Publicação

Eixo 13 - Currículo e diferença


01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16
AUTOR / COAUTOR TÍTULO
Alcione Alves da Silva Mainar TERRITÓRIO CAMPESINO: AUSÊNCIA DE SABERES OUTROS E DO TRATO DA DIFERENÇA NO CURRÍCULO ESCOLAR 
Aline Pereira Lima ARTICULAÇÕES/DESARTICULAÇÕES, CONGRUÊNCIA/INCONGRUÊNCIAS PRESENTES NA AÇÃO CURRICULAR DO ENSINO RELIGIOSO EM ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS
Aline Renata dos Santos  PATRIARCADO E DESPATRIARCALIZAÇÃO NAS TEORIAS CURRICULARES
Ana Letícia Vieira POR UM TRANSPENSAR OS GÊNEROS, OS CORPOS E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS COTIDIANAS 
Ana Letícia Vieira SOBRE CONVERSAS COM PESSOAS TRANS A RESPEITO DA VIOLÊNCIA, DISCRIMINAÇÃO E HOMOFOBIA PRESENTES NAS ESCOLAS 
Andréa Costa da Silva
Vera Helena Ferraz de Siqueira 
OS PCN E AS MEDIAÇÕES EM SALA DE AULA: LITERATURA, SEXUALIDADE E GÊNERO
Andréia de Santana Santos
Amilton de Souza Alves
Thaíse da Paixão Santos
Ubiraci Carlúcio dos Santos


RESSIGNIFICANDO O CURRÍCULO DA EJA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE ATORES CURRICULANTES E AS RELAÇÕES ÉTNICAS - RACIAIS.
Camila Ferreira da Silva OS LUGARES DE MEMÓRIA DA MULHER NEGRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD/CAMPO 2013 
Camila Ferreira da Silva
Janssen Felipe da Silva
OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS A MULHER NEGRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD/CAMPO 2013
Célia Maria Rodrigues da Costa Pereira
Itamar Nunes da Silva

RECONHECIMENTO E ALTERIDADE: AS NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES NO MEIO JUDAICO-CRISTÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CATÓLICOS E PROTESTANTES NOS MUNICÍPIOS DE JOÃO PESSOA E RECIFE 
Claudemir Lourenção
Ilma Ferreira Machado
ESCOLA E CURRÍCULO NO CONTEXTO CAPITALISTA: UMA DISPUTA PELA PRESENÇA DAS DIVERSIDADES
Claudilene Silva
Eliete Santiago
IDENTIDADE, MEMÓRIA E CULTURA NEGRAS NO CURRÍCULO ESCOLAR
Cláudio Orlando Costa do Nascimento
Rita de Cássia Dias Pereira Alves

INTERCULTURALIDADE, INTERDISCIPLIARIDADE E UNIVERSIDADE: TENDÊNCIAS EPISTEMOLÓGICAS, INOVAÇÕES CURRICULARES E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Cristiane Lima Rocha
Vândiner  Ribeiro

O CURRÍCULO DOS FILMES: HOLOFOTES SOB A HOMOFOBIA ROCHA
Cristiano Sant’Anna de Medeiros  PENSANDO E DSCUTINDO AS DIFERENÇAS NO COTIDIANO ESCOLAR
Dafne González Solís NEGOCIAÇÕES DA INTERCULTURALIDADE “NACIONAL” MESTIÇA EM UM MÉXICO PLURICULTURAL
Danilo Gustavo R. Silva
Marcelo Henrique G. Miranda
CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA E AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE:PRESENTES OU AUSENTES?
Delma Josefa da Silva A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL: CURRÍCULO COMO EXPERIÊNCIA EM CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS-PE 
Diana Cibele de Assis Ferreira
Halda Simões Silva
OS PROCESSOS DE (RE) SIGNIFICAÇÃO ENTRE OS CONHECIMENTOS ACADÊMICOS E INDÍGENAS: CAMINHOS TRAÇADOS NO DIÁLOGO ENTRE VIVÊNCIAS NAS ALDEIAS E NA UNIVERSIDADE
Diego Duarte Ribeiro
André Luiz Sena Mariano
RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: O SILÊNCIO CONTINUA...MAS, QUAL SILÊNCIO? 
Edna Araujo S. Oliveira  Currículo transversal e identidade da mulher negra: distanciamento na escola, empoderamento nas redes sociais
Emanuele Cristina Santos do Nascimento
Suzana Teixeira de Queiroz
O LIVRO DIDÁTICO E A QUESTÃO RACIAL: UMA ANÁLISE DO DISCURSO 
Fábio Junio da Silva Santos
Shirley Silva 
DENOMINAÇÕES DE CURRÍCULO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ATENÇÃO ÀS SINGULARIDADES OU UMA PANACEIA?
Francineide Marques da Conceição Santos
Humberto Miranda
CONVENÇÕES E TRATADOS INTERNACIONAIS, CURRÍCULO E DIREITOS HUMANOS: AVANÇOS E RECUOS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Gilcilene Dias da Costa  PÓS-CURRÍCULO DA DIFERENÇA NOS LABIRINTOS DO FETICHE
Gleicy Aparecida de Sousa
Eglen Silvia Pipi Rodrigues
UM CURRÍCULO VOLTADO PARA A APRENDIZAGEM DIALÓGICA
Janssen Felipe da Silva
Aline Renata dos Santos
A FREQUÊNCIA DE IMAGENS DE MULHERES NOS TEXTOS CURRICULARES DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DO TERRITÓRIO CAMPESINO NO BRASIL E NA COLÔMBIA
João Paulo de Lorena Silva
Marlucy Alves Paraíso
CURRÍCULO, GÊNERO E ABJEÇÃO: CRIANÇAS QUEERS E A INVENÇÃO DE OUTROS POSSÍVEIS
José Rafael Barbosa Rodrigues
Josenilda Maria Maués da Silva
Marcos Vinícius Lobo Ferreira
Roniqueli Moraes Pantoja

