeth Maciel  | 
    A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA FEDERAL  | 
  
Rita de Cássia Soares de Souza Bueno, Neusa Chaves Batista  | 
    JUSTIÇA SOCIAL E INCLUSÃO SOCIAL NAS AÇÕES DE PERMANÊNCIA PARA ESTUDANTES COTISTAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS  | 
  
Telma Romilda Duarte Vaz, Yoshie Ussami Ferrari Leite  | 
    A HORA E A VEZ DOS EXCLUÍDOS? O REUNI E AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFMS  | 
  
Eixo 2 – 18/04 – 8h às 10h  | 
  |
Sala: 204 (2º pavimento)  | 
  |
Adriana Valeria Barreto de Araujo, Regina Lúcia da Silva Nascimento  | 
    VERTICALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO ENSINO NOS IF: ABORDAGEM INVESTIGATIVA DAS CONCEPÇÕES POLÍTICAS E IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE.  | 
  
Bruna Tarcília Ferraz  | 
    POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA: SITUANDO INFLUÊNCIAS PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA  | 
  
Gilvânia Plácido Braule  | 
    CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: DILEMAS E (DES)MOTIVAÇÃO DAS “SAMAUMEIRAS” DO INC/UFAM  | 
  
Izanir Zandona, Maria de Lourdes Pinto de Almeida  | 
    CURSO DE PEDAGOGIA: DE ONDE VEM E PARA ONDE VAI  | 
  
Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Izanir Zandona  | 
    CURSO DE PEDAGOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM ESTAMOS FORMANDO OS PROFESSORES NO EXTREMO OESTE CATARINENSE?  | 
  
Mirna Ribeiro Lima da Silva  | 
    POLÍTICAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS  | 
  
Solange Santiago Ferreira  | 
    PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA/ESTÁGIO, CURRÍCULO E PRÁXIS: AS VOZES DOS PROFESSORES  | 
  
Publicação Final
