Publicação

Eixo 11 - Currículo e culturas


01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16
AUTOR / COAUTOR TÍTULO
Alessandra Caldas  "MUNDOS CULTURAIS" DE DOCENTES: REDES EDUCATIVAS, FLUXOS CULTURAIS E TRABALHO DOCENTE
Adelmo de Souza Xavier POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ETNICAMENTE SENSÍVEL: PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE INGLÊS EM TURMAS DE AFROBRASILEIROS
Ana Quele Gomes de Almeida EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: DIMENSÃO CURRICULAR E CULTURAL
Antônio Ferreira  CURRÍCULO, CULTURA E IDENTIDADE
Auxiliadora Maria Martins da Silva
Delma Josefa da Silva 
CURRÍCULO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE AFRODESCENDENTES: PROCESSOS DE AFIRMAÇÕES, SILENCIAMENTOS E RESISTÊNCIAS
Auxiliadora Maria Martins
Maria da Conceição Reis
Itacir Luz 
O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS
Camila de Oliveira da Silva
Vanessa Franco Neto
PRÁTICAS MATEMÁTICAS CAMPESINAS EM CURRÍCULOS DE ESCOLAS DO CAMPO
Cristiano Sant’Anna de Medeiros  IMAGENS DA DIFERENÇA E SUA REDE DE SIGNIFICAÇÕES DENTROFORA DA ESCOLA 
Émerson Silva Santos
Allene Carvalho Lage
GESTÃO ESCOLAR PARA OS DIREITOS HUMANOS: O RESPEITO A DIVERSIDADE SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO NAS ESCOLAS 
Emmanuelle Amaral Marques   A FORMAÇAO DE PROFESSORES E O CURRÍCULO INTERCULTURAL
Emmanuelle Amaral Marques
Cibele Maria Rodrigues
CURRÍCULOS E CULTURAS: UM ESTUDO DE CASO DAS INFLUÊNCIAS DOS ESTUDOS CULTURAIS NA CONCEPÇÃO DE IDENTIDADE E FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) INDÍGENA 
Ínia Franco de Novaes  MOBILIZAÇÃO E PROLIFERAÇÃO DO PENSAMENTO: MAPA-CRIAÇÃO DE ÁFRICA(S) NO ENSINO FUNDAMENTAL 
Isaias da Silva COMUNIDADE CAMPESINA SÍTIO CHÃ DE SERRARIA: MINHAS HISTÓRIAS, CULTURAS E IDENTIDADES 
Jhones Stêffanny Marcelino dos Santos EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: UM RECORTE HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS CURRÍCULARES IMPLANTADAS NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO A PARTIR DA DÉCADA DE 1990
Jó António Capece TENSÃO ENTRE O CONHECIMENTO LOCAL E O CONHECIMENTO UNIVERSAL: ALGUNS SUBSÍDIOS A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE
Joana Cecília Biss Silva  ESCOLA E CURRÍCULO EM TEMPOS DE DEMOCRACIA: VIVÊNCIAS NA ESCOLA SEM FRONTEIRAS
José Carlos Morgado
Fernando Guimarães
José Augusto Pacheco
CURRÍCULO E CIDADANIA CULTURAL: RELAÇÕES EMERGENTES NA GUINÉ-BISSAU
José Valdinei Albuquerque Miranda  CURRÍCULO COMO REDESCRIÇÃO CULTURAL: VESTÍGIOS DO OUTRO NA EDUCAÇÃO 
Joyce Otânia Seixas Ribeiro
Waldina Ribeiro Braga
BRINQUEDO DE MIRITI, CULTURA LOCAL E CURRÍCULO
Juarez Melgaço Valadares
Marta Maria Castanho Pernambuco
OS SABERES TRADICIONAIS INDÍGENAS, O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A PRODUÇÃO DO SILÊNCIO EM UM CURSO DE LICENCIATURA INDÍGENA DA UFMG.
Léia Teixeira Lacerda
Kátia Cristina Nascimento Figueira
Maria Leda Pinto 
CURRÍCULO E PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS COM OS POVOS INDÍGENAS DA REGIÃO PANTANEIRA SUL-MATO-GROSSENSE
Luiz Carlos do Carmo  ENTENDIMENTOS DO PASSADO, CURRÍCULOS: CULTURAS E CONSCIÊNCIAS HISTÓRICAS NA REGIÃO CENTRAL DO BRASIL. 
Manuela D`arc da Silva
Isaias da Silva
CURRÍCULO EM AÇÃO: OS LUGARES E OS PAPÉIS DA CULTURA INDÍGENA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS PELO PNLD/CAMPO-2013
Márcia Maria Rodrigues Uchôa CURRÍCULO E CULTURA: PERSPECTIVAS PARA A JUSTIÇA SOCIAL 
Márden de Pádua Ribeiro O CONHECIMENTO NAS DISCIPLINAS DE CURRÍCULO DE CURSOS DE PEDAGOGIA DE BELO HORIZONTE: TEMA AUSENTE
Maria Andréa Angelotti Carmo  PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM ESCOLA RURAL: ENTRE CULTURAS E CURRÍCULO
Maria Lucimar Jacinto de Sousa                                             Maria de Lurdes Dias de Carvalho A ESCOLA INDIGENA EM AÇÃO: DESENVOLVIMENTO CURRICULAR EM CONTEXTOS INTERCULTURAIS
Michele Guerreiro Ferreira  ANTIRRACISMO E DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA PARA A CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS DECOLONIAIS ?
Nilmara Helena Spressola  CURRÍCULO, CULTURA E RELIGIÃO/RELIGIOSIDADE: PRESENÇAS E AUSÊNCIAS
Patrícia Ignácio  O DISCURSO DO CONSUMO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. OS SABERES DO CONSUMO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E A (CON)FORMAÇÃO DE SUJEITOS ESCOLARES CONSUMIDORES
Pedro António Pessula
Madalena António Tirano Bive
CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
UM OLHAR AO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM MOÇAMBIQUE A PARTIR DA PERSPECTIVA INTERCULTURAL
Renata Peres Barbosa  A RECEPÇÃO DO DEBATE PÓS-CRÍTICO NO CAMPO DO CURRÍCULO: PROVOCAÇÕES
Rodrigo Alves Bandeira
Dimas Santana Souza Neves
CINECLUBE DO ATELIÊ DE IMAGEM E EDUCAÇÃO (AIE) DA UNEMAT E O JOGO DAS RELAÇÕES SOCIAIS: NARRATIVAS DIGITAIS SOBRE O BRINCAR A PARTIR DO FILME "FILHOS DO PARAÍSO" 
William de Goes Ribeiro REMOBILIZANDO A PESQUISA EM UMA LEITURA PÓS-ESTRUTURAL: QUANDO A DIFERENÇA FAZ TODA A DIFERENÇA

tml>