INCLUSÃO NEOLIBERAL E GOVERNAMENTALIDADE: O DISCURSO DA DIVERSIDADE SEXUAL NAS POLÍTICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Josenilda Maria Maués da Silva CÍRCULOS DE VIRTUALIDADES EM CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO PARFOR /UFPA
Magdalânia Cauby França AS DEMANDAS DA DIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria da Anunciação Conceição Silva  O CURRÍCULO E A IDENTIDADE RACIAL NEGRA NAS LICENCIATURAS
Maria Elena Viana Souza EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: A ABRANGÊNCIA DO TEMA NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03
Maria Iveni de Lima Silva AS REPRESENTAÇÕES DA CULTURA NEGRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DA COLEÇÃO DO PNLD/CAMPO PROJETO BURITI MULTIDISCIPLINAR 2013: UM OLHAR ATRAVÉS DOS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS.
Marina Marcos Costa
Juliana Brondani da Costa 
O CURRÍCULO IMPLICADO EM RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Natalia Machado Belarmino LIÇÕES QUE ENGENDRAM O MODO DE SER MENINOS E MENINAS: OS MARCADORES ROSA E AZUL NA ESTABILIZAÇÃO DO MASCULINO E FEMININO
Patricia Elaine Pereira dos Santos  JOVENS POPULARES, UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA: CONSTRUINDO RELAÇÕES NO ESPAÇO-TEMPO EM SÃO GONÇALO 
Renata Leite de Oliveira  CURRÍCULO E DIFERENÇA: SENTIDOS EM DISPUTA
Ribbyson Silva
Raianny Araújo
MULHERES NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA: DISCURSOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES HOMENS DO PIBID DE FÍSICA DA UFPE/CAA
Roberta Avoglio Alves Oliveira  AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO DISCURSO DE LACLAU NA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA EJAAS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO DISCURSO DE LACLAU NA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA EJA
Roniqueli Moraes Pantoja
Josenilda Maria Maués da Silva 
CURRÍCULO ARTÍFICE E DEVIR ARTÍSTICO NO LICEU ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS MESTRE RAIMUNDO CARDOSO
Rosyane de Oliveira Abreu ENSINO DE HISTÓRIA : AS PRÁTICAS CURRICULARES E A DIVERSIDADE NA SALA DE AULA
Sandra Kretli da Silva
Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni

MOVIMENTOS INVENTIVOS NO ENCONTRO COM AS CRIANÇAS: AS IMAGENS-CINEMA COMO POTÊNCIA PARA RE-EXISTIR COM A DIFERENÇA 
Sandra Maria Machado
Rejane Gandini Fialho
"COMO SE FOSSE NORMAL!": FASCISMOS PRESENTES NOS DIÁLOGOS SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL NO CURSO DE PEDAGOGIA 
Shirley Silva
Fábio Junio da Silva Santos
O LUGAR DA DEFICIÊNCIA NO INTERIOR DOS DISCURSOS SOBRE DIVERSIDADE
Tayline Silva de Oliveira
Marlucy Alves Paraíso
RELAÇÕES DE PODER NAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO NO CURRÍCULO: O QUE DIZEM PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS 
Thiago Gonçalves Silva
CONSIDERAÇÕES EM TORNO DA MANIFESTAÇÃO DO CRISTIANISMO CATÓLICO NO ESPAÇO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE DIVERSIDADE RELIGIOSA E O CURRÍCULO ESCOLAR
Vera Helena F. de Siqueira
Daiane Agostini da Silva
Daise Pires
Valentina C. Weihmüller 
POLÍTICA DE COTAS, CURRÍCULO E ENSINO: DISCURSOS E PRÁTICAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA 
Vilma Nonato de Brício  AS MODULAÇÕES DO PODER PASTORAL, DA DISCIPLINA E DA BIOPOLÍTICA NAS TRAMAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO COMPONENTE CURRICULAR ASPECTOS DA VIDA CIDADÃ
Vilma Nonato de Brício  O CURRÍCULO DO PROGRAMA VALE JUVENTUDE: JOVENS COMO OBJETO DE INVESTIMENTOS E COMO INVESTIDORES 
Viviane Carvalho Fernandes
Vândiner Ribeiro
“MENINOS JOGAM FUTEBOL”, “MENINAS QUEIMADA E VÔLEI”: UM CURRÍCULO QUE ENSINA UM JEITO “CORRETO” DE SER MENINA E MENINO

William de Goes Ribeiro DISCURSOS ANTIBULLYING NO CURRÍCULO: ENTRE APOSTAS,PROPOSTAS E OBJEÇÕES

tml>